2ª edição do Hackagis promove maratona de criação de soluções para a obesidade infantojuvenil | Acontece na Uniube

2ª edição do Hackagis promove maratona de criação de soluções para a obesidade infantojuvenil

09 de setembro de 25
1 / 1

O evento será realizado entre os dias 18 e 20 de setembro no Anfiteatro da Biblioteca e no Labmaker da Uniube


O Hackagis Saúde 2025, terá como tema central a obesidade infantojuvenil e será realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, no Anfiteatro da Biblioteca e no Labmaker da Uniube. Em formato de maratona, os participantes serão desafiados a desenvolver soluções inovadoras que unam conhecimento acadêmico e tecnologia para a prevenção, acompanhamento e combate à doença. O evento é gratuito e destinado a acadêmicos, pesquisadores, empreendedores e profissionais interessados na temática. 


A coordenadora do Hackagis, professora Fernanda Magalhães, ressalta a relevância do tema. "A escolha da obesidade infantil se deve à importância desse assunto para a saúde pública e à necessidade de estimular propostas que contribuam de forma prática para a resolução do problema. Além disso, a realização na Uniube reflete a excelência da infraestrutura da Universidade, que oferece conforto e um espaço alinhado ao propósito do projeto", comenta. 


Cada equipe participante deve ser formada por, no mínimo, três e, no máximo, cinco integrantes, sendo um deles responsável pela criação do nome do grupo. Todos devem levar computador pessoal, e a organização disponibilizará rede Wi-Fi e pontos de energia. Ao final da maratona, as equipes apresentarão o projeto desenvolvido. 


A coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade, reforça o caráter de inovação e empreendedorismo que o Hackagis promove. "Eventos como esse são engajadores pelas dinâmicas e interatividade que permitem aflorar a criatividade. Sem dúvidas, a Unitecne oferece programas de pré-incubação, pré-aceleração e incubação que poderão ajudar na melhor estruturação das ideias em modelos de negócios viáveis", pontua. 


A docente e integrante da comissão organizadora, Maria Angélica Hueb, destaca a conexão do evento com a missão da Uniube de integrar ensino, pesquisa e extensão. "São esperadas dezenas de equipes multidisciplinares, com previsão de 100 a 150 participantes. Essa iniciativa possibilita o uso da inovação para a saúde pública, e mobiliza talentos em busca de soluções criativas para um problema que impacta a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Além disso, aproxima a Universidade do mercado e abre oportunidades para que ideias se transformem em negócios e projetos de impacto social", finaliza. 


Pâmela Rita