Acadêmicos de Psicologia da Uniube Uberlândia participam de palestra sobre bem-estar | Acontece na Uniube

10 de outubro de 24

Os alunos do curso de Psicologia da Uniube Uberlândia participaram, recentemente, da palestra "Rir e agradecer: o segredo do bem-estar", promovida pelo agente humanitário e fundador da ONG Prohumanos, Palhaço Zilão. O evento integrou as atividades do Setembro Amarelo e teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre a vida e o bem-estar emocional.

Durante a palestra, o conceito de bom humor foi apresentado como uma ferramenta essencial para lidar com sentimentos em diversas situações cotidianas. A coordenadora do curso, Rosário Avelino, ressalta a relevância dessa abordagem para a formação dos estudantes. "Vivemos um momento delicado em relação à busca pela satisfação e às questões existenciais. Viver vai muito além de sentir prazer o tempo todo. Enfrentamos escolhas e precisamos lidar com o medo e a responsabilidade que elas trazem. Como o palestrante mencionou: 'Acredito que a vida é um privilégio, o amor é um presente e a felicidade está no trajeto, não na linha de chegada'", pontua.

A aluna Maria das Graças Neves reforça a fala da docente, ao destacar a leveza com que o tema foi tratado. "O que mais gostei na palestra foi como o palhaço Zilão aborda e trabalha assuntos tristes. Nesse evento, aprendi que nós devemos saber acolher as dificuldades dos outros, criar vínculos e estar em lugares onde nossa presença é fundamental".

Segundo Rosário, a Universidade, ao promover palestras como essa, exerce um papel transformador para os alunos. "Não existem fórmulas prontas. Vamos construir juntos o 'como fazer'; caso contrário, todos adoecemos. Eventos como este proporcionam um espaço rico de trocas que possibilita a formulação de inúmeras perguntas. Esse é o papel mais relevante: convidar o aluno a fazer questionamentos que nunca havia feito antes".

Pâmela Rita