ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA | 78 OBJETIVOS GERAIS: - Revisar conteúdos básicos de Matemática e promover o desenvolvimento das habilidades visando a resolução de problemas matemáticos.
- Familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração.
- Fornecer ao aluno a base Matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Usar matrizes para organizar e manipular;
- Executar operações de matrizes;
- Computar a matriz inversa e a transposta;
- Calcular o determinante de uma matriz;
- Resolver sistemas de equações lineares;
- Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores;
- Calcular as operações entre vetores;
- Calcular o ângulo entre vetores;
- Verificar a ortogonalidade entre vetores;
- Calcular a área de superfícies;
- Calcular o volume de regiões.
- Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial
- Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
|
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS | 57 Objetivo Geral Introduzir o algoritmo como ferramenta inicial para o desenvolvimento de raciocínio lógico na solução de problemas. Objetivos Específicos Entender o conceito de lógica como ciência; Observar o seu uso de maneira, muita das vezes, de forma espontânea em tarefas do dia a dia; Usar o raciocínio lógico para a tomada de decisões para resolução de problemas. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 72 |
AUTOMAÇÃO E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS | 81 |
CÁLCULO DIFERENCIAL | 132 Objetivos Gerais: Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos específivos: Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a: - Reconhecer a operação de potenciação, identificar e aplicar suas propriedades;
- Reconhecer a operação de radiciação, identificar e aplicar suas propriedades
- Solucionar equações polinomiais
- Fatorar e simplificar expressões algébricas;
- Trabalhar o conceito de limites e de continuidade de funções;
- Conhecer o conceito e aplicações de derivadas;
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimizaçã.
- Trabalhar as propriedades das derivadas e suas aplicações;
- Representar graficamente as funções de duas variáveis;
- Fazer a conexão entre as funções de duas variáveis e as curvas de nível associadas;
- Fazer a conexão entre as funções de três variáveis e as superfícies de nível correspondentes;
- Calcular e utilizar derivada parcial, derivada direcional, gradiente e diferencial
|
CÁLCULO INTEGRAL | 84 Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico da prática da engenharia. Sendo as integrais, de maneira geral, uma poderosa ferramenta para a aplicação e comprreensão de inúmeros conceitos inerentes a todas as engenharias, focaremos na compreensão e resolução das integrais indefinidas, como podem ser aplicadas as integrais definidas e as integrais múltiplas (duplas e triplas). A partir de problemas de aplicação, este curso pretende fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas. |
CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 96 Objetivo geral: Desenvolver a consciência crítica a partir da compreensão de conceitos, da evolução histórica e da reflexão de situações sociais com o intuito de contribuir na formação de pessoas conscientes e capazes de participarem eticamente na sociedade. Objetivos específicos: - Compreender as relações entre Ética, Democracia, Cidadania e Direitos Humanos; - Conhecer os aspectos multiculturais e heterogêneos que envolvem a formação e a organização da sociedade; - Refletir a diversidade/postura do homem frente às diferenças e em conformidade com a dignidade humana; - Identificar as intervenções humanas favoráveis e desfarováveis em relação ao Meio Ambiente e ao desenvolvimento sustentável - Perceber as diferentes dimensões para a construção de uma sociedade inclusiva. |
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR | 54 Objetivos Gerais: Despertar nos alunos a visão empreendedora, levando o nosso egresso a desenvolver a capacidade de sonhar, visualizar, planejar, traçar estratégias e realizar, sempre focado no objetivo de despertar o senso crítico, mostrando individualmente suas potencialidades, proporcionar o desenvolvimento pessoal, levar conceitos para que possam trabalhar a criatividade, enfatizando a importância da visão moral e ética, alinhada com o bem-estar social e o sucesso pessoal. Objetivos Específicos:
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que o aluno desenvolva as seguintes habilidades: - Conhecer o que é o Empreendedorismo e o processo empreendedor,
- Compreender as características de um empreendedor;
- Aplicar os conceitos e características empreendedoras;
- Desenvolver sendo Criativo, através de ferramentas que estimulam esse processo;
- Empregando conceitos ligados ao processo de criação de novas ideias;
- Selecionar, analisar, interpretar e avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no mercado identificando as oportunidades e ameaças existentes para novos negócios;
- Conhecer a ferramentas canvas;
- Conhecer o processo de elaboração de um planos de negócios, e como o esta ferramenta é utilizada como norteadores de empreendimentos;
- Desenvolver a capacidade de planejar ações de ordem social, afim de contribuir individualmente e ou em grupo com a sociedade cujo está inserido, promovendo ações que visam sempre a melhoria do bem estar do próximo;
|
CONTABILIDADE GERENCIAL E ANÁLISE DE CUSTOS | 108 Objetivo Geral: ðIdentificar os fundamentos teóricos e práticos necessários para gestão de custos bem como avaliar diversos conceitos e técnicas normalmente usadas no planejamento, controle operacional e em processos de tomadas de decisão. Objetivos Específicos: ðPropiciar ao discente o conhecer e aplicar as técnicas de Contabilidade Gerencial e de Custos; Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões através da Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Contabilidade Gerencial e de Custos; Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Contabilidade Gerencial e de Custos nas tomadas de decisão para otimizar os resultados econômico-financeiros. |
CONTROLE E CONFIABILIDADE DO PROCESSO | 57 |
DESENHO TÉCNICO ASSISTIDO POR COMPUTADOR | 84 Objetivo Geral: O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador. Objetivos específicos: Preparar o aluno para: Utilizar softwares de desenho em CAD para a visualizar, criar, editar e plotar desenhos em consonância com as normas ABNT; Utilizar softwares de desenho em CAD para documentação de projetos; Plotar desenhos e projetos gerados em software de desenho assistido por computador. |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA | 96 Objetivo geral: Conhecer e compreender o cenário da política econômica nacional e internacional e suas repercussões nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Educação e do Desenvolvimento. Objetivos específicos: - Conhecer e compreender os principais aspectos econômico-financeiros que estão envolvidos no processo de globalização; - Conhecer e entender os principais aspectos que estão envolvidos nas configurações das políticas macro econômicas e suas repercussões; - Refletir acerca de como o sistema econômico interfere nos processos de desenvolvimento social e humano; - Capacitar o estudante para elaborar o planejamento financeiro pessoal. |
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS | 84 |
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS NEGÓCIOS | 54 |
ENADE | 0 |
ENGENHARIA DE MÉTODOS E PRODUTIVIDADE | 96 |
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO | 48 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 207 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 54 Criar condições para que o aluno possa compreender e empregar a estatística descritiva para tabular, apresentar e interpretar dados que serão utilizados em planejamento e tomada de decisões administrativas, utilizando o computador, através de planilhas eletrônicas, como ferramenta de apoio. Apresentar as ferramentas da Teoria de Probabilidade preparando o aluno para o estudo da Estatística Inferencial. |
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO I | 42 |
ESTUDOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO II | 42 |
EXPRESSÃO GRÁFICA | 54 - Capacitar o estudante a comunicar-se na linguagem técnica gráfica da engenharia, especificamente através da leitura e produção de representação de objetos em vistas ortográficas e perspectiva isométrica. - Desenvolver habilidade introdutória no uso de aplicativos gráficos. - Expressar e interpretar graficamente os desenhos de objetos empregando as técnicas, convenções e normas de projetos no desenho técnico. |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
EXTENSÃO | 72 |
FELICIDADE E BEM-ESTAR | 96 Objetivo geral: Compreender as diferentes dimensões que constituem o homem por meio de um processo que permita o autoconhecimento/ reflexões sobre condições concretas de vida na busca de equilíbrio emocional, bem estar e qualidade de vida. Objetivos específicos: - Entender o homem como sujeito integral, em suas múltiplas dimensões formativas; - Ampliar o universo sócio-cultural compreendendo a importância da arte e cultura no processo de equilíbrio da cognição e afeto/satisfação pessoal; - Identificar atitudes de promoção à saúde que contribuem para o bem estar e a qualidade de vida; - Refletir acerca de aspectos presentes no cotidiano e em modos de ser e estar no mundo com foco na descoberta de possibilidades para o autoconhecimento, o equilíbrio emocional e o bem comum. |
FENÔMENOS DE TRANSPORTE | 69 |
FILOSOFIA LEAN DE GESTÃO | 81 |
FÍSICA | 108 Objetivos gerais: - Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático. - Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações. - Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e prática. - Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época. Objetivos especificos : - Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à mecânica, Termodinâmica, ondas e fenômenos ondulatórios e eletricidade. - Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas. |
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA | 48 Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados.. |
FUNDAMENTOS EM OPERAÇÕES UNITÁRIAS | 84 |
GESTÃO AMBIENTAL | 54 Discutir e estudar os principais problemas ambientais e as possíveis soluções. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições refetente à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS | 54 |
GESTÃO DA MANUTENÇÃO | 66 |
GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES | 66 |
GESTÃO DE PROJETOS | 54 Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração. |
GESTÃO ESTRATÉGICA | 84 |
GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE' | 54 |
GESTÃO FINANCEIRA | 84 |
GESTÃO LOGÍSTICA | 54 Objetivos Gerais: - Oferecer ao aluno um ferramental que permita extrair da Gestão da Logística, informações úteis ao processo decisório, que não estejam prontamente visíveis
Objetivos Específicos: - Propiciar ao discente conhecer e aplicar as ferramentas e sistemas de Gestão de Logística
- Viabilizar aos discentes subsídios para tomada de decisões Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação das metodologias de Gestão de Logística
- Conceituar e demonstrar a aplicação dos resultados da Gestão de Logística nas tomadas de decisão para aperfeiçoar os resultados econômico-financeiros
|
INDÚSTRIA 4.0 | 54 |
INFORMÁTICA APLICADA | 54 A disciplina de Informática Aplicada tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para utilizar os recursos de computação e as ferramentas de gerenciamento e manipulação de informações como instrumentos facilitadores na gestão estratégica e no processo decisório. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Ao final dos estudos, esperamos que o(a) aluno(a) seja capaz de: - manipular pastas e arquivos;
- formatar planilhas eletrônicas;
- criar planilhas de cálculo utilizando os recursos de operações, fórmulas e funções;
- utilizar os comandos básicos do MS-Project;
- construir e gerenciar projetos;
- utilizar as principais ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem.
|
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA | 39 Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos. |
JOGOS DE EMPRESAS | 54 |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 48 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico. Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. |
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES | 54 Considerando o perfil previsto para o egresso do curso, o propósito desta disciplina é levar o aluno a conhecer e aplicar os conceitos, estratégias e técnicas do comportamento humano, inerentes à administração de empresas, objetivando a gestão de recursos humanos, a partir dos processos de formação dos grupos, relações interpessoais, motivação e liderança. |
MARKETING | 84 Conduzir os alunos ao conhecimento dos conceitos básicos iniciais do Marketing e sua importância no contexto atual das organizações. Despertar percepções sobre novos negócios e novos produtos/serviços que satisfaçam necessidades de consumidores em conformidade com a complexidade empresarial. Desenvolver a capacidade de reconhecer e interpretar as tendências de mercado, vivenciadas através do estudo de casos reais. Proporcionar uma visão analítica de marketing e a preparação para a capacitação na tomada de decisão focada no mercado. |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 84 |
MECÂNICA DOS SÓLIDOS | 69 Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças.O termo vem do grego (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exata em geral, embora existam áreas que se cruzem, como a Físico-Química (intimidade da matéria). Dessa forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos, em diversas escalas de comprimento: das partículas subatômicas, das quais toda a matéria é originada, até o comportamento do universo material como um todo (Cosmologia).Os objetivos será o de alinhar Modelos Matemáticos com aplicações reais no cotidiano do Engenheiro:- Fornecer aos alunos fundamentos básicos de estática de partículas e de corpos rígidos dando ao mesmo uma visão geral daatuação de cargas sobre sistemas mecânicos e estruturais.-Mostrar como adicionar forças e decompô-las em suas componentes utilizando a regra do paralelogramo;-Introduzir o conceito de diagrama de corpo livre de uma partícula;- Mostrar como resolver problemas de equilíbrio de partículas utilizando as equações de equilíbrio;-Discutir os conceitos de momento de uma força e mostrar com calculá-lo em problemas de duas e três dimensões; -Desenvolver as equações de equilíbrio para um corpo rígido;-Mostrar como resolver um problema de corpo rígido utilizando as equações de equilíbrio;- Discutir os conceitos de centro de gravidade, centro de massa e centróide;-Desenvolver procedimentos para a determinação dos momentos de inércia de área de figuras geométricas, análise e determinação de tensões e deformações causadas por solicitações externas para o dimensionamento de peças estruturais. |
METROLOGIA | 69 OBJETIVOS: -Objetivos Gerais: -Utilizar a metrologia como ferramenta de gerenciamento do controle de qualidade e produtividade do processo produtivo das indústrias. -Desenvolver a capacidade de fazer medições através de diversos instrumentos tais como: escalas, paquímetros, micrômetros, relógios comparadores, goniômetros, luxímetro, termômetros, tacômetro, cronômetro e calibradores em geral. -Objetivos Específicos: -Empregar técnicas de utilização, leitura e conservação dos diversos instrumentos de medição; -Capacitar o aluno a fazer conversões de medidas; -Conhecer e aplicar as Normas Gerais de Medição; -Utilizar o Sistema de Tolerância ISO como parâmetro para fabricação e montagem de conjuntos mecânicos; |
PESQUISA OPERACIONAL | 84 |
PLANEJAMENTO DE CARREIRA | 54 Objetivo geral: Desenvolver no aluno a condição de tomadas de decisão mais assertiva sobre a carreira profissional, a partir de uma visão mais ampla e clara sobre quem ele é, onde quer chegar e o que precisa fazer para que isso aconteça, proporcionando assim uma carreira mais sustentável. Objetivos específicos: - Promover o auto-conhecimento, incluindo suas fraquezas e forças;
- Compreender seus talentos e aptidões profissionais;
- Estimular a auto-reflexão e definir o propósito de vida e seus valores pessoais;
- Reconhecer as necessidades de desenvolvimento de competências necessárias à sua atuação profissional com base nas competências requeridas pelo mercado de trabalho;
- Desenvolver um plano de ação para a trajetória profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais;
- Compreender os fatores que levam o ser humano à felicidade e ao estado de aconchego e o impacto na carreira;
|
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO I | 84 |
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II | 84 |
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO | 69 Objetivos gerais: Ao final do componente o aluno será capaz de: Correlacionar as propriedades de materiais e forma geométrica da peça aos processos de obtenção da mesma, a partir da escolha adequada do processo de fabricação e ferramentas que permitirão atingir o padrão de qualidade desejado; Comparar processos de fabricação através da descrição das vantagens e limitações de cada um; Objetivos específicos - Reconhecer a importância da usinagem na indústria metal-mecânica; - Classificar os processos de usinagem e identificar seus limites; - Identificar a relação entre as propriedades dos materiais e tipos de cavacos; - Avaliar a influência da geometria da ferramenta na usinagem; - Selecionar o material da ferramenta adequado para o tipo de material a ser usinado; - Avaliar as condições de corte no intuito de otimizar os custos de usinagem; - Conhecer as operações e/ou a utilização de ferramentas, máquinas-ferramenta, acessórias e instrumentos de medição; - Definir processos de usinagem/máquinas-ferramenta e acessórios em função das características das peças a usinar; - Analisar a influência da temperatura nos processos de conformação e nas propriedades do produto final; - Classificar e descrever os diversos processos de conformação mecânica. - Conhecer tecnologia e campos de aplicação dos processos de forjamento, laminação, conformação de chapas, trefilação e extrusão. - Ilustrar as etapas dos processos de fundição; - Conhecer os principais processos de soldagens; - Conhecer o processo de fabricação aditiva - Impressora 3D. |
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 27 |
PROJETO DE FÁBRICA | 93 |
PROJETO DE PRODUTO | 84 |
PROJETOS INTEGRADOS | 15 |
QUÍMICA TECNOLÓGICA | 66 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos da química e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |
SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS | 63 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS | 54 A tecnologia da informação possibilita que o administrador tenha instrumentos eficientes e eficazes no gerenciamento de atividades administrativas e operacionais, facilitando e agilizando o processo de tomada de decisão nas ações internas e externas da organização. A disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais tem como objetivo geral formar um profissional com habilidades para identificar soluções de Tecnologia de Informação e Sistemas de Informações Gerenciais adequados para algumas das principais necessidades de negócio, propor estratégias para a segurança, organização e gestão do conhecimento, além da elaboração do planejamento estratégico relacionado à TI. Para atingir os objetivos propostos, os profissionais responsáveis pela gestão de TI deverão fazer uso da informática e de telecomunicações, identificando os recursos necessários para acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Como objetivo específico, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimento para a análise de ferramentas e aplicativos para a tomada de decisão. |
SISTEMAS DE PRODUÇÃO | 54 |
TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DOS MATERIAIS | 54 Objetivo geral: - Abordar a química como instrumento de controle para profissionais capacitados, fornecendo fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais, relacionadas aos diversos segmentos. Objetivos específicos: - Possibilitar o reconhecimento das propriedades dos materiais, relacionando-as com as interações moleculares de formação dos compostos. - Reconhecer e estabelecer as relações críticas entre o conhecimento dos processos químicos e sua interferência na indústria e no meio ambiente. - Demonstrar a importância dos conhecimentos dos matériais e suas inter-relações diretas e indiretas com as tecnologias aplicadas aos diversos campos da engenharia. |