Aluna da Uniube Uberlândia publica artigo de iniciação científica em livro de destaque | Acontece na Uniube

10 de maio de 23

Projeto também ganhou menção honrosa por apresentação no SEMIC

Foi depois de uma conversa com um professor que surgiu a ideia de fazer uma pesquisa acadêmica. Maria Paula Duarte Brasileiro, aluna do curso de Direito da Uniube Uberlândia, expressou a sua vontade de ingressar na iniciação científica e acabou se encontrando nessa área. O projeto denominado "A Necropolítica como Influência na Construção da Persona do Inimigo: uma crítica à Seletividade do Sistema Penal" começou em meados de 2020, mas foi no ano de 2021 que a estudante teve a aprovação do projeto pela Universidade.

Maria Paula explica que a pesquisa desenvolvida inclui inicialmente a busca de referências teóricas e uma análise bibliográfica adequada. Ela fez várias reuniões com o orientador para alinhamento de tópicos importantes. "Posteriormente, foi dado enfoque na produção de artigos científicos, buscando divulgar os resultados obtidos. Para isso, foram feitas submissões de resumos em anais de eventos científicos, com o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado e contribuir para a disseminação dos resultados da pesquisa na comunidade acadêmica", contou a pesquisadora.

Para a coordenadora do curso de Direito da Uniube, Mônica Mendes, a aluna Maria Paula sempre foi bastante disciplinada. "Maria Paula é muito dedicada desde o início. É dedicada em relação aos estudos, sempre foi uma aluna que a gente sabia que teria sucesso e com um futuro promissor. Ela é uma aluna que se propõe a pesquisar. Quem se propõe a ir para essa área da pesquisa já ganha pontos a mais na vida profissional. Pois a pesquisa abre a cabeça em tudo que se dê conhecimento", disse.

A aluna do curso de direito da Uniube ainda revela que a pesquisa científica desempenhou um papel fundamental em sua vida, pois além de enriquecer no âmbito acadêmico e profissional, contribuiu também para o desenvolvimento pessoal e social. "Através da pesquisa, fui capaz de expandir meu conhecimento, aprofundar minha compreensão sobre diversos assuntos. Além disso, a pesquisa me proporciona um senso de realização pessoal ao contribuir para a geração de novos conhecimentos e descobertas, o que me inspira a continuar aprendendo e explorando novas áreas", revelou Maria Paula.

Com o avanço do projeto, Maria Paula publicou o artigo produzido em um livro de destaque, no capítulo 10 do livro "Linhas Jurídicas do Triângulo II", disponível no formato e-book. Além disso, em 2022 a pesquisadora ainda foi contemplada com uma menção honrosa pela apresentação do projeto de pesquisa no Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Sendo assim, Maria Paula reconhece que o apoio dos professores e orientadores foi essencial para obter ótimos resultados. "Através do suporte e orientação obtive direcionamento adequado, feedback construtivo e acesso a recursos e informações importantes para a condução do projeto. Sou grata pelo apoio recebido, que foi fundamental para o sucesso do projeto de pesquisa", finalizou.