SITE DA EXTENSÃO

1 - Detalhamento do programa/projeto: Projeto Conte sua História.

O projeto disponibilização de pontos de escuta de histórias de vida em espaços públicos realizado por alunos do curso de Psicologia, que posteriormente trabalham com o conteúdo das histórias por meio de análise livre do discurso, escrita de crônicas, dramatização e registro em documentário. O material é disponibilizado no site oficial do projeto.

2 – Parcerias: Curso de Comunicação

3 - Linha Temática: Saúde Coletiva

4 - Cursos vinculados: Psicologia e Comunicação:

5 - Descrever comunidade: População da cidade de Uberaba

6 - Resultados apresentados:

6.1. Para a formação acadêmica dos alunos:

- Desenvolvimento de competências e habilidades associadas à escuta qualificada, análise e interpretação do discurso, empatia e criatividade;

- Aproximação da prática do psicólogo na Atenção Básica em saúde, com suas complexidades e desafios; e,

- Aprendizagem de lida com a frustração e com a avaliação contínua de ações enquanto elemento transversal do cuidado em saúde.

6.2. Para a comunidade externa:

- Estímulo à reflexão acerca da importância das histórias individuais enquanto fontes de aprendizagem compartilhadas;

- Acolhimento a demandas psicossociais e a sofrimentos psicológicos em contexto afetivo e proativo; e,

- Disponibilização de espaço para processos de ressignificação de histórias de vida no sentido da valorização e da ênfase sobre processos de enfrentamento e resiliência.

7 - Vigência: Renovado  até junho de 2021

8 - Fotos