Academia Mineira de Letras transfere sede simbolicamente para Uberaba em evento no CCCP | Acontece na Uniube

Academia Mineira de Letras transfere sede simbolicamente para Uberaba em evento no CCCP

09 de maio de 23
1 / 1

O Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP) sedia, nesta quarta-feira, 10, a transferência simbólica da sede da Academia Mineira de Letras (AML) para Uberaba. Será realizada uma sessão conjunta entre as academias, comandada pelo presidente da AML, Rogério Faria Tavares, e pelo presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino. Também será lançado o livro "Nos 25 anos da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa" - estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza, organizado pelo embaixador Lauro Moreira, atual presidente do Observatório da Língua Portuguesa, e por Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras.


A transferência de sede da Academia Mineira de Letras para outros municípios acontece, simbolicamente, em eventos especiais e reforça a importância da cidade escolhida e de seus escritores para a história da literatura mineira, assim como a sua contribuição para o fomento da cultura e das letras no Brasil. "A diplomacia favorecendo o fomento cultural entre duas regiões tão distantes, mas tão importantes. O CCCP sente-se privilegiado em sediar esta confluência de interesses múltiplos, com o encontro da AML e a ALTM, dia 10 de maio, e que certamente resultará em benesses culturais de longa e profícua validade", comenta o curador do CCCP, Jorge Alberto Nabut.


De acordo com o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, o Triangulo Mineiro é uma das regiões mais importantes do estado, dona de uma economia forte e de uma tradição cultural sólida. "A região gerou intelectuais do porte de Mário Palmério, Geraldo França de Lima, Edson Prata, Guido Bilharinho, Cesar Vanucci, Humberto Theodoro Junior, Cristina Agostinho e Luiz Vilela. Nada melhor, portanto, que estreitar os vínculos institucionais e pessoais com os amigos do Triângulo. A Casa de Alphonsus de Guimaraens, com isso, cumpre dever primordial: o de intensificar sua presença em todos os cantos do território mineiro", pontua.


Para o presidente da ALTM, João Eurípedes Sabino, é com muita honra que Uberaba participa desse intercâmbio entre academias. "Essa parceria pode gerar muitos benefícios para a vida cultural do estado. Será a primeira vez que um presidente da Academia Mineira de Letras visita o nosso município. Tenho a certeza de que vamos extrair um saldo extremamente positivo de tal encontro", comemora.


"Nós temos que incentivar a cultura, a leitura e a produção literária. Essa iniciativa do João Sabino, presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, de trazer o presidente da Academia Mineira de Letras para vir aqui e falar sobre isso, é muito importante", finaliza o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.