TEREZINHA DE JESUS CARDOSO
34 ANOS DE UNIUBE
Sou formada em direito pela Universidade de Uberaba.
Quando foi criada a assistência judiciária da UNIUBE, necessitavam de uma pessoa com conhecimentos jurídicos para a secretaria.
Após aceitar o convite, nosso trabalho teve início no dia 15/09/1978. Ocupávamos duas salas no fórum Melo Viana; na primeira sala funcionava a secretaria, onde recebíamos os clientes que aguardavam o atendimento.
Na sala ao lado, ficavam os professores orientadores e os alunos acadêmicos de direito que eram voluntários; o estágio não era obrigatório.
Na secretaria os alunos peticionavam utilizando as máquinas manuais de escrever.
Alguns anos depois com a informatização, o perfil do estágio mudou consideravelmente.
No começo eram três professores: Dr. Aleixo Vasques Molinar, Dr. Aluízio Ignácio de Oliveira e Dr. Homero Vieira de Freitas.
Os serviços da secretaria estavam sob minha responsabilidade, onde exerço o cargo de assistente administrativo até a presente data.
Posteriormente, nos mudamos para o campus Centro na av. Guilherme Ferreira. Novos profissionais foram contratados devido ao aumento do número de alunos. Os professores orientadores, formados na UNIUBE, fizeram o estágio obrigatório no NPJ.
Quando mudamos para a Rua Segismundo Mendes, no prédio do pátio da igreja São Domingos, criou-se a secretaria de Processos Simulados.
Minha história profissional dentro da Universidade está ligada à criação do Núcleo de Práticas Jurídicas, hoje com nova sede na Rua Lauro Borges.
Aproximadamente a trinta e cinco anos exerço meu trabalho com dedicação, responsabilidade e muito orgulho de fazer parte desta instituição de ensino, que completa sessenta e cinco anos.
Sou grata pela homenagem
|