PROJETO: METODOLOGIA INCLUSIVA NO ESTUDO DA BIOLOGIA

Professoras responsáveis: Giuliana Cristina Marre Bruschi Thedei e Tatiana Reis Vieira

1. Detalhamento do projeto:

No Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo que 506 mil são cegas totais e seis milhões com baixa visão. No ensino superior, nos últimos dez anos as matrículas de pessoas com deficiência aumentaram significativamente. Relacionado a esse dado e ao pouco preparo das instituições para dar condições de estudo a esses alunos, existe a necessidade do maior desenvolvimento de materiais adequados a indivíduos com deficiência visual. Dessa forma, este projeto teve como objetivo a elaboração de materiais didáticos de Histologia para estudantes com deficiência visual, tendo em vista a carência de recursos metodológicos nas universidades. Foram montadas pranchas com base em imagens de cortes histológicos sendo considerados aspectos como textura, cores em contraste, tamanho e alto relevo, para assistir tanto alunos com baixa visão ou perda total da mesma. Entre os materiais utilizados destaca-se: EVA, papelão, barbante. Foram confeccionadas legendas explicativas referentes a cada prancha em letras de tamanho e fonte adequados à baixa visão e também em Braille. Os trabalhos foram realizados em encontros semanais com os integrantes do projeto e as professoras responsáveis, com a participação efetiva de todos os alunos em todas as etapas da confecção dos materiais. Portanto, este trabalho busca incentivar o ingresso, bem como a permanência, de alunos com deficiência visual no ensino superior em cursos que demandem conteúdos nos quais a visão é imprescindível, como é o caso da Histologia, mostrando que é possível o aprendizado desse conteúdo a partir da utilização de materiais alternativos e adequados a este tipo de deficiência.

2- Parcerias: Instituto dos cegos do Brasil Central-Uberaba

3- Linha temática: Educação

4- Cursos vinculados: Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas

5- Comunidade:

- alunos de cursos de graduação da área da Saúde que apresentem alguma deficiência visual;

- alunos que frequentam o Instituto dos Cegos (de diferentes faixas etárias e etapas escolares)

6- Resultados apresentados:

Todas as pranchas que foram confeccionadas foram utilizadas por um aluno de baixa visão de um curso da Uniube durante as aulas práticas de um componente onde a parte de Histologia é abordada. Os resultados em relação ao acompanhamento do aluno nas aulas práticas foram extremamante positivos, uma vez que, sem as pranchas o aluno teria que ouvir as explicações e imaginar como é a estrutura de cada tecido estudado e utilizando as pranchas, ele pode compreender de forma mais concreta a estrutura e a organização de cada tecido. E as cores utilizadas no material (pranchas) também contribuiram, uma vez que este aluno, por apresentar ainda um pouco da visão, conseguia fazer uma distinção correta de todas as estruturas presentes. O material também foi apresentado aos estudantes que frequentam o Instituto dos cegos e teve também uma boa receptividade e compreensão dos tecidos.

7-Vigência: De Março de 2019 até o final de 2020. (Será solicitada renovação)

8- Fotos: nas páginas seguintes

9-Logo: não tem.

IMG-20190325-WA0011.jpg

Figura 1. Encontros semanais de montagem das pranchas dos diferentes tecidos com a participação dos alunos do projeto e da professora coordenadora (27/03/19).

IMG-20190403-WA0005.jpg

Figura 2. Encontros semanais de montagem das pranchas dos diferentes tecidos com a participação dos alunos do projeto e da professora coordenadora (04/04/19).

IMG-20190610-WA0005.jpg

Figura 3. Encontros semanais de montagem das pranchas dos diferentes tecidos com a participação dos alunos do projeto e da professora coordenadora (10/06/19).

IMG-20190610-WA0006.jpg

Figura 4. Encontros semanais de montagem das pranchas dos diferentes tecidos com a participação dos alunos do projeto e da professora coordenadora (10/06/19).