LOGO
NÚCLEO DE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR
1 - Detalhamento do programa/projeto
As doenças cardiovasculares apresentam significativas taxas de letalidade em grande parte da população e, por ano, ocorrem, em média, 200.000 PCRs (Parada Cardiorrespiratória) no Brasil, sendo que metade dos casos são identificados em ambiente hospitalar, e outra metade em ambiente extra-hospitalar. Assim, a PCR é considerada como uma emergência médica extrema e como resultado, sequelas irreversíveis e a evolução do paciente a óbito podem ocorrer, se medidas adequadas não forem adotadas rápida e efetivamente. Diante disso, é de suma relevância o conhecimento precoce do Suporte Básico de Vida (SBV) aos estudantes desta instituição de ensino, a fim de que esses possam realizar a capacitação de membros da comunidade, um objetivo que pode ser alcançado com a formação de núcleos de ensino-aprendizagem. Portanto, diante dessa temática e da necessidade de aprimorar a prática de SBV, o Projeto Núcleo de Reanimação Cardiopulmonar possui o papel crucial de auxiliar na formação de membros capacitados quanto ao SBV, e difusores desta temática em qualquer âmbito social.
O SBV consiste em várias etapas e manobras que devem ser executadas sequencialmente. Incluem a avaliação e a intervenção em cada fase da reanimação cardiopulmonar, assim identificadas: circulação (avaliação de sinais da circulação e realização de compressões torácicas), abertura de vias aéreas (avaliação e posicionamento correto das vias aéreas), respiração (avaliação dos movimentos respiratórios e realização das ventilações) e desfibrilação automática externa precoce, de acordo com a American Heart Association.
2 - Parcerias
SOMITI.
3 - Linha Temática
Suporte Básico de Vida
4 - Cursos vinculados
Medicina
5 - Descrever comunidade
Crianças, adolescentes e adultos, ou seja, a comunidade como um todo, que pode se situar diante de uma parada cardiorrespiratória.
6 - Resultados apresentados
Semanalmente são realizadas reuniões e treinamentos quinzenais, a fim de que a teoria seja fixada aliada à prática. Além disso, capacitações em outros locais, como na Escola José Ferreira, cidade de Sacramento e Corpo de Bombeiros de Uberaba também foram realizadas. A cada semestre realizam-se capacitações para os calouros do curso de medicina, e duas já foram feitas com êxito. Capacitações aos alunos de demais cursos também, pelo Projeto de Apoio ao Estudante (PAE) e ao curso de Enfermagem.
7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar inicio e término)
Em andamento