JOAQUIM OSVALDO PEREIRA GOUVEA
26 anos de uniube
Falar da Universidade de Uberaba é falar da emoção que se renova diariamente ao cruzar os portões do campus: a de ser docente. Ingressei na instituição em abril de 1986, ministrando aulas de economia no curso de Engenharia Civil.
Respiravam-se no País os novos ares da Nova República, vivia-se a euforia do Plano Cruzado, discutia-se a necessidade de uma nova Constituição. Sob a liderança do professor Marcelo Palmério, nas então Faculdades Integradas de Uberaba trabalhava-se febrilmente no projeto de criação da Universidade, sonho que se materializou dois anos mais tarde. Tive a honra de participar da fase final do projeto da nova Universidade, e também de trabalhar em outros projetos e programas desafiadores, dentre os quais cito a criação de novos cursos e do instigante programa de educação a distância.
Ministrei aulas nos cursos de Psicologia, Licenciatura em Matemática, Turismo, Comunicação Social, Ciências Contábeis, em cursos de pós-graduação e de extensão. Atuo como docente do curso de Administração presencial desde a sua fundação, em 1989, e como docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis na modalidade a distância desde que se iniciaram no primeiro semestre de 2006. Ao lado da docência, exerci funções de assessoramento à Reitoria e de direção da Diretoria de Serviços Acadêmicos. Como já disse, falar da Uniube é falar da emoção renovadora que se sente diariamente diante do ruído juvenil de uma sala de aula ou do desafio de buscar, no silêncio da biblioteca, o conhecimento passado na construção do conhecimento futuro.
|