O evento constitui uma oportunidade de promover o diálogo, a socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas de Educação Básica e de universidades e estudantes de licenciatura e de pós-graduação em Educação. Nesta perspectiva, será realizado o VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE, numa promoção da Pró- Reitoria de Ensino Superior-PROES, da Universidade de Uberaba-UNIUBE, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, com a colaboração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM, como uma forma de dar continuidade às interações iniciadas/realizadas nos cinco Encontros Mineiros Sobre Investigação na Escola e ao primeiro Seminário Institucional do PIBID UNIUBE e de ampliar as ações educativas, especialmente nos âmbitos regional e estadual.
A importância do evento para a Educação pode ser evidenciada pelos seguintes objetivos:
O VI EMIE/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE será realizado nos dias 01, 02 e 03 de outubro de 2015, nas dependências da UNIUBE, Campus Aeroporto, em Uberaba/MG.
Professores de Educação Básica e de Universidades, estudantes de licenciatura e pós-graduação em Educação e outros profissionais que atuam no âmbito da educação, envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.
LT1. Formação inicial de professores
LT2. Gestão e ações no/sobre ambiente escola
LT3. Experiências e Reflexões do Estágio Supervisionado e de Práticas Educativas
LT4. Metodologias e Recursos Didático-Pedagógicos
A elaboração dos trabalhos na forma de trabalho completo (6 a 8 páginas) e/ou resumo expandido(3 a 5 páginas) deve ser feita a partir do arquivo “Modelos de Trabalho para o VI EMIE/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE...
Dia 01/10/15 – Quinta-feira | |
18h às 19h | Credenciamento - Local: Anfiteatro 2D56 – Bloco D |
19h às 22h | Programação Cultural |
Conferência de abertura : “Políticas Públicas no Brasil” | |
Conferencista : Prof. Dr. Osvaldo Freitas - UNIUBE | |
Local : Anfiteatro 2D 56 – Bloco D | |
Dia 02/10/15 – Sexta-feira | |
8h 30 às 9h 30 | Palestra : “Saberes Pedagógicos e Identidade Profissional" |
Palestrante : Prof.ª Drª Maria Célia Borges - FACIP-UFU. | |
Local : Anfiteatro 2D 56 | |
9h 30 às 10h | Intervalo Programação Cultural |
10h às 12h | Mesa Redonda : “Políticas Públicas de Educação no Município de Uberaba” |
Representante da Superintendência Regional de Ensino e Representante da Secretaria Municipal de Educação. | |
Mediadora : Profa. Dra. Luciana Beatriz O. B. Carvalho | |
Local : Anfiteatro 2D 56 | |
12h às 14h | Almoço |
14h às 18h | Apresentação de trabalhos |
Local : Salas Bloco A | |
Dia 03/10/15 – Sábado | |
8h 30 às 12h | Programação Cultural |
Socialização da Síntese dos Trabalhos/LT | |
Mediador : Prof°. Dr. Milton Antonio Auth | |
Local : Anfiteatro 2D 56 | |
NOME PROFESSOR(A)/IES |
|
Adevailton B. Santos -UFU
|
|
Alexandra Epoglou - UFU
|
|
Aluizio Ferreira Elias - UNIUBE
|
|
Ana Cristina Borges - UNIUBE
|
|
Ana Maria Esteves Bortolanza- UNIUBE
|
|
Anderson Claytom Ferreira Bretas - IFTM | |
Andréia Marega Luz – UNIUBE
|
|
Angela Teles – UFU
|
|
Cinayana Silva Correia - UNIUBE
|
|
Cristiane Coppe - UFU
|
|
Débora Coimbra - UFU
|
|
Djalma Pereira - UNIUBE
|
|
Ednéia Polato Dorneles - UNIUBE
|
|
Elisa Maria Maçãs F. C. Filgueiras - UNIUBE | elisa.macas@uniube.br |
Emerson Luiz Gelamo - UFU
|
|
Fátima Garcia Chaves - UNIUBE | fatima.chaves@uniube.br |
Fernanda Duarte - UFU | fernandaduarte@pontal.ufu.br |
Frederico Miranda - IFTM | fredericomiranda@iftm.edu.br |
Gabriela Marcomini de Lima - UNIUBE
|
|
Giovanni de Paula - UNIUBE
|
|
Glaucia Gonçalves - UFU
|
|
Helena Borges-UNIUBE
|
|
Helione Dias Duarte - UNIUBE | proes.apoiopedagogico@uniube.br |
Iara Longhini - UFU
|
|
José Gonçalves - UFU
|
|
José Renato Buêncio - UNIUBE
|
|
Lilian M B Lima - UNIUBE
|
|
Luciana Gois Barbosa -UNIUBE
|
|
Lucia Helena Borges Oliveira - UNIUBE
|
|
Luciana Beatriz de O. B. de Carvalho- UNIUBE
|
|
Luis Humberto Miquelino - UNIUBE
|
|
Marcelo Silva - UNIUBE
|
|
Mara Kessler Ustra - UFU
|
|
Marcos Longuini - UFU
|
|
Maria Aura Marques Aidar - UNIUBE
|
|
Maria Soledade Gomes Borges - UNIUBE
|
|
Marília Beatriz F. Abdulmassih - UFU
|
|
Melchior José Tavares Júnior - UFU
|
|
Milton Antonio Auth - UFU
|
|
Neide Paula da Silveira - IFTM | |
Neire Márcia da Cunha - UNIUBE | neire.cunha@uniube.br |
Neusa Abadia Gomes Andrade - UNIUBE | neusa.andrade@uniube.br |
Neusa Spósito - UFU
|
|
Odalea Viana - UFU
|
|
Regina Alves P. Mendonca - UNIUBE
|
|
Ricardo Baratella - UNIUBE
|
|
Sandro Prado Santos - UFU
|
|
Sandro Ustra - UFU
|
|
Silas Queiroz de Souza - UNIUBE
|
|
Silvia Cristina Binsfeld - UFU
|
|
Soraia Abud Ibrahim - UNIUBE
|
|
Sueli Heloisa Dorigueto Ferreira - UNIUBE | sueli.ferreira@uniube.br |
Tiago Zanquêta de Souza - UNIUBE
|
|
Vânia Maria vieira - UNIUBE
|
|
Vilma Aparecida de Souza - UFU
|
|
Vlademir Marin-UFU
|
|
Wilson Benjamin-UNIUBE
|
(34) 3319-8954
|
Condições para a publicação dos trabalhos aprovados nos Anais do evento:
N° | Autor | Título | |||
1 | MARISA FERREIRA DE FREITAS | EXISTE DIFERENÇA EM SER PROFESSOR OU PRECEPTOR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE? | |||
2 | PAULO SÉRGIO PRADO NEVES | CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM APARATO EXPERIMENTAL PARA LANÇAMENTO HORIZONTAL: UMA ATIVIDADE DO PIBID NA FACIP/UFU. | |||
3 | FABÍOLA DE PAULA OLIVEIRA | RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LETRAS. | |||
4 | RENATA MAMBRIM PURCINELI | RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIVÊNCIAS NO COTIDIANO DA SALA DE AULA | |||
5 | DOUGLAS CARVALHO OLIVEIRA | CULTURA SEDENTÁRIA: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE CRITICA | |||
6 | JACKSON RODRIGUES CORDEIRO | JOGOS E BRINCADEIRAS AFRO-BRASILEIRAS: UMA INICIATIVA PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NO “CORINA” | |||
7 | FLAVIANE DE FÁTIMA LIMA BUENO | O PROFESSOR MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA | |||
8 | LUCAS REIS SOUTO | CAPOEIRA: NÃO BASTA ENTRAR NA “RODA”, PRECISAMOS CONHECER SUA HISTÓRIA | |||
9 | JAQUELINE BARROS RODRIGUES | A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS VERTENTES | |||
10 | LARISSA FERREIRA MOTA | CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR: UMA VISÃO DO PIBID SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR | |||
11 | ROSANNE FERNANDES SOARES | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) | |||
12 | ALEXANDRE ALVES GUIMARÃES JÚNIOR | ESTUDO SOBRE TRIGOMETRIA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UM INCLINÔMETRO: UMA ATIVIDADE DO PIBID | |||
13 | JOÃO VICTOR TAVARES | UMA DISCUSSÃO SOBRE USINAS HIDRELÉTRICAS E NUCLEARES NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DO PIBID PARA O ENSINO MÉDIO | |||
14 | DALE MARTINS SOUZA | DISCUTINDO A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS: SAÚDE DO PROFESSOR, FORMAÇÃO CONTINUADA, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, AVALIAÇÃO E FRACASSO ESCOLAR. | |||
15 | ANA MARIA DA SILVA VIEIRA | VIVÊNCIA CULTURAL NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: A IMPORTÂNCIA DO PULAR CORDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |||
16 | TATIANA APARECIDA TOSTA | ENSINO LÚDICO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS | |||
17 | LAISSA DOS SANTOS CRUVINEL | PROTOZOÁRIOS: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE UMA AULA PRÁTICA. | |||
18 | BEATRIZ RODRIGUES MARTINS | CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. | |||
19 | MARCELO CORDEIRO DE REZENDE | O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE | |||
20 | GIORDANNO KOITI CHAEM | INCLUSÃO DO BEISEBOL NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA | |||
21 | ANDRESSA GOBBI ALVES RIBEIRO | SEPARAÇÃO DE MISTURAS: AULA EXPERIMENTAL COM UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS ENCONTRADOS NO COTIDIANO | |||
22 | SILVIA CRISTINA BINSFELD | ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA | |||
23 | JORDANNA CRISTINA NUNES BENAVENTANA | O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS | |||
24 | ANA CAROLINE FAGUNDES DE CASTRO | RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |||
25 | CLÁUDIA MOURA FREITAS | O USO DA LITERATURA NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDIZAGENS DO PIBID PEDAGOGIA ÁREA GESTÃO | |||
26 | JÉSSICA COIMBRA AGUILAR | O PIBID BIOLOGIA E O BIOCINE: O USO DE FILMES COMO MOTIVADOR PARA REFLEXÃO | |||
27 | JACQUELINE RODRIGUES GUEDES | A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: DESAFIOS DA GESTÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | |||
28 | ADRIELE CRISTIANA DA SILVA | PROJETO MAFALDA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA ESCOLA PELO PIBID NO SUBPROJETO BIOLOGIA | |||
29 | ALINE MENDES SABINO | CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA/GESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO RECREIO DIVERTIDO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITUIUTABA-MG | |||
30 | BRENO AUGUSTO RIBEIRO CAMPOS | A EXTENSÃO COMO POTENCIALIZADORA DO ENSINO: UMA ANÁLISE DO PROJETO “AÇÕES PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL DE MORADORES DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS” | |||
31 | PALOMA PAULA BARBOSA RODRIGUES | AS DIFICULDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – UM LEVANTAMENTO EM UMA ESCOLA PUBLICA DE ITUIUTABA (MG) | |||
32 | GUILHERME ANTÔNIO RAMOS DA SILVA | A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL: EM FOCO AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE CATALÃO, GOIÁS | |||
33 | FERNANDA RESENDE MARQUES ALVES | A LEITURA COMO FONTE DE INTERAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR | |||
34 | EDNA MARIA CHIMANGO DOS SANTOS | GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: PONTOS E CONTRAPONTOS PARA SE PENSAR A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA EM NOSSAS ESCOLAS | |||
35 | PÂMELA REGINA ALEXANDRE SOUZA | RECREIO DIRIGIDO ESPAÇO DE RESGATE DE JOGOS E BRINCADEIRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ITUIUTABA NA PERSPESTIVA DO PIBID/GESTÃO | |||
36 | VERUSKA VITORAZI BEVILACQUA | TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO: VISITA DOMICILIAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |||
37 | IAGO FERREIRA ESPIR | CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O CONCEITO DE DENSIDADE | |||
38 | PATRÍCIA DO NASCIMENTO FERNANDES | O CHOQUE COM A REALIDADE E AS DIFICULDADES DE OBSERVAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |||
39 | FREDERICO TRISTAO CRUVINEL SILVA | ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |||
40 | JAINE DA SILVA | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL | |||
41 | DÉBORA DA SILVA ARAÚJO | REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA E DA INTERVENÇÃO SOBRE A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE | |||
42 | SARA JANE REZENDE RIBEIRO COIMBRA | "MINHA CANÇÃO" NAS ENTRELINHAS DE UM PROCESSO DE MÚSICA NA SALA DE AULA | |||
43 | GILDO ANTONIO MOURA JUNIOR | RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG | |||
44 | MARCOS MARTINS DA COSTA | PERCEPÇÕES E VIVÊNCIA DE DOIS GRADUANDOS EM ENFERMAGEM E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO | |||
45 | MELCHIOR JOSÉ TAVARES JÚNIOR | EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA DISCIPLINA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO | |||
46 | ALESSANDRA MONTEIRO ROSINI | A EXPERIÊNCIA DE DOIS PIBIDIANOS NO TRABALHO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA ESCOLA | |||
47 | CAROLINA ROSA TRAVAGLIA | UM TRABALHO COM ASTRONOMIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NA ÓPTICA DOS ESTUDANTES | |||
48 | JÉSSICA AZEVÊDO VIEIRA JFERNANDES | O ANO INTERNACIONAL DA LUZ NA ESCOLA | |||
49 | SANDRO ROGÉRIO VARGAS USTRA | OS EXPERIMENTOS DIDÁTICO-CIENTÍFICOS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |||
50 | RENATO JOSÉ FERNANDES | O ENSINO DO CONCEITO DE FORÇA DE ATRITO ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA. | |||
51 | EDNÉIA POLATO DORNELES | A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDATICOS E DA EXPERIMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM | |||
52 | FERNANDA VIEIRA COSTA | PERSPECTIVAS DISCENTES PARA OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO | |||
53 | IARA MARIA DÂMASO CARDOSO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA | |||
54 | RICARDO CARNEIRO GONÇALVES FERREIRA | MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: LIMITES E POSSIBILIDADES | |||
55 | AMANDA FERNANDES DOS SANTOS RODRIGUES | ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM DE RADIOATIVIDADE | |||
56 | MARÍLIA RAMOS MOREIRA | ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |||
57 | MURILO AGUIAR SILVA | A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A QUEDA DOS CORPOS | |||
58 | FLAVIO FURTADO DE OLIVEIRA | GARRAFA DE LEYDEN – USO DE EXPERIMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO SOBRE ELETRICIDADE. | |||
59 | TATIANE APARECIDA SILVA ROCHA | O CONTEÚDO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ALUNOS DA 2º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | |||
60 | RAFAELA VILELA DE FREITAS | UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO LIVRO DIDÁTICO | |||
61 | DANILO MELLE DE PROENCA | PIBID: UM AUXILIO À CRISE EDUCACIONAL DO ENSINO DE QUÍMICA | |||
62 | DÉBORAH PATRÍCIA GARCIA | HORTA ESCOLAR :DESENVOLVENDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
63 | BRENO SEVERIANO ALVES ARAÚJO | TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS "MODELOS ATÔMICOS" E "DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA" | |||
64 | ELTON FERREIRA COSTA | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA | |||
65 | ANTÔNIO PEREIRA SIQUEIRA NETO | ATIVIDADE PARA ENSINO DE OSCILAÇÕES E ONDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
66 | ELISABETE BARBOSA DE LIMA | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO 6º ANO SOBRE O LIXO E RECICLAGEM APÓS UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO DO PIBID BIOLOGIA | |||
67 | PEDRO ALCANTARA MARTINS FONTES JUNIOR | A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NUMA PERSPECTIVA CULTURAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE | |||
68 | ULISSES PAGLIUSO JUNIOR | CONTRIBUIÇÕES DA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | |||
69 | EDNA REGINA CARNEIRO | A INCLUSÃO ESCOLAR: UMA TRAJETÓRIA DE DESAFIOS, POSSIBILIDADES E APRENDIZAGENS | |||
70 | GEANE ALMEIDA CUNHA | A PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO SURDO PELA SOCIEDADE OUVINTE | |||
71 | ANA ABADIA DOS SANTOS MENDONÇA | O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR AFETADO PELAS BARREIRAS ATITUDINAIS | |||
72 | FERNANDA OLIVEIRA NUNES | COSMOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA | |||
73 | CHRYSTIAN AZEVEDO DE OLIVEIRA | MICHEL FOUCAULT: ALGUMAS QUESTÕES DIDÁTICAS | |||
74 | MARIELLE VERGER NARDELI | ATIVIDADES ALTERNATIVAS SOBRE ENERGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA | |||
75 | NATÁLIA DE ANDRADE NUNES | ALTERNATIVAS À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENTRE MUSEUS E ESPAÇOS URBANOS, NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA – MG | |||
76 | VILMAR MENDES DE CASTRO | PIBID: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E AÇÕES NO AMBIENTE DA ESCOLA | |||
77 | LUCIANA DA SILVA LUCIO | A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DAS OBRAS DE VINÍCIUS DE MORAES | |||
78 | ALESSANDRA DIAS COSTA E SILVA | SISTEMA TEGUMENTAR: UMA ABORDAGEM DINÂMICA | |||
79 | BARBARA REIS VIEIRA | MOBILIZAÇÃO SOCIAL NA ESCOLA: AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE A DENGUE | |||
80 | NEIVA VIRGÍNIA DE CARVALHO | A CONSTRUÇÃO DE VALORES A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL | |||
81 | ENILSON ARAUJO DA SILVA | ATIVIDADES PRÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO | |||
82 | FERNANDA ALVES GRACIANO | PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE MOMENTO DE INÉRCIA | |||
83 | MARCELA ALVES PALIS DE VASCONCELOS | ANÁLISE DE UMA DISSERTAÇÃO SOBRE EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL | |||
84 | SILVANA APARECIDA GONÇALVES DA MOTA | UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TEMA ÁGUA | |||
85 | JOAO LUCAS DE PAULA BATISTA | ENSINANDO TIMBRE ATRAVÉS DA MODELAGEM MATEMÁTICA DE DOIS SONS PRODUZIDOS DIFERENTES VIOLÕES | |||
86 | JULIANE CRISTINA RIBEIRO BORGES DE SOUZA | PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE ENVOLVENDO TIC | |||
87 | RENATA FLAVIA NOBRE CANELA DIAS | A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TICS NA PRÁTICA DOCENTE: ALGUNS APONTAMENTOS | |||
88 | FLAVIA JUNIA JUSTINO PACHECO GARCIA | AS MÚLTIPLAS FORMAS DE APRENDER MEDIADA PELAS TICS | |||
89 | THAIANNE LOPES DE SOUZA | SIMULAÇÕES: ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE FÍSICA | |||
90 | WILSON APARECIDO BEZERRA | CYBERBULLYING | |||
91 | CINIRA APARECIDA DE OLIVEIRA | A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PATOS DE MINAS E UBERABINHA DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) | |||
92 | SIMARIA DE JESUS SOARES | ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA | |||
93 | RENANT ARAÚJO MORAIS | ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA REPÚBLICA VELHA (1889-1930): A ESCOLA IDEAL E A ESCOLA REAL | |||
94 | GUSTAVO BORGES DE SOUSA | POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS AO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |||
95 | ADRIANO EURÍPEDES MEDEIROS MARTINS | ROUSSEAU E O ARTIFICIALISMO DA EDUCAÇÃO | |||
96 | GALSIONE CRUVINEL DA SILVA | A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE | |||
97 | MAURO LUCIO BATISTA CAZAROTTI | EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 | |||
98 | VIVIANE TEREZINHA CHAGAS | FRANS KRAJCBERG: A ARTE COMO PROPOSTA PARA ALFABETIZAÇÃO | |||
99 | MARIANA DA SILVEIRA CASSIMIRO DE ARAÚJO E LEMOS | SONHO, IMAGINAÇÃO E REALIDADE: UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DA ARTE COM A BIOLOGIA | |||
100 | ROSRIMEIRE CRISTINA DA SILVA | O FOLCLORE BRASILEIRO DENTRO DA EDUCAÇÃO | |||
101 | KATTY DANIELLE DE JESUS | VOLPI E LUIZ GONZAGA EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO. ALFABETIZANDO E LETRANDO COM INTERVENÇÃO DAS ARTES | |||
102 | JOSÉ MARIO DA SILVA JÚNIOR | ELEMENTOS ÉTICOS E POLÍTICOS EM MAQUIAVEL | |||
103 | CLEA MARLUCE OLIVEIRA E SILVA | "A ARTE COMO INSTRUMENTO MEDIADOR PARA A ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO NO CICLO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO" | |||
104 | HELENA APARECIDA DADÁ DE ALMEIDA SOUZA | ALFABETIZAR POR MEIO DA ARTE: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA E CHEIA DE SENTIDOS PARA OS ALUNOS | |||
105 | ALESSANDRA DA SILVA RIBEIRO | PORTINARI EM CORES, FORMAS, SONS E MOVIMENTO | |||
106 | KIEFF GREDIAGA ALEXANDRE FILHO | AS CONTRIUBUIÇÕES DO FOLCLORE PARA A ALFBETIZAÇÃO E O RESGATE DA ARTE, CULTURA E TRADIÇÕES DE UM POVO | |||
107 | PATRICIA SILVA COSTA DUARTE | AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA: UM ASSUNTO PARA TODOS NÓS! | |||
108 | ALÉXIA SALIM PAIVA | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MEMÓRIAS, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS | |||
109 | GABRIELA MARCOMINI DE LIMA | EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA | |||
110 | ANA PAULA DA SILVA | ESTUDOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DO PIBID: UM DIÁLOGO SOBRE A ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS | |||
111 | WILZA MARA DE OLIVEIRA | AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO USO DO CELULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NOS PRESÍDIOS |