85% dos cursos presenciais da Uniube obtêm conceito bom e muito bom no Enade | Acontece na Uniube

85% dos cursos presenciais da Uniube obtêm conceito bom e muito bom no Enade

29 de outubro de 20
1 / 1

Os cursos de Medicina, Farmácia e Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube) obtiveram conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019. Outros 15 cursos da Instituição em Uberaba, em Uberlândia e a distância foram avaliados e receberam conceito 3, numa escala que vai até 5.


O Enade é uma avaliação obrigatória aos alunos do último ano de cursos de graduação que mede o rendimento em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.


Medicina


Para a diretora do curso de Medicina da Uniube, professora Daiene Elisabete Moreira, a nota 4 na avaliação é resultado do trabalho e da dedicação de colaboradores e alunos. "O curso de Medicina foi fundado há 20 anos e apresenta um projeto pedagógico bem estruturado, que, aliado a um corpo docente qualificado e comprometido, promove a formação de egressos com capacidade técnica e humana de excelência", afirma.


O curso de Medicina conta com laboratórios e um hospital de ensino próprio, o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), que possibilitam a prática nos diferentes níveis de complexidade e no desenvolvimento das habilidades médicas. "No MPHU, os alunos atuam em todos os níveis de complexidade e nas diferentes áreas de atuação médica. Nos períodos iniciais, participam de estágios observacionais e gradativamente ampliam a atuação à medida que progridem no curso e realizam desde atendimentos ambulatoriais até acompanhamento de pacientes internados em enfermarias e UTI", explica.


Segundo Daiene, com um hospital próprio, o curso de Medicina tem autonomia para proporcionar ensino com assistência adequada. "Não se trata apenas de um hospital universitário. Com apenas um ano de funcionamento, o MPHU obteve o selo de Hospital de Ensino, emitido pelo Ministério das Comunicações (MEC) e pelo Ministério da Saúde, demonstrando a excelência do ensino e da assistência prestados aos alunos e à comunidade, com responsabilidade e comprometimento", afirma.


Farmácia


A diretora do curso de Farmácia da Uniube, professora Renata Frange, diz que a nota 4 no Enade indica que a Universidade está no caminho certo. Segundo ela, esse é o resultado do comprometimento do aluno e da competência dos professores. "O curso de Farmácia conta com corpo docente qualificado, que está sempre em busca de aprimoramento para o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas. Além disso, nossos estudantes iniciam as atividades de estágio a partir da terceira etapa do curso, com isso, podem vivenciar a atuação do profissional farmacêutico nas diferentes áreas de atuação, durante toda a graduação", afirma.


Frange diz ainda que as atividades dentro do MPHU também proporcionam aos alunos a interação entre teoria e prática e o desenvolvimento de habilidades nas áreas de Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar e Assistência Farmacêutica. "O curso também conta com a Farmácia-Escola, um grande diferencial para nossos alunos, pois, além de ser um campo de estágio, desenvolve ações de Extensão e Pesquisa. Ou seja, o conjunto de ações e estrutura física que o curso de Farmácia desenvolve e possui foi o responsável pelo nosso resultado no Enade", comenta.


Engenharia Ambiental


Para a gestora do curso de Engenharia Ambiental, Francienne Gois Oliveira, o sentimento em relação à nota 4 no Enade é de felicidade e orgulho pelo resultado do esforço de docentes dedicados a ensinar e de alunos dispostos a aprender. Segundo ela, os professores elaboram frequentemente questões de provas utilizando o modelo do Enade, além de simulados semestrais com questões que abarcam conhecimentos gerais e específicos.


"Os diferenciais do curso são: alunos e professores comprometidos e empenhados, componentes teóricos e práticos, aliados a visitas técnicas para consolidar o conhecimento. Sensibilização e motivação dos alunos com o ensino e bom desempenho dos cursos em avaliações como a do Enade", diz.


Demais cursos


Em 2019, foram avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins e de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, além de cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.


Em Uberaba, receberam conceito 3 no Enade os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Tecnologia em Agronegócios (presencial e EaD). Já em Uberlândia, receberam conceito 3 no Enade: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica.


Apenas cinco cursos obtiveram conceito 2: Engenharias Civil e Elétrica (EaD) e Engenharias de Computação, Elétrica e Química (presencial).


Comparativos


Ao analisar os números do Enade detalhadamente, comparando com a média nacional, a Universidade de Uberaba também se destaca. No Brasil, 13,4% dos cursos presenciais de faculdades e universidades particulares avaliados tiveram conceito 4, enquanto 15% dos cursos da Uniube receberam essa nota. Aproximadamente 42% dos cursos, no país, tiraram conceito 3, na Uniube foram 70%. Já 44% dos cursos avaliados, em nível nacional, não tiveram conceito satisfatório (conceito 1 e 2). Na Uniube, 85% dos cursos presenciais da Universidade obtiveram conceito bom e muito bom.


Quando se analisam os dados no mercado de Uberaba, os cursos da Uniube também tiveram bom desempenho. Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia Civil, Educação Física e Gestão em Agronegócios tiveram a melhor nota média geral entre as instituições particulares da cidade, atrás apenas de uma universidade federal. Enquanto Medicina e Engenharia Ambiental foram os melhores cursos de Uberaba entre todas as instituições avaliadas (particular e pública).


Já no mercado de Uberlândia, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação tiveram a melhor nota média geral entre as instituições privadas da cidade, atrás apenas de uma universidade federal.


Ao analisar os números da prova de conhecimentos específicos, que vale 75% da nota do Enade, comparando a média do Brasil e a média da Uniube, 10 cursos da Universidade foram melhores. Engenharia Ambiental, Enfermagem, Educação Física, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Tecnologia em Agronegócios e Engenharia Ambiental (Uberlândia) tiveram notas acima da média nacional. Enquanto cinco cursos da Uniube tiveram o mesmo desempenho que a média brasileira: Fisioterapia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil (Uberlândia), Engenharia Elétrica (Uberlândia) e Engenharia de Computação (Uberlândia).


Na opinião do Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, professor Marco Antônio Nogueira, os resultados de 2019 do Enade demonstraram um crescimento em relação ao último ciclo de avaliações. "Apesar de a prova do Enade não ser comparativa em função da metodologia, a gente consegue perceber que dentro das faixas dos conceitos 1, 2, 3, 4 e 5 a maioria dos nossos cursos subiu dentro da banda do conceito 3 e 4. Quando isso acontece, significa que o conhecimento específico, que é 75% da prova do Enade, foi absorvido pelo aluno e transformado no resultado da prova", afirma.


Segundo Marco Antônio, alguns cursos precisarão de uma atenção especial, mas a Universidade tem motivos para comemorar. "Tivemos alguns cursos com desempenho não tão bom, isso é fato. Poucos, menos de 15%, que vão merecer um trabalho analítico um pouco mais aprofundado. Mas eu prefiro olhar os 85% que tiveram resultado muito bom e dentro dessa porcentagem os 15% que tiveram resultado importante, obtendo conceito 4: Medicina, Farmácia e Engenharia Ambiental. E mais: quando 70% dos cursos presenciais tiveram crescimento em relação ao último ciclo (2016) observa-se, de novo, a melhoria continua no ensino e aprendizagem de nossos alunos", conclui.