PROJETO DE EXTENSÃO ALONGUE-SE COORDENADORA: ADRIANA D’APRILE REZENDE

DETALHAMENTO DO PROJETO:  O projeto ALONGUE-SE é caracterizado por aulas de alongamento orientado abertas gratuitamente à toda comunidade que são ministradas por professores e alunos do curso de Educação Física. As aulas têm duração de 45 minutos e acontecem em dois encontros semanais no campus Aeroporto da UNIUBE.

O objetivo geral do projeto é proporcionar a comunidade interna e externa um cenário de práticas voltadas para o bem-estar e qualidade de vida por meio de técnicas de alongamento que visam manter e ampliar a flexibilidade articular e muscular e a conscientização corporal, tendo em vista, que a redução da flexibilidade é um fator favorável para desconfortos musculoesqueléticos e perdas funcionais. Os alunos envolvidos no projeto de extensão são preparados para receber a comunidade e estimular a prática de exercícios físicos orientados em grupo, estimulando além dos benefícios físicos como a mobilização corporal e a flexibilidade, a interação social sendo esta, um fator fundamental para a saúde mental.

O projeto vem sendo desenvolvido desde abril de 2019 e até o momento tem alcançado o objetivo de oferecer para a comunidade interna e externa, exercícios físicos como o alongamento, na expectativa de expandir ainda mais esta prática a outros participantes, pautados no conhecimento teórico e oportunizando momentos de interação e bem-estar quesitos tão importantes para manter uma boa qualidade de vida. O modo humanizado com o qual as atividades vêm sendo realizadas, levando-se em consideração a afetividade e a cordialidade, tem propiciado vínculos importantes aumentando a aderência ao projeto tendo em vista o aumento do número de participantes ao longo da sua oferta. Além disso, foi possível promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão para os alunos extensionistas envolvidos oportunizando uma formação pautada no conhecimento técnico, científico, cultural e acima de tudo com bases nas necessidades individuais possibilitando o fortalecimento da responsabilidade social desta ação o que justifica projetos desta natureza.

Vigência: 2019/1 até o presente momento

Parcerias: UATI – Universidade Aberta à TerceiraIdade Linha Temática: Saúde e Bem-estar

Curso Envolvido: Educação Física

Figura 1: Grupo Alongue-se -2019. Fonte: acervo do autor.

Figura 2: Grupo Alongue-se -2019. Fonte: acervo do autor.

Figura 3: Grupo Alongue-se -2019.

Fonte: acervo do autor.

Figura 4: Grupo Alongue-se e UATI 2020. Fonte: acervo do autor.

Figura 5: Grupo Alongue-se e UATI 2020. Fonte: acervo do autor.

Figura 6: Grupo Alongue-se e UATI 2020. Fonte: acervo do autor.

Figura 7: Grupo Alongue-se e UATI 2020. Fonte: acervo do autor.