InterEdu

DATAS IMPORTANTES

Inscrição com submissão de trabalhos: até o dia 14 de maio de 2017.
Inscrição em minicursos: até o dia 30 de maio de 2017.
Inscrição para lançamento de livros – até o dia 15 de maio de 2017.
Inscrição apenas como ouvinte: até o dia 25 de maio de 2017.
Divulgação dos trabalhos aprovados até o dia 05 de junho de 2017 (apenas no site do evento).
Realização do evento: 28 a 29 de junho de 2017.
Disponibilização dos certificados digitais: até 31 de agosto
Disponibilização dos Anais Eletrônicos: até 28 de setembro de 2018

LOCAL DO SEMINÁRIO

Universidade de Uberaba, Campus Aeroporto,
Av. Nenê Sabino, 1801, Bairro Universitário, Uberaba, MG, Brasil, CEP: 38055-500  
Bloco Y, salas 1, 2 e 3 – Sessões Paralelas de Comunicação Oral e Credenciamento
Hall e anfiteatro da Biblioteca Central: todas as demais atividades
https://www.uniube.br/eventos/interedu/

MAPA

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A CIDADE DE UBERABA, MG

Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, Brasil, localizado na região do Triângulo Mineiro. Sua população, em julho de 2016, era de 325,279 habitantes, a oitava mais populosa do estado e a 82ª mais populosa do Brasil, contando com mais de 175 bairros e um crescimento populacional de aproximadamente 3 000 habitantes por ano. É considerada uma cidade-polo e seu produto interno bruto é o 72° maior do Brasil.

Uberaba, MG - Fotos e Guia Turístico
https://www.youtube.com/watch?v=RE-gLgB0wx0

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CONTATO


interedu@uniube.br




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APRESENTAÇÃO

Promovido pelo Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, e em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triângulo Mineiro – campus Uberaba, o Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação congregará pesquisadores da área de educação e afins, nos dias 28 e 29 de junho de 2017, no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba.

O conceito de interdisciplinaridade, em torno do qual nos reunimos nesse evento, conserva-se irredutível a uma única concepção teórica. A polissemia da noção de interdisciplinaridade, por outro lado, concede a cada projeto interdisciplinar um sentido próprio teórico-prático, embora exista a concordância de pesquisadores da temática de que se trata de não fracionar o saber. Assim, buscamos provocar as disciplinas para o diálogo entre si, para que se compreenda a unidade na diversidade dos conhecimentos, tanto em relação às investigações científicas, quanto nos elos pedagógicos em ambientes educativos.

Nesta edição, apresentamos como objetivos: socializar a produção científica sobre perspectivas interdisciplinares elaboradas nos programas de pós-graduação em educação e discutir propostas de práticas interdisciplinares na escola e em outros espaços educacionais.

Diálogos inovadores e compromisso social serão memorados e abordados nesse evento, e seus indicadores poderão ser percebidos no conjunto de pesquisas, reflexões e propostas, em diferentes contextos, os quais serão divulgados e debatidos em mesas-redondas, comunicações, apresentações virtuais, sessão especial, exposições, lançamentos de livros e no encontro de instituições congêneres.

Este Seminário integra-se ao projeto “Perspectivas interdisciplinares na educação”, com o apoio do CNPq e da FAPEMIG. Agrega-se, ainda, às atividades do Círculo Latinoamericano de Fenomenologia, da Association Internationale Gaston Bachelard, do Observatorio Internacional de la Profesión Docente, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos e da Rede de Pesquisadores sobre o Professor na região Centro-Oeste.

A Comissão Organizadora convida a comunidade acadêmica a submeter propostas que expressem o conhecimento construído nos diversos cenários da atitude interdisciplinar.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

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COMISSÃO ORGANIZADORA

• Sueli Teresinha de Abreu Bernardes – UNIUBE (Coordenação geral)
• Adriana Paula Martins – IFTM
• Angelita de Fátima Souza – UNIUBE
• Carlen Fonseca Gonçalves – UNIUBE/UNIPAM
• Christian Ramalho Lopes – UNIUBE
• Dalila Inácio Matias - UNIUBE
• Darci de Torres Souza – UNIUBE
• Eder Teixeira Piau - SEEMG
• Elton Antônio Alves Pereira - UNIUBE/IFTM
• Kelly Gabriela Machado – UNIUBE
• Leonora de Abreu Bernardes – IFTM
• Maria Aura Marques Aidar - UNIUBE
• Maurício Reis Brasão – UNIUBE/FEESU/UNIPAC
• Paulo Dante Fornazier Leles Filho – UNIUBE/FUCAMP
• Trícia Beatriz Roza de Oliveira UNIUBE/IFTM
• Welisson Marques – IFTM

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COMISSÃO CIENTÍFICA

• Acir Mario Karwoski - UFTM
• Adriana Marques Aidar – UNIUBE
• Ailton Paulo de Oliveira Junior – UFTM
• Alberto Matías Gonzáles – USSJMP
• Ana Keila Enes Andrade – IFTM
• André Belico de Vasconcelos - UNIUBE
• André Luís Teixeira Fernandes – UNIUBE
• Andréa Queiroz Fabri – UNIUBE
• Carmem Silvia Maluf – UNIUBE
• Débora Cristina Santos e Silva - UEG
• Edna Lemes Martins Pereira
• Eloy Alves Filho – UNIUBE
• Elsieni Coelho da Silva – UFU
• Fábio César da Fonseca - UFTM
• Fernanda Telles Márques – UNIUBE
• Francienne Gois Oliveira - UNIUBE
• Geovana Ferreira Melo - UFU
• Geraldo Gonçalves de Lima – IFTM
• Geraldo Thedei Junior – UNIUBE
• Giuliana Cristina Marre Bruschi Thedei – UNIUBE
• Gustavo Araújo Batista - UNIUBE
• Humberto Marcondes Estevam – IFTM
• Isa Mara Colombo Scarleti Domingues – UFG
• Kátia Maria Capucci Fabri - UNIUBE
• Leonor Paniago Rocha - UFG
• Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho - UNIUBE
• Luiz Alberto Rezende – IFTM
• Marcelo de Andrade Pereira – UFSM
• Márcia Maria de Melo Araújo - UEG
• Maria Aura Márques Aidar – UNIUBE
• Maria Célia Borges – UFU
• Maria Célia da Silva Gonçalves - FNM
• Maria da Conceição Silva Freitas – UnB
• Marilene Ribeiro Resende - UNIUBE
• Martha Maria Prata Linhares - UFTM
• Norma Lúcia Neris de Queiroz – UnB
• Orlando Fernández Aquino - UNIUBE
• Osvaldo Dalbério - UFTM
• Osvaldo Freitas de Jesus – UNIUBE
• Raimundo Márcio de Castro – UEG
• Renata Teixeira Junqueira Freire – UNIUBE
• Roberto Antonio Penedo do Amaral - UFVJM
• Sandra Eleutério Campos Martins - UFTM
• Sandra Mara Dantas – UFTM
• Solange Martins Oliveira Magalhães – UFG
• Sueli Teresinha de Abreu Bernardes – UNIUBE
• Thaísa Haber Faleiros - UNIUBE
• Valeska Guimarães Resende Cunha – UNIUBE
• Vania Maria de Oliveira Vieira – UNIUBE
• Welisson Marques - IFTM
• Wenceslau Gonçalves Neto – UNIUBE

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COMISSÃO DE ANÁLISE DE VÍDEOS

• Adriana Marques Aidar - UNIUBE
• Angelita de Fátima Souza - UNIUBE
• Camilla de Oliveira Vieira – UNIUBE
• Christian Ramalho Lopes – UNIUBE
• Faraídes Maria Sisconeto de Freitas - UNIUBE
• Indiara Ferreira - UNIUBE
• Janete Aparecida Pereira Melo – UNIUBE
• Karla de Almeida Borges – UNIUBE
• Luís Fernando Ribeiro de Oliveira - UNIUBE
• Luiz Fernando Ribeiro de Paiva – UNIUBE
• Maurício Brasão Reis – UNIUBE/ UNIPAC
• Ricardo Baratella – UNIUBE
• Valeska Guimarães Resende Cunha – UNIUBE

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REALIZAÇÃO

Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi, Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos – Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba

Apoios

IFTM
CNPQ
FAPEMIG
CAPES
PIBID
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PROGRAMAÇÃO

Local: Universidade de Uberaba, Campus Aeroporto, Av. Nenê Sabino 1801, Bairro Universitário, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Dia 28 de junho – quarta-feira

Recepção acadêmica e credenciamento dos participantes
Das 8h30min às 12 horas: saguão do bloco Y

Bloco Y - sala 1 - das 8h30min às 11h30min
Sessão de comunicações paralelas I
Coordenador: Doutorando Prof. Ricardo Baratella


• AT01-01 Carine Gomes de Faveri - ANÁLISE DOS EFEITOS DA EQUOTERAPIA NA MOBILIDADE, AUTO-CUIDADO E FUNÇÃO SOCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN.
• AT01-02 Rafaela Rodrigues Oliveira - RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR.
• AT01-03 Darlisson Bueno Paranhos - COMPARAÇÃO ENTRE HABILIDADES MANUAIS DE CANHOTOS E DESTROS.
• AT01-04 Natália Leite Rosa Mori - A INSERÇÃO DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
• AT01-05 Darlene Silva dos Santos EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
• AT04-06 Liane Magali Preuss - CIDADANIA HÍDRICA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA ENGAJAR CRIATIVAMENTE O JOVEM NA QUESTÃO DAS ÁGUAS.
• AT03-07 Jacqueline Lopes Rodrigues da Cunha - CIDADANIA E VIOLÊNCIA ESTRUTURAL.
• AT03-08 Gilson Luiz Rodrigues Souza - EMPREENDEDORISMO INTERDISCIPLINAR: DA ACADEMIA AO MUNDO: PROJETOS DE ENSINO E EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Bloco Y - sala 2 - das 8h30min às 11h30min
Sessão de comunicações paralelas II
Coordenadora: Profa. Dra. Thaísa Haber Faleiros


• AT03-01 Thaísa Haber Faleiros - O PRINCÍPIO DA PRESEUNÇÃO DE INOCÊNCIA E OS JULGAMENTOS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NA PERSPECTIVA DO ROMANCE EM CADEIA DE RONALD DWORKIN.
• AT03-02 Lidiany Caixeta de Lima - TEORIA DO MEDALHÃO: O ENSINO JURÍDICO NA REPÚBLICA DOS BACHARÉIS.
• AT03-03 Lucas Ferreira Mazete Lima - O DIREITO À PRIVACIDADE NAS REDES SOCIAIS A PARTIR DA OBRA "1984" DE GEORGE ORWELL.
• AT03-04 Ebony Stephanie Silva Alberto - HISTÓRIA, DIREITO E LITERATURA: UMA ANÁLISE DA OBRA “O QUEIJO E OS VERMES”, DE CARLO GINZBURG.
• AT03-05 Valéria Cristina Borges de Santana - LEITURA DA OBRA SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR, SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DA VONTADE DA MULHER, NAS REGRAS DO CASAMENTO DOTAL, EM PLENO SÉCULO XIX.
• AT03-06 Michelle Ramos Ferreira - ANÁLISE DA OBRA "MEMÓRIAS DO CÁRCERE" DE GRACILIANO RAMOS SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DIREITO E LITERATURA.
• AT03-07 João Victor Santos Salge - DIREITO, GÊNERO E LITERATURA – AS SUBVERSÕES DAS IDENTIDADES NO ROMANCE “FÁBRICA DE VESPAS" DE IAIN BANKS.
• AT03-08 Gabriel Luís Cesário De Sousa - A VALIDADE DO SISTEMA DE PRINCÍPIOS DE RONALD DWORKIN A PARTIR DA TRILOGIA TEBANA DE SÓFOCLES.
• AT03-09 Diego Basto dos Santos BOULEVARD DOS EXCLUÍDOS DO "MUNDO PERFEITO".
• AT03-10 Lucas Batista Carriconde - A EDUCAÇÃO FAMILIAR E O FEMINISMO ISLÂMICO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO CULTURAL E SOCIAL.

Bloco Y – sala 03 – das 8h30min `11h30min
Sessão de comunicações paralelas III
Coordenadora: Doutoranda Profa. Rosimeire Montanuci


• AT03-01 Cícero Luiz Fonseca - O EMPREENDEDORISMO E O SEU PAPEL INTERDISCIPLINAR NA BNC.
• AT03-02 Alexandre Vitor Castro da Cruz - ESTUDOS DE GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA.
• AT03-03 Thaís Resende Araújo Borges Bonfim - ORIENTAÇÃO SEXUAL: A ABORDAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.
• AT03-04 Roberto Lins Marques - A COMPREENSÃO DO CONCEITO HUMANISMO A PARTIR DA OBRA DE ARTE RENASCENTISTA.
• AT03-05 Vanessa Ferreira Silva Arantes - RE-PENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL.
• AT04-06 Marleide Alves de Oliveira Medeiros IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES
• AT04-07 Ana Abadia dos Santos Mendonça - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE.
• AT04-08 Donizete Lima Franco - O ENSINO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE UMA GINCANA SOLIDÁRIA NO IFTM – CAMPUS ITUIUTABA MG.
• AT04-09 Luhany Ercleide Ponciano - PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO E A INCLUSÃO ESCOLAR.

13h30min às 15h30min
Anfiteatro da Biblioteca


Sessão Especial: Perspectivas interdisciplinares na Educação Análise e discussão do andamento da pesquisa interinstitucional “Perspectivas interdisciplinares na Educação" – coordenadores e integrantes dos subprojetos.
Coordenadores: Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima – IFTM; Profa. Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - UNIUBE

Das 14h30min às 18h30min
Hall da Biblioteca Central

Recepção acadêmica: credenciamento dos participantes

17 às 19 horas
Lançamento de livros

Anfiteatro da Biblioteca
18h às 19h

Recepção artístico-cultural aos participantes
Perceptividades
Paulo Dante

19h às 19h30min
Recepção acadêmica aos participantes: abertura

19h30min às 21h30min
Minicurso: A fotografia como gesto pedagógico
Mestranda Profa. Carlen Fonseca Gonçalves UNIUBE/UNIPAM

Dia 29 de junho – quinta-feira
Bloco Y – sala 01 - das 8h30min às 11h30min


Sessão de comunicações paralelas IV
Coordenador: Doutorando Prof. Maurício Reis Brasão


• AT04-01 Mauricio dos Reis Brasão - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DO ESTADO DO CONHECIMENTO.
• AT04-02 Vicente Batista dos Santos Neto - INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL?
• AT04-03 Rejane Alves de Almeida. A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS.
• AT04-04 Lucemberg Rosa de Oliveira. IDENTIDADE DE GÊNERO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE TEORIA E PRÁTICA NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.
• AT04-05 Raimundo Márcio Mota de Castro. APONTAMENTOS SOBRE LEITURA E ESCRITA EM TEMPOS DIGITAIS.
• AT04-06 Fernanda Barros Ataides - ACELERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS VERTENTES CURRICULARES
• AT04-07 Ana Lúcia Gomes da Silva - FORMAÇÃO DOCENTE NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: DIVERSIDADES EM FOCO
• AT04-08 Aparecida Silvério Rosa - (IN)DISCIPLINA: VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
• AT04-09 Waleska Dayse Dias de Sousa - INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁXIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Dia 29 - Bloco Y – sala 02 – das 8h30min às 11h30min
Sessão de comunicações paralelas V
Coordenador: Doutorando Prof. Elton Antônio Alves Pereira


• AT04-01 Elton Antônio Alves Pereira - ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL (2008-2016)
• AT04-02 Dalila Inácio Matias - ESTUDOS PRELIMINARES SOBRE O ESTADO DA ARTE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO.
• AT04-03 Wansley Ferreira de Freitas - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA EM DISSERTAÇÕES E TESES (2005-2012).
• AT03-04 Leonora de Abreu Bernardes - ESTUDOS ACADÊMICOS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE UBERABA (2003-2015).
• AT05-05 Trícia Beatriz Roza de Oliveira - ESTADO DO CONHECIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE DIREITO E LITERATURA.
• AT05-06 Kelly Gabriela Machado - CIÊNCIA E ARTE: ESTUDOS INTERDISCIPLINARES.
• AT05-07 Célia Aparecida Soares - CONCEITO DE ARTE NA EDUCAÇÃO
• AT05-08 Anelise Martinelli Borges de Oliveira. UM PANORAMA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA EM UBERABA NO INÍCIO DO SÉCULO XX POR MEIO DO JORNAL LAVOURA E COMÉRCIO (1900-1910).
• AT02-09 Janete Aparecida Pereira Melo - PROPOSTAS ESCOLARES INCLUSIVAS PARA A ACESSIBILIDADE DIGITAL: ATITUDES INTERDISCIPLINARES.
• AT05-09 Carlen Fonseca Gonçalves - EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

Dia 29 - Bloco Y – sala 03 - – das 8h30min às 11h30min
Sessão de comunicações paralelas VI
Coordenadora: Profa. Dra. Valeska Guimarães Resende Cunha


• AT05-01 Mariana Fogaça M. Watanabe- UMA LEITURA DE RETALHOS: VIDAS SECAS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
• AT05-02 Ana Silvia Cury Abbade Mendes - CONCEPÇÕES DE ENSINO DA ARTE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE NAS MICRORREGIÕES DE FRUTAL, ITURAMA, ARAXÁ E UBERABA, MG
• AT05-03 Paulo Dante Fornazier Leles Filho - CULTURA AFRO-BRASILEIRA: REFLEXÕES LITERÁRIAS ACERCA DO TEMA
• AT05-04 Brena Thais da Silva Saldanha - REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA EAD
• AT05-05 Miriam Alves da Silva Cunha - REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO SUBPROJETO PIBID PEDAGOGIA EAD
• AT05-06 Ailton Camargos - POLITICAS PUBLICAS: PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E SEUS ASPECTOS INTERDISCIPLINARES!
• AT05-07 Sandra Maria do Nascimento Moreira - A TEORIA DA APRENDIZAGEM DE PROCESSAMENTO DA INFOMAÇÃO DE ROBERT GAGNÉ: EXPOSIÇÃO E CRITICA.
• AT05-08 Norma Ferreira da Cunha - MOODLE(ing) THE TEACHING/LEARNING PROCESS OF ENGLISH LANGUAGE
• AT05-09 Renata Silva Ramos - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E BONECAS ABAYOMI: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Das 13h às 22 horas - Hall da Biblioteca

Mostra artística


Artista plástico Hederson Argondizzi
Curadoria: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes

Bloco Y – sala 01 – das 13h às 15 horas
Sessão de comunicações paralelas VII
Coordenador: Prof. Dr. Gustavo Araújo Batista

• AT04-01 Maria Tereza de Carvalho Pereira - ABORDAGEM DIDÁTICA PRESENTE NOS PLANOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
• AT04-02 Amanda Oliveira Magalhães - ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA FORMATIVA NO CURSO DE PANIFICAÇÃO DO IFG: UMA EXPERIÊNCIA NA EJA.
• AT04-03 Naiara Sousa Vilela - A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR.
• AT04-04 Marlon César da Silva – CORPOREIDADE E REPRESENTAÇÕES NAS AÇÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: PONTOS E CONTRAPONTOS
• AT04-05 Kamila Alves Sousa DIDÁTICA MAGNA DE COMENIUS E AS DECLARAÇÕES DA UNESCO
• AT04-06 Maria Célia Borges POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULOS E QUALIDADE
• AT01-07 Cristiana Barra Teixeira - SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
• AT04-08 Daniela Gomes de Almeida - Os CONTEXTOS IDENTITÁRIOS RELACIONAIS TRANSVERSAIS COMO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA INTER E TRANSDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Bloco Y – sala 02 – das 13 às 15 horas
Sessão de comunicações paralelas VIII
Coordenador: Doutorando Prof. Júlio Henrique da Cunha Neto


• AT04-01 Júlio Henrique da Cunha Neto - APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A FORMAÇÃO DO CONCEITO: CONTRIBUIÇÕES DE AUSUBEL E VIGOTSKI
• AT04-02 Egberto Pereira dos Reis - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
• AT04-03 Carla Cristina Jacinto da Silva A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (1947-1963).
• AT04-04 Leonice Matilde Richter - A PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA E NA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO.
• AT04-05 Cristina Alves de Souza Cardoso - O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
• AT04-06 Renata Altair Fidelis - DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE ADULTOS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO PROEJA.
• AT04-07 Regina Lima Andrade Gonçallo - MULHERES, HISTÓRIA E LITERATURA EM RACHEL DE QUEIROZ.
• AT04-08 Claudia Caroline Delefrate Pereira - DIMENSÃO EDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.

Bloco Y – sala 03 - das 13 às 15 horas
Sessão de comunicações paralelas IX
Coordenadora: Profa. Me Karla de Almeida Borges


• AT04-01 Geraldo Gonçalves de Lima - DESDOBRAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ENQUANTO PRINCÍPIO ARTICULADOR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.
• AT04-02 Ana Keila Ennes Andrade - INTERDISCIPLINARIDADE: UMA REFLEXÃO EM TORNO DO CURRÍCULO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
• AT04-03 Elaine Antunes Fidelis - A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DO IFTM: DESAFIOS, ANSEIOS E CONQUISTAS.
• AT04-04 Luciano Marcos Curi - ATIVIDADES INTEGRADORAS: INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO TÉCNICO.
• AT04-05 Patrícia Campos Pereira - OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFTM: O DESAFIO DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR.
• AT04-06 Adriana Paula Martins - UMA ANÁLISE DE PLANOS DE ENSINO NA PERSPECTIVA BACHELARDIANA.
• AT04-07 Cláudia Aparecida da Costa Vicente - PROCESSOS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL COMUNICACIONAL DO IFTM CAMPUS UBERABA.
• AT04-08 Sueli T. de Abreu Bernardes – REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES A PARTIR DA ARTE ROMANTICA.

15h15min às 17h30min - Anfiteatro da Biblioteca Central
Mesa-redonda: Interdisciplinaridade e compromisso social
Fundamentos, desafios e compromisso social da pesquisa interdisciplinar - Prof. Dr. Raimundo Márcio Mota de Castro – UEG
Motivações e embaraços institucionais para a interdisciplinaridade – a experiência cinema e escola - Profa. Dra. Váldina Gonçalves da Costa – UFTM
Coordenador: Prof. Dr. Welisson Marques - IFTM

19h30min às 21h30min - Anfiteatro Bloco D-56
Minicurso: A música e a literatura como gesto pedagógico
Mestrando Prof. Paulo Dante Fornazier Leles Filho – UNIUBE/FUCAMP

21h30min - Anfiteatro da Biblioteca
Encerramento.

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INSCRIÇÃO ON LINE

Será realizada após cadastramento, preenchimento e envio de um formulário disponível nesta página. Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, entre outros). Prazo - Inscrição com submissão de trabalhos: até o dia 14 de maio de 2017

Poderão ser realizadas inscrições com ou sem apresentação de trabalho científico. Em ambos os casos deve ser realizado o pagamento da taxa de inscrição. A inscrição somente será efetivada após o pagamento dessa taxa. Para submissão dos trabalhos todos os autores deverão estar inscritos no evento. É necessário aguardar a compensação do banco, geralmente três dias úteis, e voltar à página do evento para submeter o trabalho. Prazo - Inscrição apenas como ouvinte: até o dia 25 de maio de 2017

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INSCRIÇÃO NOS MINICURSOS

A inscrição será realizada em um formulário disponível nesta página. Somente poderão inscrever-se no minicurso o participante devidamente inscrito no Seminário. As vagas são limitadas e serão preenchidas a partir das inscrições efetuadas no sistema e seguirão a ordem de inscrição. Prazo - até o dia 30 de maio de 2017

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TAXA DE INSCRIÇÃO

Todos os autores, coautores e demais participantes deverão pagar a taxa de inscrição mediante boleto obtido nesta página, no valor de R$30,00 (trinta reais).

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ÁREAS TEMÁTICAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

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INSCRIÇÃO

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DATAS IMPORTANTES

Inscrição com submissão de trabalhos: até o dia 14 de maio de 2017.
Inscrição em minicursos: até o dia 30 de maio de 2017.
Inscrição para lançamento de livros – até o dia 15 de maio de 2017.
Inscrição apenas como ouvinte: até o dia 25 de maio de 2017.
Divulgação dos trabalhos aprovados até o dia 05 de junho de 2017 (apenas no site do evento).
Realização do evento: 28 a 29 de junho de 2017.
Disponibilização dos certificados digitais: até 31 de agosto
Disponibilização dos Anais Eletrônicos: até 28 de setembro de 2018

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GUIAS E MODELOS

 
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SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Poderão ser submetidos:

Todos os trabalhos deverão ser submetidos online pelo portal da UNIUBE, nesta página do evento — os trabalhos completos, de acordo com o Template disponível; os vídeos, segundo as orientações dessa mesma página. O encaminhamento do vídeo não substitui a submissão do trabalho completo.

Os autores, ao enviarem o texto/proposta para avaliação, estarão cedendo à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade de Uberaba, através da coordenação do evento, a propriedade literária e todos os direitos autorais do referido trabalho, em todas as edições, em versão digital.

Todos os autores e coautores deverão inscrever-se no evento.

Atenção:  
Inscrição com submissão de trabalhos: até o dia 14 de maio de 2017

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Status dos trabalhos

Prezado Autor, por favor, acesse sua área restrita para verificar o status de seu trabalho, através do link:

www.uniube.br/eventos/interedu/inscricoes/login.php

Se o status do seu trabalho for “aceito com ressalvas”, você receberá um e-mail da comissão científica do evento solicitando as adequações necessárias.

*Observação: caso tenha esquecido sua senha, clique no link Esqueci minha senha e informe seu e-mail.

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NORMAS

Todos os trabalhos devem ser submetidas online neste site do Seminário de acordo com o Template, (template InterEdu) em ficheiro editável (.doc; .docx).

As propostas de apresentação serão objeto de análise pela Comissão Científica.

Os textos devem ser escritos em português ou espanhol. O resumo do trabalho deve ser escrito em dois idiomas, sendo um deles, em Inglês.

Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica integrarão os Anais do Seminário e serão publicados em formato digital, com o devido ISSN. Organização: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes.

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NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE VÍDEOS

Os inscritos no Seminário que não puderem fazer a comunicação de seus trabalhos de forma presencial, poderão apresentá-los sob a forma de vídeo. Em ambos os casos, receberão certificado de apresentação. É permitido o uso de trilhas. A trilha sonora deve ser a trilha branca (sem direito autoral). Essas trilhas poderão ser encontradas no YouTube.com (ao abrir o site, digite em pesquisar: biblioteca de áudio (escolha a vontade). O uso de imagens e de voz de terceiros é de responsabilidade do autor. É esperado que o vídeo seja uma contribuição autônoma e autoexplicativa. As diretrizes para a preparação de vídeos são:

• para apresentação de pesquisa: incluir a narração em português ou espanhol; focar no trabalho de investigação; apresentar o problema, os objetivos, o referencial teórico, a metodologia, os principais resultados e conclusões.
 • para relato de experiência: incluir a narração em português ou espanhol; focar na prática pedagógica, apresentar objetivos, referencial teórico, descrever as atividades realizadas e os principais resultados.

Para forma de apresentação Vídeo, deve ser selecionada a modalidade no momento da inscrição e feita a submissão de um resumo (texto) do mesmo. O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE.

INSTRUÇÕES PARA INSERIR O VÍDEO NO SEU TRABALHO

Passo 1: Adicione o seu vídeo no YouTube
Passo 2: Acesse seu vídeo, como se desejasse assisti-lo
Passo 3: Abaixo do vídeo, clique na opção "Compartilhar". 
Passo 4: Em seguida clique na opção "Incorporar".
Passo 5: Copie o iframe (CTRL+C) do campo “Incorporar
Passo 6: Cole esta informação (CTRL+V) na caixa disponível para o iframe do vídeo, em sua área de submissão de trabalho.

IMPORTANTE: O vídeo deve ter entre 3 e 5 minutos e ser menor que 2 GB.
Você encontra tutoriais na Ajuda do YouTube que orientam como adicionar um vídeo, por exemplo, https://support.google.com/youtube/answer/57407?hl=pt-BR&ref_topic=2888648

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LIMITES

• Limite de recebimento de trabalhos completos: 200
• Limite de recebimento de vídeos: 50
• Limite de vagas para minicurso: 30 vagas cada um
• Limite de vagas para mesa-redonda: 100
• Limite de lançamento de livros: 20 títulos

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PROCESSO DE REVISÃO

O trabalho será encaminhado a membros da Comissão Científica. No texto submetido, não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Encerrado o processo de revisão, o autor será informado, pela página do evento, acerca da aceitação do trabalho submetido. Os comentários dos revisores serão disponibilizados para consulta. O trabalho poderá ser: Aceito, Aceito com revisões ou Não aceitos. Não caberá recurso.

Para serem incluídos nos Anais, os trabalho Aceitos com revisão deverão ser reencaminhados com anexo, em documento salvo em Word e seguindo as normas do Template constante do item Trabalhos - Guias e Modelos, por meio do e-mail interedu@uniube.br até o dia 30 de julho de 2017.

A revisão dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:


Serão sujeitos a revisão todos os trabalhos completos submetidos dentro dos prazos definidos.  

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CERTIFICAÇÃO

Todos os certificados ficarão disponíveis na página do evento após a sua realização. Sua emissão será realizada mediante login e senha do participante devidamente inscrito no evento:

Link: https://www.uniube.br/eventos/interedu/inscricoes/login.php

O certificado de apresentação do trabalho completo será fornecido ao(s) autor(es) que realizar(em) a comunicação oral seja na forma presencial, seja na modalidade de vídeo; será emitido por trabalho e nele constará o nome de todos os autores.

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LANÇAMENTO DE LIVROS

Os interessados deverão estar devidamente inscritos no evento e enviar sua proposta de lançamento para o e-mail <interedu@uniube.br> contendo capa (formato JPEG), resumo de até 500 caracteres com espaço e ficha catalográfica, até o dia 15 de maio de 2017.

O lançamento ocorrerá no dia 28 de junho de 2017, das 17 às 19 horas, no Hall da Biblioteca Central, UNIUBE - Campus Aeroporto Coordenador da sessão: Doutorando Elton Antônio Alves Pereira

Os autores ou editoras serão responsáveis pela comercialização, assim como pela guarda e proteção das obras.

A Comissão fornecerá mesas e cadeiras até o limite de 20 mesas e 40 cadeiras.
 



Ementa
Este e-book reúne trabalhos que foram desenvolvidos no Observatório da Educação Interdisciplinaridade na educação básica: estudos por meio da arte e da cultura popular. Sua efetivação compreendeu treze subprojetos de pesquisa, sendo oito dissertações de mestrado, cinco planos de iniciação científica, dois grupos de estudos e três projetos de ensino-aprendizagem e pesquisa, desenvolvidos por professores de educação básica.

Dados bibliográficos da obra:
ABREU-BERNARDES, S. T. de.; LIMA, G. G. de. (Orgs). Interdisciplinaridade: pesquisas e práticas [e-book]. Uberaba, MG: Universidade de Uberaba.

Súmula curricular dos organizadores
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes é Doutora em Educação; coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association internationale Gaston Bachelard, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da REDECENTRO e da Federação de Arte Educadores do Brasil. É professora no PPGE-UNIUBE e Editora da Revista Profissão Docente.

Geraldo Gonçalves de Lima é Doutor em Educação, com pós-doutorado em Educação pela UFU; Professor no PPG – Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Diretor de Ensino do IFTM – Campus Uberaba. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da ANPEd.





Ementa
“Este livro reúne textos que discutem as contribuições da fenomenologia para a cultura e a formação e resultam de pesquisas de teses de doutorado defendidas no PPGE-UFG e no PPG em Ciências Sociais da USP.

Dados bibliográficos da obra:
PEIXOTO, A. J. (Org). Fenomenologia, cultura e formação. Curitiba: CRV.

Súmula curricular do organizador e da autora de um dos capítulos
Adão José Peixoto é Doutor em Educação, professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atuando tanto na graduação em Pedagogia quanto na pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia, Ciências e Educação do CNPq. Foi coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e Educação.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes é Doutora em Educação; coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association internationale Gaston Bachelard, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da REDECENTRO e da Federação de Arte Educadores do Brasil. É professora no PPGE-UNIUBE e Editora da Revista Profissão Docente.





Ementa
“Esta obra sobre a história e memórias do Ensino Religioso, traçada linha a linha por meio da narrativa de professores, constatou: que a trajetória do Ensino Religioso é demarcada pela disputa do campo religioso e educacional. Ainda que a legislação educacional tente entendê-lo como área do conhecimento, esse ensino é perpassado pela concepção teológico-interconfessional.”

Dados bibliográficos da obra:
CASTR, R. M. Ensino Religioso na escola pública: história e memórias. São Paulo: Fonte Editora.

Súmula curricular do autor
Raimundo Márcio Mota de Castro é Doutor em Educação, com pós-doutorado em Educação Escolar e Religião. É professor titular na Universidade Estadual de Goiás, no Campus Senador Canedo e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias. Desenvolve pesquisas sobre a relação Educação, Diversidade e Religião na escola, inclusão e formação de professores por meio de narrativas autobiográficas. É pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião.





Ementa
“Este livro é inspirado nas ideias do educador Paulo Freire. Brincando com letras e fonemas, os participantes criam palavras. Com palavras eles criam frases. Com frases criam poemas, pequenos contos, crônicas, relatos, estórias e histórias. Os jogos desafiam os seus participantes a colaborarem de maneira criativa e inteligente e a descobrirem que é bem melhor compartir para criar algo juntos do que apenas lutar, para vencer ou perder.”

Dados bibliográficos da obra
BRANDAO, C. R. O jogo das palavras-semente - e outros jogos para jogar com palavras. São Paulo: Cortez Editora.

Súmula curricular do autor
Carlos Rodrigues Brandão é Doutor em Ciências Sociais, livre docente em Antropologia, com pós-doutorado na Universidade de Perugia e na Universidade de Santiago de Compostela. É fellow do St. Edmunds College da University of Cambridge. Atualmente é professor colaborador do PPG em Antropologia da UNICAMP e do POSGEO da UFU. É Comendador do Mérito Científico pelo MCTI, doutor honoris causa pela UFG, professor emérito pela UFU e Unicamp. Publica nas áreas de antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, educação, pesquisa e literatura.





Ementa
“Este livro resulta de pesquisas realizadas por investigadores que atuam em variadas instituições de ensino no Brasil e em Portugal, e tem como eixos a identificação, descrição e discussão das múltiplas iniciativas tomadas pelas Câmaras municipais na esfera educacional nas primeiras décadas da República brasileira. Nos textos, os autores procuram descrever as diligências educacionais empreendidas pelos municípios, as preocupações explicitadas nos discursos políticos, as demandas colocadas pela população ou pelas elites, bem como as repercussões no âmbito local e as relações que vão sendo estabelecidas com o poder estadual.”

Dados bibliográficos da obra:
GONÇALVES NETO, W.; CARVALHO, C. H. de. (Orgs). Ação Municipal e Educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições.

Súmula curricular dos organizadores
Wenceslau Gonçalves Neto é Doutor em História, e pós-doutor em História da Educação. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq e Coordenador da Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG, professor aposentado pela UFU e professor no PPGE e PMPE-UNIUBE e PPGE-UFU.

Carlos Henrique de Carvalho é Doutor em História, com pós-doutorado em História da Educação É Pró-reitor de Pesquisa, professor no PPGE e membro do Conselho Editorial da revista Cadernos de História da Educação na UFU. É pesquisador da FAPEMIG e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é Secretário da SBHE.





Ementa
Esta obra relata o estudo interinstitucional sobre o professor desenvolvido pela REDECENTRO, a qual reúne sete Programas de Pós-Graduação em Educação: UFG, UFMT, UFMS, UFU, UnB, UNIUBE e UFT.

Dados bibliográficos da obra
SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O. (Orgs). Pesquisas sobre Professores(as): métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais. 2. ed. Goiânia: Ed. PUC-Goiás.

Súmula curricular das organizadoras e do coautor do capítulo referente à UNIUBE Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul-Valéry Montpellier 3; professora da FACED-PPGE-UFG; coordenadora geral da Redecentro, professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de Jujuy, Argentina. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação; Professora da FACED-PPGE-UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. É coordenadora da Redecentro na UFG e membro do Comitê de Assessoramento da FAPEG.

Sueli Teresinha de Abreu Bernardes é Doutora em Educação; coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association internationale Gaston Bachelard, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da REDECENTRO e da Federação de Arte Educadores do Brasil. É professora no PPGE-UNIUBE e Editora da Revista Profissão Docente.

Elton Antônio Alves Pereira é Mestre e Doutorando em Educação pela UNIUBE, Professor efetivo do IFTM – Campus Uberaba. É membro da Redecentro, integrou o Observatório da Educação: Interdisciplinaridade na Educação Básica - estudos por meio da arte e da cultura popular, apoio CAPES-Obeduc.

Juliana Silva Martinho é aluna do Curso de Direito e foi bolsista FAPEMIG de Iniciação Científica na UNIUBE.





Ementa
“O grupo de pesquisadores que escreve este livro discute, numa perspectiva crítica e emancipadora, os vários condicionantes envolvidos na temática professores. Buscam colocar em evidência pontos importantes que traduzem os embates travados com os discursos presentes nas diretrizes políticas da formação, profissionalização e trabalho docente e as mudanças que esses profissionais pretendem construir. O livro é fruto do trabalho cooperativo entre pesquisadores do Brasil, da Argentina e da Espanha.”

Dados bibliográficos da obra:
SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O. (Orgs). Formação, profissionalização e trabalho docente: em defesa da qualidade social da educação. Campinas, SP: Mercados de Letras.

Súmula curricular das organizadoras
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul-Valéry Montpellier 3; professora associada do curso de Pedagogia e do PPGE-UFG; coordenadora geral da REDECENTRO, professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de Jujuy, Argentina. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação; Professora do curso de Pedagogia e no PPGE-UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. É coordenadora da REDECENTRO na UFG e membro do Comitê de Assessoramento da FAPEG.





Ementa
“A possibilidade de criar materiais didáticos com a discussão da temática ‘Água’ nas escolas brasileiras contribuirá para a formação de cidadãos conscientes, competentes para resolverem e operarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida. Nesta perspectiva, a criação de recursos multimídias, abordando essa temática em seus múltiplos aspectos, visa atrair a atenção dos jovens para o atual contexto ambiental.”

Dados bibliográficos da obra
LIMA, G. M.; BARATELLA, R.; FERNANDES, A. L. T.; BUCEK, E. U. Pelas tramas da cidadania: os recursos hídricos em nossas mãos. Uberaba: Universidade de Uberaba.

Súmula curricular dos autores
Gabriela Marconi de Lima é Mestre em Tecnologia Ambiental, docente nos cursos de Licenciatura e Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental, na UNIUBE, onde também integra equipes de pesquisa e de extensão. É professora na rede municipal de ensino.

Ricardo Baratella é doutorando e Mestre em Educação, professor no curso de Pedagogia, gestor no curso de Ciências Biológicas e coordenador de área do PIBID, na UNIUBE. Participante do Programa de apoio à produção de material didático para a Educação Básica – Projeto Água.

André Luís Teixeira Fernandes é Doutorado em Engenharia Agrícola, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor nos Programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química, na UNIUBE, e no Mestrado Profissional em Produção Vegetal, no IFTM. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Elizabeth Uber Bucek é Doutora em Ciências Farmacêuticas, professora no Programa de Mestrado Profissionalizante Engenharia Química e na graduação, na UNIUBE. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos e Processos.





Ementa
Este livro reúne escritos de vários pesquisadores de distintas áreas das ciências humanas que em seu conjunto encerram o potencial de contribuir para o pensar sobre o “ser professor” nos dias atuais. O livro é o resultado de parceria instituída pela Redecentro.

Dados bibliográficos da obra:
SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O. (Orgs). Poiésis e Práxis II: formação, profissionalização, práticas pedagógicas. 2. ed. Goiânia: Ed. América; IFITEG.

Súmula curricular das organizadoras
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul-Valéry Montpellier 3; professora associada do curso de Pedagogia e do PPGE-UFG; coordenadora geral da REDECENTRO, professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de Jujuy, Argentina. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.

Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação; Professora do curso de Pedagogia e no PPGE-UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. É coordenadora da REDECENTRO na UFG e membro do Comitê de Assessoramento da FAPEG.

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