1° Simpósio de Docências e Didáticas da Uniube Uberlândia reúne especialistas para discutir a profissão docente
O curso de Pedagogia promoveu, no dia 26 de novembro, o 1º Simpósio de Docências e Didáticas, um evento idealizado e organizado pelo professor Rafael Rocha. A atividade teve como principal objetivo proporcionar um encontro formativo entre estudantes e professores convidados de diferentes instituições, por meio de uma mesa-redonda dedicada ao tema "Ser professor".
A proposta do simpósio foi criar um espaço de troca, reflexão e diálogo sobre a formação docente, o papel do professor e a essência da profissão. Para isso, o evento contou com a presença de três profissionais que atuam em contextos diversos, ampliando o repertório e o olhar dos participantes sobre a docência.
Participaram como palestrantes o Dr. Benerval Santos, da Faculdade de Educação da UFU; a Msª Joselaine Galvão de Souza, professora regente nos anos iniciais das redes pública e privada de Uberlândia; e o Dr. Tulio Barbosa, do Instituto de Geografia, Geociências e Saúde Coletiva da UFU. A mediação ficou por conta do próprio professor Rafael Rocha e da professora Ana Cristina Gonzaga.
A pluralidade de trajetórias dos convidados permitiu que os estudantes tivessem uma imersão rica e multifacetada na realidade docente. Foram discutidos temas como formação do professor, desafios da prática pedagógica, identidade docente e os diferentes contextos que moldam a atuação profissional. Para o professor Rafael Rocha, iniciativas como essa são essenciais para o percurso formativo no ensino superior.
Segundo ele, "Eventos acadêmicos são fundamentais para a qualidade da formação no ensino superior. O 1º Simpósio de Didáticas e Docências trouxe a proposta da reflexão crítica diante da construção da identidade docente para os graduandos em Pedagogia, por meio de falas de professores da UFU e da rede municipal e privada, contextualizadas com a realidade brasileira, enfatizando as necessidades, demandas e contextos no qual o professor se forma e se torna consciente de sua função social."
Gabriela Costa | Uniube Uberlândia