Projeto Ponto de Ideias

1-Detalhamento do programa/projeto

O Projeto Ponto de Ideias é uma agência experimental de publicidade e propaganda  que desenvolve campanhas publicitárias e ou peças publicitárias, marcas, slogans para projetos de extensão, projetos acadêmicos,  ações e eventos da própria Uniube, bem como para a comunidade externa. Sua dinâmica se dá com o desenvolvimento de  todas as etapas que integram  uma campanha. São eles:  Briefing, Pesquisa, Planejamento, Criação e Produção. Os alunos participantes têm, portanto, oportunidade de desenvolver habilidades atuando nas principais funções de um profissional dentro de uma agência de publicidade ou empresa de comunicação.

O Projeto Ponto de Ideias tem dois grandes objetivos. O primeiro  é oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver  atividades inerentes ao exercício da publicidade, sob a supervisão de  professores, tendo a vivência de um trabalho desenvolvido para um cliente real.  O segundo  objetivo é atender a demandas internas de comunicação da Uniube, bem como, Projetos e Instituições, da  comunidade local, que precisam de ações publicitárias para  melhorar seu  atendimento, aumentar sua visibilidade ou mesmo otimizar  a eficiência da  proposta.  

Aberto a todos os alunos do curso do 1º ao 8º períodos, os alunos participantes desenvolvem habilidades atuando nas principais  funções de um profissional de publicidade tais como:  atendimento, planejamento, criação, desing . Para amenizar a menor bagagem técnica dos alunos, dos períodos iniciais, são oferecidas oficinas aos integrantes do projeto, antes mesmo de começar o atendimento. Posteriormente são iniciados os trabalhos com o briefing feito junto aos responsáveis pela solicitação de trabalho que são considerados  clientes da Agência Ponto de Ideias. Essa prática possibilita que os alunos exercitem a função de atendimento e, posteriormente, prossigam no processo de planejamento, criação e produção.

Como resultado do  Ponto de Ideias é possível identificar projetos e instituições que foram beneficiadas com  uma identidade visual adequada, uso de logotipo com critérios profissionais ou mesmo a divulgação de um evento. Os elementos que compõem a linha de comunicação de uma empresa, se adequados, resultam em uma imagem de credibilidade e seriedade junto ao público alvo,  imprensa e comunidade em geral. Também podemos classificar como resultado,  o fato da Ponto de Ideias ter condições de auxiliar a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Depois de participarem de oficinas e exercitarem os processos de criação e produção, no atendimento aos clientes da agência, os alunos tornam-se aptos a ocuparem vagas de estágios remunerados. Em consequência eles podem ter um auxílio financeiro para   concluírem a graduação com menor dificuldade.

2 – Parcerias- não se aplica

 

3- Linha Temática: Artes  

4 - Cursos vinculados: Publicidade e Propaganda  

5 - Descrever comunidade : O Projeto atende a demandas internas da Uniube tais como, Projetos de Extensão, Eventos Científicos promovidos pelos cursos, campanhas institucionais do Hospital Mario Palmério e demandas externas de Instituições filantrópicas e com cunho social.

6 - Resultados apresentados:

Relatório 2019/2

 Projeto I: Outubro Rosa 

O MPHU (Mário Palmério Hospital Universitário) e a Liga Acadêmica de Ginecologia, que promovem anualmente a campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama, requereu ao Ponto de Ideias a criação de uma campanha voltada para a comunidade, especificamente ao público feminino. Foram desenvolvidos o conceito criativo da campanha e a produção de peças online e off-line.

Descrição do Job: Criação de logotipo, camiseta, posts, cartaz,

Outdoor

Projeto II: Novembro Azul 

A Lanut (Liga Acadêmica de Nefrologia, Urologia e Transplantes), em parceria com o NEPE ( Núcleo de Ensino e Pesquisa ) e o MPHU (Mário Palmério Hospital Universitário), promoveram uma campanha de conscientização para a prevenção do câncer de próstata. Foi solicitado a produção  de peças digitais para sensibilização do público alvo.

Descrição do Job: Criação de logotipo, camiseta, posts, panfleto,

Outdoor

Projeto III: Cooperu

A Cooperu (Cooperativa dos Recolhedores autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba), solicitou ao Ponto de Ideias a criação de um logotipo, com objetivo de padronizar a identidade visual e reforçar a marca. Após aprovação solicitou, também, um banner com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o tempo de decomposição do lixo na natureza

Descrição do Job: Criação de logotipo e Banner

Projeto IV: Asah

A Asah é uma associação de amigos dos hipertensos, voltada para o atendimento / triagem da comunidade de Uberaba. Os coordenadores do projeto solicitaram à Agência Ponto de Ideias a criação de uma marca que representasse a essência do trabalho proposto pela associação. Os alunos desenvolveram um conceito criativo para o logotipo e as derivações da aplicação da marca para diversos tipos de materiais.

Descrição do Job: Criação de logotipo e aplicações

Projeto V: Camiseta Amizade Compatível

O programa de extensão Amizade Compatível tem como objetivo instruir, multiplicar e divulgar conhecimentos sobre o Cadastro e Doação de Medula Óssea e de Sangue. A coordenadora do projeto, solicitou ao Ponto de Ideias a criação de uma camiseta, com o objetivo de reforçar a identidade do projeto e divulgar a importância da doação de Sangue. A equipe Ponto de Ideias já trabalhou com o Projeto Amizade Compatível em várias demandas.

Descrição do Job: Criação de camiseta para o projeto.

Projeto VI : Liga de Anatomia Aplicada 

Solicitou ao Ponto de Ideias que criasse um logotipo para a Liga com o

objetivo de solidificar a imagem do trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos

da área de saúde da Uniube.

Descrição do Job: Criação de logotipo e aplicações

Projeto VII: Projeto de Extensão Ed. Física e Medicina. 

A coordenadora do projeto procurou a Agência Ponto de Ideias para que fosse sugerido um nome ao projeto de Extensão dos cursos de Educação Física e Medicina, que tem como objetivo ajudar a comunidade acadêmica a lidar com a ansiedade por meio das atividades físicas orientadas. Após a escolha do nome foi desenvolvida, por nossa equipe, a identidade visual do projeto, com a criação do logotipo e suas devidas aplicações .

Descrição do Job: Criação do nome, logotipo e aplicações

Projeto VIII – Oficinas de Criação

Equipe 2020/1

A cada início de semestre a Agência Ponto de Ideias recebe novos alunos para compor sua equipe. Geralmente são alunos recém-chegados ao curso (1º período), que temos o prazer de acolher no projeto. E por se tratar de alunos que ainda não dominam as ferramentas de criação e produção publicitária, é ofertado, nas primeiras semanas, uma oficina de aprendizagem, na qual eles têm oportunidade de instruir-se sobre a organização dos arquivos digitais, bem como as extensões pertinente a cada arquivo de programa gráfico. É feita uma ambientação do equipamento utilizado na agência e sua interface gráfica (Uso dos computadores Macintosh). Posteriormente, os alunos aprendem nessas oficinas a lidar com os programas gráficos (Photoshop e Illustrator). Como estes alunos possuem pouca habilidade ou quase nenhuma, são feitas atividades práticas para o manuseio das ferramentas dos programas, bem a aplicação e utilização dos mesmos em peças gráficas. Também são oferecidas oficinas para o desenvolvimento do processo de coleta de informações    (briefing) e para o processo de criação.   Com isso, os alunos, adquirem habilidades necessárias  para  sua participação no Projeto Ponto de Ideias

7 – Vigência- O Projeto Ponto de Ideias foi iniciado em 2016.

8 – Fotos-

9 - Logo do projeto/programa