2º ciclo de palestras de Engenharias e TI da Uniube reúne acadêmicos em cinco dias de evento | Acontece na Uniube

2º ciclo de palestras de Engenharias e TI da Uniube reúne acadêmicos em cinco dias de evento

09 de maio de 25
1 / 8
2 / 8
3 / 8
4 / 8
5 / 8
6 / 8
7 / 8
8 / 8

Encerrou nesta semana, o 2º Ciclo de Palestras de Engenharias e TI da Uniube, realizado entre os dias 28 de abril a 8 de maio, nos anfiteatros da biblioteca e D56 da instituição. Ao longo de quase duas semanas, os estudantes dos cursos puderam aprimorar os conhecimentos em diversas áreas e ampliar o networking com profissionais renomados do mercado. 


Os temas abordados nos encontros foram: "CBUQ - Da fabricação a aplicação, sua importância na pavimentação", "Revolucionando o setor energético - o papel da fluidodinâmica", "O mapa do Networking", "Construindo uma Carreira em TI - novos paradigmas frente a um cenário", "O Novo Paradigma do Service Desk na Transformação Digital das Empresas", entre outros. 


A pró-reitora de ensino superior, Heliodora Collaço, destacou a importância desse contato entre os alunos e pessoas de destaque do setor. "Nosso objetivo é expandir o ensino para além dos muros da Universidade. Esse contato direto dos estudantes com profissionais que estão no mercado de trabalho e enfrentam desafios diários é essencial para ampliar a perspectiva e agregar mais informações aos temas que são abordados em sala de aula. Essa ação reforça também o nosso compromisso com a formação integral dos nossos alunos", afirma. 


A aluna de Engenharia Mecânica, Nauany Santos, ressaltou o diferencial da palestra "Revolução Industrial 4.0", que abordou como a tecnologia tem transformado os processos produtivos. "A interconectividade entre máquinas, a aplicação de inteligência artificial e o avanço da automação robótica tornam a indústria em um ambiente mais inteligente e eficiente. A ideia de sistemas ciberfísicos, em que sensores e robôs colaboram em tempo real para otimizar a produção, revela o enorme potencial dessa revolução. Com esse evento, ficou evidente que os profissionais da área precisam se adaptar e acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital". 


O estudante de Engenharia de Controle e Automação, Pedro Ribeiro Rodrigues, que participou da palestra "Tecnologias para Energia Limpa", afirma que é inspirador ver como a ciência é aplicada de maneira estratégica para equilibrar progresso e sustentabilidade. "As energias renováveis são, sem dúvida, um dos pilares do futuro da engenharia. E não apenas por serem tecnicamente viáveis, mas porque representam uma mudança de mentalidade: sair de uma lógica predatória para uma lógica regenerativa. Para a sociedade, isso significa mais autonomia energética, menos dependência de recursos finitos e uma contribuição direta para frear as mudanças climáticas. Para nós, engenheiros, é o chamado para sermos protagonistas na construção de um mundo mais equilibrado, em que o desenvolvimento e respeito à natureza caminham juntos", conclui. 


Pâmela Rita