Alô, alunos(a)! Mês da Enfermagem segue com programações para a próxima semana | Acontece na Uniube

Alô, alunos(a)! Mês da Enfermagem segue com programações para a próxima semana

20 de maio de 22

Em continuação às comemorações do mês da Enfermagem, a Uniube vai realizar, na próxima terça-feira (24), das 19h às 22h, três palestras voltadas para a área. O evento é voltado para os alunos do curso Técnico em Enfermagem da Universidade e tem o objetivo de potencializar o aprendizado por meio da exposição de temas relevantes da área e da troca de conhecimento entre os profissionais e discentes presentes.

Serão abordados os temas: prevenção e tratamento na lesão por pressão, o cuidado com o idoso institucionalizado e o protagonismo do técnico de enfermagem na assistência ao paciente. "Para os próximos meses, o curso pretende manter eventos voltados para o Técnico de Enfermagem e abrir esses encontros também para o público externo, a fim de eles conhecerem como funciona nosso trabalho e terem ciência da importância da profissão, do protagonismo do técnico. Ressalto ainda que o pedagógico, ou seja, a parte que o aluno aprende, precisa estar interligado tanto com a profissão quanto com a parte social, por isso nós prezamos tanto trazer temas que são relevantes para a nossa área", explica a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Uniube, Sofia Nobre Novais.

Ainda segundo Sofia, o Técnico de Enfermagem é o profissional que mais está em contato com o paciente e que presta a maior parte da assistência técnica, por isso é muito importante destacar a relevância desse profissional dentro do cuidado, da assistência ao paciente. "Dentro da área da Enfermagem, nós temos diversos profissionais que trabalham em consonância. Eles não possuem um trabalho centralizado, individualizado, mas sim em conjunto, com o intuito de prestar uma assistência de qualidade ao paciente", complementa.

O curso

O curso Técnico em Enfermagem oferece um aprendizado prático diretamente no ambiente hospitalar e clínico desde o início. São dois anos para a capacitação que possibilitarão rápida inserção no mercado de trabalho. Durante o curso, ao finalizarem os módulos, os alunos já recebem certificações importantes: ao final do segundo módulo, o estudante conta com um certificado de Cuidador de Idosos e, no terceiro módulo, recebe o certificado de Auxiliar de Enfermagem.

Ele visa à formação de profissionais capacitados para o trabalho em equipe, segurança do paciente e qualidade em assistência. "Um dos nossos diferenciais, dentro do curso, é que ele possui uma carga horária totalmente adaptada, moderna, e que casa muito com o que as instituições procuram atualmente. Isso associado aos vários campos de práticas que os alunos contarão para atuar, entre eles, Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), Hospital Regional José Alencar (HRJA), asilos da cidade, Instituto Maria Modesto e Hospital Hélio Angotti, referência no tratamento de câncer. Desde o começo do curso técnico, o aluno terá uma gama de setores pelos quais irá passar para adquirir conhecimentos", finaliza a coordenadora.