ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES I | 96 |
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES II | 96 |
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 78 OBJETIVOS GERAIS: - Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
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ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS | 57 Objetivo Geral Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas. Objetivos Específicos Entender o conceito de lógica como ciência; Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia; Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas. |
ALGORITMOS EM GRAFOS | 54 |
APLICAÇÕES PARA A INTERNET | 54 |
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 54 Objetivos Gerais:O componente de Arquitetura e Organização de Computadores I tem por objetivo a introdução dos conceitos de sistemas de computação, demonstrando os seus componentes, suas aplicações e requisitos de funcionamento.Objetivos Específicos: Preparar o aluno para que ele seja capaz de: relacionar os componentes de hardware de um sistema de computação, bem como seu princípio básico de funcionamento; descrever os periféricos de entrada/saída, os tipos de interfaces existentes e os métodos de realização de operações de entrada/saída; explicar os tipos de dados, suas representações e a aritmética computacional, bem como as instruções são representadas, armazenadas e executadas pelo hardware; enunciar como a memória está organizada e seu funcionamento; detalhar a estrutura e o funcionamento da UCP. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
BANCO DE DADOS I | 108 O componente apresentará os princípios e metodologias de engenharia de software, com o objetivo de habilitar o aluno a produzir software de alta qualidade e desempenho, a partir do estudo dos conceitos de teoria de sistemas, teoria de software, técnicas de levantamento de dados, análise de requisitos, modelo funcional. |
BANCO DE DADOS II | 108 Capacitar o aluno para uma gestão eficiente dos sistemas gerenciadores de banco de dados principalmente nos recursos avançados de configuração, ajustes de performance, avaliação do plano de acesso das querys, implementação e controle de políticas de segurança. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 54 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: - Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
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CONTABILIDADE BÁSICA | 84 Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão. |
DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 78 |
DIREITO DIGITAL | 42 |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
ENADE | 0 |
ENGENHARIA DE SOFTWARE | 84 Objetivos Gerais - Desenvolver capacidade de elaborar, interpretar e documentar aplicativos utilizando modelagem de sistemas orientados a objeto; - Garantir de qualidade nos projetos de software; - Dominar as mais novas técnicas de análise e projeto de software orientados a objetos. Objetivos Específicos - Implementar modelagem de software orientados a Objeto; - Demonstrar a habilidade de utilizar linguagens de modelagem; - Documentar e especificar sistemas. |
ESTATÍSTICA APLICADA | 54 Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial. |
ESTRUTURA DE DADOS I | 54 |
ESTRUTURA DE DADOS II | 54 |
ÉTICA EMPRESARIAL | 54 A disciplina Ética Empresarial tem como objetivo primordial recuperar e reforçar os princípios da reflexão filosófica acerca dos princípios que norteiam a ação cidadã no âmbito sócio-organizacional, desenvolvendo-lhe a capacidade de co-relacionar os fatos sociais contemporâneos à luz da reflexão e das decisões éticas, considerando, para tanto, o ser humano como fim de suas decisões. Objetivos Específicos Para que este objetivo seja desenvolvido, por objetivos específicos temos: - Reconhecer a relevância da reflexão Filosófica e da Decisão Ética como modo de pensar colaborador para sua formação humana e profissional ante as novas exigências sociais e do mercado.
- Estimular e proporcionar a prática investigativa do universo organizacional bem como a proposição de soluções que primem pela ética.
- Introduzir o aluno no estudo nas questões éticas em geral, e em especial, às pertinentes às Organizações e os dilemas por elas enfrentados.
- Propiciar ao aluno os conhecimentos básicos (teoria e conceitos) da Filosofia, auxiliando-os na reflexão crítica da realidade social, em especial, ao cotidiano da gestão empresarial no que concerne à Responsabilidade Social.
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EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA | 48 Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.. |
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 27 Objetivos Gerais: - Compreender os instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento das atividades administrativas, gerenciais e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização;- Implementar e administrar Sistemas de Informações Gerenciais;- Propor estratégias para a organização do conhecimento e elaborar o planejamento estratégico para a gestão de informações. Objetivos Específicos: - Planejar e administrar Sistemas para Gestão de Informações, a partir de uma visão atualizada das tecnologias emergentes no mundo da informática, especialmente no que se refere aos recursos da Internet, das redes de computadores e serviços de teleprocessamento;- Fazer uso da informática e da telecomunicação, sabendo identificar quais os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. |
GESTÃO DE PROJETOS | 54 Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração. |
GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA CORPORATIVA | 66 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 54 |
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA | 54 Objetivo Geral Apresentar ao aluno métodos, técnicas e tecnologias associadas ao desenvolvimento de sistemas interativos fáceis de utilizar e centrado no usuário. Objetivos Específicos - habilitar o aluno a avaliar interfaces de qualidade;
- prover informações técnicas ao aluno sobre projeto e implementação de interfaces humano-computador dentro de critérios ergonômicos de usabilidade;
- habilitar o aluno na avaliação ergonômica de software, aplicativos, páginas web e jogos;
- capacitar o aluno no projeto de interfaces destinadas à interação entre homem e computador, orientadas por critérios de usabilidade.
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LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO | 27 Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento de conhecimentos relativos à programação de computadores na solução de problemas de característica algorítmica. Objetivos Específicos: Introduzir os alunos no universo das maratonas de programação. Promover a aprendizagem relativas à resolução de problemas com programação utilizando as linguagens de programação comuns às maratonas de programação e hackathons. Familiar os alunos com os ambientes e as técnicas de programação utilizados nas provas das maratonas de programação.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET | 84 |
LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO | 69 Objetivo Geral Apresentar ao aluno os fundamentos da construção de algoritmos estruturados, capacitando-o a desenvolver algoritmos em uma linguagem de programação. Objetivos Específicos - Desenvolver as habilidades do processo de abstração possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens.
- Identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer, através de máximas de programação e da metodologia para desenvolvimento de algoritmo, os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas escritos em linguagem C, padrão ANSI.
- Distinguir as estruturas dos comandos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas representadas em algoritmos.
- Permitir a escolha de processos lógicos e a crítica às suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria, quando cabíveis.
- Analisar uma especificação de problema e, a partir das estruturas e comandos, definir a melhor solução.
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MARKETING | 84 Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado. |
MATEMÁTICA DISCRETA I | 54 Objetivos Gerais: Desenvolver a capacidade de abstração por meio da formalização do pensamento lógico, utilizando os conhecimentos de notações matemáticas. Compreender e desenvolver demonstrações formais na solução de problemas de natureza computacional por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos da lógica proposicional. Objetivos Específicos: 1. Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento; 2. Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais. |
MATEMÁTICA DISCRETA II | 54 Objetivos Gerais: - Desenvolver a capacidade de abstração e a formalização do pensamento lógico.
- Compreender e desenvolver demonstrações formais.
- Solucionar problemas, de natureza computacional, por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos de caráter discreto.
Objetivos Específicos: - Utilizar a lógica proposicional e de primeira ordem como mecanismos formais para representação e prova de conhecimento;
- Aplicar técnicas básicas de provas em demonstrações formais;
- Reconhecer, analisar e resolver relações de recorrência;
- Aplicar os conceitos lógicos, as técnicas de provas e relações de recorrência na análise de algoritmos;
- Reconhecer os tipos de conjuntos existentes, bem como aplicar as operações elementares envolvendo-os na computação;
- Identificar os tipos de problemas de contagem, combinatória e sua aplicação na computação;
- Identificar os tipos de relações e funções existentes e sua aplicação na computação.
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PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 54 |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 84 A programação orientada a objetos exerce um papel fundamental dentro do curso de Engenharia da Computação, capacitando o aluno a desenvolver programas utilizando o paradigma orientado a objetos para resolução de problemas. A programação orientada a objetos é uma forma especial de programar, mais próximo de como expressaríamos as coisas na vida real do que os outros tipos de programação e é cada vez mais empregada no desenvolvimento de sistemas.Com esse intuito, os conteúdos de orientação a objetos abordados nesta disciplina têm como objetivos:Auxiliar o aluno no desenvolvimento de suas habilidades no processo de abstração, possibilitando, através de uma organização metodológica, a representação desta abstração e a sua formação lógica para o desenvolvimento de programas em diversas linguagens. Estes são pontos fundamentais para a formação do Bacharel em Engenharia da Computação.Capacitar o aluno a identificar, distinguir, criar, analisar e reconhecer através da metodologia para desenvolvimento de algoritmos os processos lógicos necessários para o desenvolvimento de programas orientados a objetos.Possibilitar ao aluno distinguir os conceitos de orientação a objetos e suas sintaxes de forma a resolver problemas lógicos com aplicações práticas.Permitir a escolha de processos lógicos e a critica as suas aplicações, culminando na verbalização de sugestões de melhoria quando cabíveis.Aprender a pensar nos problemas de forma diferente para escrever os programas em termos de objetos, classes, propriedades, métodos e outros conceitos de orientação a objetos. |
PROJETOS DE SOFTWARE I | 54 |
PROJETOS DE SOFTWARE II | 54 |
PROJETOS INTEGRADOS I | 54 |
PROJETOS INTEGRADOS II | 54 |
REDES DE COMPUTADORES I | 42 |
REDES DE COMPUTADORES II | 84 |
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL | 48 A disciplina tem por objetivos: Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Espescíficos: - Estudar os principais problemas ambientais; - Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos; - Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade; - Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas; - Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. |
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 96 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS | 54 A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão. |
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E DE TEMPO REAL | 84 Objetivos Gerais: - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de sistemas de computação, exercendo funções de especificação, programação, configuração, e integração de recursos de software e hardware; - Planejar, supervisionar, implementar e coordenar projetos de automação, exercendo funções de especificação, programação, calibração, configuração dos dispositivos e de instrumentação; - Conceber sistemas, produtos e processos a partir de modelos adequados, utilizando técnicas e tecnologias disponíveis à realização de simulações, ensaios, análises e sínteses; Objetivos Específicos: - Projetar, testar e manter softwares, seguindo princípios, técnicas e formalismos exigidos; - Projetar estruturas de hardware e software para aplicações específicas; - Elaborar e implementar projetos de integração física e lógica de redes industriais, envolvendo equipamentos e instrumentos dedicados ao controle de processos contínuos ou discretos; - Projetar sistemas de automação utilizando técnicas e estratégias de controle adequadas à aplicação; - Desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas; - Elaborar e executar programas de capacitação, qualificação e atualização profissional de pessoal; - Avaliar a viabilidade técnica, econômica, financeira e legal dos projetos de engenharia; - Praticar a ética nas relações, a responsabilidade social e o compromisso com o ecossistema; - Criar bancos de dados; - Atuar permanentemente com postura empreendedora e pró-ativa; - Trabalhar em equipe; - Incorporar-se às novas tecnologias - Conhecer o histórico, as características, a estrutura e o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer sobre o sistema distribuído possibilitando garantir a performance adequada e a segurança dos sistemas. - Identificar o funcionamento dos sistemas distribuídos. - Conhecer como os sistemas distribuídos interagem com o hardware, e como podem ser configurados para o atendimento das necessidades dos usuários e das organizações. |
SISTEMAS OPERACIONAIS | 54 |
TECNOLOGIAS DIGITAIS EMERGENTES | 54 Objetivos Gerais - Identificar e conhecer novas tecnologias que possibilitam que empresas criem novos serviços, produtos e oportunidades que transformam a indústria e a sociedade. Objetivos Específicos - Conhecer os fatores que possibilitam e estimulam o avanço tecnológico promovido pela transformação digital deste início de século. Criar uma visão ampliada das tecnologias emergentes necessárias para o desenvolvimento estratégico e essenciais para a base dos negócios digitais que dependem dos recursos computacionais e de habilidades e competências necessárias para o protagonismo da sociedade digital. |
TECNOLOGIAS PARA A INTERNET I | 84 Objetivos Gerais - Compreender o funcionamento da Internet assim como as tecnologias utilizadas na Web, proporcionando ao aluno a elaboração de um site de pequeno porte para manipulação de dados e informações. Objetivos Específicos - Compreender a aplicabilidade da linguagem HTML; - Desenvolver páginas para Internet utilizando linguagem de marcação HTML; - Interagir com o usuário através de formulários HTML; - Utilizar CSS (Folhas de estilos) para construção de sites. - Compreender e aplicara linguagem de script Java Script. |
TECNOLOGIAS PARA A INTERNET II | 54 |
TEORIA DA COMPUTAÇÃO | 54 |
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS | 54 Introduzir os conceitos de Sistemas e capacitar a compreensão sobre a origem e o histórico dos sistemas, bem como seus elementos e propriedades e aplicar o pensamento sistêmico às organizações, identificando tendências e interrelações entre sistemas. Estudar e compreender sobre o ciclo de vida de um sistema por meio de estudos de caso e contribuir para o desenvolvimento de um raciocínio de análise e modelagem sistêmica de problemas. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 54 |