Caracterização do projeto

Este projeto tem como proposta a intervenção através de um programa de exercícios físicos para indivíduos com sintomas de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. As atividades acontecerão duas vezes por semana com duração de uma hora por dia. O projeto será iniciado com anamnese, avaliação do nível de atividade física e avaliação do nível de ansiedade ou depressão.  Após as avaliações, daremos início às atividades físicas. Dentre elas estarão: atividades lúdicas, esportivas, recreativas, ginásticas, caminhadas, dentre outras.

Como ele surgiu?

Surgiu em discussões com os alunos de tutoria do quarto período de medicina. Abordamos o assunto sobre a alta incidência de síndrome do pânico em universitários e população em geral. Pesquisamos artigos científicos e observamos que a ansiedade está presente em quase metade na população acadêmica pesquisada, com um índice mais elevado de ansiedade entre as mulheres. Verificamos também que a  atividade física está associada à melhora do bem-estar e da saúde mental.

Qual o objetivo do projeto?

O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida de pessoas da comunidade e acadêmicos da Universidade de Uberaba com sintomas de doenças psicológicas, como ansiedade, depressão e crise do pânico.

1. Parceria: não tem
  2. Linha temática: Saúde
  3. Cursos vinculados: Medicina e Educação Física
  4. Descrever a comunidade:

O projeto é aberto para a comunidade.

Público-alvo:

Pessoas da comunidade e acadêmicos da Universidade de Uberaba com sintomas de doenças psicológicas, como ansiedade, depressão e crise do pânico.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone: (34) 99766-3564 e pelo e-mail:

semovere@hotmail.com

Importância do projeto para os alunos:

Esse projeto vai oportunizar aos acadêmicos extensionistas, convivência com a realidade social e prática profissional, preparando os alunos dos cursos de educação física, medicina e psicologia para lidar com situações em que irão avaliar, conduzir e promover atividades com pessoas portadoras de ansiedade e depressão.

Benefícios esperados:

Esperamos que os participantes apresentem:

- Redução do aparecimento dos sintomas de ansiedade e depressão;

- Aumento da capacidade de lidar com os fatores do estresse;

- Melhora da autoestima;

- Melhora da capacidade de concentração;

- Melhora do sono.

7 - Vigência