Titulação
LICENCIADO EM MATEMÁTICA
Área de conhecimento
CIÊNCIAS HUMANAS - EDUCAÇÃO
Responsável
ADRIANO DAWISON DE LIMA
INFORMAÇÕES GERAIS
O Curso para Portador de diplomas em Licenciatura em Matemática é destinado a profissionais que já possuem a primeira licenciatura, pois está inserido na área de Ciências Humanas - Educação e terá a mesma concepção pedagógica de outras licenciaturas. A graduação será concluída em um ano e meio e ofertada totalmente on-line, acompanhado de materiais didáticos como por exemplo livros e vídeo aulas preparadas por professores especialistas, mestres e doutores altamente capacitados os quais estabelecem um intermédio para o aluno adquirir seus conhecimentos, desenvolver hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. A Universidade tem o propósito de assumir com compromisso social a tornar o aluno a ser pesquisador de sua prática desenvolvendo a autonomia na aprendizagem continuada constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância. Quem faz a segunda licenciatura está habilitado a lecionar nos ensinos fundamental e médio, o egresso tem a oportunidade de estudar as quantidades, o espaço, as relações abstratas e as lógicas aplicadas aos símbolos. O Curso de Licenciatura em Matemática aprimora e desenvolve técnicas de ensino apropriadas como por exemplo aplicações dos cálculos no quotidiano, ou seja, o licenciado se torna capaz de interpretar e solucionar problemas relacionados ao dia-dia, oportunizando assim sua postura profissional, seus conhecimentos mais profundos dos conteúdos matemáticos a ser lecionados visando uma estrutura lógico-cognitiva necessária ao bom desempenho do que se dispõe a ensinar matemática. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas tecnológica, de física e pesquisa, entre outras.
MERCADO DE TRABALHO
Não é novidade a mídia relatar a carência de professores no país. O mercado está aquecido para o licenciado em matemática, pois o déficit de professores da área das Ciências Exatas é grande. A docência está inserida nas páginas diárias de concursos para professores de matemática atuarem em escolas públicas e particulares no ensino fundamental e médio em todo o País. Há oportunidades também para atuar com atividades ligadas ao raciocínio matemático em bancos, no mercado financeiro e em empresas que utilizem modelagem matemática.
PERFIL DO EGRESSO
O Egresso no curso de Licenciatura em matemática na Universidade de Uberaba terá característica própria pois vai se tornar um profissional educador com sólida formação pedagógica e matemática, comprometido com a ética, com a responsabilidade social, ambiental, educacional e tecnológica, se tornará prático-reflexivo e produzirá conhecimento pedagógico dos conteúdos estudados e será corresponsável pelo seu processo de aprendizado, se tornado visionário do seu papel social de educador.
Reconhecido pela Portaria nº 67 - MEC-SERES de 14/02/2019 (DOU nº 33, Seção I, pág. 31, de 15/02/2019).
ETAPA 1 |
Disciplinas |
Carga Horária |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
80 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
80 |
Total |
248 |
ETAPA 2 |
Disciplinas |
Carga Horária |
DIDÁTICA |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120 |
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
80 |
Total |
368 |
ETAPA 3 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
80 |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120 |
Total |
488 |
ETAPA 4 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
80 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
80 |
Total |
248 |
ETAPA 5 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DA MATEMÁTICA |
120 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: ARTIGO |
80 |
Total |
288 |
ETAPA 6 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ÁLGEBRA LINEAR I |
80 |
CÁLCULO I |
80 |
CÁLCULO II |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
8 |
GEOMETRIA PLANA |
80 |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40 |
LIBRAS |
80 |
MATEMÁTICA I |
80 |
TEORIA DOS NÚMEROS I |
80 |
Total |
612 |
ETAPA 7 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ÁLGEBRA MODERNA I |
80 |
ANÁLISE COMBINATÓRIA |
80 |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240 |
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
80 |
GEOMETRIA ANALÍTICA |
80 |
GEOMETRIA ESPACIAL |
80 |
Total |
728 |
ETAPA 8 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ÁLGEBRA LINEAR II |
80 |
ÁLGEBRA MODERNA II |
80 |
CÁLCULO III |
80 |
CÁLCULO IV |
80 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
240 |
FÍSICA |
80 |
MATEMÁTICA II |
80 |
MATEMÁTICA III |
80 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA |
80 |
TEORIA DOS NÚMEROS II |
80 |
Total |
968 |
ETAPA 99 |
Disciplinas |
Carga Horária |
ENADE |
0 |
Total |
0 |
COMPONENTES OPTATIVOS
OPTATIVA 99 |
Disciplinas |
Carga Horária |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR |
80 |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80 |
Última data de atualização: 30/08/2017.