Imagem Ilustrativa - Cursos de Extensão
Modalidade:
Ao Vivo
Carga Horária:
Horas-aula
Local:
UBERABA (MG)
Área:
Engenharias
Email:
adriano.lima@uniube.br

V ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS

INVESTIMENTO

GRATUITO

Quero saber mais

As inscrições para esse curso ainda não estão abertas. Enquanto espera, visite nossa página de materiais grátis.

O que é o curso de V ENCONTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AGROINDUSTRIAIS ?

A região de Uberaba-MG, situada no Triângulo Mineiro, é conhecida como um dos maiores polos agroindustriais do Brasil e possui um parque industrial e tecnológico instalado, em franca expansão, o que contribui para fixação de profissionais especializados no local. A tradição da economia regional fundamenta-se nos setores da agropecuária e indústria que suporta o desenvolvimento destes. A grande demanda de profissionais altamente qualificados no setor químico, de engenharia e tecnologia requer formação multidisciplinar que possa contribuir para o desenvolvimento deste setor. O curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube foi concebido com intuito de suprir essa demanda promovendo a aproximação da universidade à empresa. O EDEPA em suas primeiras edições foi um evento planejado e executado pelo Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube. O evento se tornou internacional a partir de sua quarta edição, devido a presença dos mais renomados nomes da pesquisa mundial, os quais desenvolveriam um cenário de muita integração entre a comunidade acadêmica. Uberaba é também conhecida por ser um polo acadêmico de excelência na promoção da educação superior por possuir, além da Universidade de Uberaba com mais de 70 anos de tradição, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, com formação em todas as áreas do conhecimento. Conforme o perfil dos Programas de Pós-graduação das Universidades de Uberaba, Federal do Triângulo Mineiro e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, fica evidente a afinidade das áreas de pesquisa. Por este motivo pensou-se na possiblidade de organizar um evento para difusão do conhecimento em conjunto, pois as IES citadas possuem em comum os Programas de Mestrado Profissional. Adicionalmente, devido a expressiva participação da UFTM e do IFTM no I e II Encontro de Desenvolvimento de Processos Agroindustriais na UNIUBE, optou-se nessa edição pela organização do evento em parceria, o que consistiu na aproximação das Universidades. O evento será uma oportunidade para divulgar os resultados de pesquisa e promover a consolidação dos grupos de pesquisa dos programas de mestrado profissional. A participação dos profissionais da indústria no evento gera demanda de pesquisa para os programas por meio da interlocução entre estes agentes.

PÚBLICO-ALVO

O Encontro de Desenvolvimento de Processos Agroindustriais EDEPA, é direcionado, principalmente, aos profissionais das áreas de Engenharias e afins, bem como, para os alunos dos cursos de Pós Graduação e Graduação da Universidade de Uberaba e região. Estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Profissionais das Engenharias.

OBJETIVOS

O evento visa promover a integração da academia e indústria, centros tecnológicos e de pesquisas, buscando através da melhoria contínua e da inovação, oferecer ao mercado melhores produtos e serviços com um maior valor agregado. Este evento permitirá a aquisição de competências para o desenvolvimento de projetos em processos agroindustriais e inovações tecnológicas (produtos e processos químicos agroindustriais), associando-os com a preservação do meio ambiente e além disso, considerando aspectos sociais e econômicos, além de proporcionar aos participantes a apresentação de trabalhos científicos.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • ATOS LEGAIS

    Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003. RECREDENCIAMENTO EAD - Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (D.O.U. 10/04/2018)
  • ESTRUTURA CURRICULAR

    10 de dezembro de 2021

    Sessão de Abertura - 19h00

    Palestra: Etanol de Milho no Brasil
    Palestrante: Marc Byrne - Fluid Quip Technologies (Coordenador de Projetos de Engenharia) - Estados Unidos

    19h40 às 20h20

    Palestra: Procesamiento de hojas en la agroindustria en generación de productos
    Palestrante: Prof. Dr. Santiago Alexi Holowatty - Universidad Nacional de Misiones - (Investigador en Tecnología y Calidad de Yerba mate) - Argentina

    20h20 às 21h00

    Palestra: Tratamento térmico para substratos e digestatos em
    tecnologia de biogás
    Palestrante: M. Sc. Falko Niebling ¿ GICON Grossmann Engenharia e Consultoria - Alemanha

    11 de dezembro de 2021

    08h30 às 11h30 e das 14h00 às 16h00

    Apresentação de trabalhos

    Sessão de encerramento - das 16h00 às 17h00

    Palestra: Separação e Purificação de Bioprodutos
    Palestrante: Prof. Dr. João Paulo Serejo Goulão Crespo - NOVA School of Science and Technology (Professor Catedrático) - Portugal
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    8 horas

    10 e 11/12/2021

Você também pode se interessar por esse(s):