3º Street Store arrecadou 11 mil peças de roupas e atendeu cerca de 300 moradores de rua | Acontece na Uniube

29 de novembro de 17

Mais uma vez o projeto de extensão “The Street Store” foi um sucesso. A edição deste ano, realizada no último sábado (25), arrecadou cerca de 11 mil peças de roupas e 300 pessoas foram atendidas no evento, que aconteceu na Praça Jorge Frange, no bairro São Benedito, em Uberaba-MG. Os alunos dos cursos de Medicina, Pedagogia e Psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube) desenvolveram, pela terceira vez, o projeto, que é uma iniciativa do grupo “Amigos de Igor”, criado em 2014, com o falecimento do estudante de medicina Igor Lombardi Penhalver. O “The Street Store” tem como principal objetivo conceder aos moradores de rua a chance de escolher roupas, sapatos e outros acessórios por meio de uma loja de roupas a céu aberto, tudo gratuitamente.

Segundo a estudante de Medicina, Maria Clara Borges Campos, tudo ocorreu como esperado graças ao trabalho do grupo e o apoio dos voluntários e das ligas dos cursos. “É um misto de sensações. Muita felicidadepor poder fazer parte do projeto e desenvolver esse trabalho, alegria por conhecer um pouco da história de algumas pessoas, gratidão pelos olhares e agradecimentos que recebemos. E também tristeza por ver tantas pessoas passando por condições tão difíceis”, contou Maria Clara.

O projeto “The Street Store” tem caráter mundial, tendo seu início em 2014 por meio de uma ONG localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Nesta edição em Uberaba, além da "loja de rua", o evento ofereceu alimentação, cuidados médicos e apresentações culturais. Participarão os 15 integrantes do grupo “Amigos de Igor”, e mais de 100 estudantes voluntários.

Um desses voluntários foi o estudante de Medicina, Ricardo Mello, que participou pela primeira vez. “Foi gratificante para mim e todos os envolvidos, pois me fez evoluir e tornar uma pessoa cada vez melhor. Pudemos proporcionar aos moradores de rua e as pessoas mais carentes um dia com dedicação total a eles. Esse projeto tem como um dos princípios de inserir essa população mais carente em nosso meio social, dando maior visibilidade a eles. A lojinha que montamos permitiu com que essa população tivesse o mesmo poder de escolha que nós, que eles pudessem escolher a peça de roupa que mais lhe agradassem. Não tem nada nesse mundo que pague a satisfação de todos que passaram ali, sei que conseguimos levar um pouco de alegria a eles”, destacou Ricardo.

Parte do montante final das doações de roupas, calçados e acessórios ainda será destinada a instituições filantrópicas de Uberaba. “Enquanto projeto de extensão objetivamos implantar e implementar os pressupostos do The Street Store como boas práticas de humanização e cuidado para com pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos vivenciando novas formas de promoção da saúde, considerando esses como instrumento de trabalho vinculado aos princípios da Clínica ampliada e compartilhada”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Valeska Guimarães.