AÇÕES PREVENTIVAS, DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS EM SAÚDE BUCAL REALIZADAS EM AMBIENTE HOSPITALAR

1 - Detalhamento do programa/projeto

Ações preventivas, diagnósticos de lesões orais que possam comprometer ou agravar a saúde local ou sistêmica, estão sendo realizadas. Nesse contexto, vale destacar que a cavidade oral também é um ambiente propício para proliferação microbiana, inclusive de microrganismos patogênicos. Essa proliferação e transformação da microbiota oral acontece principalmente nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que usualmente necessitam de ventilação mecânica (VM). A pneumonia nosocomial está diretamente associada com agentes biológicos patogênicos presentes na placa bacteriana e colonizações da orofaringe, este último quando o paciente está recebendo VM. A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é definida como a pneumonia que se desenvolve 48 horas após a intubação endotraqueal e início de ventilação mecânica. A PAVM é a segunda infecção nosocomial mais comum nas UTIs e o primeiro mais comum em pacientes recebendo ventilação. A taxa de mortalidade associada à PAVM varia de 20 a 70%. Estudos tem demonstrado redução da colonização microbiana oral e pneumonias nosocomiais, principalmente a associada à VM, após a implementação da higiene bucal de forma regular. O objetivo deste projeto é orientar os pacientes, diagnosticar, prevenir e tratar as afecções em cavidade bucal e estruturas correlatas, exercendo um protocolo de atendimento odontológico no ambiente hospitalar, como membro da equipe multiprofissional.

2 – Parcerias

Universidade de Uberaba e Mário Palmério Hospital Universitário

3 - Linha Temática

Saúde bucal coletiva e Odontologia Hospitalar

4 - Cursos vinculados

Odontologia

5 - Descrever comunidade

Pacientes internados no MPHU em clínica médica e UTI adulto

6 - Resultados apresentados

Através dos extratores, casos de pneumonias e número de pacientes internados na clínica médica SUS e UTI adulto, do sistema SoulMV do Hospital Universitário Mário Palmério, objetivamos avaliarmos quantitativamente se houveram redução de novos casos da doença no período de setembro do ano de 2017  à janeiro de 2018, intervalo que não tínhamos a implantação do projeto de extensão que está vigente “Ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas em saúde bucal realizadas em ambiente hospitalar”, comparado com o período de fevereiro de 2018 a junho de 2019, o qual já estava em prática.

Após a análise estatística, observou-se uma redução de pneumonias associadas à ventilação mecânica significativa na UTI adulto, sendo o projeto de extensão responsável por ter realizado durante esse período 1307 atendimentos.

7 - Vigência (em andamento)

8 - Fotos