Aluna de Odontologia recebe sete premiações em Congressos da área
A aluna do 8º período de Odontologia, Manoela Borges, conquistou sete premiações com os projetos de iniciação científica "Análise das propriedades físico-mecânicas e biológicas de um cimento de ionômero de vidro modificado com vanadato de prata nanoestruturado" e "Remoção de adesivos para prótese dentária da superfície de resinas à base de polimetilmetacrilato e impressa em 3D", apresentados em Congressos da área.
Sob orientação da professora Denise Tornavoi, a conquista mais recente foi na Jornada Odontológica de Ribeirão Preto, realizada em outubro deste ano. "Essas premiações representam uma emoção única e inigualável. É um misto de alegria e orgulho ver todo nosso esforço ser reconhecido em eventos de tamanha proporção e qualidade", destaca Manoela.
A professora Denise Tornavoi ressalta o diferencial dos conteúdos abordados nos projetos. "Em um dos estudos desenvolvemos um material odontológico restaurador com a nanotecnologia e fizemos toda a análise morfológica, das propriedades mecânicas e liberação de íons. O artigo foi aceito para publicação no periódico Pesquisa Brasileira de Clínica Integrada e Odontopediatria. No outro projeto, comparamos diferentes cimentos de ionômero de vidro usados na prática odontológica e analisamos a correlação entre liberação de flúor e as propriedades mecânicas, que também resultou na publicação no Journal of Clinical and Experimental Dentistry", explica.
Manoela afirma que a paixão pelas atividades extracurriculares e pela produção de um projeto científico surgiu após a indicação de um colega de sala. "No final do 2º período, soube que a Denise estava em busca de um aluno para iniciar esse estudo. Naquele momento, eu não fazia ideia do que se tratava. Após pesquisar mais sobre o assunto, manifestei meu interesse e comprometimento. Nos três primeiros meses, não era bolsista, mas hoje já estou no terceiro ano como bolsista FAPEMIG. Sem dúvida, essa foi a melhor escolha que fiz até agora. Ao longo desses anos, encontrei meu lugar ao fazer algo que me faz brilhar os olhos de felicidade", comenta.
Para a docente, as premiações têm um efeito positivo na participação de outros alunos. "O projeto de iniciação científica é fundamental para quem busca se aprofundar nos temas da graduação ou ter maior contato com o universo acadêmico. Participar da iniciação científica é uma excelente maneira de preparar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pois o aluno tem contato com novas teorias, aprende a desenvolver técnicas de pesquisa e a produzir textos seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, ele é preparado para enfrentar desafios que exigem soluções criativas", conclui a professora.
Pâmela Rita