A realização do sonho de um advogado que se divide entre os tribunais e as salas de aula | Acontece na Uniube

A realização do sonho de um advogado que se divide entre os tribunais e as salas de aula

15 de outubro de 25
1 / 1

Graduado em Direito pela Uniube, filho de professora fala sobre o desejo de lecionar no Ensino Superior e como é gratificante contribuir com a formação dos alunos 


Há quem decida qual carreira seguir quando está próximo da maioridade ou depois. E também existem aqueles que, bem antes, começam a pensar sobre o que fazer na vida adulta, como Marcelo Ferreira Cordeiro. 


Ainda na pré-adolescência, por volta dos 11 ou 12 anos, começou a tramitar no imaginário do jovem o desejo de cursar Direito. E a escolha pela área foi embasada, tanto pela importância quanto pelas oportunidades que a formação proporciona. 


"Mesmo não tendo ninguém na família atuante na área, desde muito novo era o curso que eu queria fazer", diz Cordeiro, que concluiu a graduação na Uniube em 2013. A partir daí, deu início ao processo para atuação profissional como advogado. 


Apesar de formado, Cordeiro não parou de estudar. Em 2016, o egresso da Uniube concluiu um mestrado. E dois anos depois, veio o convite para assumir as salas de aula do mesmo curso que lhe deu preparo para ter acesso aos tribunais, e na mesma Universidade a qual realizou o desejo de cursar o que queria quando mais novo. 


Ao retornar para a sala de aula não como aluno, mas como professor, o primeiro dia foi marcado por um mix de sentimentos, uma mistura de emoções e a sensação de realização mesclada com um toque de ansiedade, como relembra Cordeiro. 


"Sempre tive desejo de lecionar. Para mim, dar aula é a realização de um sonho pessoal e profissional", diz o homem nascido e criado em Uberaba que, atualmente, aos 37 anos, e com um doutorado concluído em 2024, tem que despachar muita energia para dar conta da rotina como advogado e docente. 


Para quem deseja adentrar em uma sala de aula na posição de professor, com base na própria experiência e no sentimento de realização profissional, Cordeiro é sucinto ao dizer que vale muito a pena conquistar esse objetivo. 


O advogado e professor ainda expressa os motivos que têm para ser grato ao exercício da docência. "É extremamente gratificante saber que você está contribuindo para o aprendizado e a realização de um sonho do estudante", finaliza Marcelo Ferreira Cordeiro. 


Vander Souza