VII ENCONTRO SETEMBRO AZUL: EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - CAMINHO DE PROTAGONISMO E DE EMANCIPAÇÃO DA PESSOA SURDA - Presencial | Uniube
Imagem Ilustrativa - Cursos de Extensão
Modalidade:
Local:
UBERABA (MG)
Área:
Multidisciplinar
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VII ENCONTRO SETEMBRO AZUL: EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - CAMINHO DE PROTAGONISMO E DE EMANCIPAÇÃO DA PESSOA SURDA

INVESTIMENTO

Evento Gratuito

Número de vagas: 4000

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O que é VII ENCONTRO SETEMBRO AZUL: EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS - CAMINHO DE PROTAGONISMO E DE EMANCIPAÇÃO DA PESSOA SURDA ?

A lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002 trouxe a oficialização da Libras como meio legal de comunicação e expressão das pessoas surdas no Brasil, e, depois, a assinatura do Decreto n.º 5.626/2005 possibilitou que os surdos tivessem regulamentado o direito ao ensino em escolas e/ou classes de educação bilíngue com professores fluentes na Libras e na Língua Portuguesa, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tais regulamentações foram frutos da mobilização dos movimentos pelos direitos dos surdos no país. A proposta bilíngue surgiu baseada nas reivindicações dos próprios surdos pelo direito à sua língua e pelas pesquisas linguísticas sobre a língua de sinais. Ela é considerada uma abordagem educacional que se propõe a tornar acessível à criança surda duas línguas no contexto escolar. De fato, estudos tem apontado que essa proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como natural e se baseia no conhecimento dela para o ensino da língua majoritária, preferencialmente na modalidade escrita. (...) Na adoção do bilinguismo deve-se optar pela apresentação simultaneamente das duas línguas (língua de sinais e língua da comunidade majoritária). (GUARINELLO, 2007, p. 45-46). O bilinguismo pode ser entendido como uma proposta educacional que atende as necessidades linguísticas e culturais do aluno surdo e a valorização da língua de sinais. De acordo com essa proposta, no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais é a primeira língua do povo surdo, e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua, na modalidade escrita. Na proposta bilíngue, entende-se que a criança precisa, desde tenra idade, acesso a uma língua natural, para que desenvolva uma linguagem que possa expressar seus anseios, suas necessidades, seus entendimentos, numa melhor compreensão sobre si mesma e, também, do mundo em sua volta. Essa língua irá acionar o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e emocional do infante. Acredita-se que a Libras seja o pressuposto básico para a aprendizagem de uma segunda língua. Nesse sentido, a escola, enquanto espaço de ensino-aprendizagem, responsável pela educação formal, não deve ser apenas lugar de acolhimento das diferenças, mas sim um espaço democrático, de troca de saberes, de acesso, de internalização e domínio dos conhecimentos - do legado científico e cultural da humanidade, para todos - surdos e não-surdos. Sendo assim, a educação bilíngue. Diante deste cenário, a Universidade de Uberaba (Uniube) traz como tema do evento, neste ano, "A Educação Bilingue de Surdos - caminho de protagonismo e de emancipação da pessoa surda" no intuito de oportunizar um momento de reflexão sobre o ensino bilingue e a implementação de políticas públicas voltadas para os alunos surdos. Entender as singularidades linguísticas dos alunos surdos e refletir acerca de meios de oportunizar que a educação supra as reais necessidades desse público, considerando a possibilidade de que as atuais e as futuras escolas de surdos, tornem-se, instituições de ensino bilíngue.

PÚBLICO-ALVO

Público interno: Alunos docentes, gestores de cursos e demais colaboradores da Universidade de Uberaba (Uniube) e Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Público externo: instituições públicas e privadas, estudantes e profissionais de diversos segmentos, comunidade em geral.

OBJETIVOS

Oportunizar um momento de reflexão sobre o ensino bilíngue e a implementação de políticas públicas voltadas para os alunos surdos. Entender as singularidades linguísticas dos alunos surdos e refletir acerca de meios de oportunizar que a educação supra as reais necessidades desse público, considerando a possibilidade de que as atuais e as futuras escolas de surdos, tornem-se, instituições de ensino bilíngue.

DIFERENCIAIS

  • ATOS LEGAIS

    Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003. RECREDENCIAMENTO EAD - Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (D.O.U. 10/04/2018)
  • COORDENAÇÃO

    Simone Rocha Pereira
    Email: simone.pereira@uniube.br

    Silvia Denise Santos Bisinotto
    Email: silvia.bizinoto@uniube.br

    Lucia Helena de Oliveira
    Email: gestor.pedagogia@uniube.br

    Marisa Auxiliadora Mayrink Santos Ferreira
    Email: marisa.mayrink@uniube.br


    PARCERIAS
    Ana Paula Fernandes de Matos ( Intérprete de Libras - Português)
    Email: nae.ead@uniube.br
  • ESTRUTURA CURRICULAR

    PERÍODO: De 27/09/2023 19:00 até 27/09/2023 20:30 VAGAS: 4000
    LOCAL: Parque Lab UNIUBE - EVENTO ON-LINE


    Palestrantes: Andréa Beatriz Messias Belém Moreira; Messias Ramos Costa.

    Título: Educação Bilíngue de Surdos - caminho de protagonismo e de mancipação da pessoa surda

    Carga Horária: 1:10
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    Carga Horária: 1:30

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