Desafios e Perspectivas da Educação Popular na conjuntura contemporânea
O evento tem a finalidade de reunir estudantes da graduação, professores/as da Educação Básica e da Educação Superior e pesquisadores/as do campo da Educação Popular, de modo a socializar experiências, reflexões e pesquisas em torno deste campo, especialmente acerca do tema do evento: Desafios e Perspectivas da Educação Popular na conjuntura contemporânea.
O debate a ser promovido tem por horizonte o fortalecimento da democracia, a luta pelo direito à educação de todos/as, bem como do direito de ensinar e aprender, pela justiça social, por meio da adoção de práticas solidárias e colaborativas. Em última instância, o objetivo é o de fortalecer os princípios da Educação Popular, quais sejam: diálogo; construção compartilhada do conhecimento; amorosidade; problematização; construção do projeto democrático e popular; convivência não hierarquizada e emancipação.
De modo a homenagear o prof. Carlos Rodrigues Brandão, pesquisador do GT que muito contribuiu com a Educação Popular no país e na América Latina, o evento também oportunizará o estudo e a reflexão em torno do seu legado, de modo a problematizar a contemporaneidade que nos impõe como um dos principais desafios o fortalecimento da democracia em suas mais diversas manifestações.
A partir da mesa de abertura, as reflexões acerca dos legados deixados por diferentes pesquisadores/as, bem como em torno das perspectivas lançadas no seio da conjuntura atual, permitirão ampliar o debate e, por consequência, a pesquisa no campo da Educação Popular, seja em contextos escolares e/ou não escolares.
A mesa redonda dedicada ao debate acerca da educação indígena e afro-brasileira na educação básica, em sua interface com a Educação Popular permitirá um debate qualificado que se estende e aplica à formação de professores/as e possibilitará, no âmbito da formação continuada e permanente, a qualificação dos/as professores/as e pesquisadores/as presentes, de modo a atualizar o tema e promover um diálogo crítico e reflexivo com a participação dos movimentos sociais.
A mesa redonda dedicada ao debate sobre a pesquisa em rede e o compromisso ético no/do campo da Educação Popular oferecerá subsídios para que possamos aprofundar reflexões em torno das pesquisas realizadas, especialmente quando se considera a sua relação com a escola e/ou outros contextos institucionalizados, e as parcerias interinstitucionais e/ou entre grupos de pesquisa, de modo a fortalecer a internacionalização.
Os relatos de experiência bem como as sessões de apresentação de trabalhos, possibilitarão a partilha de conhecimentos sistematizados e produzidos no campo, o que pode impactar a formação de professores/as e pesquisadores/as que atuam na educação básica e superior, além de permitir o encontro intergeracional entre os membros participantes do evento, o que é salutar e fortalece a perenidade da discussão na área.
O evento será realizado de forma PRESENCIAL e acontecerá entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2024, com atividades no Campus, Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube) em Uberaba.
Contamos com a sua participação!