PROJETO 04/2020 - FÁBRICA DE SOFTWARE

Professora Coordenadora: Dra. Luciene Chagas de Oliveira

Professores Orientadores: Ms. Stéfano Schwench Borges Vale Vita e Dra. Luciene Chagas de Oliveira

1 - Detalhamento do programa/projeto

O projeto Fábrica de Software é composto por um conjunto de recursos (humanos e materiais), processos e metodologias estruturados de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais, utilizando as melhores práticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenções dos softwares.

Neste projeto serão gerados artefatos tecnológicos ou serviços de TI (Tecnologia da Informação) que contribuem para o desenvolvimento e crescimento urbano, bem como possibilita o empreendedorismo e inovação tecnológica. Neste sentido, o desenvolvimento de softwares e inovações de base tecnológica produzem inúmeros benefícios que se estendem aos diversos setores sociais, tais como, as áreas empresarial, da educação e da saúde.

O objetivo de projeto Fábrica de Software é capacitar os alunos para que possam desenvolver software e gerar tecnologia para a comunidade externa, tanto empresas como indivíduos. Estes indivíduos podem ser a população de forma geral ou indivíduos com necessidades especiais. Assim, o projeto permite promover a possível utilização de Tecnologias Assistivas.

A principal justificativa deste projeto para a comunidade externa é que dentro da Universidade será possível gerar tecnologia para a comunidade externa, empresas e/ou comunidade em geral. Esta geração de tecnologia poderá ser uma inovação tecnológica ou a automação de um determinado processo que irá contribuir para diversos benefícios, tais como: facilitar o acesso e circulação da informação, diminuir os custos com a produção, possibilitar uma gestão segura e eficaz, reduzir o tempo de trabalho, possibilitar novos investimentos em prospecção, etc.

Além disso, a motivação para participação dos alunos neste projeto é que terão a oportunidade de trabalhar em um projeto real e colocá-lo em prática (implantação). Assim, os alunos irão ter um crescimento profissional, curricular e de conhecimento dentro da Universidade e conseguir produzir tecnologia.

2 - Parcerias

Não há.

3 - Linha Temática

Desenvolvimento Urbano

4 - Cursos vinculados

Engenharia da Computação - Uniube Uberlândia

5 - Descrever comunidade

O público alvo do projeto envolve a comunidade em geral (empresas, pessoas ou grupo de pessoas da comunidade) que possuem a necessidade de um software, ou aplicativo, ou automação de processos para resolver problemas em diversas áreas: saúde, educação, empresarial, industrial, hospitalar, pessoal, etc. Ou seja, incorporar a Tecnologia da Informação para resolver problemas da sociedade em geral.

6 - Resultados apresentados

O projeto funciona como uma empresa de software, ou fábrica de software, no qual os alunos participantes são os desenvolvedores, analistas de sistemas, testadores e arquitetos de softwares, e os professores orientadores são o gerente de projetos.

No primeiro semestre de 01/2020 foi desenvolvido um site para a comunidade em geral cujo objetivo foi mostrar informações sobre a pandemia do Coronavírus (COVID-19). O site foi disponibilizado no link:  https://nautillus.info/

O site contém os seguintes módulos: o que é o coronavírus?, prevenção, sintomas, transmissão, tratamento, nutrição, fake news, dicas de higienização de aparelhos eletrônicos, atendimento médico, teste online (autodiagnóstico), mapa com dados reais por cidade e por estados do Brasil.

Além disso foi criado um aplicativo, mas ainda não está disponível, que mostra os casos de COVID-19 no mundo e as maiores pandemias da história.

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar inicio e término)

Início: 01/2020

Término: 12/2020, porém será solicitada renovação