PROJETO ANÁLISES URBANAS: AMPLIANDO OLHARES

Coordenação: Profa. Camila Ferreira Guimarães

1 - Detalhamento do programa/projeto:

O projeto de extensão “Análise urbana: ampliando olhares” propõe a aproximação de alguns conteúdos abordados no curso de Arquitetura e Urbanismo, que desempenham influência na percepção do espaço que habitamos, com alunos de Escolas Públicas. Entendemos que a visão crítica do habitar urbano no contexto sociocultural contemporâneo é fundamental para o exercício da cidadania. Apresentamos como objetivo principal o desenvolvimento de reflexões sobre o papel do aluno no contexto urbano, ressaltando as vivências cotidianas. Assim, busca-se aproximar as questões desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo com alunos de escolas públicas. Somado a isso, intenciona-se o desenvolvimento da capacidade de interação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo na elaboração das atividades a serem desenvolvidas.

As atividades que foram trabalhadas com os alunos das Escolas Públicas abordaram questões sobre acessibilidade, habitar, percepção espacial e patrimônio cultural. Um dos métodos que foram trabalhados com os alunos é o mapeamento coletivo, que consiste em uma prática ativa de reflexão, na qual o mapa é uma das ferramentas que facilita a abordagem e a problematização de territórios sociais, subjetivos e geográficos, onde vai-se construindo e potencializando a difusão de novos paradigmas de interpretação da realidade. A isto, soma-se outras séries de recursos que consistem em criações e suportes gráficos e visuais que, misturados com dinâmicas lúdicas, se articulam para impulsar espaços de sociabilização e debate, são, também, disparadores e desafios em constante movimento, troca e apropriação. O projeto explora o questionamento frente ao habitar a cidade e a casa, assim partimos de questões como: O que é habitar? Onde nos sentimos em casa? Para propormos um debate aos alunos sobre qual é o sentido de habitar (seja a nossa cidade, nossos espaços íntimos, nosso mundo etc.), sempre trabalhando uma visão mais cotidiana da arquitetura, próximo ao universo perceptivo dos alunos, dos diversos espaços que frequentamos e que, de certo modo, fazem parte do nosso existir. O fato é que existem lugares nos quais gostaríamos de nos de-morar, enquanto outros que nos expulsam, posto que neles não nos sentimos de modo algum em casa. Ao final, nosso desejo é o de contribuir com reflexões para que o aluno desperte o seu interesse pela arquitetura e a importância de pensar os espaços construídos como forma de assegurar um existir mais pleno.

2 – Parcerias

Escola Estadual Minas Gerais

3 - Linha Temática

Desenvolvimento Urbano

4 - Cursos vinculados

Arquitetura e Urbanismo

5 - Descrever comunidade

Alunos de 9º ano e Ensino Médio

6 - Resultados apresentados

O desenvolvimento do projeto trouxe diversas questões e inflexões no que diz respeito a necessidade de ampliar o alcance dos conteúdos abordados no Curso de Arquitetura e Urbanismo, principalmente aqueles que incidem diretamente na reflexão do espaço que habitamos. O exercício da cidadania requer o [re]conhecimento do direito à cidade, e, para tanto, a nossa proposta aspira possibilitar, por meio das ações extensionistas, que os alunos das escolas públicas de Uberaba possam ter instrumentos para avaliar e questionar o espaço em que vive. Assim, as ações realizadas potencializaram este aspecto, além de possibilitar aos alunos da graduação o desenvolvimento de habilidades de interação com o nosso público alvo, bem como, a especialização nos temas que desenvolvemos. Percebemos ao longo do projeto que os alunos da Escola Estadual Minas Gerais foram desenvolvendo uma percepção mais sensível em relação ao espaço, representada nas questões colocadas por eles, no material desenvolvido (mapas, desenhos e textos) e principalmente, pelo envolvimento nas atividades propostas.

7 - Vigência (informar o tempo de vigência, caso finalizado informar início e término)

Início: agosto 2019 a julho 2020 – proposta de renovação: agosto 2020 a julho 2021

8 – Fotos

Figura 1 e 2: Visita ao entorno da Escola Estadual Minas Gerais. Todos professores orientadores e todos os monitores