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Descrição |
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1_2014_POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
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1_2014_SEMINÁRIO DE PESQUISA II |
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2_2014_ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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2_2014_AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
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2_2014_CULTURA DIGITAL E SUBJETIVIDADE |
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2_2014_ESTUDOS INTERDISCIPLINARES E EDUCAÇÃO |
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2_2014_HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
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2014_2_LINGUAGEM - PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA |
Descrição |
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2016-1 - Epistemologia e Pesquisa em Educação |
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2016-1 - Didática - teoria e prática |
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2016-1 - Estudos Interdisciplinares em Educação |
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2016-1 - Formação e Desenvolvimento Profissional |
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2016-1 - Políticas Públicas |
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2016-1 - TEE - Procedimentos e Técnicas na Investigação Qualitativa |
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2016-2 - Cultura virtual e subjetividade |
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2016-2 - Fundamentos teoricos da educação |
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2016-2 - Processo Ensino_Aprendizagem e Linguagens |
Descrição |
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2018-1 - Antropologia e Sociologia da Educação |
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2018-1 - Didática - teoria e práticas |
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2018-1 - Epistemologia e pesquisa em educação |
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2018-1 - Estudos interdisciplinares e educação |
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2018-1 - Formação e desenvolvimento profissional docente |
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2018-1 - Pesquisa em educação |
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2018-1 - Procedimentos té na investigação qualitativa |
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2018-1 - Seminário de Tese II |
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2018-1 - Seminário temático I |
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2018-2 - Fundamentos da educação 2 |
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2018-2 - Seminário de Tese II |
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2018-2 - Seminário temático II |
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2018-2 - Teorias Contemporâneas da Educação |
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2018-2 - Trabalho Docente no Capitalismo Contemporâneo |
Descrição |
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2019-02 - Seminário de Pesquisa (Linha 1) |
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2019-02 - Seminário de Pesquisa (Linha 2) |
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2019-02 - Seminário Temático II |
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2019-02 - Cultura virtual e Subjetividade |
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2019-02 - Fundamentos teóricos da educação |
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2019-02 - História da educação brasileira |
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2019-02 - Seminário de tese I |
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2019-02 - Teorias comteporâneas da educação |
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2019-02 - Tópicos especiais em Sociologoa da Educação |
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2019-01 - Pesquisa em Educação |
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2019-01 - Formação e Desenvolvimento Profissional Docente |
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2019-01 - Estudos Interdisciplinares em Educação |
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2019-01 - Epistemologia e Pesquisa em educação |
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2019-01 - Didática: Teórica e Prática |
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2019-01 - Antropologia da Educação |
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2019-01 - Tópicos especiais da educação: Avaliação da aprendizagem: Fundamentos e práticas |
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2019-01 - Seminário temático I |
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2019-01 - Seminário de tese II |
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2019-01 - Práticas na investigação qualitativa |
Descrição |
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2020-01 - Educação como cultura |
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2020-01 - Didática: Teórica e Prática |
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2020-01 - Epstemologia e Pesquisa em Educação |
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2020-01 - Formação e Desenvolvimento Profissional Docente |
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2020-01 - Pesquisa em Educação |
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2020-01 - Seminário Temático |
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2020-01 - Práticas na investigação qualitativa |
Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa teórica e de campo realizada em quatro escolas regulares da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, com alunos deficientes intelectuais associados a uma síndrome ou não, inseridos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais; sendo uma escola de cada modalidade: estadual, municipal, federal e particular. As escolas foram pesquisadas sob diversos olhares e ações provenientes de seus profissionais que trabalham com as crianças deficientes intelectuais: duas meninas e dois meninos, com idades entre 6 e 15 anos. Os objetivos que levaram à realização desta pesquisa foram: conceituar e identificar a deficiência intelectual, compreender como o debate sobre a educação inclusiva vai se ampliando ao longo do tempo, discutir o processo de escolarização dos alunos com essa deficiência, sistematizar as informações levantadas sobre a escolarização da criança com deficiência intelectual, descrever o processo de escolarização dos discentes em estudo, discutir os métodos e técnicas educacionais usados na escolarização, conhecer e descrever a trajetória escolar da criança com deficiência intelectual e identificar a expectativa dos genitores em relação à escolarização, discutindo barreiras atitudinais que possam dificultar ou impedir a escolarização. Para realização da pesquisa teórica foram utilizados autores que trabalham a questão dos alunos com deficiência e em especial aqueles que investigam, sob a ótica da ciência, as crianças com deficiência intelectual e também suas famílias: MANTOAN (2001, 2008), JANNUZZI (1992, 2004), MENDES (2006, 2007) e GLAT (2004, 2005). Na pesquisa de campo foram usados questionários semiestruturados para a equipe pedagógico-administrativa e os professores envolvidos no processo de escolarização dos alunos da pesquisa. Para os pais e crianças foram usadas entrevistas semiestruturadas. Com relação à escolarização, foi investigado como acontecem as conquistas de cada dia dos alunos deficientes intelectuais, o processo ensino-aprendizagem em suas diversas etapas, a relação dos alunos com os professores, com os conteúdos ministrados, a interação entre eles e a escola, a aceitação ou não dos colegas, o preconceito por parte de colegas e professores e a atuação da equipe pedagógica da unidade escolar no acompanhamento da escolarização. Também foram identificadas a disposição dos professores para o atendimento individualizado e ao mesmo tempo inclusivo e as barreiras atitudinais, arquitetônicas e físicas que impedem ou dificultam a escolarização do aluno. Como resultados, destacamos a importância da presença da professora regente na condução do processo de escolarização dos alunos deficientes mentais no ensino regular. Como aliado importante em uma escola, ressaltamos a necessidade da presença de um professor de apoio que coopere integralmente com todos os professores que ministram aula nesta sala, fazendo a diferença neste Processo, o AEE como coadjuvante importante para o sucesso da escolarização, a família como o alicerce de que as crianças necessitam para que se desenvolvam na escola, além de fatores motivadores para a permanência desses alunos na escola regular.
Esta dissertação tem como tema as brincadeiras tradicionais em espaços escolares e não escolares, enfocando o papel da imaginação material nesse ato do brincar, sob a perspectiva bachelardiana. Integra-se à linha de pesquisa Processos Educativos e seus fundamentos é um subprojeto do Observatório da Educação “Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular”. O objetivo é identificar, nas brincadeiras de criança, a dimensão da imaginação material, no sentido que lhe é dado por Bachelard, realizando um diálogo interdisciplinar com a Arte, a Filosofia e a Educação. Os conceitos que são referenciais teóricos deste trabalho encontram-se nas obras identificadas como da fenomenologia da imaginação, de modo específico, as referentes aos quatro elementos da natureza, no sentido originário de Empédocles, terra, água, ar e fogo — Bachelard (1994, 1997, 2001, 2008). A leitura dos dados históricos sobre o brincar apoia-se em Priore (2010). Para alcançar os propósitos deste trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa, segundo Lüdke e André (1986) e uma aproximação ao método fenomenológico bachelardiano. Os tipos de pesquisa utilizados são o bibliográfico e a análise de imagens de artistas brasileiros que retratam brincadeiras tradicionais em suas obras. A análise de imagens é baseada em Barbosa (1989) e em Bicudo (2000) e realiza-se a partir de quatro categorias: brincadeiras com a terra, com a água, com o ar e com o fogo. Os resultados expressam que, nas brincadeiras tradicionais, as crianças brincavam predominantemente em contato com os elementos da natureza e essa interatividade proporcionava-lhes ações criativas, relações de partilha, alegria e expressões livres. Considera-se que nas brincadeiras analisadas a imaginação material contribui para a formação ascensional e pode contribuir no processo educacional ao lado das formas atuais de brincar.
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa “Cultura e processos educativos” e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Nesta dissertação, definiram-se como objeto, os portfólios criados no período escolar pelos alunos do Colégio Ricardo Misson, de Uberaba, MG, escola que oferece Educação Infantil e os anos iniciais de Ensino Fundamental até o quinto ano. Distanciando-se de uma concepção de arte como adorno, como um campo separado e distinto da formação do aluno, parte-se da questão: como se expressam as poéticas visuais nos portfólios escolares dos alunos da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental de uma determinada escola? Por poéticas visuais entendem-se as linguagens artísticas — desenho, colagem, pintura, escultura, fotografia, representação de poemas - utilizadas pelos alunos em seus portfólios, as quais se integram ao texto verbal. Como objetivo geral, busca-se analisar as poéticas visuais desses portfólios em relação ao conteúdo estudado e explicitado nos trabalhos. Nos objetivos específicos, descrevem-se o sentido de portfólio expresso no material construído pelos alunos; os aspectos da proposta pedagógica da escola que interagem arte e educação e as linguagens artísticas utilizadas nos trabalhos; apontam-se, também os conteúdos estudados e que foram expressos em linguagem artística. Para alcançá-los, em uma abordagem qualitativa e aproximando-se do método fenomenológico bachelardiano, realizam-se estudos bibliográficos; análise documental do projeto pedagógico da escola investigada e dos portfólios docentes; e análise de unidades de significado dos portfólios, com aporte em Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000). Esses estudos interdisciplinares, que se realizam no contexto das interações arte e educação, têm como referencial teórico obras de João Francisco Duarte Jr (2000) que reflete sobre a dimensão do sensível como pressuposto fundamental para se chegar ao conhecimento pela arte; Ana Mae Barbosa (1991, 2002, 2011), que discute a arte como conhecimento e as interações arte e educação; Werner Jaeger (2011), que aborda o sentido da formação integral do homem grego e Fernando Hernández (2000), que questiona os métodos tradicionais de educação e propõe como mudança educativa o ensino por projetos de trabalho e cultura visual. As análises documentais apontam um contexto pedagógico em que a arte é eixo de construção de um conhecimento interdisciplinar, e as leituras dos portfólios possibilitam a interpretação de que as aprendizagens dos alunos se expressam de modo coerente, além da linguagem verbal, em pinturas, desenhos, colagens, poemas que constituem poéticas visuais e anunciam um conhecimento construído.
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa “Estudos educacionais e seus fundamentos”, e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinar, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Esse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, propõe por objeto a interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular. A integração realiza-se, nesse subprojeto, por meio do seu objeto, a arte cinematográfica e sua relação com a formação do profissional de Direito, sob a perspectiva de uma experiência transformadora do pensamento, do olhar e da sensibilidade do sujeito que por ela transita. Afastando-se de uma concepção de arte como enfeite, como um campo apartado e diferente da formação do aluno, parte-se da pergunta: como a arte cinematográfica pode contribuir na formação do profissional de Direito? Como objetivo geral, busca-se compreender como a criação artística cinematográfica contribui para o processo de formação do profissional de Direito. Nos objetivos específicos, procura-se analisar criações artísticas cinematográficas que discutam temáticas relacionadas ao campo do Direito Constitucional e do Direito Civil; identificar aspectos da linguagem cinematográfica que possibilitem a reflexão de aspectos relacionados à formação do profissional de Direito. Para alcançá-los, em uma abordagem qualitativa e aproximando-se do método fenomenológico bachelardiano, realizam-se estudos bibliográficos; análise dos filmes escolhidos e das unidades de significado daí decorrentes, com aporte em Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000). Neste trabalho, selecionam-se sete filmes com qualidade técnica, repercussão na sociedade e abordagem de temas possíveis de serem analisados do ponto de vista jurídico. O enredo e as imagens são analisados como fenômenos que se desvelam ao pesquisador e procura-se uma relação com a imaginação criante do artista. Essas reflexões interdisciplinares, que se realizam no contexto das interações arte e educação, têm como referencial teórico obras de Gaston Bachelard (1998, 2008) o qual reflete sobre a importância da arte na formação do sujeito; Elliot Eisner (2008) o qual discute o que o educador pode aprender com a arte; e José Renato Nalini (1999, 2010, 2011, 2012) que aborda as questões da formação do acadêmico do curso de Direito. As ponderações realizadas a partir da análise dos filmes apontam que a confluência entre essas duas áreas do conhecimento - arte e educação - mostra-se como impulso das relações interpessoais, renovando vivências, tecendo laços de solidariedade e provocando aprendizagens. A sensibilidade, a emoção, a imaginação e a criatividade criam poéticas que contribuem para discutir a formação do sujeito e, na dimensão estudada, do profissional de Direito.
A presente pesquisa é um estudo experimental a respeito da formação de conceitos científicos dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Esta dissertação pertence à linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente”, foi um subprojeto de um projeto maior intitulado: “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição à Didática Desenvolvimental”, coordenado pelo orientador da pesquisa. Baseia-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental. Os principais autores revisados foram L. S. Vigotski, N. A. Leontiev, P. Ya. Galperin, N. Talízina e V. Davydov. Além deles, utilizou-se D. Elkonin e Smirnov para descrever as características dos adolescentes, Lothar Klingbert e M. A. Danilov e M. N. Skatkin contribuíram com as referências sobre métodos de ensino. O locus da pesquisa foi o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberaba e os sujeitos foram trinta e dois estudantes de 15 a 16 anos. A pesquisa teve o objetivo de desenvolver um sistema didático experimental para a formação de conceitos da Língua Portuguesa no 1º ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática integrado ao Ensino Médio. Para cumprir com esse objetivo, o estudo assumiu como metodologia o experimento didático-formativo. Este consiste em uma investigação pedagógica que se realizou em sala de aula com professores e alunos que estão em atividade de ensino-aprendizagem, sendo um experimento de intervenção pedagógica intencional e prática. Seu caráter formativo se dá devido às ações e interações que ocorrem entre os sujeitos com a finalidade de neles promover mudanças que podem interferir em suas ações mentais, de forma que estas se tornem mais elevadas, por meio da apropriação dos conhecimentos. Neste experimento, o trabalho foi feito com o conteúdo “Estrutura das Palavras”, por dois meses, perfazendo o total de 11 aulas observadas e filmadas pela pesquisadora. Os resultados do estudo mostram que, de maneira modesta, os estudantes conseguiram abstrair a essência dos conceitos científicos e com isso, foi possível verificar novas formações mentais. Conclui-se que o ensino organizado indo do geral para o particular e do coletivo para o individual, assim como o desenvolvimento do método de solução de tarefas, permite a formação dos conceitos e o desenvolvimento intelectual dos alunos. As conclusões apontam também a contribuição deste estudo para o desenvolvimento profissional da professora e da pesquisadora.
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Este trabalho foi desenvolvido junto à linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, e integra o Observatório da Educação “Violência Escolar” (OBEDUC/CAPES), cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento de ações educativas que promovam a discussão das relações existentes entre a negação do Outro como sujeito moral e manifestações de violência presentes em diversos níveis da educação escolar. O subprojeto que resulta nesta dissertação volta-se às relações de poder manifestadas na execução de um projeto experimental que recorre ao uso da rede social Facebook como ferramenta de educação para o ensino superior presencial: o Projeto Facefólio. Criado no ano de 2005, sob inspiração direta da pedagogia freireana e dos conceitos portifólio de aprendizagem, o Facefólio foi idealizado por um pequeno grupo de professores universitários da área de Comunicação Social que viram no Facebook um interessante elemento motivacional para a promoção da interação, da pró-atividade e da participação efetiva dos alunos do ensino presencial, com vistas à construção do pensamento crítico e reflexivo. Face ao crescente número de processos violentos, envolvendo adolescentes e jovens, deflagrados no ciberespaço, questiona-se, a partir do pensamento bourdieuseano, se, no Projeto Facefólio, as relações de poder seriam diferentes daquelas existentes em sala de aula. Assim, toma-se como objetivo geral da pesquisa analisar como se constituem estas relações de poder entre professores e alunos partícipes do Facefólio. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso segundo a perspectiva de Yin (2005) e de André (2005), e os dados coletados foram sistematizados recorrendo-se à triangulação (Denzin, 1989), tendo como vértices: a) estudos bibliográficos, b) observação livre nos grupos do Facefólio, e, c) produtos dos sujeitos, obtidos por meio de questionários semiestruturados. Para a análise dos resultados recorreu-se à Análise de Conteúdo na modalidade Categorial Temática (Bardin, 1979; Minayo, 2000). Como resultados, constata-se que o Projeto Facefólio permite a manifestação do poder simbólico porque mantém a legitimação costumeira das dominações vigentes, a fabricação dos consensos e dos conformismos, resultados especialmente claros quando se confronta a aplicação dos questionários mistos com as análises registradas no caderno de campo. Os sistemas simbólicos mostram professores dominantes, legitimadores da ordem de poder estabelecido. No projeto, que se propõe como inovador, a nota continua a funcionar como um instrumento limitante. Analisando-se o ciclo de violências à luz do referencial teórico, pode-se concluir que o Facefólio, projetado com fundamentos teóricos que privilegiam a interação, a pró-atividade e a participação efetiva dos alunos, revela-se como mais um instrumento de reprodução das violências praticadas no ambiente presencial (sala de aula), e de legitimação das diferenças, uma vez que fomenta um novo ciclo excludente, privilegiando um pequeno grupo de alunos que se sobrepõe àqueles em desvantagem material e cultural.
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Com as alterações no mundo do trabalho e na docência, o professor se vê desafiado a exercer um trabalho diferente de suas possibilidades, expectativas e anseios e, por isso, corre o risco de sofrer e perder o interesse pelo que faz. Dado esse quadro, este estudo trata do trabalho docente no ensino superior e suas relações com o sofrimento psíquico. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento profissional e trabalho docente, e integra o projeto de pesquisa intitulado A subjetividade docente nos interstícios da tecnologia: trabalho e saúde mental em tempos digitais. O objetivo é compreender a relação entre trabalho docente e sofrimento psíquico de professores universitários de duas instituições privadas, de Uberaba, MG, identificando a natureza, conteúdo e significados do trabalho docente. O estudo explicativo e de natureza qualitativa, incluiu pesquisa bibliográfica mediante levantamento eletrônico de artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no portal de periódicos da CAPES; leitura de livros e pesquisa de campo realizada com a participação de 30 professores de duas IES privadas que responderam a uma entrevista semiestruturada. O material obtido foi submetido à análise de conteúdo. Essa discussão se baseou em autores como Marx (1971), Enguitta (1991), Hypolito (1991), Dejours (1992), Lazzarato e Negri (2001), Pretto e Pinto (2006), Castells (2007), Mancebo (2007a), Mancebo (2007b), Dal Rosso (2008), Antunes e Braga (2009), Sennett (2009), Sennett (2009), Peixoto e Araújo (2012), Souza (2012a), Souza (2012b). Os resultados sugerem que o trabalho docente envolve diversos fatores tais como: jornada de trabalho, produtividade, desvalorização e desprestígio profissional, trabalho precarizado, intensificação e extensificação do trabalho, falta de tempo (tanto para dedicação à família, ao lazer, aos estudos e às produções), desrespeito, falta de interesse e comprometimento dos alunos, baixa remuneração, falta de recursos e condições de trabalho. Quanto à satisfação no trabalho docente inclui as relações interpessoais, troca de experiências e aprendizagem, crescimento pessoal e crescimento do aluno. Percebe-se que a transmissão de conhecimento e a sua aquisição também são um fator muito prazeroso. O sofrimento é reconhecido tanto em relação a si, quanto em relação ao outro. A dificuldade em admitir o sofrimento, talvez se relacione ao risco de transmitir uma imagem pessoal e profissional negativa e associada ao fracasso pessoal e/ou profissional. Espera-se possibilitar ao professor pensar sobre sofrimento psíquico e docência, repensar o próprio saber e fazer docentes e buscar alternativas para relacionar-se melhor com a escolha e o exercício da profissão; compreendendo que o sofrimento poderá impedir investimentos na criatividade e na energia para o desempenho de suas funções, causando um sentimento de incompetência, diminuição da participação e iniciativa do trabalhador.
O presente trabalho integra-se à linha de pesquisa “Processos educativos e seus fundamentos”, à Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste - REDECENTRO e a um Observatório da Educação, Programa CAPES-OBEDUC. O objeto desse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, são estudos interdisciplinares por meio da arte e da cultura popular e seu locus investigativo é a Educação Básica. O interesse que se identifica na academia e nas políticas educacionais sobre esse nível de ensino contribuiu para a escolha deste estudo sobre o estado da arte de pesquisas que tiveram a educação básica como foco ou como campo de investigação, e é nessa dimensão que esta produção se vincula ao Observatório. Assumindo uma metodologia de análise da REDECENTRO, propõe-se como objetivo: descrever e analisar os processos metodológicos das produções acadêmicas que tratam sobre a Educação Básica, assim como o referencial teórico-metodológico que lhes são aportes, construídas no Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado da UNIUBE, no período de 2003 a 2012.O recorte temporal foi escolhido por tratar-se do período inicial de defesa dos trabalhos, até o ano de início da pesquisa que originou esta dissertação. O problema fundamental em relação a esta obra é saber quais os tipos e procedimentos de pesquisa que se sobressaem nos trabalhos dissertativos dos mestrandos quando se dedicam a estudar a Educação Básica? Quais os fundamentos teóricos para o uso da metodologia escolhida? Até que ponto o processo metodológico explicita relação com o referencial apresentado? Em qual contexto acadêmico as produções foram criadas? O alcance deste trabalho é, portanto, a descrição e a análise da metodologia utilizada. Este estudo do conhecimento é realizado com aportes, sobretudo, em Gatti (2005; 2006; 2012), Ferreira (2002), Souza e Magalhães (2012), André (2001), Abreu-Bernardes, Márques e Batista (2013), Chizzotti (2000) e Campos e Fávero (1994). Em uma abordagem qualitativa, o trabalho aproxima-se de um método fenomenológico, fundamentado em Bicudo (1994, 2000), ao buscar, com recursos hermenêuticos, compreender e interpretar os dados quantitativos que se dão a conhecer, visando apreender as nuanças qualitativas expressas pela linguagem dos textos. A pesquisa documental levou ao processo de identificação de 149 dissertações defendidas. Desse quantitativo, chegou-se a 80 dissertações que têm a Educação Básica como objeto, ou como campo de pesquisa. O instrumento de pesquisa empregado foi um recorte da ficha de análise elaborada pela equipe da REDECENTRO. A análise das produções, em sua íntegra, evidenciou: o emprego predominante da abordagem qualitativa, do estudo de caso e de procedimentos tradicionais como a entrevista semiestruturada; o questionário; a observação e a análise de documentos. O referencial teórico do processo metodológico das produções analisadas abrange, de modo coerente, sobretudo, Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1991), Triviños (1987), Bardin (1977), Minayo (1998) e Meihy (1998). A incorporação dos conceitos desses autores na efetivação da metodologia, no entanto, não se mostrou contínua e rigorosa. Observou-se também, que no contexto institucional dessas produções, houve mudanças curriculares e do corpo docente, além de um número significativo de pesquisas sobre a Educação Básica, o que pode ter influenciado as opções investigativas das pesquisas discentes.
A interdisciplinaridade tem como proposta essencial o desenvolvimento de um trabalho com conteúdo distintos, porém, complementares. Um grande problema que se enfrenta hoje é o desafio de propor uma educação ainda no modelo convencional de teorias disciplinares. No contexto deste estudo, a interdisciplinaridade é vista como uma proposta de ensino para a publicidade e propaganda, cujo exercício profissional traz também, em sua essência, características interdisciplinares. Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação / Mestrado da Uniube. Para investigar os desafios enfrentados pelos alunos e professores, esta pesquisa realizou um Estudo de Caso no Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube, cujo Projeto Pedagógico prevê trabalhos com essa metodologia na formação do Perfil Final do aluno. A partir das práticas pedagógicas, expressas na forma como o professor se relaciona com os alunos, elege as estratégias de ensino e realiza as avaliações durante a execução dos Projetos Interdisciplinares, verificou-se, por meio das representações sociais construídas pelos participantes, a contribuição desses projetos para aprendizagem e atuação do futuro profissional de publicidade e propaganda. Esta pesquisa, apresenta como objetivo geral, identificar as Representações Sociais que estão sendo construídas por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Uniube, sobre as práticas pedagógicas vivenciadas por eles na realização dos Projetos Interdisciplinares, durante a formação acadêmica. E, como objetivos específicos: identificar e analisar o perfil dos sujeitos; conhecer o Projeto Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube; descrever, na perspectiva do aluno, como ocorrem as práticas pedagógicas expressas na forma como são realizadas as estratégias de ensino, as avaliações e a relação professor aluno, durante os projetos interdisciplinares; realizar uma pesquisa de seguimento-Follow-up com os egressos do curso, identificando a relação de vivência dos Projetos Interdisciplinares com seu ingresso no mercado de trabalho e identificar o Núcleo Central das Representações Sociais sobre o significado e sentido dos Projetos Interdisciplinares por meio das práticas pedagógicas vivenciadas por esses alunos. O referencial teórico-metodológico deste trabalho foi embasado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Abric. A compreensão de interdisciplinaridade utilizada nesta pesquisa se fundamenta, principalmente, nos estudos de Japiassu e Fazenda. Quanto à coleta dos dados, utilizou-se um questionário, contendo questões abertas e fechadas; técnica de associação livre de palavras e pesquisa Follow-UP, por meio de entrevistas, com os egressos do curso. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da subteoria do Núcleo Central de Abric, tratados pelo software EVOC e ainda Análise de Conteúdo para as questões abertas. Instrumentos estes que compõem a análise dos dados para a identificação das Representações Sociais construídas pelos sujeitos desta pesquisa. Os resultados indicam que as representações sociais construídas pelos alunos demonstram ser os Projetos Interdisciplinares complexos e desafiadores, conforme aponta o Núcleo Central. Indicam também, a partir da análise dos Núcleos Periféricos Análise de Conteúdo, que tanto para os alunos, quanto para os egressos, esses projetos têm contribuído para o processo de formação profissional.
A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem. A pesquisa representa um subprojeto de um projeto maior intitulado “Sistema de métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, coordenado pelo orientador da investigação. A temática abordada na pesquisa refere-se ao ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes. Além das contribuições teóricas de Vigotski (2001, 2003 2006, 2008, 2009, 2010), o estudo também fundamentou-se na obra de Leontiev (1983, 1983b 1978, 2010), Davidov (1999, 2003), Elkonin (1987, 2009) e Bakhtin (1997) como principais referenciais. O objetivo da pesquisa foi explicar a organização do processo de ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes em uma turma de crianças de sete anos, de uma escola pública municipal de Uberaba-MG. A metodologia geral da pesquisa foi o experimento didático-formativo (Davidov, 1999; Libâneo, 2009; Freitas, 2009), realizado em quatro etapas: a revisão da literatura, que contemplou uma revisão bibliográfica das obras dos autores já mencionados e, posteriormente, foram elaborados fichamentos das mesmas; o diagnóstico da realidade pesquisada, em que realizou-se uma pesquisa documental nos seguintes documentos educacionais: os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNs), o Projeto Pedagógico da escola e o planejamento anual da professora da turma experimental; além da caracterização da instituição de ensino e dos sujeitos da pesquisa. Na elaboração do sistema didático experimental foi organizado o Plano de Unidade Didática, de acordo com as contribuições de Libâneo (2009) e Freitas (2009). Na última etapa procedeu-se a análise explicativa dos dados coletados. Assim, o processo de organização do ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes foi consubstanciado em três elementos fundamentais: a organização do ensino-aprendizagem considerando a zona de desenvolvimento imediato dos alunos, as formas de mediação perpetradas e as implicações do tempo no processo de investigação. Neste sentido, partiu-se de poemas vivos (carregados de significados) que, pelas ações das crianças, foram revividos (nos jogos) e recriados (com atribuição de novos sentidos), fatores que contribuíram para a identificação, o reconhecimento do gênero poético e a autonomia dos alunos, enquanto leitores e escritores de poesia. Conclui-se que a organização do ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes mostrou-se adequada para os sujeitos da pesquisa, tendo em vista a criação e a sustentação do desejo de aprender, a manutenção da atenção e da memória voluntária pelos alunos, a tomada de consciência do processo vivenciado pelas crianças e a contribuição para apropriação voluntária da escrita convencional (simbólica). Nesta perspectiva, a forma de organização do ensino-aprendizagem, consubstanciada na leitura e na escrita do gênero poético por meio dos jogos limítrofes, criou as condições de apropriação do gênero, na sua forma mais elaborada pelas crianças em fase de apropriação da leitura e da escrita. Os jogos limítrofes representaram a forma de organização do processo ensino-aprendizagem, no qual foram respeitados o momento de transição e a crise psicológica por que passam as crianças de sete anos, fato que contribuiu para o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa.
Esta pesquisa tem por objetivo explicar o processo de apropriação da cultura escrita pelas crianças na educação infantil, de acordo com a organização das atividades de escrita que lhes são propiciadas no ambiente escolar. Para compreender esse processo foi realizado um experimento pedagógico em uma turma de crianças de cinco anos de idade, numa escola pública da rede municipal de ensino de Uberaba. A dimensão teórico-metodológica deste estudo fundamenta-se nos princípios do desenvolvimento humano apresentados pela Teoria Histórico-Cultural, que traz em seu bojo a Teoria da Atividade, a Teoria do Jogo e a importância da mediação. A análise da proposta de uma intervenção didática, realizada por meio do experimento pedagógico, é identificada como particularidade da pesquisa que visou descrever, compreender e explicar o processo de apropriação da cultura escrita a partir da realização de atividades organizadas de maneira a criar condições favoráveis para o desenvolvimento do processo em suas máximas dimensões. A pesquisa se efetiva pela unidade entre três eixos temáticos de investigação que delinearam o caminho teórico, metodológico e empírico, apresentados em três capítulos: A Apropriação da Cultura Escrita na Perspectiva Histórico-Cultural: Fundamentos Teóricos; Delineamentos Metodológicos: as Observações e a Atividade Exploratória; O Experimento Pedagógico: Análise das Atividades Desenvolvidas. A investigação parte da observação e do conhecimento da realidade objetiva em que o fenômeno se insere, relacionando-o à dimensão ontológica dos elementos que o compõem. No campo empírico é realizado um estudo do processo de apropriação da cultura escrita com uma turma de crianças de cinco anos, em uma escola pública de educação infantil, tendo como princípio a lógica que fundamenta a organização pedagógica no campo formal e dialético. No primeiro momento da pesquisa, observou-se a maneira como a escrita era apresentada às crianças, por meio das atividades que a professora desenvolvia. No segundo momento foi desenvolvido o experimento pedagógico, com cinco atividades devidamente organizadas, visando a uma mudança qualitativa no processo de apropriação da escrita pelas crianças, sujeitos da pesquisa. A análise dos dados apontou indícios de que uma ação pedagógica, devidamente planejada e mediada, cria as condições e as circunstâncias que possibilitam a efetivação do processo de apropriação da escrita em sua funcionalidade social, propiciando uma mudança qualitativa na relação da criança com esse tipo de linguagem. Este estudo se insere na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino e Aprendizagem.
A presente Dissertação foi elaborada a partir de um subprojeto do projeto intitulado “Sistema de Métodos para a educação básica e superior: contribuições para uma didática desenvolvimental” (apoio PAPE-CNPq – UNIUBE, processo 008/2012). Ela se inscreve na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). O referencial teórico usado é advindo da Psicologia Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental, privilegiando a revisão de autores como Vigotsky, Leontiev, Galperin, Talízina, Davydov, Elkonin e outros. Foram usados também os trabalhos de didátas como Klinberg, Lerner e Skatkin para uma melhor compreensão dos métodos de ensino. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um sistema didático experimental para a formação de conceitos de Língua Portuguesa no quarto ano da educação básica. A metodologia usada foi o experimento didático-formativo, consistente em uma investigação pedagógica, intencional e prática, realizada em sala de aula. O experimento foi realizado em quatro etapas: 1ª etapa: Revisão da literatura e análise da realidade a ser pesquisada; 2ª etapa: Elaboração do sistema didático-experimental; 3ª etapa: Desenvolvimento do experimento didático-formativo; 4ª etapa: Análise e discussão dos resultados. O locus da pesquisa foi a Escola Estadual Brasil, em Uberaba-MG. Trabalhou-se com a professora da sala de aula e com uma turma de 30 alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, composta por 16 meninos e 14 meninas, todos com nove anos de idade. Os dados foram coletados por meio da observação e da filmagem de nove aulas experimentais, somando um total de 22,5 horas/aulas, num período de dois meses. A análise dos resultados foi feita mediante a análise objetiva das falas dos alunos, de seus comportamentos e atitudes, assim como dos resultados de suas produções textuais. Nessa análise, buscou-se a significação dos fatos estudados, interpretando-os à luz do referencial teórico assumido. As conclusões do estudo revelam que o referencial teórico foi adequado à metodologia aplicada, à intervenção pedagógica e à análise de dados. O experimento didático-formativo demonstrou ser o método mais adequado ao desenvolvimento da nossa pesquisa. Os dados analisados nos permitiram constatar que os alunos se apropriaram de conceitos científicos, além de apresentarem indícios de desenvolvimento mental. As conclusões indicam também que os objetivos propostos foram cumpridos e que o problema científico teve solução satisfatória, além de contribuir com a formação da pesquisadora e da professora colaboradora, abrindo-lhes novos horizontes profissionais e pessoais, apontando novos rumos, mesmo que modestos, na busca da melhoria da qualidade da educação no Brasil.
A presente dissertação apresenta os resultados de um Experimento Didático-Formativo realizado com nove professores dos cursos superiores tecnológicos da Universidade de Uberaba - UNIUBE. O projeto esteve vinculado a um projeto maior intitulado “Sistema de Métodos para a Educação Básica e Superior: uma contribuição para a Didática Desenvolvimental”, dentro da linha “Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba. A pesquisa teve como objetivo geral contribuir para a formação desses professores para o Planejamento Científico do Ensino. Trabalhou-se com professores de ambos os sexos, com média de trinta e dois anos de idade, e uma experiência média de seis anos na docência da Educação Superior. O trabalho recorreu à Psicologia Histórico-Cultural e à Didática Desenvolvimental para fundamentar a pesquisa. Os principais autores revisados foram: Vygotsky, Galperin, Talizina e Davidov. Autores como Aquino, Davidov e Márkova, Libâneo e Freitas também coadjuvaram o estudo da metodologia de pesquisa. A metodologia geral usada na pesquisa foi o Experimento Didático-Formativo, uma modalidade de pesquisa baseada na intervenção para a formação e desenvolvimento dos sujeitos participantes. A análise dos resultados foi realizada com base nas evidências de apropriação da teoria por parte dos sujeitos, contidas nas suas falas e comportamentos e, sobretudo, a partir dos resultados das atividades de planejamento do ensino realizadas pelos professores. As conclusões do estudo evidenciaram que, quando se organiza um sistema de formação continuada adequadamente planejado e se motivam os sujeitos para transformarem sua prática, esses objetivos se cumprem plenamente. O experimento revelou também a importância do nexo entre teoria e prática nas ações formativas dos professores. Ainda, mostrou que ações de formação continuada podem ser desenvolvidas no contexto dos cursos universitários em instituições privadas.
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa “Cultura e processos educativos” e realiza estudo sobre o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na cidade de Uberaba, no período de sua vigência. Criado em 1967 pela lei 5.379 de 15 de dezembro de 1967, somente foi lançado como campanha de massa em 1970, com a missão de acabar com o analfabetismo da população adulta. Sua existência compreendeu a fase do Regime Militar, por isso propagava a ideologia do militarismo. Na fase de implantação (1971) as atividades eram desenvolvidas com pouco controle (ensaio e erro); na fase de expansão (1972/1976) os cargos técnicos surgiram e as atividades foram supervisionadas. Já na fase de revitalização, a partir de 1977, o Mobral lançou novos programas buscando sua sobrevivência, sob o discurso de haver cumprido sua missão. Fundamentando, sobretudo as discussões do trabalho os autores Corrêa (1979) e Paiva (2003), essas obras trazem defesas e críticas ao Mobral, respectivamente. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como ocorreu a implantação do Mobral e quais foram as suas ações na cidade de Uberaba. Os objetivos específicos foram analisar o material didático utilizado na campanha do Mobral; refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no movimento; estudar os documentos e as publicações sobre o Mobral na cidade de Uberaba e, presumivelmente, contribuir com a história local. A pesquisa bibliográfica iniciou-se com consulta em bancos de teses e dissertações, periódicos, jornais e em livros que tratam do tema. A pesquisa documental aconteceu em visitas às escolas estaduais e municipais de Uberaba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Superintendência Regional de Ensino e ao Arquivo Público de Uberaba. Nesse último órgão, encontram-se as prestações de contas do Mobral, as atas de reuniões pedagógicas, os ofícios enviados pelos presidentes da Comissão Municipal do Mobral e alguns recortes de jornais. A pesquisa de campo efetivou-se por meio de entrevistas com os sujeitos que participaram do programa, os quais responderam a um questionário com questões abertas e, também, disponibilizaram documentos de seus acervos pessoais. A análise dos dados aproximou-se de uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Lüdke e André (1986), trabalhando o material acumulado, construindo categorias, reavaliando ideias, buscando descrever o percurso histórico do Mobral em Uberaba.
A pesquisa apresentada tem como objeto de estudo, a importância do pedagogo na reinserção social dos usuários de drogas na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais, possibilitada, graças ao Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, onde levantamentos por carga documental, bibliográficas, outras de cunho normativo, incumbiram-se de garantir a verificação do contexto de atuação do pedagogo, alargando-se ainda mais, quanto ao enfoque, políticas públicas, reinserção social e outras interfaces, começaram a se formar. O objetivo geral pauta-se em propiciar um enfoque comum acerca da importância da função pedagógica na reinserção social dos usuários de drogas no munícipio à luz de sua formação, correlacionando-se com o que está instituído nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura (CNE/CP nº 1/2006), as sinergias de efeito ativo e retrocessos em que se inserem os espaços não escolares para o debate, questões que comportam diversos fatores, advindos de reformas direcionadas para os cuidados de seus destinatários, entre outros níveis de atenções, que a investigação por alargamentos, imprevisíveis, terminam por produzir. Verificou-se que na consagração dos eixos estruturantes e significativos para a investigação, os resultados demonstram inconsistências e descuidos palpitantes que na formulação do debate foram merecedoras de chamamento por novos alinhamentos ou revisão no continuo devir. Os indicativos contidos na Declaração de Caracas adotados pela Organização Mundial de Saúde de 1990, também se fizeram necessários, tanto quanto toda a Legislação compilada voltada para a pertinência temática que incluem desde orientações dos mecanismos vigentes no país até as diretrizes norteadoras das ações de governo entre outras conceitualistas para o Terceiro Setor.
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Este trabalho faz parte da Linha de Pesquisa: Processos Educativos e seus Fundamentos, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba cujo objetivo é reconstruir o exercício da docência em perspectiva histórica. Para isso se fez necessário recorrer à história da educação e aos acontecimentos que se configuraram para desenhar esse processo. Esta pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa intitulado: “Abordagens sobre fundamentos filosóficos da educação: cultura e processos educativos”. O trabalho foi construído a partir da periodização utilizada na História Geral, portanto, foi dividido em dois momentos o da Pré-história e o da História, sendo que no momento da História o trabalho traz os quatro períodos que o constitui e o fundamenta. Ao longo desse processo viu-se que a educação esteve presente em todos os momentos como avassaladora cultural, social e política. No âmbito teórico são, sobretudo, as filosofias que irão delinear os fundamentos educacionais necessários ao processo de ensino e de configuração da docência enquanto atividade seja ela institucionalizada ou informal, religiosa ou laica. O referencial desta pesquisa teórica de abordagem qualitativa é o materialismo histórico dialético; também se utilizou dos aportes de autores, como: Batista (2010), Burns (2003), Cambi (1999), Jaeger (2003) e Manacorda (2006). Nesse processo de estudo histórico do desenvolvimento da atividade docente, um fator fundamental é o das políticas educacionais, escolares e de formação profissional que se colocam frente ao Estado e o desenvolvimento social.
As transformações no mundo do trabalho, associadas às alterações tecnológicas em expansão e à reestruturação produtiva, têm atingido o trabalho e a saúde de docentes. Nessa direção, esta pesquisa, de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento e de abordagem quali-quantitativa, analisa de que modo, e sob quais condições, a precarização do trabalho interfere na saúde de professores universitários e como isto tem sido tratado na produção científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na forma de teses e dissertações e disponíveis na sua biblioteca digital. Vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE, visa mapear e indicar as tendências teóricas e metodológicas sobre o tema, tendo em vista a recuperação e a análise dos pontos comuns à produção do conhecimento sobre precarização do trabalho docente e saúde dos professores. O referencial teórico apoia-se principalmente nas contribuições de Giovani Alves (2000, 2011); Antunes (2007, 2009); Frigotto (2010); Linhart (2007) e Marx (1844). Para as questões da saúde se recorre em especial a Bonetti (2006); Carlotto (2002); Martinez (2010); Oliveira e Assunção (2010); Porto; Reis; Andrade; Nascimento e Carvalho (2004). A metodologia incluiu busca de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia, na base de dados da UFMG, utilizando oito termos descritores, para busca em título e palavras-chave: ensino superior privado; condições de trabalho; precarização; reestruturação produtiva; organização do trabalho; educação a distância; intensificação do trabalho e superior. Após a busca, procedeu-se à seleção das produções pelo título, conferindo sua relação com a pesquisa. Em seguida, realizou-se a leitura dos resumos das produções selecionadas pelo título, tendo como resultado nove produções; sendo uma descartada na etapa da leitura integral. Definida a amostra de duas dissertações e seis teses, procedeu-se à leitura integral das produções e ao preenchimento de uma Ficha de Identificação para a sistematização do conteúdo. Nela foram registrados os pontos comuns sobre precarização do trabalho docente e saúde de professores, para posterior análise à luz do referencial teórico utilizado e em confronto com a literatura. Os resultados indicam que o trabalho pode ser fonte de prazer e de sofrimento; favorecer o surgimento de problemas de saúde e acarretar prejuízos à qualidade de vida e ao próprio trabalho de professores. Com uma evidente expansão do ensino superior no Brasil, tem-se uma precarização das condições de trabalho, modificando a vida e a atuação de professores, expondo-os ao sofrimento e mal-estar. São muitas as dificuldades relacionadas ao trabalho docente. Dentre elas, estão os baixos salários, desvalorização profissional, falta de autonomia, competitividade, estresse, uma lógica do produtivismo gerando intensificação e sobrecarga de trabalho, que concorrem para o individualismo e o isolamento dos profissionais; o que tem contribuído para o aparecimento de problemas ergonômicos, vocais, mentais e funcionais, que afetam a saúde de professores. Os mais comuns são LER/DORT, disfonia e a síndrome de Burnout. Como reflexos do novo mundo do trabalho, tem-se muitos profissionais doentes pelas condições precárias de trabalho, decepcionados e desestimulados com a profissão.
Esta dissertação tem como tema a estigmatização de alunos da educação básica que, em determinado momento da vida escolar, foram identificados como autores de violência contra colegas ou professores. Desenvolvida na linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, trata-se de um subprojeto do Observatório da Educação “Produção social da diferença e negação da alteridade: um estudo da violência simbólica nas relações escolares” (OBEDUC/CAPES), em que são analisadas diversas relações existentes entre violências, culturas e práticas escolares marcadas pela negação do Outro como sujeito moral. O objetivo mais amplo do presente trabalho, realizado em uma escola pública do ensino fundamental, é compreender as percepções dos professores acerca do aluno apontado como agressor e/ou violento, para, assim, problematizar a questão dos estereótipos e da manutenção de estigmas na educação escolar. Trata-se de uma pesquisa realizada em abordagem qualitativa, sendo que a matriz epistemológica adotada advém da Sociologia compreensiva (WEBER, 1982). Envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, o processo de investigação envolveu os seguintes procedimentos: mapeamento do estado do conhecimento e revisão da literatura; contextualização do campo e do locus da pesquisa; coleta, sistematização e análise dos dados na modalidade categorial temática (BARDIN, 2011). Ao final, fez-se a triangulação (DENZIN, 1989), envolvendo a discussão do material à luz do referencial teórico, que parte da sociologia bourdieusiana para estabelecer diálogos com estudiosos das relações de poder (FOUCAULT, 1993; 1994; 1999; 2002), da produção social de estereótipos e estigmas (ROSCH, 1977; GOFFMAN, 1975, 1982; HELLER, 1989), das agressividades na infância e na adolescência (WINNICOTT, 2002) e das violências na escola (CHESNAIS, 1981; DEBARBIEUX, 2002; CANDEAU, 1999). Como resultados, nota-se que, entre os docentes abordados, prevalece o entendimento de que agressividade e violência são fenômenos da mesma ordem e estão relacionados a uma condição patológica, para a qual a família do aluno e sua comunidade de origem teriam contribuído diretamente. Constata-se, ainda, que quase a totalidade dos docentes não percebe qualquer participação da escola na ocorrência de violências em seu interior, seja considerando suas ações ou omissões. Pode-se concluir que esses entendimentos tornam-se complicadores das relações escolares, pois envolvem, além de uma carga de preconceitos dos quais nem sempre se tem consciência, também a incapacidade de perceber que a agressividade não é, em si mesma, uma potência destrutiva. Sem perceber isso, escola e professores perdem a oportunidade de contribuir para a condução da agressividade de crianças e adolescentes a fins não violentos. Por fim, as análises também reforçam a hipótese do projeto mais amplo, de que a eficácia de projetos de enfrentamento e redução de danos causados pela violência na escola não se dissocia de um trabalho de desnaturalização da violência institucional.
Este trabalho, realizado dentro da linha de pesquisa “Processos educativos e seus Fundamentos”, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Uberaba, focou a Educação para o Trânsito, em 4 escolas em uma cidade de Minas Gerais. O principal objetivo da pesquisa foi descobrir se há correlação entre a gestão da escola e a realização efetiva da agenda de educação para o trânsito. Qualitativa, esta pesquisa teve, como fonte principal de seus dados, documentos disponíveis nas escolas. A fundamentação teórica desse trabalho está vinculada, sobretudo, a Libâneo (2008), Madeu (2008), Veiga (1999), Biaggio (2002), Carneiro (2010) e Habermas (2003). Ao final da pesquisa, pareceu evidente que há realmente correlação entre gestão efetiva da escola e cumprimento da agenda de educação para o trânsito. Pelo fato de que morrem 60.000 pessoas por ano, no trânsito, no Brasil, esta pesquisa espera contribuir com os esforços que a educação procura dispender, para melhorar a vida do cidadão brasileiro em todos seus aspectos.
Apresentam-se nesta dissertação, os resultados da pesquisa intitulada ?A educação infantil e seus professores: desvelando o fio de suas formações?, na linha de pesquisa Processos Educativos e seus Fundamentos do Programa de Mestrado da Universidade de Uberaba. Com o objetivo de investigar as razões que movem os professores a participarem de cursos de formação continuada, foi realizada uma pesquisa empírica com as professoras de educação infantil, matriculadas em um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Rede Nacional de Professores de Educação Básica, por meio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para tanto, percorreu-se uma linha histórica da educação infantil no Brasil, situando a relevância dessa etapa da educação para o desenvolvimento da criança, tendo em vista suas necessidades de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, as contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de constituir-se como espaço privilegiado para as interações sociais e experiências culturais. Para balizar os estudos sobre a infância, Educação Infantil e formação de professores, bem como, para sustentar o referencial metodológico, ancoramos a pesquisa nos autores: Gatti e Barreto (2009), Zilda Gomes de Oliveira (2012), Sonia Kramer (2011), Luciana Ostetto (2013), Gisela Wajskop (2010), Maria Cecília S. Minayo (2002), Maria Aparecida V. Bicudo (2011), Gadamer (2009).A formação do professor de educação infantil é discutida no intuito de compreender o seu papel na educação das crianças de zero cinco anos de idade, uma vez que a educação infantil apresenta especificidades, e que, como constatado na pesquisa, a aprendizagem para a educação da infância não é privilegiada nos cursos de formação inicial, traduzindo-se em lacunas de conhecimento que se refletem nas práticas pedagógicas dos docentes. A trajetória metodológica permitiu coletar e analisar dados que desvelaram a motivação desses profissionais em busca da formação continuada. Os dados colhidos por essa pesquisa, registrados em questionário e transcritos a partir de recipiente eletrônico. A pesquisa elucidou as aspirações das docentes em relação à formação continuada, como oportunidade para contribuir efetivamente na prática pedagógica.
As políticas brasileiras no campo da Educação, a partir dos anos 1990, são caracterizadas pelo alinhamento aos ditames capitalistas neoliberais, difundidos em âmbito mundial a partir dos processos de globalização. Têm-se na formação docente o primado do desenvolvimento de competências e a utilização de mecanismos de formação massiva e com otimização de custos. Nesse contexto, este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - Profmat -, criado em 2010 como a primeira pós-graduação brasileira stricto sensu semipresencial destinada à formação continuada de professores atuantes na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa é investigar elementos que evidenciem a relação entre o Profmat e o desenvolvimento profissional docente para atuar nos ensinos fundamental e médio. O estudo se insere na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Utilizou-se a triangulação de fontes: bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Contextualizou-se o Profmat no cenário de políticas que, a partir dos anos 1990, caracteriza-se por novos caminhos na gestão educacional, de acordo com autores como Paiva, Pino, Leher, Soares, Torres, Coraggio e Maués, entre outros nos quais se buscou respaldo para caracterizar o pós-crise do Welfare State nos países capitalistas. Realizou-se pesquisa de campo, para retratar as percepções dos discentes do Profmat Polo Uberaba/MG, turmas 2011 a 2013, a respeito da pertinência entre o projeto pedagógico do referido mestrado e a docência na educação básica, documentando também as relações destes pós-graduandos com as plataformas de ensino semipresenciais, motivos de evasão, expectativas profissionais e apropriações de conhecimento proporcionadas pelo Programa. Foram aplicados questionários a 32 participantes e os resultados foram aprofundados em 11 entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdos conforme Bardin, Minayo e Osgood. Para composição do conceito de desenvolvimento profissional, apoiou-se nas proposições de Marcelo Garcia. Os perfis docentes, do especialista técnico ao professor reflexivo, são conceituados de acordo com as obras de Schön, Contreras Domingo, Giroux e Zeichner. Os resultados da pesquisa de campo apontaram que o Profmat favorece o aumento dos saberes docentes específicos de matemática, com foco em demonstrações e resoluções de exercícios, delegando à prática da sala de aula o desenvolvimento de outros saberes necessários à docência na escola básica, como os ligados à didática. A formação oferecida no Profmat possui nível de complexidade suficiente para preparar os docentes, também, para o magistério de disciplinas matemáticas em cursos no ensino superior. Contudo, 54,5% dos entrevistados indicam que os conteúdos não são aplicáveis na educação básica da maneira como são ensinados no Profmat, já que o Programa não se preocupa com a questão da transposição didática e apresenta conteúdos de maneira muito complexa. Depreende-se, a partir dos depoimentos coletados, que o nível de complexidade do Profmat não o caracteriza como uma formação aligeirada ou uma certificação massiva, mas o Programa tem adotado critérios eliminatórios que resultam em alta evasão. Os objetivos pretendidos, por sua vez, parecem comprometidos, uma vez que 81,8% dos entrevistados querem deixar a educação básica no futuro imediato ou após o término do termo de compromisso de cinco anos de permanência. O desenvolvimento profissional favorecido pelo Programa aproxima os profissionais do perfil especialista técnico, em detrimento dos perfis reflexivo, pesquisador ou intelectual crítico.
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O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa “Processos educativos e seus fundamentos” e é um subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinar, financiado pela CAPES, Programa OBEDUC. Esse Observatório, em seu projeto temático de pesquisa, propõe por objeto a interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da Arte e da cultura popular. Neste subprojeto, definiu-se como objeto a Arte e a interdisciplinaridade nos projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, História e Letras Português-Inglês e Letras-Português Espanhol, na modalidade a distância, da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Parte-se dos pressupostos de que a Arte é conhecimento e contribui para a formação humana, e de que a interdisciplinaridade traduz-se na abertura e na disponibilidade de cada dimensão do conhecimento cruzar-se e contaminar-se por todas as outras disciplinas, envolvendo a convergência das perspectivas. A questão norteadora é: estudos interdisciplinares e sobre a Arte estão presentes nos projetos político-pedagógicos dos cursos de licenciatura-EAD da UNIUBE? Como objetivo geral, busca-se analisar como a interdisciplinaridade e a Arte são propostas nos projetos político-pedagógicos dos cursos selecionados. Para alcançá-lo, com aporte em Bicudo (2000), utiliza-se a abordagem qualitativa em que o par fenômeno/percebido indica que a qualidade é alcançada quando se mostra à percepção do sujeito e há doação de aspectos do fenômeno passíveis de serem compreendidos ao desvelar-se. Fundamenta-se no método fenomenológico de pesquisa, a partir do qual a descrição do fenômeno investigado é analisada e interpretada observando-se a ambiguidade própria da linguagem, não se elaborando, a priori, um quadro de categorias de interpretações do relatado, mas se fica atento ao que está escrito nos documentos e às interpretações do investigador. Esse processo abrange estudos bibliográficos, o levantamento dos projetos, o apontamento das menções procuradas e a organização e interpretação dos temas desvelados. O presente estudo tem como referencial teórico obras de Eisner (2002, 2008), Barbosa (1991, 2002, 2011) e Fazenda (1979). As análises efetivadas revelam que os cursos de licenciatura têm componentes curriculares comuns de formação pedagógica, organizados em eixos temáticos, e a formação específica é ofertada por meio de disciplinas. O processo de formação do professor de educação básica é realizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e por livros didáticos elaborados especificamente para os cursos. O acompanhamento é realizado por gestores, professores-tutores segundo a formação prevista em cada curso, e, ainda, por preceptores. Há menções à Arte e à interdisciplinaridade, ainda que de modo restrito, nas concepções, perfis e algumas ementas dos projetos, mais ocorrentes na formação pedagógica comum, mas sem indicar como a prática pedagógica pode concretizar os estudos interdisciplinares ou como a Arte pode estar presente na formação do aluno. Considera-se que a universidade deve revisar essa formação. Mesmo que a ciência tenha seguido um modelo de especialização, os cursos de licenciatura, nomeadamente por meio de suas organizações curriculares e metodologias de trabalho, devem defender perspectivas interdisciplinares, porque é da participação e da consciência do investigador de várias linguagens e de várias disciplinas que pode resultar o próprio progresso científico e a formação humanista.
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