Compartilhe
Acontece na Uniube

Egresso do curso de História da Uniube lança livro sobre reprodução simulada de crimes

Compartilhe
Egresso do curso de História da Uniube lança livro sobre reprodução simulada de crimes

Obra apresenta uma abordagem interdisciplinar, que reúne conhecimentos jurídicos e periciais sobre Criminalística, Direito Processual Penal e metodologia científica

O egresso do curso de História da Uniube, Andrei Röehrs Portinho, lançou o livro “Reprodução Simulada dos Fatos: fundamentos da reconstrução criminal”. A obra, que está disponível para aquisição aqui, reúne conhecimentos jurídicos e periciais para estudantes, profissionais das ciências forenses e operadores do Direito que têm interesse em compreender detalhadamente a reconstrução de crimes.

Esse é o primeiro livro autoral de Portinho, que também é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e ex-advogado criminalista. Na obra, o autor apresenta uma abordagem interdisciplinar sobre reconstrução simulada de fatos por meio da integração de fundamentos sobre Criminalística, Direito Processual Penal e metodologia científica.

Portinho comenta que a ideia de escrever o livro surgiu a partir da própria experiência profissional como perito criminal oficial do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS), onde atua desde 2012. Outro fator que contribuiu para a produção da obra foi a necessidade de sistematizar conhecimentos técnicos e jurídicos sobre a reprodução simulada dos fatos.

“Escolhi o tema por sua relevância para a investigação criminal e por ainda haver espaço para aprofundar sua discussão técnica e jurídica. O objetivo é oferecer fundamentos para a realização da reprodução simulada, abordando aspectos científicos, legais e os direitos fundamentais envolvidos.”

Portinho diz que cursar História na Uniube ajudou na escrita do livro. A graduação ampliou a compreensão sobre a análise crítica de evidências, a contextualização dos acontecimentos e a reconstrução de fatos a partir de vestígios e fontes, sendo esses alguns dos aspectos que dialogam com a investigação criminal.

“A obra é resultado da integração entre minha experiência profissional na perícia criminal, minha trajetória acadêmica e meu interesse pela produção e disseminação do conhecimento científico. Espero que ela contribua para o aprimoramento das práticas periciais e para o fortalecimento da Criminalística no Brasil”, pontua.

 
Serviço

O livro “Reprodução Simulada dos Fatos: fundamentos da reconstrução criminal” está em fase de pré-venda. Os interessados podem acompanhar mais informações e fazer a aquisição da obra no perfil oficial — clique aqui.


Vander SouzaAutoria