Ementa: Estudos e pesquisas sobre políticas públicas e gestão em Educação e seus impactos na Educação Básica e Superior e nas diferentes modalidades de ensino no Brasil e internacionalmente. Análise das relações de poder, de governo e sua interação com os atores que participam dos processos de formulação e implementação de políticas públicas em Educação no Brasil. Investigação sobre a gestão pública, democrática e participativa do sistema de ensino brasileiro, seus marcos legais e respectivas transformações no campo educacional, bem como a análise de experiências de gestão educacional que demonstrem resultados e/ou impactos das políticas públicas em sociedade.
Coordenação:Ementa: Este grupo de trabalho oferece oportunidade para que pesquisadores cujos trabalhos gravitam em torno dos enfoques históricos e/ou filosóficos da educação possam apresentar, compartilhar, debater, discutir, divulgar e refletir os resultados finais ou parciais das suas investigações tanto teóricas quanto práticas que contribuam para a ampliação e para o aprofundamento da pesquisa da área educacional, a fim de que tanto a comunidade acadêmica em particular quanto a sociedade em geral venham a beneficiar-se daquilo que se tem produzido no âmbito tanto da história quanto da filosofia da educação.
Coordenação:Ementa: O GT pretende discutir trabalhos que tomam como foco: 1) a formação de professores, inicial e continuada, para/em diferentes níveis e modalidades de ensino, incluindo aspectos políticos, legais, curriculares, didático-pedagógicos; 2) o desenvolvimento profissional em suas diferentes dimensões e articulações com o desenvolvimento do ensino, do currículo, da identidade e da profissionalidade; 3) os conhecimentos necessários à docência nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Coordenação:Ementa: O grupo de trabalho consiste em um espaço de discussão a partir das inquietações do campo educação, assumindo um viés de estudos e pesquisas que adotam o pressuposto da educação popular, da diversidade e da interculturalidade nos processos educativos. São acolhidas reflexões sobre: processos educativos, formativos e saberes de professores/as e educadores/as populares, emancipação, autonomia e qualidade social da educação na diversidade para a cidadania; ambientes de aprendizagem colaborativos escolares e não escolares; interculturalidade e educação; educação para as relações étnico-raciais e de gênero; educação intercultural e povos indígenas, inclusão escolar e regimes de igualdade na diversidade; violência escolar; sociabilidades e culturas infanto-juvenis na escola; teorias pós-coloniais e decolonidade do saber; infâncias e educação popular; movimentos sociais, educação e culturas populares; culturas populares, democracia e identidades.
Coordenação:Ementa: Pesquisas que discutam e divulguem estudos sobre significados, conteúdos e/ou relações entre trabalho, tecnologias digitais e subjetividade, referenciados em aspectos históricos, culturais e ontológicos articulados à mundialização do capital, às transformações tecnológicas contemporâneas e ao período pandêmico da COVID-19 e pós-pandemia. Nessa direção, interessam especialmente análises sobre a natureza, constituição, formas e modalidades de trabalho docente no contexto da reestruturação produtiva associados ao processo, organização e condições laborais, seu potencial educativo e suas implicações para o desenvolvimento profissional de professores, trabalho docente e inter-relações com o processo ensino-aprendizagem, constituição dos sujeitos e os desafios postos à sua saúde física e mental.
Coordenação:Ementa: O presente GT tem como objetivo discutir temáticas relacionadas à Didática Geral, às metodologias de ensino das diferentes disciplinas escolares, o estágio supervisionado, assim como os fundamentos e implicações pedagógicas das práticas profissionais dos professores, nos diversos níveis e modalidades da educação.
Coordenação:Ementa: Nesse GT discutiremos as práticas docentes nas diversas áreas que compõem os currículos da Educação Básica, buscando contemplar: prática pedagógica, currículo, ensino-aprendizagem, metodologias, avaliação, além de implicações para o ensino das diversas áreas do conhecimento a partir da BNCC. Envolve discussões, pesquisas e produções referentes aos conhecimentos específicos, pedagógicos e tecnológicos.
Coordenação: