PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

1 - Detalhamento do programa/projeto

A gestação é o momento no qual a mulher se mostra receptiva às mudanças e ao processamento de informações que possam ser revertidas em benefício do bebê. O período da gravidez constitui um momento de transformações na vida da mulher, pois, além das alterações físicas e fisiológicas, são observadas também mudanças no estado emocional.

Neste período, desenvolvem-se certas condições de saúde complexas que precisam ser conhecidas pelo cirurgião-dentista, a fim de que, como membro de uma equipe-multidisciplinar, possa orientar corretamente a gestante em relação a seu estado de saúde geral. A gestante deve ser atendida sempre que, espontaneamente, procure assistência.

Entretanto, torna-se necessário desenvolver atividades profissionais incentivando-as através de um esclarecimento mais amplo sobre a possibilidade de tratamento odontológico e o significado dos quadros crônicos enquanto fatores de agravos à saúde bucal durante a gestação e até mesmo ao aborto decorrente às complicações de origens infecciosas agudas orais.

O objetivo deste projeto é permitir aos acadêmicos do curso de odontologia desenvolver sua capacidade de avaliar fisicamente e clinicamente as questões relacionadas à saúde bucal das gestantes, como também prevenir as complicações no período de gestação decorrentes ao não suporte e intervenção odontológica à essas futuras mães quando se faz necessário.

2 – Parcerias

Universidade de Uberaba e Mário Palmério Hospital Universitário

3 - Linha Temática

Saúde Bucal Coletiva e Saúde da Mulher.

4 - Cursos vinculados

Odontologia.

5 - Descrever comunidade

O projeto é desenvolvido com às usuárias gestantes da atenção pré-natal do Hospital Mário Palmério.

6 - Resultados apresentados

Durante a vigência do projeto no ano de 2019 (dois mil e dezenove), foram atendidos 46 (quarenta e seis) pacientes. Obteve-se como resultado a percepção que as acadêmicas do curso de odontologia adquiriram. A participação no projeto resultou o desenvolvimento dos alunos, em relação as avaliações físicas, clinicas e intervencionais, como também da prevenção de possíveis complicações no período gestacional decorrentes ao não suporte odontológico quando este se faz necessário. Observou-se também a satisfação e reconhecimento da atuação das acadêmicas pelas mulheres participantes do projeto.

7 - Vigência (em andamento)

8 – Fotos