Agro Uniube: professores prestam consultoria em Camarões, na África | Acontece na Uniube

Agro Uniube: professores prestam consultoria em Camarões, na África

05 de dezembro de 22
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Os professores Eduardo Gouvêa e Evandro Rigo, da Uniube, viajaram para Camarões, na África, para prestar consultoria na área de desenvolvimento de Agronegócio. O projeto é desenvolvido pela Uniube, em parceria com o Centro Internacional de Transferência Tecnológica Agropecuária (CIITTA), organização sem fins lucrativos que visa o fortalecimento da agricultura em países em desenvolvimento.


A pesquisa aconteceu na propriedade Tawfiq, da cidade de Tibati, e foi realizada por um período de 12 dias. "Nós estamos aqui para fazer um planejamento agropecuário na propriedade. Já iniciamos a coleta de diversas amostras de solo e água, dos rios e riachos do local, e iremos levar para analisar as viabilidades. É um projeto muito interessante, que só foi possível de ser realizado graças à parceria da Uniube com o CIITTA", pontua o coordenador dos cursos de pós-graduação Lato Sensu presenciais, Eduardo Gouvêa.


As viabilidades a serem avaliadas serão para a produção de milho, arroz e pastagem. Juntamente com o professor Eduardo, participou da viagem também o coordenador do curso de Agronegócio da Uniube, Evandro Rigo. Para ele, a experiência adquirida e a pesquisa a ser realizada são de extrema importância. "É uma pesquisa muito inovadora e nós estamos aqui com um desafio a ser cumprido. Espero que possamos ser eficazes no que vamos propor aqui para Camarões", complementa o professor.


A parceria


O CIITTA tem o objetivo de fornecer iniciativas de transferência tecnológica e atividades de treinamento e capacitação com foco em pequenos e médios produtores rurais. "O CIITTA possui uma gestão profissional com amplo escopo de atuação na formação e capacitação em todas as cadeias de valor agropecuárias, desde a produção básica até o beneficiamento da produção, passando por ferramentas de gestão empresarial, sustentabilidade socioambiental entre outros. As atividades do CIITTA buscam a formação profissional inclusiva e o empoderamento de jovens e mulheres na formação de habilidades técnicas e acesso às tecnologias ecologicamente corretas", explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.


A Uniube é uma das Instituições parceiras do projeto, que é liderado pela FGV Europa, e desenvolve várias ações de extensão rural em países da América do Norte, América do Sul e, principalmente, da África. "Já participamos de projetos no México, Gabão e Nigéria. Agora, os docentes da Uniube estão atualmente na Costa do Marfim, em outro projeto do CIITTA. Neste trabalho, está sendo feito um diagnóstico em sete sítios de produção agropecuária do país, para definição do estado atual da agricultura e pecuária em cada um dos locais, com aplicação de um questionário com abordagem econômica, social, de infraestrutura e de capacidade técnica. No retorno da viagem, junto com a equipe da FGV Europa, será apresentado ao governo do país africano um plano de ação para a melhoria da produção de alimentos de origem animal e vegetal", continua o Pró-Reitor.


"Essa parceria é uma excelente oportunidade para docentes e alunos da Uniube, tanto de graduação quanto de pós-graduação, nas áreas de Agronomia, Zootecnia, Agronegócios e Medicina Veterinária. Para a nossa Instituição, além de todos os benefícios acadêmicos, é uma oportunidade única para a nossa internacionalização, com o intercâmbio de profissionais de vários países", finaliza o Pró-Reitor.