ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA |
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A unidade "Antropologia e Sociologia" sistematiza conteúdos necessários a todas as unidades temáticas da estrutura curricular, contribuindo para a formação do perfil intermediário ao propor reflexões sobre o resgate e compromisso com a dignidade humana e qualidade de vida, alinhando o humanismo ao conhecimento e competência técnico-científica.
Esta Unidade tem como objetivos:
- Compreender em uma perspectiva crítica os problemas sociais, políticos e econômicos oriundos da sociedade capitalista;
- Refletir sobre o papel do psicólogo, como profissional comprometido com a transformação social e com o bem-estar psicossocial dos indivíduos;
- Entender a ciência como prática humana historicamente determinada e discutir a diversidade metodológica e os parâmetros éticos e axiológicos para a produção do conhecimento na Psicologia.
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CULTURA E SUBJETIVIDADE |
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Discutir e fomentar a construção de conceitos a respeito das artes, articulando estes conhecimentos ao estudo da subjetividade e da condição humana. Propõe-se informar e apresentar as artes como uma linguagem exclusivamente humana e plural, repleta de significações simbólicas e construídas sócio-historicamente. A aproximação com a obra de arte possibilita o contato com características constituintes da condição humana, como a lógica e a afetividade.
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BASES MORFOLÓGICAS |
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Objetivo geral: Compreender a organização morfológica e funcional do S.N.C. e das principais estruturas neuroanatômicas envolvidas na regulação do comportamento humano.
Objetivos específicos:
- Conhecer conceitos, estruturas e organização microscópica das células neurais, bem como suas funções no S.N.C.;
- Estudar as correlações das características anátomo-funcionais do S.N.C.
- Reconhecer e nomear as diferentes estruturas anatômicas do S.N.C
- Compreender a importância dos conhecimentos morfofuncionais do S.N.C. para o exercício profissional na área de psicologia,
- Fornecer embasamento para a posterior compreensão dos demais componentes curriculares,
- Sistematizar e inter-relacionar os conhecimentos obtidos com os demais componentes curriculares do curso,
- Valorizar a pessoa humana e o trabalho individual e coletivo.
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INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA PSICOLOGIA |
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SAÚDE E SOCIEDADE |
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Saúde e Sociedade integra o primeiro ciclo de componentes curriculares que contribuem para formação de um profissional com perfil crítico, técnico e humanístico, com capacidade de atuar, com compromisso ético e social, em equipes multiprofissionais e intersetoriais com base na promoção da saúde e cidadania.
Este componente tem um enfoque interdisciplinar e é desenvolvido na modalidade semi-presencial. Visa subsidiar a construção de conhecimentos integrados a outros componentes curriculares, considerando saúde como direito do cidadão e o Sistema Único de Saúde como uma conquista de cidadania. São objetivos desse componente:
- Incentivar a autonomia do aluno na organização e desenvolvimento de seus estudos acadêmicos;
- Fornecer ao aluno um referencial teórico e metodológico para a compreensão do processo saúde-doença e da promoção da saúde. Provocar reflexões sobre as dimensões humanas, suas inter-relações e a dinâmica do viver individual e coletivo;
- Possibilitar uma análise crítica dos determinantes do processo saúde-doença e das demandas da população necessária à produção de práticas de vigilância e promoção da saúde;
- Compreender a trajetória das políticas de saúde no Brasil, com ênfase nas relações entre o Estado e a Sociedade;
- Identificar as múltiplas relações entre Estado e Sociedade Civil, na elaboração e implementação de políticas de saúde;
- Analisar o perfil sanitário brasileiro e suas relações com as concepções e práticas de saúde em seu percurso histórico;
- Conhecer a criação e a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) e as estratégias para efetivação dos seus princípios;
- Reconhecer os mecanismos para a representação de interesses no espaço público e para efetivação do controle social;
- Conhecer os principais programas e ações de assistência sociais mantidos pelo Ministério da Saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do senso crítico, ético e de responsabilidade social do aluno que se prepara para atuar nas diferentes áreas da saúde, cujo objeto de estudo e intervenção é o cuidado do ser humano.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOLOGIA |
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FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA SOCIAL |
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PROCESSOS NEUROBIOLÓGICOS |
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - INFÂNCIA |
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
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PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TEORIAS DA APRENDIZAGEM |
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Conhecer a história da psicologia da educação como ciência aplicada, seu âmbito e a sua relação com a educação brasileira, articulando seu campo de atuação aos princípios psicológicos do desenvolvimento humano que fundamentam ou interferem no processo ensino x aprendizagem.
Analisar a relação Psicologia-Educação reconhecendo as contribuições das várias visões acerca do desenvolvimento da criança e das práticas educativas.
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ADOLESCÊNCIA |
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PSICOLOGIA SOCIAL: SUJEITOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES |
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PSICOLOGIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL |
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
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Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
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ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA |
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ESTUDOS INTEGRADOS EM PSICOLOGIA I |
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ÉTICA PROFISSIONAL |
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POLÍTICAS PÚBLICAS EM PSICOLOGIA |
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PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ADULTO/IDOSO |
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TÉCNICAS PSICOMÉTRICAS E PROJETIVAS |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
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EXTENSÃO |
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AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA |
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FUNDAMENTOS DA PSICOTERAPIA |
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PROCESSOS PSICOPATOLÓGICOS |
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PSICOFARMACOLOGIA |
66
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PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO |
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EXTENSÃO |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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NEUROPSICOLOGIA |
66
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PSICOTERAPIA BREVE |
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PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
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PSICOLOGIA JURÍDICA |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO - SAÚDE COLETIVA |
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PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
66
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EXTENSÃO |
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EXT.: VIVER DIREITO |
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EXT.: UNIUBE CODERS |
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