ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA |
78
OBJETIVOS GERAIS:
- Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS |
57
Objetivo Geral
Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas.
Objetivos Específicos
Entender o conceito de lógica como ciência;
Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia;
Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
72
|
AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS |
42
|
CÁLCULO DIFERENCIAL |
132
Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos específivos:
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
|
CÁLCULO INTEGRAL |
84
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e comprreensão de inúmeros conceitos inerentes a todas as engenharias, focaremos na compreensão e resolução das integrais indefinidas, como podem ser aplicadas as integrais definidas e as integrais múltiplas (duplas e triplas). A partir de problemas de aplicação, este curso pretende fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
96
Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade.
Objetivos específicos:
- Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos;
- Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade;
- Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana;
- Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável
- Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
108
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
CONTROLE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO |
57
|
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
84
Objetivo Geral:
O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador.
Objetivos específicos:
Preparar o aluno para:
Utilizar softwares de desenho em CAD para a visualizar, criar, editar e plotar desenhos em consonância com as normas ABNT;
Utilizar softwares de desenho em CAD para documentação de projetos;
Plotar desenhos e projetos gerados em software de desenho assistido por computador.
|
ECONOMIA DE EMPRESAS |
54
Objetivos Gerais Despertar para uma visão global e para um posicionamento real, racional e harmônico sobre as inúmeras variáveis que interferem e conduzem a vida econômica (monetária ou não) das organizações e da sociedade como um todo, num mundo cada vez mais incerto e competitivo. Objetiva ainda, proporcionar aos educandos maior compreensão do ambiente econômico no qual interagem e a construção de conhecimentos que possam auxiliá-los nas tomadas de decisão de forma crítica e racional. Þ Objetivos Específicos Ao final do período letivo o estudante deverá: - Entender a relação da empresa inserida na macroeconomia. - Compreender as questões estratégicas de uma organização, no que se refere à concorrência, custo e formação de preços. - Compreender a realidade econômica brasileira Competências: Perfil Intermediário: (ao final da 4ª série) “O graduando de Administração, nesta fase do curso, trabalha com informações gerenciais e propõe alternativas de cursos de ações diante de uma situação dada, comunicando-as adequadamente”. Possui competências para: - entender as funções e os papéis do administrador; - buscar informações; - organizar informações; - aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo; - desenvolver a comunicação e expressão compatíveis com o exercício profissional. Habilidades: As habilidades e competências desejadas do graduando devem ser coerentes com o esforço em atingir o perfil intermediário do curso, atendendo aos critérios de clareza e coerência em relação às necessidades profissionais e sociais. O graduando deve desenvolver as habilidades conceituais, humanas e técnicas compatíveis com o estágio em que se encontra no curso. Capacidade para utilizar todos os seus conhecimentos – obtidos através de fontes, meios e recursos diferenciados – nas diversas situações encontradas no mundo do trabalho, isto é, da capacidade para transferir conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa.
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
96
Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento.
Objetivos específicos:
- Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização;
- Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões;
- Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano;
- Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal.
|
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS |
84
|
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS |
54
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|
ENGENHARIA DE MÉTODOS E PRODUTIVIDADE |
96
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
48
|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
207
|
ESTATÍSTICA APLICADA |
54
Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial.
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO I
|
42
|
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II
|
42
|
EXPRESSÃO GRÁFICA |
54
- Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica.
- Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos.
- Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico.
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
EXTENSÃO |
72
|
FELICIDADE E BEM-ESTAR |
96
Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida.
Objetivos específicos:
- Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas;
- Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal;
- Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida;
- Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum.
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
69
|
FILOSOFIA LEAN DE GESTÃO |
81
|
FÍSICA |
108
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO |
54
O principal objetivo do componente curricular é apresentar ao aluno os conceitos de agronegócio, sua evolução e setorização. Analisar a multiplicidade de variáveis que compõem os segmentos agroindustriais no Brasil: importância econômica e conjunto de inter-relações com os setores públicos, privados ou do terceiro setor. Discutir abordagens teóricas acerca segurança alimentar e soberania alimentar. Estabelecer relações entre questões ambientais e a produção agrícola. Desenvolver o senso crítico, o trabalho em equipe e a identificação e solução de problemas do setor agroindustrial.
|
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
54
|
GESTÃO DA MANUTENÇÃO |
66
|
GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES |
66
|
GESTÃO DE PROJETOS |
54
Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração.
|
GESTÃO ESTRATÉGICA |
84
|
GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE |
54
|
GESTÃO FINANCEIRA |
84
|
GESTÃO LOGÍSTICA |
54
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
INDÚSTRIA 4.0 |
54
|
INFORMÁTICA APLICADA |
54
A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de:
- manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
39
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
|
JOGOS DE EMPRESAS |
54
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
48
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
54
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
|
MACROECONOMIA E POLÍTICAS DE INTERVENÇÃO |
78
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno o conhecimento da estrutura de análise da economia e como as políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas, empreendidas pelo governo, afetam a formulação de políticas públicas , identificando as relações jurídicas e instrumentos legais na normatização dos fatos econômicos.Objetivo Específico: Espera-se que ao final do curso o aluno seja capaz de interpretar as mudanças nas variáveis macroeconômicas (taxa juros, inflação, renda, balanço pagamentos etc), e os intrumentos normativos para propor ações para a resolução dos problemas dos agentes da economia do país: Empresas, Famílias, Governos e Mercado externo.
|
MARKETING |
84
Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado.
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
84
|
MECÂNICA DOS SÓLIDOS |
69
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:- Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;- Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;- Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas, análise e determinação de tensões e deformações causadas por solicitações externas para o dimensionamento de peças estruturais.
|
METROLOGIA |
69
OBJETIVOS: -Objetivos Gerais: -Utilizar a metrologia como ferramenta de gerenciamento do controle de qualidade e produtividade do processo produtivo das indústrias. -Desenvolver a capacidade de fazer medições através de diversos instrumentos tais como: escalas, paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, goniômetros, luxímetro, termômetros, tacômetro, cronômetro e calibradores em geral. -Objetivos Específicos: -Empregar técnicas de utilização, leitura e conservação dos diversos instrumentos de medição; -Capacitar o aluno a fazer conversões de medidas; -Conhecer e aplicar as Normas Gerais de Medição; -Utilizar o Sistema de Tolerância ISO como parâmetro para fabricação e montagem de conjuntos mecânicos;
|
PESQUISA OPERACIONAL |
84
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I |
84
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II |
84
|
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO |
69
Objetivos gerais:
Ao final do componente o aluno será capaz de:
Correlacionar as propriedades de materiais e forma geométrica da peça aos processos de obtenção da mesma, a partir da escolha adequada do processo de fabricação e ferramentas que permitirão atingir o padrão de qualidade desejado;
Comparar processos de fabricação através da descrição das vantagens e limitações de cada um;
Objetivos específicos
- Reconhecer a importância da usinagem na indústria metal-mecânica;
- Classificar os processos de usinagem e identificar seus limites;
- Identificar a relação entre as propriedades dos materiais e tipos de cavacos;
- Avaliar a influência da geometria da ferramenta na usinagem;
- Selecionar o material da ferramenta adequado para o tipo de material a ser usinado;
- Avaliar as condições de corte no intuito de otimizar os custos de usinagem;
- Conhecer as operações e/ou a utilização de ferramentas, máquinas-ferramenta, acessórias e instrumentos de medição;
- Definir processos de usinagem/máquinas-ferramenta e acessórios em função das características das peças a usinar;
- Analisar a influência da temperatura nos processos de conformação e nas propriedades do produto final;
- Classificar e descrever os diversos processos de conformação mecânica.
- Conhecer tecnologia e campos de aplicação dos processos de forjamento, laminação, conformação de chapas, trefilação e extrusão.
- Ilustrar as etapas dos processos de fundição;
- Conhecer os principais processos de soldagens;
- Conhecer o processo de fabricação aditiva - Impressora 3D.
|
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
27
|
PROJETO DE FÁBRICA |
93
|
PROJETO DE PRODUTO |
72
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
66
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS |
63
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
48
A disciplina tem por objetivos:
Geral: Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade.
Espescíficos:
- Estudar os principais problemas ambientais;
- Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos;
- Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade;
- Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas;
- Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
|
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS |
54
A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão.
|
SISTEMAS DE PRODUÇÃO |
54
|
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS |
54
Objetivo geral:
- Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos.
- Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente.
- Demonstrar a importância dos conhecimentos dos matériais e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia.
|