AEROPORTOS, PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS |
50
Fornecer os conhecimentos referentes aos transportes hidroviários e aeroviários, bem como sua interdisciplinaridade com outras temáticas abordadas na graduação. Especificamente, objetiva-se:
- Interrelacionar os conceitos da graduação nas diferentes obras de infraestrutura e transportes;
- Desenvolver capacidade de pesquisa, reflexão, síntese e transmissão de ideias;
- Identificar as principais ações destas tipologias de projeto;
- Identificar fatores logísticos essenciais no desenvolvimento destes modais;
- Identificar terminologias, conceitos e aspectos específicos destes tipos de obras.
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ÁLGEBRA LINEAR |
36
A disciplina tem como objetivo geral familiarizar o aluno com as técnicas da álgebra linear e suas inter-relações. Como objetivos específicos: usar matrizes para organizar e manipular dados; executar operações de matrizes: adição; multiplicação e multiplicação por escalar; computar a inversa, adjunta, transposta e determinante de uma matriz e resolver sistemas de equações lineares usando matrizes.
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ARQUITETURA E URBANISMO |
40
Fornecer ao aluno conhecimento teórico, legal e analítico para concepção, desenvolvimento e execução da arquitetura, urbanismo e paisagismo; identificar e caracterizar os diferentes subsistemas do planejamento urbano; reconhecer e avaliar os sistemas para o atendimento das diferentes atividades urbanas; .
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
60
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
80
Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade e primitivas de funções de uma variável e com os resultados fundamentais relativos a: integração definida, técnicas de integração. -
Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas;
- Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Utilizar conceitos e técnicas de derivação de funções de uma variável na resolução de problemas que envolvam taxas de variações, estudo completo da função e problemas de otimização;
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação de unções compostas (regra da cadeia) e a otimização de funções de uma variável;
- Empregar técnicas e métodos de resolução de integrais indefinidas;
- Empregar o teorema fundamental do cálculo para a resolução de integrais definidas;
- Calcular áreas e volumes a partir da integração de funções de uma variável.
- Identificar e equacionar situações-problema que sejam solucionáveis pela utilização da integração definida.
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II |
80
Esta disciplina tem por objetivo desenvolver no aluno a capacidade de raciocínio lógico, dedutivo e abstrato, e a base matemática necessária que o possibilitará: 1-Estudar o Cálculo Diferencial fornecendo embasamento matemático às aplicações da Engenharia em suas diversas áreas. 2 - Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas. 3 - Calcular áreas e volumes através do emprego de integrais definidas. 4 - Identificar situações-problema contextualizadas de engenharia, envolvendo integrais. 5 - Auxiliar no desenvolvimento de outras disciplinas do curso que utilizam os recursos matemáticos estudados para a resolução/modelagem de situações-problema. 6 - Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e de colaboração.
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III |
80
Objetivo Geral:
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
Objetivos Específicos:
- Empregar os diversos sistemas de coordenadas na representação matemática de grandezas físicas;
- Aplicar os teoremas e conceitos do cálculo vetorial para equacionar e resolver problemas de engenharias e/ou áreas afins;
- Empregar operadores direcionais e gradientes na resolução de problemas gerais;
- Introduzir integrais de linha, utilizadas numa grande variedade de aplicações para analisar as propriedades dos campos vetoriais;
- Apresentar métodos para a resolução de integrais de linha de campos conservativos, cálculos de integral de linha sobre curvas fechadas - Teorema de Green.
Conteúdos esses, impressindíveis à compreensão de fenômenos que envolvem a fluidodinâmica e eletromagnetismo.
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL IV |
80
Aproximar, através do cálculo, a engenharia do ponto de vista acadêmico, da prática da engenharia. Sendo as equações diferenciais, uma poderosa ferramenta para a dedução de fórmulas e modelagem matemática. Este curso pretende, através de problemas de aplicação, fazer essa interface entre aspectos teóricos e situações práticas.
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CIDADANIA: HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa contribuir para a formação ética e humanista dos alunos da Universidade de Uberaba, ao analisar a realidade brasileira. Objetiva estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfrentamento dos problemas sociais. Como objetivos específicos destacam-se: Discutir o conceito, a trajetória e as dimensões da cidadania. Caracterizar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira, bem como as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais. Investigar as expressões do preconceito, as relações de alteridade, com fundamentação nos Direitos Humanos. Abordar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação. Analisar o espaço público brasileiro contemporâneo, com foco no trato ao meio ambiente, e ao comportamento no trânsito, com vistas a contribuir para o avanço das relações cidadãs nesses espaços. Contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido.
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CIRCUITOS ELÉTRICOS |
60
Objetivos Gerais
Analisar, sintetizar e aplicar conhecimentos na área de circuitos elétricos de corrente contínua e de circuitos elétricos de corrente alternada na forma monofásica e trifásica.
Objetivos Específicos
- Estudo de circuitos elétricos em corrente contínua e em corrente alternada monofásicos e trifásicos
- Equacionamento e resolução de circuitos elétricos de corrente contínua e de corrente alternada
- Realização de montagens experimentais em laboratório utilizando instrumentos e equipamentos elétricos
- Elaboração de relatórios de práticas envolvendo plotagem de gráficos e avaliação critica de ordem de grandeza
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COMPONENTE OPTATIVO I |
80
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COMPONENTE OPTATIVO II |
80
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CONFORTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO |
80
A disciplina de Conforto do Ambiente Construído tem por objetivos, estudar as variáveis e condicionantes fisiológicas, de iluminação, de ventilação, térmicas e climáticas, e desenvolver uma postura crítica na elaboração de projetos e de métodos práticos, para melhorar o desempenho energético da edificação com relação ao conforto ambiental. Especificamente, objetiva-se:
Adequar ambientes e identificar estratégias e alternativas para melhoria do desempenho de conforto ambiental;
Aplicar princípios do conforto ambiental (térmico, acústico, lumínico, insolação, ventilação) em projetos racionalizados;
Quantificar propriedades e requisitos de desempenho;
Desenvolver competências de comunicação, raciocínio e estruturação de processos da engenharia;
Conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, sua relevância e valorização nos projetos;
Apresentar termos relacionados ao projeto arquitetônico e materiais de construção civil.
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CONSTRUÇÃO CIVIL I |
80
Objetivo Geral
Compreender e analisar as diferentes tecnologias construtivas.
Objetivos específicos
Predizer e organizar a documentação necessária para as etapas construtivas de sua instalação até sua vedação;
Compreender o processo de construção das fundações, estruturas, contenções e vedações de forma a atender as normas técnicas:
Estruturar as etapas construtivas de uma edificação;
Decidir sobre metodologias construtivas quanto ao desempenho das edificações;
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CONSTRUÇÃO CIVIL II |
40
Objetivo Geral
Transmitir os conceitos básicos de orçamentação, planejamento e controle de obras empregados na construção de edifícios.
Objetivos Específicos
1. Treinar os alunos na elaboração de memoriais descritivos, orçamentos e cronogramas para obras de construção de edifícios de acordo com a NBR
2. Preparar os alunos para a utilização de softwares aplicados ao planejamento e controle de obras.
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DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR |
80
Objetivo Geral: O componente Desenho Técnico Assistido por Computador tem por objetivo apresentar as técnicas e ferramentas necessárias para a elaboração de desenhos bidimensionais de diversas áreas da engenharia, utilizando softwares de desenho assistido por computador.
Objetivos específicos:
Preparar o aluno para:
Aplicar as normas para o desenho técnico.
Fazer uso de um programa de CAD, nele construindo desde as primitivas geométricas, desenhos de conjuntos, desenho de detalhes e apresentação em 3D.
Interpretar e desenvolver desenhos e projetos, utilizando a linguagem própria do Desenho Técnico, através da norma ABNT.
Executar os desenhos de acordo com os requisitos das normas, explorando recursos e possibilidades da ferramenta, para o desenvolvimento de um projeto.
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DESENHO TÉCNICO |
80
Desenvolver no aluno a habilidade de representar graficamente elementos de um projeto com o auxilio de instrumentos elementares (esquadros, transferidor, escalímetro e compasso). Associado a isso, a disciplina se objetiva orientar a construção de conhecimentos para a formação de competência para a leitura e interpretação de representações gráficas de desenho técnico, proporcionando aos alunos a capacidade de traduzir as formas de objetos tridimensionais em desenhos técnicos bidimensionais e vice-versa, adotar uma postura comprometida com a clareza de sua comunicação gráfica e consciente de sua importância, reconhecer simbologias, normas e procedimentos utilizados na representação técnica dos referidos elementos de acordo com as normas adotadas pela associação brasileira de normas técnicas (ABNT).A descrição e aplicação do conteúdo desta disciplina têm por objetivo correlacionar com as demais disciplinas que formam o currículo deste curso, e assim, somar informações técnicas, proporcionar o desenvolvimento de habilidades, competência técnica e intelectual do aluno.
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DRENAGEM URBANA |
40
Transmitir aos alunos os conceitos que os capacitarão a avaliar e desenvolver projetos na área de drenagem urbana e regularizaçao de vazão.
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ENADE (OBRIGATÓRIO) |
0
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ENGENHARIA DE TRÁFEGO |
40
Objetivos geral: Introduzir os conceitos de tráfego, permitindo ao aluno a possibilidade de atuação neste campo; Serão abordados aspectos gerais da engenharia de tráfego com o intuito de desenvolver visão crítica e técnica do aluno quanto ao assunto estudado.
Objetivos específicos
Caracterizar os componentes dos sistemas de transporte; Conhecer os conceitos básicos relacionados à locomoção veicular de forma a entender como as características de desempenho dos veículos influenciam o projeto e a operação de sistemas de transporte; Conhecer os conceitos básicos relativos ao fluxo de veículos e seu controle e à capacidade e qualidade de serviço de rodovias, procurando mostrar como esses fatores influenciam o projeto e a operação do sistema viário; Desenvolver projetos de engenharia para procedimento e tratamento de acidentes de trânsito.
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ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO |
40
Legislação e Normas Técnicas relacionadas à saúde, segurança e ergonomia. Equipamentos de Proteção Individual. Certificações relacionadas à saúde ocupacional, segurança do trabalho. Responsabilidade profissional, trabalhista e criminal do engenheiro no exercício profissional. Comunicação de acidente de trabalho (CAT). Atribuições do engenheiro, do técnico de segurança do trabalho e de profissionais da Saúde. Ergonomia.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
200
Objetivo Geral
O Estágio Supervisionado em Engenharia Civil na Universidade de Uberaba é uma atividade prática curricular componente da formação profissional, realizada em ambiente real de trabalho, sob a orientação da instituição na forma de um supervisor, envolvendo não só os aspectos humanos e técnicos da profissão, mas também o comprometimento social com o contexto do campo de estágio. Constitui-se, portanto, como um atividade curricular didático - pedagógica constituída por trabalhos práticos supervisionados, desenvolvidos em uma ou mais áreas do campo da Engenharia Civil, fora do ambiente acadêmico e inserido no contexto profissional.
Objetivos específicos
a) Possibilitar ao aluno conhecer a realidade Civil (profissional, social e cultural), a fim de lhe permitir mudanças, preservando o meio ambiente; b) Complementar sua formação acadêmica mediante o desenvolvimento de habilidades relacionadas com sua área de formação; c) Iniciar o aluno na atividade profissional, dando-lhe oportunidade de se preparar com mais segurança para seu ingresso no mercado de trabalho; d) Facilitar o processo de atualização dos conteúdos disciplinares, permitindo adequar aqueles de caráter profissionalizantes às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; e) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, capazes de adotar modernas técnicas de gestão, métodos e processos inovadores, nova tecnologia e metodologias operacionais, visando a satisfação dos clientes internos e externos da Empresa em que estiver atuando.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
40
Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos: • Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; • Relacionar os termos população e amostra; • Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; • Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem; • Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias; • Utilizar uma tabela de números aleatórios; • Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. • Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; • Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; • Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; • Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento; • Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; • Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; • Definir experimento, espaço amostral e evento; • Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; • Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; • Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema; • Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; • Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; • Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; • Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; • Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, mediante o uso de expressões e de tabelas.
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
40
Transmitir ao estudante do curso de Engenharia os fundamentos básicos relacionados ao emprego da estatística inferencial para resolução de problemas nas Engenharias e na pesquisa, capacitando-o ao reconhecimento dos tipos de dados experimentais, formulação de hipóteses, condições para aplicação de testes estatísticos e aplicação de métodos de análise de dados.
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ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO I |
80
Objetivo geral da disciplina: Formar um profissional técnico/científico com postura reflexiva para propor soluções práticas, seguras e econômicas ao mercado.
Objetivos específicos: Capacitar os alunos para aplicação do conhecimento adquirido ao longo da disciplina na produção de projetos de elementos estruturas de concreto armado submetidos a flexão normal simples e composta (Vigas, Lajes Maciças e Lajes Nervuradas Unidirecionais). Capacitar os alunos para identificar e propor soluções para problemas vinculados a elementos estruturais de concreto armado submetidos a flexão normal simples e composta. E por fim, dar subsídios teóricos para que os mesmos tenham capacidade para produzir experimentos na área e interpretar resultados adquiridos atraves destes.
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ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO II |
80
Fornecer subsídios para projeto de estruturas de edifícios com lajes, vigas, escadas, arrimos e pilares de concreto armado.
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ESTRUTURAS DE FUNDAÇÕES |
40
Objetivo geral da disciplina: Formar um profissional técnico/científico com postura reflexiva para propor soluções práticas, seguras e econômicas ao mercado na área de estruturas de fundações.
Objetivos específicos: Capacitar os alunos para aplicação do conhecimento adquirido ao longo da disciplina na produção de projetos de elementos estruturas de fundações (Sapatas, Estacas e Tubulões), bem como na produção de projetos de blocos de coroamento e vigas de equilíbrio. Capacitar também os alunos para identificar e propor soluções para problemas vinculados a área de estruturas de fundações. E por fim, dar subsídios teóricos para que os mesmos tenham capacidade para produzir experimentos na área e interpretar resultados adquiridos atraves destes.
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ESTRUTURAS DE MADEIRA |
40
- Analisar, dimensionar, calcular e verificar elementos estruturais em madeira sujeitos à compressão, tração, flexão simples e flexão composta de acordo com a NBR 7190, bem como dimensionar e verificar ligações nas peças em madeira. - Fornecer ao aluno conhecimentos quanto as propriedades e características da madeira; - Propiciar o entendimento do comportamento do material madeira sob efeito de cargas; - Apresentar as vantagens e desvantagens da madeira; - Indicar formulários para dimensionamento e cálculo de elementos estruturais em madeira. - Criar condições para que o aluno possa utilizar a madeira em estruturas simples e no projeto de coberturas residenciais, comerciais e industriais.
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ESTRUTURAS ESPECIAIS |
80
Objetivo geral da disciplina: Formar um profissional técnico/científico com postura reflexiva para propor soluções práticas, seguras e econômicas ao mercado..
Objetivos específicos: Capacitar os alunos para aplicação do conhecimento adquirido ao longo da disciplina na produção de projetos de elementos estruturas de concreto protendido bem como de estruturas especiais (Pontes, viadutos e passarelas rodoviárias). Capacitar também os alunos para identificar e propor soluções para problemas vinculados as duas temáticas em questão. E por fim, dar subsídios teóricos para que os mesmos tenham capacidade para produzir experimentos na área e interpretar resultados adquiridos atraves destes.
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ESTRUTURAS METÁLICAS |
40
Objetivo geral da disciplina: Formar um profissional técnico/científico com postura reflexiva para propor soluções práticas, seguras e econômicas ao mercado na área de estruturas de aço.
Objetivos específicos: Capacitar os alunos para aplicação do conhecimento adquirido ao longo da disciplina na produção de projetos de estruturas de aço (Vigas, pilares, treliças e ligações). Capacitar também os alunos para identificar e propor soluções para problemas vinculados a área de estruturas de aço.
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FENÔMENOS DE TRANSPORTE |
80
Objetivos Gerais: - Compreender os principais aspectos nos processos relacionados a conceitos fundamentais em mecânica dos fluidos, equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluidos, sistemas elevatórios, primeira e segunda lei da termodinâmica e equações básicas de transferência de calor e massa. - Construir conhecimentos que possibilitem a solução de situações-problemas relacionadas aos assuntos supracitados, fornecendo sólido embasamento para as disciplinas do ciclo profissionalizante que tem esta matéria como pré-requisito. - Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas de cálculo, ilustrando as aplicações imediatas ao dia a dia. Objetivos Específicos: - Empregar conceitos fundamentais de mecânica dos fluidos e princípios de transferência de calor e massa no dimensionamento de sistemas de fluidos; - Utilizar instrumentos básicos de medição de pressão, vazão, densidade e viscosidade; - Dimensionar conjuntos moto-bomba.
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FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS |
72
Objetivos gerais
- Capacitar os alunos para uso do computador em sala de aula propiciando a interação aluno-computador e identificando os conceitos básicos de informática.
- Analisar, modelar e representar a solução de problemas que envolvem o uso de softwares aplicados à Engenharia, desenvolvendo a capacidade de dedução, formulação e interpretação de situações Matemáticas.
Objetivos específicos
- Aplicar técnicas computacionais e os recursos do software Scilab na solução de problemas básicos de Engenharia e Sistemas de Informação.
- Utilizar o ambiente virtual para fins de pesquisa, comunicação e suporte acadêmico, interagindo de maneira ética e funcional.
- Comparar e aplicar as ferramentas computacionais nas atividades do curso, compreendendo o inter-relacionamento das diversas áreas trabalhadas ao longo do curso.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I |
80
Objetivo Geral:
Compreender a importância da Física, bem como suas origens e aplicações. desenvolver nos alunos a capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em sala em situações práticas, compreender os princípios e leis físicas relacionados ao conteúdo da disciplina de Física I; associar esses conceitos aos fenômenos naturais do cotidiano e às tecnologias que os utilizam como base; reconhecer sua importância para a continuidade dos estudos e suas aplicações profissionais
Objetivo Específico:
Trabalhar com cinemática, desenvolver e estimular o raciocínio para questões de velocidade, tempo, aceleração e conversão de unidades que tem a mesma linha de raciocínio de um curso de engenharia. Compreender e realizar operações que envolvam vetores, movimentos uni e bidimensionais, leis da mecânica newtoniana, trabalho e energia mecânica, assim como ser capaz de realizar e avaliar gráficos bidimensionais.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II |
80
Objetivos Gerais: 1- Compreender os fenômenos físicos relacionados ao eletromagnetismo, identificando as respectivas implicações destes nos projetos de engenharia. 2- Conhecer e realizar experimentos com equipamentos básicos utilizados no estudo do eletromagnetismo. 3- Adquirir visão crítica de ordens de grandeza. 4- Postura ética e participativa
Objetivos Específicos: 1- Dominar e aplicar os conceitos de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo 2- Representar matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos. 3- Interpretar os resultados obtidos, objetivando a verificação da consistência destes. 4- Realizar atividades experimentais, analisar e interpretar resultados obtidos nos experimentos. 5- Utilizar instrumentos e equipamentos de laboratório com eficiência. 6- Avaliar ordens de grandeza e consistência de unidades. 7- Desenvolver atividades em equipe.
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FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III |
80
Objetivos gerais:
- Permitir que os estudantes se apropriem dos conhecimentos físicos com ênfase nos aspectos conceituais, de forma a compreender a linguagem cientifica, sem descartar o formalismo matemático.
- Compreender a evolução dos sistemas físicos e suas possíveis aplicações.
- Contribuir para o educando entender e fazer a ligação entre teoria e pratica.
- Compreender o processo de desenvolvimento da física segundo os referenciais teóricos que marcaram cada época.
Objetivos especificos :
- Proporcionar aos alunos o conhecimento dos princípios físicos relacionados à Termodinâmica, Óptica e fenômenos ondulatórios.
- Relacionar os princípios desses temas da física com o cotidiano dos alunos, bem como relacionar com as tecnologias modernas.
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FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO |
80
Este componente curricular versará sobre assuntos relacionados aos fundamentos da economia e da administração, proporcionando ao aluno a familiarização com os conceitos básicos de microeconomia e de macroeconomia e a influência desses conceitos na economia das empresas e também apresentar os princípios fundamentais e tendências da administração, num enfoque sistêmico e prático, capacitando o acadêmico a entender os aspectos da estrutura e dinâmica organizacional de forma a permitir-lhe analisar, interpretar e intervir nos processos de gestão das organizações, através da pesquisa e leitura de textos científicos, que complementem os conteúdos estudados..
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GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA |
110
GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL
Objetivo Geral: Dotar o aluno dos conceitos e princípios e estruturas relativos à Geologia, bem como sua aplicação à Engenharia Civil, Observando-se os parâmetros profissionais que visam à construção da sustentabilidade socioambiental.
Objetivos Específicos:
- Compreender a Terra, suas estruturas e seu funcionamento;
- Estudar os elementos da Geologia existentes nas cidades, ligados à construção civil;
- Analisar as principais estruturas e formações geológicas e sua relação com o campo do planejamento, projeto e construção civil;
- Apreender as principais noções e conceitos relativos à sustentabilidade dos recursos naturais;
- Fornecer os elementos necessários para embasar as demais disciplinas de geotecnia.
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GEOMÁTICA I |
80
OBJETIVO GERAL: Capacitar o aluno para a realização e análise de levantamentos topográficos planimétricos, interpretação, elaboração e uso de plantas topográficas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conceitos Básicos: o aluno deverá conhecer a definição de Topografia, as diferenças entre os tipos de levantamentos planimétrico e altimétrico, suas importâncias e aplicações, as formas da Terra e o efeito da curvatura nas distâncias. Ter noção sobre as ciências afins Geodésia, Fotogrametria e Cartografia. Saber realizar operações trigonométricas e transformações de unidades com calculadoras científicas. Conhecer os diferentes tipos de erros (grosseiros, sistemáticos e aleatórios). Realizar cálculos de média e medidas de dispersão. Conhecer Normas técnicas relacionadas à Topografia. Representação: ter noção sobre a representação plana de feições topográficas e conhecer coordenadas retangulares, polares e transformações entre elas. Conhecer a definição de escala, precisão gráfica e saber escolher a escala de um determinado levantamento em folhas padrão ABNT. Realizar um desenho topográfico. Operações Topográficas: Conhecer como é feita a materialização de pontos e linhas. Conhecer as definições de ponto topográfico natural e os diferentes tipos de pontos topográficos artificiais. Conhecer os métodos de medição linear e os conceitos de distâncias horizontal, vertical, inclinada. Conhecer os métodos de medida de distâncias expedito, direto e indireto. Saber realizar uma medição a trena através de balizamento simples e recíproco, e conhecer seus erros e correções. Saber medir uma distância com distanciômetro eletrônico e efetuar reduções ambientais. Conhecer a definição de estadimetria (equações e procedimentos de campo). Estar apto a realizar levantamento de medidas lineares por diferentes métodos. Medição angular: Conhecer os conceitos sobre medição angular, ângulos horizontais e verticais, métodos de medida de direções horizontais. Saber operar um Teodolito: conhecer suas partes constituintes e classificação; saber instalar e calar o equipamento. Conhecer teodolito ótico e seus dispositivos de leitura e teodolito eletrônico e seu princípio da leitura digital. Orientação: Conhecer as definições de rumo e azimute e realizar transformações entre eles. Conhecer os métodos de determinação de azimute. Conhecer o princípio de funcionamento de uma bússola, a definição de declinação magnética e suas variações. Saber transformar azimutes magnéticos em verdadeiros. Saber instalar um teodolito, efetuar observações de ângulos verticais e horizontais, e utilizar uma bússola. Posicionamento Planimétrico: Realizar levantamento e cálculo de diferentes tipos de poligonais, aplicando os métodos de poligonação e irradiação e cálculos área.
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GEOMÁTICA II |
80
OBJETIVO GERAL: Capacitar o aluno para a realização e análise de levantamentos topográficos altimétricos; interpolação, elaboração e uso de curvas topográficas. Capacitar o aluno para a realização de levantamento plani-altimétrico semi-automatizado com instrumental e conceitos referentes à topografia digital. Capacitar o aluno a realizar locações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O aluno deverá conhecer os conceitos de vertical, superfície de referência, cota, altitude, diferença de nível, curvas de nível, declividade. Conhecer o conceito, equipamentos, métodos (visadas iguais, visadas extremas, visadas recíprocas, visadas equidistantes), erros (refração, curvatura terrestre, erro do eixo de colimação) de nivelamento geométrico, bem como ser capaz de executar um nivelamento geométrico. Conhecer o conceito de nivelamento trigonométrico, equipamentos, lances curtos, lances longos, bem como ser capaz de executar um nivelamento trigonométrico. Ser capaz de representar e interpretar o relevo por pontos cotados, curvas de nível, perfis e seções. Deverá conhecer a definição de locação topográfica, elaborar uma caderneta de locação e ser capaz de executar uma locação em campo. Conhecer ainda equipamentos digitais, teodolitos eletrônicos, estações totais, níveis digitais e os métodos para armazenamento e transferência dos dados. Realizar o processamento e o desenho automatizado através de software topográfico. Elaborar um modelo digital de terreno. Ser capaz de realizar um levantamento plani-altimétrico semiautomatizado com registro de dados e processamento em software topográfico.
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GEOMETRIA ANALÍTICA |
80
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos Objetivos Específicos: - Capacitar os alunos a representar grandezas físicas na forma vetorial; - Proporcionar ao aluno a capacidade de aplicar técnicas de tratamento algébrico e geométrico envolvendo vetores; - Tornar o aluno capaz de equacionar e/ou solucionar situações-problema aplicando técnicas vetoriais
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GESTÃO DE PROJETOS |
80
Realizar um breve histórico da gerência de projetos e contextualizar sua evolução; Destacar a importância assumida pela gestão de projetos para as organizações contemporâneas e seus processos de inovação; Apresentar os conceitos de programas, projetos, subprojetos e gestão de projetos,enfatizando suas áreas de aplicação; Caracterizar o Project Management Institute PMI e o Project Management Body of Knowledge PMBOK; Discutir as dez áreas de conhecimento da gestão de projetos, seus principais processos, ferramentas e técnicas; Compreender os conceitos básicos da gerência de projetos; Definir e discutir o papel do gerente de projeto; Apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos; Consolidar os conceitos em um plano de projeto integrado; Apresentar o processo de gerenciamento de projetos e as áreas de conhecimento; Relacionar a gestão de projetos com outras abordagens e metodologias da Administração.
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HIDRÁULICA DOS CONDUTOS FORÇADOS |
80
Disciplina de abordagem teórico-prática que utiliza conceitos básicos de Mecânica dos Fluidos (Hidrostática e Hidrodinâmica) para: -Transporte de água em condutos forçados; -Especificação de sistemas(Moto-bomba) elevatórios de água; -Dimensionamento de redes de distribuição de água; Conhecimentos adquiridos nesta disciplina serão aplicados nas disciplinas Instalações hidro-sanitária, Projetos de Infra-estrutura Urbana e Saneamento Básico.
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HIDRÁULICA DOS CONDUTOS LIVRES |
80
Disciplina de abordagem teórico-prática que utiliza conceitos básicos de Mecânica dos Fluidos (Hidrostática e Hidrodinâmica) para: - Métodos de medição de vazão em conduto livre; -Projeto de canais artificiais (Canais e Galerias de drenagem); Conteúdo desta disciplina será utilizado nas disciplinas Instalações hidro-sanitária, Projetos de Infra-estrutura Urbana, Saneamento Básico e Drenagem.
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INSTALAÇÕES ELÉTRICAS |
60
Objetivos Gerais: Utilizar os conceitos de eletricidade para resolução de problemas específicos Conhecer os elementos elétricos existentes em uma construção civil Compreender os efeitos de cada elemento elétrico em uma rede elétrica Utilizar os conceitos aprendidos na leitura de projetos elétricos Trabalhar em equipe, com postura pró-ativa e senso cooperativo
Objetivos Específicos: Identificar a carga, tensão, corrente e resistência elétrica e suas características Executar cálculos de potência Identificar a corrente alternada e seus principais valores Conhecer elementos de instalações elétrica Interpretar projetos elétricos Dimensionar pequenas cargas elétricas.
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INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS |
80
Fornecer critérios para projetos de instalações hidrossanitárias e de prevenção e combate a incêndio, fundamentados em referências normativas e práticas.
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INSTITUIÇÕES DO DIREITO |
80
Objetivos gerais: A disciplina visa proporcionar maior percepção das relações jurídicas vivenciadas pelo Contabilista e pelo Administrador, e ao mesmo tempo possibilitar a interpretação dos atos e fatos jurídicos que permeiam à Administração e à Contabilidade na esfera pública e privada. Dando enfoque aos principais institutos jurídicos no âmbito do Direito Público e Privado, bem como aos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, enfatizando a relação desses ramos do Direito com a Constituição Federal. Objetivos específicos: Propiciar aos futuros Administradores e Contabilistas, conhecimentos básicos dos vários ramos do Direito Público e Privado e sua aplicabilidade para o alcance dos resultados esperados no que tange qualidade, produção e desenvolvimento. Desenvolver a capacidade do aluno de utilizar o conhecimento jurídico para a tomada de decisão oportuna e racional nos procedimentos legais básicos no âmbito da empresa. Perceber o Direito como parte do ambiente organizacional e, portanto, base diretória dos negócios e relacionamento empregatício. Estudar a responsabilidade do Administrador no âmbito administrativo, constitucional, civil e penal. Despertar o empreendedorismo compatível com o desenvolvimento sustentável almejado pela Constituição Federal.
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INTRODUÇÃO À ENGENHARIA |
50
Apresentar ao aluno o campo profissional da engenharia. Fornecer as características históricas da engenharia, especificando-as em relação ao Brasil. Introduzir os métodos de trabalho do engenheiro através do relato de estudos de casos.
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno.
Relaciona-se aos demais componentes dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I |
80
Objetivo Geral
Aprender as propriedades dos materiais de construção civil visando seus corretos empregos e desempenhos como também o conhecimento das técnicas e ensaios de materiais analisando as propriedades físicas e mecânicas, características tecnológicas, especificações e normas.
Objetivos Específicos
Conhecer, classificar e saber aplicar os materiais de construção na Engenharia Civil; Adotar critérios objetivos na seleção dos materiais de construção; Analisar em laboratório de ensaios os materiais de Construção; Investigar materiais de construção inovadores.
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MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II |
80
Estudo dos materiais de construção: Argamassas, Concreto comum, Aditivos e Concretos especiais, quanto à obtenção, propriedades, aplicação, manutenção e ensaios.
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MECÂNICA DOS SOLOS I |
60
Proporcionar aos alunos o conhecimento das características básicas que regem o comportamento do solos em função de sua estrutura, índice de vazios e de umidade. Identificar e relacionar a relação trifásica dos solos com os comportamentos hidromecânicos esperados. Especificamente, objetiva-se: Avaliar se camadas de solo estão aptas para liberação em obras de terraplanagem; Desenvolver habilidades de comunicação e reflexão teórica em geotecnia; Identificar diferentes tipos de solos em campo; Desenvolver habilidades de dimensionamento e raciocínio geotécnico; Reconhecer as características típicas de solos arenosos e argilosos; Correlacionar propriedades dos solos com as exigências e requisistos de aplicação em obras; Elencar quais ensaios dos solos são necessários para a determinação das propriedades de interesse.
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MECÂNICA DOS SOLOS II |
40
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos o conhecimento das propriedades dos solos: permeabilidade, compressibilidade para sua aplicabilidade em fundações, estruturas de contenção e aterros.
Objetivos Específicos
- Determinar a propagação de tensões de diferentes estruturas;
- Quantificar e analisar o fluxo em meios porosos;
- Analisar possibilidades e alternativas para aceleração de recalque;
- Fomentar a competência de autonomia de pesquisa e estudos;
- Desenvolver habilidades de raciocínio e argumentação geotécnica;
- Estimular o raciocínio crítico em projetos.
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MECÂNICA GERAL |
80
Compreender os conhecimentos básicos da Mecânica. Ela é a base para se ter um bom aproveitamento nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas, Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira e Fundações, a serem cursadas nos períodos subsequentes.
Alcançar com sucesso o perfil proposto para o curso de Engenharia Civil, adquirindo conhecimentos que vão auxiliá-lo na análise e dimensionamento de elementos estruturais.
Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo a mecânica, buscando soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos.
Compreender e discutir os princípios fundamentais da Mecânica.
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OBRAS DE TERRA |
40
Apresentar os processos e métodos de análise de obras de terra, baseados nos conhecimentos em Mecânica dos Solos e expor os cuidados e verificações com a segurança destas obras.
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PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS |
50
Objetivo geral: Capacitar o profissional de engenharia à execução de projetos de estradas de rodagem, sob o ponto de vista da segurança e economia. Conhecer os materiais utilizados em pavimentação, tais como os solos, agregados e materiais betuminosos, estudar o subleito e definir jazidas, dimensionar e executar pavimentos flexíveis e rígidos. Realizar estudos estatísticos para definir e estabelecer a previsão e o controle de qualidade de serviços. Objetivo específico: Desenvolver o projeto completo de pavimentação de um trecho de estrada, especificando materiais e as técnicas construtivas, com otimização de soluções que conduzam a maior qualidade com o menor custo. .
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PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE SISTEMAS DE TRANSPORTES |
40
Objetivo geral
Apresentar informações e conhecimentos básicos acerca dos sistemas de transportes e suas diversas modalidades.
Objetivos específicos
Expor características e peculiaridades de cada modalidade de transporte. • Apresentar noções de desenho urbano e sistemas de transporte urbano. • Introduzir o aluno na prática de avaliação de projetos rodoviários.
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PRÉ-CÁLCULO |
108
Objetivos Gerais: - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos Específicos: - Conhecer e estabelecer relações entre os conjuntos numéricos. - Efetuar operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, potenciação, radiciação, racionalização e fatoração em contextos numéricos e algébricos de acordo com suas propriedades. - Resolver equações polinomiais. - Conceituar e demonstrar a aplicação das Expressões Numéricas e Algébricas. - Desenvolver nos alunos a capacidade de prever o comportamento de uma função por meio de sua notação formal, e de expressar este comportamento através de uma representação gráfica. - Identificar situações-problema solucionáveis pelo emprego de funções de uma variável. - Equacionar problemas envolvendo funções de uma variável, definir seus domínios e fazer sua representação gráfica e analítica.
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PROJETO ARQUITETÔNICO |
80
OBJETIVO Desenvolver nos discentes as seguintes competências: • Conhecer os materiais e normas utilizadas em desenho técnico; • Compreender as vistas ortográficas, cortes e secções de um objeto e sua representação em perspectiva; Com base nestas competências espera-se que os discentes apresentem ao final da disciplina as seguintes habilidades: • Compreensão de um desenho técnico (leitura de projeto); • Elaborar desenhos técnicos.
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PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA |
40
Criar habilidade aos alunos para desenvolver projetos de Infraestrutura Urbana. Analisar, observar e comparar os diversos de projetos, processos, materiais e sistemas. Desenvolver os conhecimentos em todas as áreas da infraestrutura, para planejar novos sistemas de infraestruturas urbanas ou diagnósticar e dar solução para sistemas existentes.
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PROJETO GEOMÉTRICO DE ESTRADAS |
80
Promover uma visão geral dos transportes rodoviários e ferroviários e os conhecimentos básicos para a elaboração do projeto geométrico.
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PROJETOS DE ENGENHARIA I |
60
Demonstrar a capacidade de articulação das competências inerentes à formação do engenheiro na aplicação do conteúdo estudado no curso.
Permitir a execução de projeto que apresente a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico de Engenharia Civil.
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PROJETOS DE ENGENHARIA II |
100
Demonstrar a capacidade de articulação das competências inerentes à formação do engenheiro na aplicação do conteúdo estudado no curso.
Permitir a execução de projeto que apresente a aplicação de procedimentos científicos na análise de um problema específico de Engenharia Civil.
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PROJETOS INTEGRADOS I |
40
O componente Projetos Integrados I tobjetiva a elaborar um projeto teórico ou prático a partir de um determinado tempo. Integrar as ações de forma a sensibilizar os discentes das necessidades de desenvolvimento de projeto em suas várias aplicações e conceitos desenvolvidos nos períodos anteriores do Curso de Engenharia Civil, e da importância destas no contexto geral do curso e em sua vida profissional e do trabalho em equipe.
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PROJETOS INTEGRADOS II |
40
Este componente objetiva o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, com a elaboração de Projeto de pesquisa aplicado de forma tecnologia e sustentável. Desenvolvimento de habilidade para a comunicação oral, escrita e trabalho em equipe. Integrar as ações de forma a sensibilizar os discentes das necessidades de desenvolvimento de projeto em suas várias aplicações e conceitos desenvolvidos nos períodos anteriores do Curso de Engenharia Civil, e da importância destas no contexto geral do curso e em sua vida profissional e do trabalho em equipe.
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QUÍMICA TECNOLÓGICA |
60
Trabalhar os conhecimentos da Química como instrumento de controle por engenheiros, de forma a propiciar aos alunos fundamentos básicos, científicos e tecnológicos, na preparação e realização dos processos químicos utilizados nas aplicações industriais relacionadas aos diversos segmentos.
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RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS |
80
Compreender os conhecimentos básicos de resistência dos materiais, dando continuidade ao estudo da Mecânica dos Sólidos já iniciado na disciplina de Mecânica Geral. Ela é a base para se ter um bom aproveitamento nas disciplinas de Teoria das Estruturas, Estruturas de Concreto, Estruturas Metálicas e de Madeira e Fundações, a serem cursadas nos períodos subsequentes. Alcançar com sucesso o perfil proposto para o curso de Engenharia Civil, adquirindo conhecimentos que vão auxiliá-lo na análise e dimensionamento de elementos estruturais. Identificar e analisar problemas e situações reais envolvendo tensões e deformações, buscando soluções simples e lógicas, de acordo com os princípios básicos e fundamentais estabelecidos. Adquirir conhecimentos sobre as limitações e características dos diferentes materiais, a fim de poder utilizá-los convenientemente na sua vida profissional. Compreender o comportamento dos materiais e elementos diante das solicitações externas, analisando tensões e deformações, tais que ele possa, ao desenvolver uma análise estrutural ou dimensionamento de elementos, já prever quais os tipos de materiais que podem fazer parte daquele projeto a fim de que o mesmo apresente eficiência, resistência, rigidez e economia.
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RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80
Discutir e estudar os principais problemas ambientais. Permitir a compreensão do meio ambiente como gerador de recursos. Apresentar as políticas públicas ambientais e sua interferência na sociedade. Evidenciar a importância da comunicação e dos relatórios ambientais para as empresas. Trabalhar os aspectos relativos à gestão ambiental. Desenvolver no aluno a visão crítica sobre a gestão socialmente responsável e a sustentabilidade. Permitir ao aluno identificar as consequências e os impactos das ações das empresas na sociedade, no mercado, no meio ambiente, na comunidade e nas próprias empresas. Apresentar o papel das instituições no tocante à promoção e manutenção do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social.
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SANEAMENTO I |
50
Capacitar os alunos para a concepção de sistemas de abastecimento de água, projetos de unidades de captação, estação elevatória, adutoras, reservatórios e redes de distribuição.
Capacitar os alunos para a concepção de sistemas de saneamento na infraestrutura urbana, coleta e condução de esgoto.
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SANEAMENTO II |
50
Fornecer noções básicas para o projeto de unidades mais usuais em estações de tratamento de águas residuárias e tratamento de água para abastecimento público. Conhecer as características dos esgotos domésticos e tipologias de tratamentos. Conhecer os padrões de potabilidade e parâmetros importantes para águas no abastecimento público.
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TEORIA DAS ESTRUTURAS I |
80
O componente curricular de Teoria das Estruturas Iem por objetivo apresentar aos alunos situações problema de engenharia, envolvendo a análise de estruturas isostáticas e hiperestáticas, visando viabilizar o cálculo de esforços e deslocamentos, para os diversos tipos de solicitações que podem afetar esse tipo de estruturas. Assim, proporcionar sua compreensão como caminho das forças, sua concepção estrutural e comportamento diante das solicitações. Desenvolver formulações que permitam tanto o cálculo manual quanto a análise estrutural utilizando programas computacionais ou aplicativos. Desenvolver as linhas de influência e sua aplicação para determinação de envoltórias de esforços devidos à cargas móveis.
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TEORIA DAS ESTRUTURAS II |
40
Introdução à análise de estruturas hiperestáticas visando viabilizar o cálculo de esforços e deslocamentos para os diversos tipos de solicitações que podem afetar esse tipo de estruturas, e com isso bem compreender seu comportamento. Desenvolver formulações que permitam tanto o cálculo manual quanto a programação e análise de estruturas em computador.
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