Clínica de Fonoaudiologia

Fonoaudiólogo é um profissional da Saúde, de atuação autônoma e independente que exerce suas funções nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição?. (Conselho Federal de Fonoaudiologia).

O Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Uberaba existe desde 1997 e tem como objetivo formar profissionais com visão generalista, que atuem em ações de caráter preventivo-assistencial, conscientes das necessidades da população e das resultantes sociais das políticas econômicas e dos programas nacionais de saúde. Foi reconhecido pelo MEC em 2000, com conceito A, e recebeu nota 4 na renovação de reconhecimento, em outubro de 2007.

O curso apresenta possibilidade de formação em 4 ou 5 anos, com carga-horária total de 3.750 horas.

A Fonoaudiologia desenvolve ações de promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico dos aspectos motores orais, linguagem, voz e audição. Realiza, também, tratamento dos distúrbios como atrasos na aquisição da fala; gagueira; troca de sons na fala e letras na escrita; dificuldades na aprendizagem; rouquidão; dificuldades nas funções como deglutição, respiração, mastigação, sucção; perdas auditivas; zumbidos; tonturas; problemas neurológicos; alterações da linguagem em portadores de síndromes, dentre outros. Cuida, ainda, do aperfeiçoamento vocal de profissionais da voz, como professores, cantores, jornalistas, operadores de telemarketing e atores.