PROGRAMA DE EXTENSÃO VELHO AMIGO

1 - Detalhamento do programa

O Programa  Velho Amigo tem suas atividades de extensão desenvolvidas no Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida, em Uberaba. Semanalmente são realizadas visitas à ILPI, nas quais os acadêmicos podem interagir e promover a criação de vínculo com os idosos através de diálogo livre e atividades lúdicas; observar e avaliar os cuidados diários realizados permitindo maior contato e compartilhamento de experiências entre os membros do programa e os funcionários da instituição. Além disso, o programa realiza eventos solidários em datas comemorativas (Carnaval, Festa Junina e Natal), pesquisas científicas e eventos científicos voltados à prevenção e à promoção da saúde, elementos fundamentais para o aumento da longevidade e qualidade de vida da pessoa idosa.

O objetivo geral do programa é possibilitar ao acadêmico da área da saúde o despertar da humanização através do contato com o idoso institucionalizado, a fim de que esse investimento na capacitação de recursos humanos beneficie e atenda adequadamente às necessidades de saúde da população idosa. Busca-se instigar o membro a visão holística do paciente e o aprendizado pessoal ao lidar com diferentes situações e sentimentos. Os acadêmicos também podem verificar as deficiências encontradas na instituição para promover capacitações e resoluções cabíveis.

2 – Parcerias

Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida

3 - Linha Temática

Promoção da Saúde

4 - Cursos vinculados

Cursos da área da Saúde (atualmente é composto por acadêmicos dos cursos de Medicina e Odontologia).

5 - Descrever comunidade

Idosos institucionalizados e colaboradores / profissionais / acadêmicos que prestam serviços ao Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida.

6 - Resultados apresentados

Os resultados são em diversos âmbitos, com benefícios para todos os envolvidos.  O Programa Velho Amigo é importante para o aluno de cursos da área de saúde, porque permite maior contato com pessoas idosas institucionalizadas a longo prazo. Ou seja, a partir do programa de extensão os acadêmicos têm a possibilidade de observar as mazelas dessa população fora do ambiente universitário, mas com o olhar clínico - e, sobretudo, humanizado - de futuros profissionais da saúde. Além disso, o programa é fonte de dados para pesquisas acadêmicas e trabalhos científicos. Para os idosos do lar parceiro os benefícios são também positivos. A presença dos alunos permite que os idosos tenham novas companhias e a criação da transferência-contratransferência, pratiquem atividades diferentes e descontraídas que geram promoção de saúde física e mental e maior interação entre os próprios idosos.

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar início e término)

Início: 2017

8 – Fotos