A UNIDADE DA VIDA E O DESENVOLVIMENTO BIOLÓGICO |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre o desenvolvimento biológico, a morfologia, funcionamento, aspectos morfológicos e funcionais da célula e dos tecidos, sobre os tipos de divisão celular. O componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o trabalho em equipe, capacidade de observação, de análise e da descrição dos aspectos celulares estudados.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento biológico a partir da fecundação até o período fetal;
- Compreender a origem dos tecidos;
- Identificar e descrever a composição, a organização e a microscopia dos tecidos fundamentais;
- Identificar e descrever a célula procariótica e a eucariótica;
- Compreender a estrutura e o funcionamento dos componentes da célula eucariótica;
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
No decorrer do período, o componente deverá ainda:
- Estimular ações que gerem reflexões buscando qualificar os estudantes para a resolução de situações-problema;
- Propiciar dinâmicas de trabalho em grupos, favorecendo as discussões coletivas e as relações interpessoais e, assim, desenvolver habilidades afetivas, no que se refere ao respeito pelo professor e pelos colegas e às questões éticas.
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ALIMENTAÇÃO COLETIVA I |
54
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ALIMENTAÇÃO COLETIVA II |
54
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ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO |
39
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
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AVALIAÇÃO NUTRICIONAL |
69
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BIOQUÍMICA |
54
Apresentar aos alunos os fundamentos da bioquímica, seus principais conceitos e propriedades, trabalhando os conhecimentos sobre o funcionamento normal de células, tecidos, órgãos e sistemas, de forma a compreender a transição do normal para o patológico.
Capacitá-los para o entendimento das reações e fenômenos bioquímicos dos seres vivos, as estruturas moleculares das biomoléculas envolvidas nessas reações e seu metabolismo integrado.
Estudar e desenvolver o conhecimento sobre metabolismo energético celular e a participação do sistema respiratório na manutenção da homeostase química plasmática e intracelular.
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BROMATOLOGIA |
81
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CASOS CLÍNICOS - MULTIPROFISSIONAL |
51
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
120
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CONSULTORIA EM NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS |
72
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DIETÉTICA |
57
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DIETOTERAPIA I |
72
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DIETOTERAPIA II |
69
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EDUCAÇÃO NUTRICIONAL I |
39
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EDUCAÇÃO NUTRICIONAL II |
72
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EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA |
54
Objetivo Geral:
O objetivo geral do componente curricular “Epidemiologia e Bioestatística” é o de primar, pelo acesso dos discentes a um conjunto de vários indicadores de saúde disponíveis nas bases de dados de comumente uso na área da saúde e em seguida, associando-lhes aos conteúdos, temas e leituras que proporcionem uma reflexão crítica acerca dos determinantes sociais de saúde da população em geral e de seus diferentes segmentos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes funções exercidas pelo profissional da área da saúde no monitoramento dos perfis epidemiológico e demográfico.
- Aplicar os instrumentos da Bioestatística e da Epidemiologia na coleta e sistematização de dados para a elaboração de perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar dados referentes aos indicadores de saúde utilizando os sistemas de informação em saúde disponíveis no Brasil.
- Identificar as doenças e agravos de notificação compulsória.
- Relacionar os riscos à saúde com os perfis demográficos e epidemiológicos.
- Coletar, analisar e interpretar estatisticamente características biológicas, sociais, econômicas dentro de uma amostra de interesse na área de saúde.
- Apresentar noções de bioestatística para a aplicação de um trabalho epidemiológico.
- Apresentar conhecimentos básicos sobre medidas de variabilidade, medidas de posição e medidas de dispersão.
- Conhecer testes utilizados em estatísticas inferencial.
- Aplicar os conceitos aprendidos na compreensão e proposta de intervenção crítica na realidade, com ética e responsabilidade social.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA |
220
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA |
200
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL |
200
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO |
200
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES |
85
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ÉTICA E BIOÉTICA |
51
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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EXTENSÃO |
72
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FARMACOLOGIA |
54
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FARMACOLOGIA E INTERAÇÕES ENTRE DROGAS E NUTRIENTES |
39
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO |
69
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GENÉTICA |
54
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HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS |
42
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IMUNOLOGIA E PATOLOGIA |
96
Objetivo Geral: Este componente tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e motoras referentes à patologia, imunologia, e mecanismos de adaptação e defesa, necessárias para iniciar intervenções no processo saúde-doença do ponto de vista biológico, utilizando conhecimentos já adquiridos. O componente contribuirá para a formação do perfil intermediário inicial visando o continuo desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o alcance desse perfil. Serão estudados os distúrbios decorrentes da ação de agentes lesivos endógenos e/ou exógenos, responsáveis pelo surgimento de processos patológicos e a resposta imunológica a estes agentes.
Objetivos Específicos: - Conhecer os mecanismos básicos de Patologia Geral e Imunologia Básica. - Conhecer a relação entre os conteúdos de imunologia, patologia geral. - Identificar e compreender as alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais, comuns aos diferentes processos patológicos tanto nível local quanto sistêmico. - Ser capaz de identificar as alterações adaptativas e patológicas gerais e dos órgãos e sistemas e descrever suas causas (etiologia), seus mecanismos (patogênese), suas características morfológicas macroscópicas e microscópicas (anatomia patológica), as alterações funcionais (fisiopatologia) e a resposta imunológica que acompanham, bem como os mecanismos das alterações funcionais (fisiopatogênese). - Compreender os mecanismos de transmissão e profilaxia das doenças infecciosas. - Entender a morfologia, a reprodução, a fisiologia e a taxonomia dos microrganismos e sua interação com o homem (relação parasita-hospedeiro). - Compreender a imunidade inata e adaptativa, a estrutura do sistema imune, a ativação e especificidade linfocitárias, os mecanismos efetores da resposta imune, a resposta imunoinflamatória e os processos da imunopatologia. - Desenvolver, além das habilidades cognitivas, a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado em aula.
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INTERPRETAÇÃO DE EXAMES APLICADO À SAÚDE HUMANA |
39
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INTRODUÇÃO À NUTRIÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS |
39
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS |
42
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MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA |
69
Objetivo geral:
- Conhecer aspectos básicos da microbiologia e parasitologia humana visando à compreensão integral de processos patológicos.
Objetivos específicos:
- Promover a aquisição de conhecimentos científicos nas áreas da parasitologia e microbiologia;
- Conhecer a fisiopatologia das doenças infecciosas e parasitárias;
- Identificar os fatores biológicos e sócio-culturais que influenciam a ocorrência das doenças infeciosas e parasitárias;
- Conhecer medidas de controle de doença e medidas profiláticas nas áreas de microbiologia e parasitologia.
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MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS |
84
O componente curricular irá propiciar ao estudante conhecimentos sobre a origem, a morfologia macroscópica e o funcionamento dos sistemas orgânicos. Além disso, o componente curricular irá contribuir para a formação do perfil intermediário do aluno, propiciando o desenvolvimento de suas habilidades para o estudo individualizado e em equipe, capacidade de observação e da descrição dos aspectos morfológicos macroscópicos dos sistemas estudados e do seu funcionamento.
Durante o estudo do componente, o estudante deverá ser capaz de:
- Identificar e descrever a morfologia macroscópica de cada sistema estudado.
- Compreender a função dos sistemas orgânicos.
- Desenvolver habilidades cognitivas assim como a autonomia na construção de seu conhecimento, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem o conteúdo estudado.
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NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL, NUTRIGENÔMICA E AVANÇOS DE NUTRIÇÃO |
54
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NUTRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO MATERNO INFANTIL |
72
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NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO |
57
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NUTRIÇÃO HUMANA |
42
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NUTRIÇÃO SOCIAL I |
39
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NUTRIÇÃO SOCIAL II |
42
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PATOLOGIA DA NUTRIÇÃO |
54
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PRIMEIROS SOCORROS |
42
Objetivo Geral:
Conhecer e saber aplicar as principais manobras de Suporte Básico de Vida pré-hospitalares em Urgências e emergências clínicas e traumáticas.
Objetivos Específicos:
Diferenciar Suporte Básico de Vida de Suporte Avançado de Vida; Conhecer as medidas de segurança para o socorrista, sua equipe e vítima; Reconhecer a cinemática do trauma;
Realizar o exame primário, reconhecendo lesões de risco de vida; Realizar técnicas de imobilização e controle de sangramento;
Realizar manobras de suporte básico de vida em situações de trauma, parada cardiorrespiratória, engasgamentos, síncopes, alterações de glicemia e pressão arterial, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, crises convulsivas, acidentes com animais peçonhentos, afogamento e queimaduras;
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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA |
54
Objetivo Geral:
Que o estudante seja capaz de desenvolver de conhecimentos cognitivos e habilidades técnicas para a realização de ações educativas voltadas à promoção da saúde (considerando a autonomia/cidadania dos usuários dos serviços de saúde), no cenário da atenção primária, envolvendo as políticas públicas de saúde, o referencial de promoção da saúde, planejamento e metodologia de ensino para educação em saúde.
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PSICOLOGIA APLICADA A ÁREA DA SAÚDE |
54
Objetivo Geral: A disciplina Psicologia aplicada à área da saúde objetiva evidenciar aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais para a compreensão da saúde mental do sujeito, a partir de uma perspectiva integral e sistêmica.
Objetivos Específicos:
- Compreender os processos históricos que fundamentaram a ciência Psicológica;
- Abranger a dimensão teórica de algumas correntes psicológicas;
- Concernir o conceito e aplicação da Psicologia na área da saúde;
- Englobar o Homem como um ser biopsicossocial;
- Sensibilizar quanto à importância do trabalho interdisciplinar na saúde;
- Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos psicológicos do paciente/cliente e familiares na atuação profissional;
- Promover o autoconhecimento na promoção da saúde integral do aluno.
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SAÚDE E SOCIEDADE |
54
Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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TÉCNICA DIETÉTICA I |
96
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TÉCNICA DIETÉTICA II |
120
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TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
39
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
63
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