TEORIA E INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO | 54 A história do audiovisual (cinema, rádio e televisão) dos primórdios até a era digital. As transformações históricas decorrentes das mudanças de cada contexto. A evolução do audiovisual no Brasil.Ao final desta etapa o objetivo é que o aluno ingressante compreenda o que é a comunicação, a influência que os meios de comunicação exercem na sociedade, quais os caminhos percorridos até chegar ao público-alvo. A expectativa é que o aluno esteja apto a iniciar a produção de projetos audiovisuais, em diferentes linguagem. Também são objetivos: Fornecer subsídios teóricos para iniciar os alunos nos debates dos impasses epistemológicos, bem como os impasses das culturas e dos comportamentos mediados pelas narrativas da contemporaneidade. Abordar o desenvolvimento do Comunicação discutir os diferentes enfoques teóricos. Sensibilizar os alunos para que vejam de uma maneira mais abrangente o processo comunicacional e o entendam como atividade que produz conhecimento e reflete os aspectos mais profundos da sociedade. Identificar elementos e fatores do processo de Comunicação, no contexto social, político e cultural. Aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de produtos audiovisuais para os veículos laboratoriais do curso de Comunicação Social. |
INFORMÁTICA APLICADA I | 39 A disciplina tem, como objetivo geral, desenvolver no aluno a capacidade de compreensão de estruturas gráficas com diversos graus de complexidade, visando a materialização da comunicação de ideias em suportes variados. Objetivos específicos: - Capacidade de compreender os diversos conceitos abstratos e concretos que envolvem o Design Gráfico; - Capacidade de articular esses conceitos para a composição de peças gráficas; - Capacidade de planejamento para produção e finalização de imagens; - Apreensão dos diferentes suportes de mídias, a fim de comunicar ideias, visando alta qualidade e acabamento. |
HISTÓRIA DA ARTE | 54 I. Propiciar as bases referenciais para o desenvolvimento estético e cultural. II. Fornecer os elementos necessários para o reconhecimento, interpretação e crítica dos diversos estilos artísticos. |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 54 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: - Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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MARKETING | 84 Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado. |
CRIATIVIDADE EM COMUNICAÇÃO | 54 A disciplina pretende capacitar o aluno para: - Introduzir e discutir os conceitos essenciais relativos à criatividade e inovação e sua aplicação ao Jornalismo, à Publicidade e Propaganda e à Produção Audiovisual;
- Capacitar o aluno para atuar no mercado de trabalho com uma postura criativa, responsável, ética e reflexiva, aplicando criticamente o raciocínio lógico e científico capaz de identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional;
- Exercitar e desenvolver a criatividade, compreendendo as fases de seu processo e suas técnicas;
- Conscientizar e avaliar a importância dos seus ativos pessoais: conhecimento, habilidade e atitudes;
- Desenvolver a visão crítica para o desenvolvimento da criatividade, bem como os instrumentos desencadeadores: imaginação, pensamento lógico, motivação, iniciativa, percepção, emoção e liderança;
- Identificar as características do comportamento criativo e inovador.
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FOTOGRAFIA | 42 Visão sistêmica do setor de produção audiovisual capaz de atuar nas diversas funções afetas à área, de forma empreendedora, criativa e ética, dominando competências e habilidades para: . Atuar na produção audiovisual: filmagem, gravação, iluminação, fotografia, sonorização, edição; . Desenvolver atividades em rádio, televisão, estúdios de cinema, agências de publicidade, empresas de marketing e agências de comunicação; . Utilizar recursos tecnológicos, equipamentos e ferramentas eletrônicas; . Empregar técnicas de direção, de pré e pós-produção; . Manter-se informado sobre as novas tecnologias do setor, visando à otimização da produção audiovisual e ao uso racional dos recursos. Abordar os aspectos históricos, conceituais e tecnológicos da fotografia, bem como sua aplicação nas práticas audiovisuais. Desenvolver a habilidade de realizar o registro fotográfico. Proporcionar conhecimento básico do processo fotográfico, a partir de fundamentos éticos, estéticos e técnicos. |
OFICINA DE PROJETO I | 39 Neste componente os alunos terão que desenvolver uma pré-produção completa para a execução de um vídeo digital, e para isso irão aprender sobre toda a teoria e prática que compõe a pré-produção de um curta-metragem como personagens, locações, temporalidade e decurso da ação, bem como todas as etapas e itens que compões a pré-produção como ideia, story-line, argumento e/ou sinopse, linguagem cinematográfica, estrutura e/ou escaleta, roteiro literário e roteiro técnico. A partir daí passarão a esboçar o roteiro de viabilização de uma produção em vídeo. Desta forma pretende-se: Fornecer ao aluno conhecimentos básicos sobre o processo de produção audiovisual; Fomentar no aluno a curiosidade para que ele se sinta interessado em produzir trabalhos fotográficos e audiovisuais de forma independente e proativa; Promover debates acerca de filmes para o enriquecimento crítico do aluno; Incentivar a pesquisa etnográfica. |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
COMUNICAÇÃO INTEGRADA | 54 Formar produtores publicitários e produtores de audio e vídeo habilitados e capacitados para exercer atividades profissionais em diversas áreas da comunicação, atuando no mercado de trabalho com uma postura criativa, responsável, ética e reflexiva, aplicando criticamente o raciocínio lógico e científico, capaz de identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional. |
CAMPANHA PUBLICITÁRIA E AS LINHAS CRIATIVAS | 54 A disciplina Campanhas Publicitárias e as linhas criativas tem como objetivo desenvolver no aluno do 2º período do curso de Produção Publicitária, a competência de reconhecer aspectos históricos da publicidade brasileira, a relação da linguagem publicitária com aspectos culturais e econômicos da sociedade . Também é objetivo da disciplina desenvolver no aluno a capacidade de identificar e criar linhas criativas de campanha a partir dos dados do briefing, do perfil do público-alvo. Para tanto serão trabalhados recursos linguísticos como conotação, denotação, coerência e elos coesivos e figuras de linguagem que são usados na criação do texto publicitário e representam importante ferramenta para a criação do conceito de uma campanha. |
DESIGN MULTIPLATAFORMA | 54 Objetivos Gerais - Despertar a consciência ética e o senso crítico através de pesquisas, interpretações e debates sobre a linguagem, a mensagem e novas alternativas e técnicas aplicadas aos meios específicos de produção visual.
- Fomentar o interesse do aluno nestas informações como sendo de importância vital para o sucesso conceitual da solução criativa.
- Reforçar a visão de que o processo criativo é um conjunto de talento e esforço onde, em muitos casos, o esforço é o diferencial da solução.
- Promover a integração e a motivação nas atividades de produção relacionadas com outras disciplinas e com os objetivos do curso
Objetivos Específicos - Introduzir o aluno às técnicas, aos recursos e às linguagens específicas aplicadas aos meios de mídia impressa de modo a apresentá-lo às facilidades, limitações e características peculiares dos processos, e a muni-lo de subsídios para uma produção criativa, inteligente e eficiente.
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ESTÉTICA E SEMIÓTICA | 54 I. Reconhecer os principais sistemas de ideias presentes na história da estética. II. Fornecer elementos para a avaliação e posicionamento crítico perante as artes em geral. III. Problematizar o desenvolvimento da arte ao longo da história, de sua autonomia em relação à sociedade, bem como de suas implicações e transformações no desenvolvimento desta. IV. Analisar a questão da arte na contemporaneidade: as transformações ocorridas em relação à apreciação estética e quais as possíveis dificuldades relacionadas à determinação do objeto artístico no cenário atual. V. Fornecer elementos para a análise dos fenômenos sociais da modernidade a partir da estética, tendo em vistas o assentamento cada vez mais predominante de elementos visuais na vida dos indivíduos e de como este aspecto acaba por transformar as dinâmicas (políticas e econômicas) da sociedade. |
ROTEIRO | 54 Nessa disciplina, temos como objetivo preparar o aluno tecnicamente para a escritas de diversos tipos de roteiros. Habilitá-lo para escrever filmes de ficção e não-ficção, para cinema, televisão, publicidade, internet e outros meios audiovisuais. Desenvolver sua criatividade na contação de histórias. Explorar os aspectos da dramaturgia na criação de histórias e personagens interessantes e críveis. Prepará-lo para trabalhar nas mais diversas equipes da produção audiovisual, desde de produtoras de publicidade, conteúdo, como freelancer e consultor de roteiros técnicos e literários para as mais variadas mídias. |
INTRODUÇÃO AS MÍDIAS DIGITAIS E ELETRÔNICAS | 54 Ao final do período o aluno deverá conhecer às mídias eletrônicas e digitais. O componente envolve pesquisa sobre o contexto histórico em que as mídias eletrônicas se desenvolveram, a evolução do processo analógico para o digital e o impacto dessas mudanças nas redações jornalísticas. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
STORYTELLING | 42 A disciplina Storytelling tem como objetivos desenvolver no aluno do 3º período do Curso de Produção Publicitária, habilidades de: -utilizar as técnicas de Storytelling como ferramenta da publicidade e propaganda. -adequar essa ferramenta aos objetivos de comunicação identificados pelo Planejamento de Campanha ou de Branding -aprender a utilizar a arte de "contar histórias" para obter um engajamento emocional com a marca - Utilizar os recursos linguisticos trabalhdados no semestre anterior para produção de histórias interessantes, claras e emocionais gerando engajamento com a marca. |
BRANDING | 54 Capacitar o aluno a desenvolver a atmosfera de uma marca, e a partir desta apresentar diferenciais competitivos perante o mercado em que estará inserida. |
MÍDIA, IMPRESSA E OUT OF HOME | 54 Despertar no aluno o perfil estratégico na análise de mídias. Reforçar a importância do elo entre mídia on e off mesmo com o boom do digital. Desmistificar a ideia que esses espaços publicitários só atendem às empresas tradicionais de bens de consumo. Os grandes players da internet, por exemplo, já perceberam a importância de firmar seu espaço nas ruas, e os impactos são ainda maiores quando esses dois mundos se combinam. |
GESTÃO DE MARKETING | 54 Conhecer os elementos básicos e os conceitos principais de marketing. |
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE ÁUDIO | 93 De um ponto de vista mais convencional, objetiva colocar no mercado de trabalho um profissional preparado para atuar nos níveis iniciais típicos da carreira de jornalista, em todos os tipos de meios de comunicação, daqueles de natureza impressa aos de característica eletrônica. |
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE VÍDEO | 84 Esta disciplina visa capacitar o aluno sobre o processo de produção analógico e digital e o domínio da operação de câmeras filmadoras. Fornecer ao aluno embasamento teórico sobre a evolução dos métodos e equipamentos de captação, processamento, formato, resolução e cadência de imagem e edição. Fornecer os conhecimentos técnicos sobre os recursos ideiais para a captação em vídeo, tipos de iluminação, tipos de câmeras, acessórios e avanços tecnológicos na captação interna e externa. Incentivar o aluno a produzir peças audiovisuais utilizando recursos próprios que deixem evidenciados a criatividade e o conhecimento sobre os elementos estruturais do processo do vídeo digital. Fazer com que a produção de conteúdos audiovisuais e produções multitelas sejam uma constante no cotidiano do aluno. |
OFICINA DE PROJETOS III | 51 Relacionar a comunicação visual com a textual, compreendendo assim a importância e funções da Direção de Arte dentro da Publicidade: A criação de conceitos visuais e sua concretizção por meio de utilização das ferramentas disponíveis. Criticar e justificar conceitos visuais. Distinguir os elementos formadores e os princípios básicos da comunicação visual. Selecionar, comparar e escolher: tipologia; cores; formatos, materiais, meios, fotografia, ilustração. Resolver questões de diagramação e composição; de design gráfico; de criação e produção gráfica. |
EXTENSÃO | 72 |
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PUBLICITÁRIO | 78 |
PLANEJAMENTO DE MARKETING | 78 |
DESIGN PUBLICITÁRIO | 42 |
PLANEJAMENTO DE MÍDIA | 42 |
PLANEJAMENTO E GESTÃO PUBLICITÁRIA | 78 |
PRODUÇÃO DE VÍDEO | 66 |
ENADE | 0 |