1 - Detalhamento do programa/projeto

PRÁTICA EXTENSIONISTA NO ESTUDO DE HISTOLOGIA (815/1)

O atlas servirá de apoio tanto para docentes quanto para discentes nas práticas pedagógicas de apoio à construção do conhecimento em Histologia. Além disso, a ideia central é de que o material permaneça disponível, e de forma gratuita, para toda a comunidade através da página da UNIUBE. Contudo, outra vertente da proposta será apresentar o material contido no atlas para professores do ensino médio em escolas públicas e privadas da cidade de Uberaba. Tal estratégia visa colher informações a respeito da real utilidade do material para estes períodos da educação e, dessa forma, poder direcionar ações para que os materiais contidos no atlas sejam uteis para um maior número de pessoas da comunidade. O atlas consistirá de imagens capturadas com auxílio de uma câmera digital acoplada a um microscópio de campo claro. A proposta pretende dinamizar o estudo de Histologia nas Universidades e nas Escolas, oportunizando  o encontro entre Universidade e comunidade.

2 – Parcerias

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, através da profa. Dra. Patrícia Andressa de Almeida Buranello, docente do curso de Ciências Biológicas do ICENE e uma das responsáveis pela disciplina da Histologia.

3 - Linha Temática

4 - Cursos vinculados

Mestrado Acadêmico em Odontologia

5 - Descrever comunidade

Em princípio, o público-alvo serão os alunos e professores da rede pública e privada de Uberaba/MG, mas a característica abrangente do projeto possibilitará o acesso a todos os interessados no assunto como alunos do ensino superior; membros da comunidade científica, assim como curiosos no assunto, ou seja, todos os interessados no tema poderão se beneficiar do material oferecido.

6 - Resultados apresentados

Relatórios parciais e de prorrogação;

Participação em Eventos:

Menção Honrosa concedida a Sofia Nobre Novais, pelo trabalho Impacto do Atlas Digital de Histologia em Instituições de Ensino Médio e a Prática Extensionista, Universidade de Uberaba, durante o VI Seminário de Extensão (SEMEX), Universidade de Uberaba.

Sofia Nobre Novais ; Jéssica Silveira Vallim ; Marcelo Rodrigues Pinto  . Impacto do Atlas Digital de Histologia em Instituições de Ensino Médio e a Prática Extensionista. In: IV Seminário de Extensão IV SEMEX Uniube, 2019, Uberaba. Anais IV Seminário de Extensão IV SEMEX Uniube - 2019, 2019. v. 1. p. 17-17.

Jéssica Silveira Vallim ; Sofia Nobre Novais ; Aline Beatriz Ferreira Costa ; Thays Cristiane dos Santos Silva ; Marcelo Rodrigues Pinto  . Apresentaçõ do Atlas Digital de Histologia em Instituição de Ensino Médio: primeiras impressões. In: III Seminário de Extensão (SEMEX), 2018, Uberaba. Anais 2018 (Educação), 2018.

Isabela Souza Silva ; Gabriela Tiago Ferreira ; Sarah de Souza Rédua ; Aline Beatriz Ferreira Costa ; Marcelo Rodrigues Pinto  . Impacto de um projeto de extensão sobre a perspectiva dos alunos envolvidos. In: II Seminário de Extensão (SEMEX), 2017, Uberaba. Anais 2017 (Educação). Uberaba, 2017. v. 1. p. 7-7.

Gabriela Tiago Ferreira ; Gabriela Cristina Marques ; Isabela Souza Silva ; Isabella Rodrigues Ramires ; Rayane Bernardes Estevam ; Marcelo Rodrigues Pinto  . Material didático institucional como ferramenta extensionista. In: I Seminário de Extensão (I SEMEX), 2016, Uberaba. Anais do I SEMEX. Uberaba, 2016. v. 1.

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar inicio e término)

2016 – atual. Este projeto vem sendo prorrogado e, portanto, seu nome acabou sofrendo modificações. Versões 406, 559, 707 e atual (815).

8 – Fotos

9 - Logo do projeto/programa

1 - Detalhamento do programa/projeto

ATLAS FOTOGRÁFICO DIGITAL DE ANATOMIA HUMANA – SISTEMA ESQUELÉTICO (276 e 470)

O atlas servirá de apoio tanto para docentes quanto para discentes nas práticas pedagógicas de apoio à construção do conhecimento em anatomia. O material permaneça disponível, e de forma gratuita, para toda a comunidade através do site da Universidade. O atlas consistirá de imagens capturadas através de máquina fotográfica digital, utilizando as peças anatômicas disponíveis no laboratório de anatomia da UNIUBE. A atividade proposta contribuirá para dinamizar o estudo de anatomia, além de proporcionar o encontro entre Universidade e comunidade.

2 – Parcerias

3 - Linha Temática

4 - Cursos vinculados

Medicina

Mestrado Acadêmico em Odontologia

5 - Descrever comunidade

Em princípio, o público-alvo serão os alunos e professores das áreas de Ciências da Saúde e Biológicas das diversas Instituições de Ensino Superior espalhadas pelo país.

6 - Resultados apresentados

Relatórios parcial, de prorrogação e final.

Participação em Eventos

Menção Honrosa concedida a Marcela Beraldo Santiago, pelo trabalho "Universidade e comunidade integradas pela tecnologia digital", durante o II Seminário de Extensão (SEMEX), Universidade de Uberaba.

Marcela Beraldo Santiago ; Adriel Santos Queiroz ; Taynná Ferreira Arantes da Costa ; Leandro Carvalho Arantes ; Víctor Bauer Carvalho Duarte ; Raquel da Silva Moreira ; Giovanni Franco Postuma ; Tiago Lucas Tadeu Carvalho Castro ; Lucas Fernandes Resende ; Isabella Rodrigues Ramires ;  Marcelo Rodrigues Pinto  . Universidade e comunidade integradas pela tecnologia digital. In: II Seminário de Extensão (SEMEX), 2017, Uberaba. Anais 2017 (Educação). Uberaba, 2017. v. 1. p. 14-14.

Adriel Santos Queiroz ; Taynná Ferreira Arantes da Costa ; Leandro Carvalho Arantes ; Víctor Bauer Carvalho Duarte ; Raquel da Silva Moreira ; Giovanni Franco Postuma ; Tiago Lucas Tadeu Carvalho Castro ; Lucas Fernandes Resende ; Isabella Rodrigues Ramires ;  Marcelo Rodrigues Pinto  . Metodologia digital aliada a ação extensionista. In: I Seminário de Extensão (I SEMEX), 2016, Uberaba. Anais do I SEMEX. Uberaba, 2016. v.

2015 à 2018

8 – Fotos