O que é CINEHIST ?
O cinema é o lugar onde vamos nos divertir com o espetáculo de sombras, mas também a presença da
realidade que se desfaz e se altera¿, escreveu Jacques Rancière. Na abertura de seu livro As distâncias do
Cinema, o filósofo franco-argelino narra um episódio revelador para nossa abordagem sobre o cinema. Por
ocasião de uma conferência de abertura de um evento, Rancière relembraria as cenas de um filme italiano
(Viagem à Itália, de Roberto Rossellini) e faria as devidas conclusões acerca daquela passagem. Na véspera
da ocasião, ao rever o filme, se surpreendeu, pois a cena não existia. A passagem é simbólica para o autor
uma vez que ela ilustra a multiplicidade no cruzamento de fronteiras entre as artes, a razão, verdade e ficção.
O projeto Cinehist se apresenta com essa simbólica passagem para afirmarmos enquanto exercício da
heterogeneidade. Afirmamos de antemão que a potência e as características do cinema podem se cruzar,
fazer comunicar as fronteiras de nossa sensibilidade e permitir a visibilidade de um campo de imanência.
Pode fazer recriar uma lembrança refeita pelas nossas palavras, mas também revelar a distância daquilo que
realmente se projetou. Pode nos fazer questionar o quanto de ficção existe em nosso conceito de realidade.
Da forma mais amadora possível, o cinema que nos interessa se apresenta pela potência de embaralhar duas
fronteiras bem desenhadas pelos regimes de identificação das artes até o advento da modernidade, aquele
que recusa divisão entre o juízo sensível e a faculdade da razão. Isto é, que não submete a ficção ao conceito
mimético de imitação da realidade, submetendo a liberdade criativa aos rigores das divisões mais duras entre
aquilo que existe e aquilo que é invenção. O projeto denominado CineHist pretende entrelaçar esses
conhecimentos. Enquanto uma ferramenta múltipla, o cinema pode preencher e abrir espaços sensíveis, mas
sobretudo, pode vir a ser o que o espectador quiser. É nosso interesse permitir que esse estudante, professor,
pesquisador construa sua própria relação de ensino-aprendizagem e vivencie sua energia criativa. Que o
cinema do qual ele se aproprie possa se tornar uma inspiração, um fragmento de poesia e uma oportunidade
de construir horizontes de liberação. Que possamos desfrutar das imagens, sons, palavras emancipadas das
hierarquias ficção/realidade, verdade/mentira, e consigamos perceber as posições radicalmente iguais,
afirmando a singularidade do julgamento da arte pertencente a qualquer um.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do Curso de História EAD Uniube. Alunos convidados de outros Cursos EAD e Presencial Uniube.
Alunos convidados de outras IES. Alunos convidados da Educação Básica. Professores e pesquisadores da Comunidade que se interessem por cinema e história.
OBJETIVOS
O intuito desta proposta é se agregar aos projetos já instituídos pelos cursos da Universidade de Uberaba que
se propõem a criar um espaço de discussão sobre as obras do cinema. Pensamos em estender as reflexões
já existentes para os cursos no que se refere à formação humana, ética e cidadã. Promovendo debates de
interesses públicos como os direitos humanos, heterogeneidade, tolerância, democracia, entre tantos outros,
pretendemos propiciar ao participante, professor e comunidade universitária, a reflexão e a crítica em prol de
uma sociedade mais justa e tolerante. O projeto, que parte dos cursos de História (Licenciatura e
Bacharelado) pretende utilizar as exibições e debates como forma de extensão das discussões já existentes
nas disciplinas da grade de história Geral, da América e do Brasil, onde o cinema aparece como fonte,
conhecimento e formador de uma narrativa sobre acontecimentos de nossa história. Vimos também a
necessidade de aprofundar as vivências acerca das abordagens de objetos artísticos, já presentes nas
disciplinas de Historiografia contemporânea, História Cultural: Artes e literatura. A possibilidade de extrair dos
filmes visibilidades, singularidades, narrativas e imagens que dialoguem com períodos históricos, permite ao
estudante ultrapassar a ideia de que filmes emitem verdades, ou mentiras sobre o passado. Com o projeto
buscamos, ainda: Promover um debate crítico sobre questões históricas, políticas, socioculturais,
historiográficas e artísticas; Explorar a relação entre cinema e história como instrumento para o ensino e a
pesquisa; Possibilitar aos alunos EAD um convívio no ambiente universitário e o conhecimento de práticas e
ferramentas tecnológicas para a formação docente.