PROJETO 10/2016 - MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

Professora Coordenadora: Dra. Luciene Chagas de Oliveira

Professores Orientadores: Ms. Stéfano Schwench Borges Vale Vita,

Dr. Eduardo Chagas de Oliveira, Ms. Eldane Vieira Júnior e Dra. Luciene Chagas de Oliveira

1 - Detalhamento do programa/projeto

Atualmente, observa-se que a participação de alunos das áreas de Tecnologia em competições de Maratonas de Programação é muito importante. A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este evento é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Com foco em alunos do ensino superior, visa à formação de talentos na área. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no profissional. Primeiramente, a competição de Maratona de Programação estimula a capacidade do aluno de resolver problemas computacionais rápida e eficientemente, que é uma das habilidades principais exigidas de um profissional de Computação. Além disso, a maratona também estimula seu raciocínio lógico, o que deve lhe ajudar nas disciplinas do seu curso. Por fim, são ofertadas premiações para os primeiros colocados e ter boas colocações na competição enriquece seu currículo como programador e resolvedor de problemas, o que é muito valorizado por grandes empresas da área.

O projeto de extensão Maratona de Programação tem como objetivo disponibilizar uma estrutura para que os alunos de Escolas de Ensino Médio e da Uniube possam ser treinados no mesmo ambiente utilizado nas maratonas de programação regionais e nacionais.

O projeto Maratona de Programação Uniube possui as seguintes vantagens: promover o desenvolvimento pessoal através da solução de novos problemas, desenvolver o raciocínio lógico, despertar o sentimento de orgulho e superação ao vencer desafios e diferenciação no mercado de trabalho e currículo.

2 - Parcerias

O projeto conta com apoio da empresa Algar Telecom que organiza Maratonas de Programação para as instituições de ensino na cidade de Uberlândia e região. Além disso, a empresa oferece suporte às dúvidas referentes a competições de maratonas de programação.

O projeto também contou com a parceria da Escola Messias Pedreiro em 2018, com a parceira da Escola Ângela Teixeira da Silva em 2019. E no primeiro semestre de 2020,  tivemos 308 alunos inscritos de 65 escolas diferentes.

3 - Linha Temática

4 - Cursos vinculados

Engenharia da Computação - Uniube Uberlândia

5 - Descrever comunidade

Alunos de Escolas de Ensino Médio e da Uniube

6 - Resultados apresentados

As maratonas são competições destinadas a times compostos por 2 a 3 estudantes, ou individual, e um técnico (coach - professor ) que representam sua instituição. Durante a competição, tarefas de computação são passadas aos times que têm um período de tempo e apenas um computador para desenvolver programas que solucionem os problemas propostos.  A correção é feita em tempo real: quando o time julga que um problema está resolvido, submete eletronicamente a solução, que é analisada pelos juízes em uma massa de testes (desconhecida dos competidores). Para cada problema solucionado, o time recebe um balão. A cada problema é atribuída uma cor de balão diferente.

De fevereiro a dezembro de 2019, aconteceram encontros dos alunos para treinamento e preparação para as maratonas de programação no laboratório de informática. No ano de 2020, os treinamentos foram realizados de forma online e remota.

Além disso, os alunos realizam treinamentos online utilizando a plataforma URI Online Judge que promove a prática de programação e o compartilhamento de conhecimento.   No sistema URI também é possível que o professor visualize a progressão dos alunos, isto é, quais exercícios eles fizeram, bem como as soluções e se estão corretas (em verde) ou erradas (em vermelho).

Desde o início do projeto, cursos de programação e competições de maratonas são ofertados para alunos de escolas de Ensino Médio e para alunos da Uniube.

Metodologia

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar inicio e término)

O projeto teve início em 2016 e renovado a cada ano.

O término da última renovação é 12/2020, porém será solicitada renovação novamente.

8 - Fotos

Fotos e Resultados - Projeto Maratona de Programação Uniube