INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
50
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
|
DESENHO TÉCNICO |
80
Desenvolver no aluno a habilidade de representar graficamente elementos de um projeto com o auxilio de instrumentos elementares (esquadros, transferidor, escalímetro e compasso). Associado a isso, a disciplina se objetiva orientar a construção de conhecimentos para a formação de competência para a leitura e interpretação de representações gráficas de desenho técnico, proporcionando aos alunos a capacidade de traduzir as formas de objetos tridimensionais em desenhos técnicos bidimensionais e vice-versa, adotar uma postura comprometida com a clareza de sua comunicação gráfica e consciente de sua importância, reconhecer simbologias, normas e procedimentos utilizados na representação técnica dos referidos elementos de acordo com as normas adotadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT).A descrição e aplicação do conteúdo desta disciplina têm por objetivo correlacionar com as demais disciplinas que formam o currículo deste curso, e assim, somar informações técnicas, proporcionar o desenvolvimento de habilidades, competência técnica e intelectual do aluno.
|
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS |
72
Objetivos gerais
- Capacitar os alunos para uso do computador em sala de aula propiciando a interação aluno-computador e identificando os conceitos básicos de informática.
- Analisar, modelar e representar a solução de problemas que envolvem o uso de softwares aplicados à Engenharia, desenvolvendo a capacidade de dedução, formulação e interpretação de situações Matemáticas.
Objetivos específicos
- Aplicar técnicas computacionais e os recursos do software Scilab na solução de problemas básicos de Engenharia e Sistemas de Informação.
- Utilizar o ambiente virtual para fins de pesquisa, comunicação e suporte acadêmico, interagindo de maneira ética e funcional.
- Comparar e aplicar as ferramentas computacionais nas atividades do curso, compreendendo o inter-relacionamento das diversas áreas trabalhadas ao longo do curso.
|
ÁLGEBRA LINEAR |
36
A disciplina tem como objetivo geral familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações. Como objetivos específicos: usar matrizes para organizar e manipular dados; executar operações de matrizes: adição; multiplicação e multiplicação por escalar; computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz e resolver sistemas de equações lineares usando matrizes.
|
PRÉ-CÁLCULO |
108
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos Específicos: - Conhecer e estabelecer relações entre os conjuntos numéricos. - Efetuar operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação, racionalização e fatoração em contextos numéricos e algébricos de acordo com suas propriedades. - Resolver equações polinomiais. - Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas. - Desenvolver nos alunos a capacidade de prever o comportamento de uma função por meio de sua notação formal, e de expressar este comportamento através de uma representação gráfica. - Identificar situações-problema solucionáveis pelo emprego de funções de uma variável. - Equacionar problemas envolvendo funções de uma variável, definir seus domínios e fazer sua representação gráfica e analítica.
|
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno.
Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
SISTEMAS DE PRODUÇÃO |
40
Esta disciplina de Sistemas de Produção objetiva, a priori, elucidar e caracterizar de forma crítica e construtiva todos os tipos de sistemas produtivos, seus tipos de layouts, modelos de gestão e terminologias extremamente necessárias ao Engenheiro de Produção. Também objetiva introduzir os alunos ao meio industrial, mostrando conceitos e pensamentos que determinam a condução de uma industria, desde sua concepção, passando por sua gestão eficiente, até a entrega dos produtos e serviços aos clientes.
|
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido.
|
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
80
Objetivo Geral: O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador.
Objetivos específicos:
Preparar o aluno para:
Aplicar as normas para o desenho técnico.
Fazer uso de um programa de CAD, nele construindo desde as primitivas geométricas, desenhos de conjuntos, desenho de detalhes e apresentação em 3D.
Interpretar e desenvolver desenhos e projetos, utilizando a linguagem própria do Desenho Técnico, através da norma ABNT.
Executar os desenhos de acordo com os requisitos das normas, explorando recursos e possibilidades da ferramenta, para o desenvolvimento de um projeto.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e primitivas de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: integração definida, técnicas de integração. -
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimização;
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação de unções compostas (regra da cadeia) e a otimização de funções de uma variável;
- Empregar técnicas e métodos de resolução de integrais indefinidas;
- Empregar o teorema fundamental do cálculo para a resolução de integrais definidas;
- Calcular áreas e volumes a partir da integração de funções de uma variável.
- Identificar e equacionar situações-problema que sejam solucionáveis pela utilização da integração definida.
|
GEOMETRIA ANALÍTICA |
80
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos Objetivos Específicos: - Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial; - Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores; - Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
|
ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
40
Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos: • Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; • Relacionar os termos população e amostra; • Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; • Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem; • Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias; • Utilizar uma tabela de números aleatórios; • Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. • Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; • Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; • Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; • Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento; • Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; • Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; • Definir experimento, espaço amostral e evento; • Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; • Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; • Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema; • Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; • Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; • Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; • Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; • Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, mediante o uso de expressões e de tabelas.
|
QUÍMICA TECNOLÓGICA |
60
Trabalhar os conhecimentos da Química como instrumento de controle por engenheiros, de forma a propiciar aos alunos fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
ELETRICIDADE APLICADA |
60
Objetivos Gerais - Fornecer uma visão geral do sistema elétrico que alimenta as unidades industriais bem como suas características de funcionamento.
Objetivos Específicos - Analisar as variáveis que implicam no uso racional e na qualidade da energia relacionando estes elementos com a otimização dos processos de produção.
|
GESTÃO AMBIENTAL |
40
Discutir e estudar os principais problemas ambientais. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
Em virtude da pandemia provocada pelo Covid- 19 e seguindo as Portarias do MEC as aulas presenciais passaram a acontecer de forma remota, para isso, numerosos recursos tecnológicos estão sendo utilizados neste período para garantir o acesso on-line às aulas: AVA Uniube on-line, Google Meet, Skype e outras ferramentas para incrementação das aulas remotas, tais como Kahoot, Socrative, Mentimeter e outras.
A utilização de tais tecnologias traz uma nova forma de abordagem dos conteúdos e de aproximação com os alunos. Desta forma, qualidades que sempre foram valorizadas no processo de ensino e aprendizagem como autonomia do aluno, coparticipação na construção do seu conhecimento, compartilhamento de experiências significativas e interatividade estão sendo construídas.
|
METROLOGIA |
60
OBJETIVOS: -Objetivos Gerais: -Utilizar a metrologia como ferramenta de gerenciamento do controle de qualidade e produtividade do processo produtivo das indústrias. -Desenvolver a capacidade de fazer medições através de diversos instrumentos tais como: escalas, paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, goniômetros, luxímetro, termômetros, tacômetro, cronômetro e calibradores em geral. -Objetivos Específicos: -Empregar técnicas de utilização, leitura e conservação dos diversos instrumentos de medição; -Capacitar o aluno a fazer conversões de medidas; -Conhecer e aplicar as Normas Gerais de Medição; -Utilizar o Sistema de Tolerância ISO como parâmetro para fabricação e montagem de conjuntos mecânicos;
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
80
Objetivo Geral:
Compreender a importância da Física, bem como suas origens e aplicações. desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em sala em situações práticas, compreender os princípios e leis físicas relacionados ao conteúdo da disciplina de Física I; associar esses conceitos aos fenômenos naturais do cotidiano e às tecnologias que os utilizam como base; reconhecer sua importância para a continuidade dos estudos e suas aplicações profissionais
Objetivo Específico:
Trabalhar com cinemática, desenvolver e estimular o raciocínio para questões de velocidade, tempo, aceleração e conversão de unidades que tem a mesma linha de raciocínio de um curso de engenharia. Compreender e realizar operações que envolvam vetores, movimentos uni e bidimensionais, leis da mecânica newtoniana, trabalho e energia mecânica, assim como ser capaz de realizar e avaliar gráficos bidimensionais.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
80
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio lógico, dedutivo e abstrato, e a base matemática necessária que o possibilitará: 1-Estudar o Cálculo Diferencial fornecendo embasamento matemático às aplicações da Engenharia em suas diversas áreas. 2 - Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas. 3 - Calcular áreas e volumes através do emprego de integrais definidas. 4 - Identificar situações-problema contextualizadas de engenharia, envolvendo integrais. 5 - Auxiliar no desenvolvimento de outras disciplinas do curso que utilizam os recursos matemáticos estudados para a resolução/modelagem de situações-problema. 6 - Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e de colaboração.
|
ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
40
Transmitir ao estudante do curso de Engenharia os fundamentos básicos relacionados ao emprego da estatística inferencial para resolução de problemas nas Engenharias e na pesquisa, capacitando-o ao reconhecimento dos tipos de dados experimentais, formulação de hipóteses, condições para aplicação de testes estatísticos e aplicação de métodos de análise de dados.
|
MECÂNICA DOS MATERIAIS I |
40
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:-Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;-Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas .
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA |
40
Objetivo: Desenvolver a capacidade criativa e inovadora dos alunos, estimulando e aplicando ferramentas àqueles cuja vocação e/ou vontade profissional estiver relacionada a Inovação Tecnológica dentro das empresas ou na forma de prestação de serviços ou na geração de produtos.
|
EQUIPE E LIDERANÇA DOS RECURSOS HUMANOS |
40
Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança.
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
80
Objetivos Gerais: 1- Compreender os fenômenos físicos relacionados ao eletromagnetismo, identificando as respectivas implicações destes nos projetos de engenharia. 2- Conhecer e realizar experimentos com equipamentos básicos utilizados no estudo do eletromagnetismo. 3- Adquirir visão crítica de ordens de grandeza. 4- Postura ética e participativa
Objetivos Específicos: 1- Dominar e aplicar os conceitos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo 2- Representar matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos. 3- Interpretar os resultados obtidos, objetivando a verificação da consistência destes. 4- Realizar atividades experimentais, analisar e interpretar resultados obtidos nos experimentos. 5- Utilizar instrumentos e equipamentos de laboratório com eficiência. 6- Avaliar ordens de grandeza e consistência de unidades. 7- Desenvolver atividades em equipe.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
80
Objetivo Geral:
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
Objetivos Específicos:
- Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas;
- Aplicar os teoremas e conceitos do cálculo vetorial para equacionar e resolver problemas de engenharias e/ou áreas afins;
- Empregar operadores direcionais e gradientes na resolução de problemas gerais;
- Introduzir integrais de linha, utilizadas numa grande variedade de aplicações para analisar as propriedades dos campos vetoriais;
- Apresentar métodos para a resolução de integrais de linha de campos conservativos, cálculos de integral de linha sobre curvas fechadas - Teorema de Green.
Conteúdos esses, impressindíveis à compreensão de fenômenos que envolvem a fluidodinâmica e eletromagnetismo.
|
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
80
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
|
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
40
Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
|
INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
80
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
|
COMPONENTE OPTATIVO I |
80
|
MECÂNICA DOS MATERIAIS II |
40
Objetivos Gerais:
Compreender os conhecimentos básicos de mecânica dos materiais, dando continuidade ao estudo da Mecânica dos Sólidos, iniciado na disciplina de Mecânica dos Materiais I. Dotar o aluno de conhecimentos suficientes para alcançar com sucesso o perfil final proposto para o curso, adquirindo conhecimentos que vão auxiliá-lo na análise e dimensionamento de equipamentos, instalaçãoes e estruturas.
Objetivos Específicos:
- Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e
deformações;
- Buscar soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos.
- Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais;
- Compreender o comportamento dos materiais e elementos diante das solicitações externas;
- Analisar tensões e deformações;
- Prever quais os tipos de materiais que podem fazer parte de um projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência, rigidez, segurança e economia.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS |
60
Conhecer os aspectos gerais e os princípios dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, suas vantagens e limitações. Conhecer os componentes empregados nos sistemas hidráulicos e nos sistemas pneumáticos, sua constituição e forma construtiva e o seu princípio de funcionamento e o seu emprego. Conhecer e empregar a simbologia na elaboração de circuitos hidráulicos e de circuitos pneumáticos. Empregar componentes hidráulicos para a elaboração de circuitos hidráulicos. Empregar componentes pneumáticos para a elaboração de circuitos pneumáticos. Conhecer e empregar métodos de seleção de compressores de ar, de formas de tratamento do ar comprimido, do armazenamento e da sua distribuição. Aplicar conhecimentos de sistemas hidráulicos e pneumáticos em projetos mecânicos.
|
CONTROLE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO |
60
Objetivos Gerais:
Disciplina atual e de fundamental importância para o sucesso da gestão empresarial, a qual possui, como objetivo básico, possibilitar aos alunos conhecerem a necessidade e a importância de se implantar um Programa de Controle e Confiabilidade do Processo em qualquer tipo de organização.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar ao aluno uma visão geral a respeito das práticas estatísticas da qualidade. A utilização das ferramentas de qualidade na íntegra e na essência, extremamente próximo com a prática empresarial.
- Ensinar aos alunos a metodologia do Controle Estatístico do Processo (CEP), sua aplicabilidade, processos de implantação, suas vertentes e suas peculiaridades em diversos segmentos empresariais;
- Propiciar aos alunos forte conhecimento na metodologia Seis Sigma de controle e confiabilidade do processo aliada a metodologia DMAIC, suas características, importância, aplicabilidade, e dificuldades de implantação em diversos tipos de culturas empresariais.
- Sensibilizar os alunos que Qualidade Total não é mais um modismo, mas sim uma questão de sobrevivência para as organizações deste mundo globalizado e altamente competitivo;
- Despertar nos Discentes que a qualidade é a garantia da satisfação dos clientes, e por isso tudo que não agrega valor deve ser eliminado, na raiz, e não superficialmente.
|
ANÁLISE DE DECISÃO |
40
Objetivo Geral
Dar ao aluno conhecimento básico em sistemas de apoio à decisão.
Objetivos Específicos
Conhecer os tipos de abordagens de problemas;
Estruturar um problema decisório;
Conhecer metodologias de construção de cenários prospectivos;
Conhecer métodos de análise multicritério.
|
LOGÍSTICA EMPRESARIAL |
40
Objetivos Gerais:
- Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos:
- Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
CIÊNCIA DOS MATERIAIS |
60
|
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
80
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e pratica.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à Termodinâmica, Óptica e fenômenos ondulatórios.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV |
80
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
|
GESTÃO DE SERVIÇOS |
40
- Capacitar o aluno a apresentar conceitos e princípios fundamentais da gestão de serviços e do marketing interno, indicando meiosadequados para pôr em prática as informações aqui transmitidas.- Promover a integração e a motivação nas atividades de produção relacionadas com outras disciplinas e com os objetivos do curso
|
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO I |
60
Objetivos gerais:
Ao final do componente o aluno será capaz de:
Correlacionar as propriedades de materiais e forma geométrica da peça aos processos de obtenção da mesma, a partir da escolha adequada do processo de fabricação e ferramentas que permitirão atingir o padrão de qualidade desejado;
Comparar processos de fabricação através da descrição das vantagens e limitações de cada um;
Objetivos específicos
- Reconhecer a importância da usinagem na indústria metal-mecânica;
- Classificar os processos de usinagem e identificar seus limites;
- Identificar a relação entre as propriedades dos materiais e tipos de cavacos;
- Avaliar a influência da geometria da ferramenta na usinagem;
- Selecionar o material da ferramenta adequado para o tipo de material a ser usinado;
- Avaliar as condições de corte no intuito de otimizar os custos de usinagem;
- Conhecer as operações e/ou a utilização de ferramentas, máquinas-ferramenta, acessórias e instrumentos de medição;
- Definir processos de usinagem/máquinas-ferramenta e acessórios em função das características das peças a usinar;
- Analisar a influência da temperatura nos processos de conformação e nas propriedades do produto final;
- Classificar e descrever os diversos processos de conformação mecânica.
- Conhecer tecnologia e campos de aplicação dos processos de forjamento, laminação, conformação de chapas, trefilação e extrusão.
- Ilustrar as etapas dos processos de fundição;
- Conhecer os principais processos de soldagens;
- Conhecer o processo de fabricação aditiva - Impressora 3D.
|
ENGENHARIA DE MÉTODOS E PRODUTIVIDADE |
80
A disciplina aborda o desenvolvimento e utilização de técnicas no Estudo de Movimentos, com técnicas de registro e análise, e economia de movimentos; Técnicas de Medida do Trabalho, como estudo de tempos, amostragem do trabalho, tempos pré-determinados, avaliação do ritmo e, tempo-padrão; Balanceamento de linha (Teoria das Restrições); Capacidade Produtiva; e Produtividade e Competitividade
Objetivos Gerais:
- É através da Engenharia de Métodos e Produtividade que se encontrará o equilíbrio entre aumento de produtividade e diminuição de desgaste físico. Para isso, o graduando aprenderá Estudo de Movimentos e de Tempos, Balanceamento de Linha, e Produtividade e Competitividade.
Objetivos Específicos:
- Criar meios que simplifiquem tarefas, padronizando-as e melhorando a eficiência humana;
- Determinar o tempo de execução das tarefas;
- Orientar e treinar operadores no melhor método possível;
- Identificar situações nas linhas de produção, ou processos produtivos, que necessitem de adequações e melhorias, através de técnicas abordadas durante a disciplina;
- Desenvolver a capacidade de interação com todos os colaboradores da empresa, sem distinção por cargo ou nível na hierarquia organizacional, para fomentar o trabalho em equipe;
- Analisar criticamente e propor soluções adequadas para problemas de produtividade;
- Auxiliar na tomada de decisões referentes à melhorias no processo produtivo, que envolvam diversas variáveis como custos, equipamentos, colaboradores, tempo e espaço;
- Contribuir para a otimização da utilização do processo produtivo como um todo, incluindo matéria-prima, equipamentos e colaboradores.
|
GESTÃO DA QUALIDADE |
40
Objetivos Gerais:
- Disciplina atual e de fundamental importância para o sucesso da gestão empresarial, a qual possui, como objetivo básico, possibilitar aos alunos conhecerem a necessidade e a importância de se implantar um Programa de Qualidade Total, em qualquer tipo de organização
Objetivos Específicos:
- Proporcionar ao aluno uma visão geral a respeito das práticas da qualidade. A utilização das ferramentas de qualidade, o ciclo PDCA e o método de análise e melhoria de processo
- Apresentar aos alunos as ferramentas utilizadas nos programas de qualidade
- Sensibilizar os alunos que Qualidade Total não é mais um modismo, mas sim uma questão de sobrevivência para as organizações deste mundo globalizado e altamente competitivo
- Despertar nos Discentes que a qualidade é a garantia da satisfação dos clientes
|
GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA |
40
Compreender os mecanismos de uma Cadeia de Suprimentos e toda a abrangência da função Logística; Compreender os principais custos logísticos, suas inter-relações e suas implicações nas decisões logísticas; Entender a importância do nível de serviço e suas inter-relações com a operação logística; Compreender a importância da tecnologia da informação na logística; Entender o processo de globalização e suas implicações na evolução e estágio atual da logística.
|
PROJETOS INTEGRADOS I |
20
A disciplina tem por objetivo fornecer ao graduando uma visão geral da interdisciplinaridade, que é uma exigência apresentada pela sociedade de conhecimento da qual fazemos parte, principalmente nas áreas que envolvem aplicações tecnológicas e científicas. Como não haveria de deixar de ser, essa premissa está prevista no projeto pedagógico dos cursos da área de tecnologia da universidade de Uberaba e de acordo com ele, pode ser implementada por intermédio das chamadas oficinas integradas. Assim, com essa intenção, serão desenvolvidas atividades de aprendizagens por pesquisa e por projetos, coerentemente articuladas com as teorias estudadas nas disciplinas de cada período dos cursos de engenharia, durante o semestre. Tais atividades serão elaboradas, desenvolvidas e executadas pelos alunos, reunidos em equipes, sob a coordenação e orientação dos professores da disciplina. Objetivos gerais Promover a integração e a interligação dos conteúdos das disciplinas estudadas em cada período dos cursos de engenharia da universidade de Uberaba e contribuir para formação de profissionais que consigam conceber o conhecimento como um todo. Objetivos específicos 1 Utilização de variadas técnicas pedagógicas de ensino-aprendizagem Leituras prévias Aulas expositivas Ensino com pesquisa Ensino por projeto Seminários 2 Utilização de diferentes e variadas técnicas pedagógicas de avaliação Elaboração de relatório científico Apresentação de seminários Demonstração de um produto real desenvolvido Capacidade de cumprir um cronograma Avaliações integradas 3 Contribuir para implementação do projeto pedagógico das engenharias Promover a pró-atividade, o protagonismo. Desenvolver o espírito de iniciativa Incentivar o empreendedorismo Fomentar o desenvolvimento da criatividade Incentivar a produção de conhecimentos teóricos e práticos Desenvolver e aperfeiçoar a comunicação oral e escrita Proporcionar o desenvolvimento a capacidade de trabalhar em equipe Possibilitar o acompanhamento dos perfis previstos no projeto pedagógico 4 Melhoria de qualidade na aprendizagem Permitir a integração de conteúdos Interligar a teoria com a prática Possibilitar a compreensão, a analise, a síntese e a aplicação do conhecimento. Promover as aprendizagens significativas
|
MÉTODOS QUANTITATIVOS |
80
Objetivos Gerais:
Utilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão, baseando-se em modelos matemáticos / estatísticos / computacionais de problemas reais
Objetivos Específicos:
Propiciar uma visão de princípios básicos de Critérios de Tomada de Decisão, Simulação (de Monte Carlo), Programação Linear e Programação não Linear
Desenvolver no aluno a capacidade de converter problemas encontrados no cotidiano das empresas em modelos matemáticos que auxiliem nos momentos de tomada de decisão
Apresentar e possibilitar o uso de softwares como apoio nas situações de tomada de decisão
|
FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
80
Objetivos Gerais: - Compreender os principais aspectos nos processos relacionados a conceitos fundamentais em mecânica dos fluidos, equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluidos, sistemas elevatórios, primeira e segunda lei da termodinâmica e equações básicas de transferência de calor e massa. - Construir conhecimentos que possibilitem a solução de situações-problemas relacionadas aos assuntos supracitados, fornecendo sólido embasamento para as disciplinas do ciclo profissionalizante que tem esta matéria como pré-requisito. - Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas de cálculo, ilustrando as aplicações imediatas ao dia a dia. Objetivos Específicos: - Empregar conceitos fundamentais de mecânica dos fluidos e princípios de transferência de calor e massa no dimensionamento de sistemas de fluidos; - Utilizar instrumentos básicos de medição de pressão, vazão, densidade e viscosidade; - Dimensionar conjuntos moto-bomba.
|
SISTEMAS MECÂNICOS E ELETROMECÂNICOS |
40
Objetivos Gerais Apresentar aos alunos os sistemas mecânicos e eletromecânicos e suas aplicações no complexo industrial, enfocando suas vantagens em termos de aumento de produtividade, controle do processo produtivo e a melhoria da qualidade dos produtos. Objetivos Específicos -Apresentar os principais sistemas mecânicos e eletromecânicos utilizados nos processos fabris; -Especificar componentes mecânicos e eletromecânicos; -Conhecer os principais sensores e atuadores, suas funções no processo de automação; -Mostrar a eficiência e eficácia das tecnologias existentes nos sistemas eletromecânicos.
|
ERGONOMIA |
40
Objetivos Gerais: - A disciplina de ergonomia para engenharia de produção visa proporcionar uma sólida formação básica das metodologias estudadas aliadas às necessidades das disciplinas posteriores do curso de engenharia de produção. - A disciplina também capacita o acadêmico na utilização das ferramentas necessárias para aplicação de ergonomia no desenvolvimento de projeto. - A abordagem de diferentes literaturas referentes à área auxiliará o futuro profissional a ter uma visão crítica e base para pesquisas. - Desenvolver uma postura ética e atuante no meio acadêmico. Objetivos Específicos: - Desenvolver habilidade de trabalhar em equipe. - Resolver situações-problema de ergonomia contextualizados utilizando os conceitos da engenharia de produção. - A utilização desses conhecimentos em conjunto com de outras disciplinas permitirá o acadêmico fazer análises e determinar se o novo projeto será mais eficiente ou menos eficiente que o antigo. - Com a utilização dos métodos de avaliação, os alunos poderão sugerir melhorias para prevenir doenças relacionadas ao trabalho sem alterar os processos de fabricação.
|
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II |
40
Permitir ao aluno reconhecer as principais características dos processos de manufatura apresentados na disciplina, bem como selecionar o processo mais adequado à demanda necessária do processo produtivo, garantindo o menor custo, maior segurança e maior eficácia ao produto.
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I |
120
A disciplina aboda o desenvolvimento e utlização de técnicas e ferramentas estratégicas, táticas e operacionais para a correta e efetiva implantação de Planejamento e Controle da Produção (PCP) nas empresas, envolvendo gestão de estoques, previsão de vendas, planejamento agregado da produção, plano da produção, plano-mestre da produção, planejamento das necessidades da manufatura e planejamento da capacidade produtiva.
Objetivo geral:
Proporcionar ao aluno conheicmentos suficientes para que o mesmo desenvolva, construa, implemente e gerencia qualquer sistema de Planejamento e Controle de Produção de forma eficiente, eficaz e efetiva, gerando resultados positivos e crescentes a empresa.
Objetivos específicos:
- Identificar desvios na gestão de estoques e corrigi-los;
- Implantar ferramentas de gestão de estoques adequadamente;
- Desenvolver sistemas de previsão de vendas coerentes com o mercado no qual a empresa faz parte;
- Orientar os alunos no tocante a infinidade de possibilidades de melhorias e reduções de custos que o PCP proporciona a empresa, se bem gerido;
- Embuir nos alunos a importância do PCP para a empresa, levando os mesmos a compreenderem que o PCP é o coração da indústria;
- Demonstrar e aplicar técnicas e ferramentas de PCP que levarão a empresa ao sucesso no tocante a custos, prazos e qualidade.
|
OPERAÇÕES UNITÁRIAS |
60
Objetivos gerais:
A disciplina Operações Unitárias , possibilita o desenvolvimento de competências na elaboração de projetos e aplicações das operações mecânicas e de transferência de quantidade de movimento aos processos industriais, dispondo equipamentos em uma sequência ordenada para transformação de uma matéria-prima em produtos acabados ou intermediários para outros processos.
Objetivos Específicos:
Os principais objetivos da disciplina para aquisição de competências e habilidades na formação eclética de Engenheiros de Produção são:
. Caracterizar partículas sólidas quanto à forma e propriedades físicas para uso em projetos de processo;
. Elaborar projetos em que as propriedades físicas das partículas são requeridas para realização de cálculos e especificações de equipamentos;
. Selecionar a sequência adequada no processamento de sólidos para fabricação de produtos diversos;
. Aplicar conceitos de fenômenos de transporte no transporte de sólidos: hidráulico e pneumático;
. Realizar projetos relacionados com a separação sólido-fluído, usando conceitos de dinâmica das partículas em aplicações que envolvem contato de sólidos com líquidos e gases;
. Especificar equipamentos aplicados à separação mecânica e que usam conceitos de transferência de quantidade de movimento.
|
PROJETOS INTEGRADOS II |
20
O componente Projetos integrados faz parte do programa de estudos do aluno, devendo ser implementadas pelos conteúdos do curso, sob a responsabilidade de um grupo de profissionais que irão desenvolver atividades de aprendizagem multi e interdisciplinares nas áreas de conhecimento definidas nos perfis do curso. São objetivos dessa componente: Possibilitar a integração dos conteúdos abordados nas disciplinas; Promover a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade possibilitando a síntese, integração e consolidação dos conhecimentos adquiridos pelos discentes; Pesquisar, propor e implementar novas metodologias e novas práticas de ensino e aprendizagem. Servir de instrumento de acompanhamento da aprendizagem, auxiliando na consecução dos perfis; Possibilitar a inserção de atividades de equipe, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de comunicação, relacionamento, cooperação, liderança e empreendedorismo; Contribuir para a autonomia intelectual do aluno, colocando-o como responsável pela condução, conclusão e apresentação do conhecimento obtido.
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS |
90
Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros.
|
AUTOMAÇÃO E CONTROLE |
60
|
PROJETO DO PRODUTO |
80
Objetivos gerais Ao final do curso o aluno será capaz de: 1. Desenvolver um Projeto de Produto 2. Realizar levantamentos e analise de informações, objetivos e metas do projeto 3. Elaborar escopo, cronogramas e orçamentos de um Projeto de Produto 4. Elaborar Esboços e coordenar atividades de modelamento para visualização 5. Desenvolver roteiro de montagem 6. Custear desenvolvimento de produto novo e respectivo processo de produção. 7. Realizado o lançamento do Produto (protótipo)
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II |
80
|
DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR II |
40
|
SIMULAÇÃO APLICADA À PRODUÇÃO |
40
Simulação: Simualdor Promodel e VBA; Introdução, conceitos e modelo; Probabilidade e Estatística em Simulação; Simulação Estática, Determinística, Discreta e Dinâmica e Estocástica; Processo de Simulação; Otimização com simulação.
|
PROJETOS INTEGRADOS III |
20
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA |
80
- Objetivos Gerais: capacitar os alunos para que os mesmos possam aplicar matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os discentes interpretem, elaborem e analise cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os alunos compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração. Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os alunos acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
- Objetivos Específicos: para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os alunos desenvolvam as seguintes habilidades: Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros; Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta; Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão; Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico; Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa; Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão; Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
|
COMPONENTE OPTATIVO II |
80
|
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
20
|
GESTÃO DA MANUTENÇÃO |
40
Funções Básicas da Manutenção Industrial, Organizações típicas de manutenção, Métodos aplicados à manutenção industrial, Manutenção corretiva e preventiva, Sistema de informação na manutenção industrial, Engenharia de Manutenção, Inventários, Definição de estoques, Programação de Manutenção, Fichas de Controle, Técnicas de inspeção, Análise de defeitos, Controle da manutenção, Custos da manutenção. Demonstrar as Funções Básicas da Manutenção Industrial Identificar as Organizações típicas de manutençãoExplicar Métodos aplicados à manutenção industrialAplicar as Manutenções corretivas e preventivasSumarizar o Sistema de informação na manutenção industrialDiscutir a função da Engenharia de ManutençãoAdministrar os InventáriosDefinir de estoques de peças sobressalentes da manutenção.Determinar a Programação de ManutençãoUsar as Fichas de ControleImplantar as Técnicas de inspeçãoAnalisar os defeitosInterpretar os Controles da manutençãoRelacionar os Custos da manutenção
|
GESTÃO DE PROJETOS |
80
|
LEAN MANUFACTURING |
40
Oferecer um conhecimento sólido da filosofia lean e de todas as ferramentas e metodologias - técnicas e gerenciais - que apoiem, reforcem e promovam ações relacionadas ao Sistema Lean Manufacturing, aperfeiçoando e desenvolvendo processos produtivos de acordo com os padrões da literatura, bem como os exigidos pelo mercado de trabalho, focando em melhoria de qualidade, produtividade e segurança sem perder a eficiência com os menores custos;
|
SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO |
80
|
PROJETO DE FÁBRICA |
80
Objetivos Gerais: O componente Projeto de Fábrica tem como objetivo apresentar aos alunos os conceitos, técnicas, convenções e métodos sobre o projeto de arranjos físicos (layout), para a elaboração de um projeto de fábrica baseado nos conceitos teóricos e na utilização de ferramentas computacionais.
Objetivos específicos: Implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características do segmento; dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas; elaborar e executar projetos de sistemas de produção; empregar recursos computacionais na elaboração e documentação de projetos; conceber, projetar e analisar sistemas, processos e produtos, com os modelos adequados.
|
MARKETING BÁSICO |
90
Objetivo Geral: Despertar percepções sobre novos negócios e de novos produtos/serviços que satisfaça necessidades dos consumidores em conformidade com a complexidade empresarial.
Objetivos Específicos: Aplicar os conceitos básicos do marketing na geração de novos negócios e nas práticas atuais de mercado. Desenvolver um projeto integrado juntamente com outras disciplinas do período com a proposta de capacitar o aluno quanto o inter-relacionamento das distintas áreas da administração.
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
200
Objetivo Geral: O Estágio Supervisionado em Engenharia na Universidade de Uberaba é uma atividade prática curricular componente da formação profissional, realizada em ambiente real de trabalho, sob a orientação da instituição na forma de um supervisor, envolvendo não só os aspectos humanos e técnicos da profissão, mas também o comprometimento social com o contexto do campo de estágio. Constitui-se, portanto, como um atividade curricular didático - pedagógica constituída por trabalhos práticos supervisionados, desenvolvidos em uma ou mais áreas do campo da Engenharia, fora do ambiente acadêmico e inserido no contexto profissional.
Objetivos específicos:
a) Possibilitar ao aluno conhecer a realidade Civil (profissional, social e cultural), a fim de lhe permitir mudanças, preservando o meio ambiente;
b) Complementar sua formação acadêmica mediante o desenvolvimento de habilidades relacionadas com sua área de formação;
c) Iniciar o aluno na atividade profissional, dando-lhe oportunidade de se preparar com mais segurança para seu ingresso no mercado de trabalho;
d) Facilitar o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, permitindo adequar aqueles de caráter profissionalizantes às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas;
e) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, capazes de adotar modernas técnicas de gestão, métodos e processos inovadores, nova tecnologia e metodologias operacionais, visando a satisfação dos clientes internos e externos da Empresa em que estiver atuando e no melhor esforço, para as que irão atuar.
|
PROJETO EMPREENDEDOR |
80
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
20
|
ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
|