Imagem Ilustrativa - Cursos de Extensão
Modalidade:
Ao Vivo
Carga Horária:
Horas-aula
Local:
UBERABA (MG)
Área:
Ciências Humanas
Email:
Ver email

V ENCONTRO SETEMBRO AZUL: AS PESSOAS SURDAS E OS DIREITOS HUMANOS

INVESTIMENTO

Gratuito

Quero saber mais

As inscrições para esse curso ainda não estão abertas. Enquanto espera, visite nossa página de materiais grátis.

O que é o curso de V ENCONTRO SETEMBRO AZUL: AS PESSOAS SURDAS E OS DIREITOS HUMANOS ?

De acordo com os princípios da Convenção dos Direitos Humanos da ONU, por sua vez, regulamentada no Brasil pelo Decreto Nº 6.949/2009 e a Constituição Brasileira, as pessoas surdas têm seus direitos garantidos por lei. Conforme o decreto 5.626/2005, a pessoa surda é "aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras¿. A Língua de Sinais é considerada o maior meio de expressão das pessoas surdas, a representação da identidade de um povo, pois permite a ele o acesso à educação, às informações e à participação na vida em sociedade. A Universidade de Uberaba traz como tema do evento, neste ano: ¿As pessoas surdas e os direitos humanos¿, no intuito de celebrar os cinco anos de realização do Encontro Setembro Azul, nesse mês que representa, nacional e internacionalmente, um momento de reflexão e de celebração das ações e das conquistas das comunidades surdas e objetiva mobilizar intenções e forças para uma sociedade mais justa. O V Encontro Setembro Azul: ¿As pessoas surdas e os direitos humanos¿ é um momento de diálogo e de reflexões acerca dos direitos humanos das pessoas surdas e não surdas, do direito à dignidade humana, do direito à liberdade, dos direitos à participação na sociedade em igualdade de oportunidades. O evento também contempla as propostas de intervenção necessárias à equidade de acesso à participação social. Estas intervenções são organizadas a partir de diferentes áreas: no âmbito acadêmico, no âmbito escolar, no âmbito social e no âmbito governamental.

PÚBLICO-ALVO

Público interno: Alunos, docentes, gestores de cursos e demais colaboradores da Universidade de Uberaba (Uniube) e Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Público externo: instituições públicas e privadas, estudantes e profissionais de diversos segmentos, comunidade em geral.

OBJETIVOS

Proporcionar um espaço de diálogo e reflexão acerca dos direitos humanos das pessoas surdas e não surdas. . Apresentar e refletir acerca das propostas de intervenção que estão organizadas a partir de diferentes áreas: no âmbito acadêmico, no âmbito escolar, no âmbito social e no âmbito governamental.

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • ATOS LEGAIS

    Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria nº 544 - MEC de 25/10/1988 - D.O.U. 26/10/1988). Credenciada pela Portaria nº 1.871, de 02/06/2005 (D.O.U. Nº 105, DE 03/06/2005). Aprovado pela Resolução nº 04/2003, de 17/06/2003. RECREDENCIAMENTO EAD - Portaria nº 347, de 9 de abril de 2018 (D.O.U. 10/04/2018)
  • ESTRUTURA CURRICULAR

    Palestra: Os direitos humanos das pessoas surdas: pela equidade social, cultural e linguística
    Palestrante: Charley Pereira Soares

    Palestra: Valores humanos na contemporaneidade por uma sociedade verdadeiramente inclusiva
    Palestrante: Fabiano Roberto Silva dos Santos
  • CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DO CURSO

    03 horas

    15/09/2021 - 19:00 às 22:00

    Plataforma youtube pelo link: https://youtu.be/W0-R09lyECw

  • INFORMAÇÕES

    O evento será totalmente on-line e contará com a interpretação
    simultânea para a Língua Brasileira de Sinais e para a Língua Portuguesa.

    O participante deverá estar on-line no evento no dia e horário agendado.

Você também pode se interessar por esse(s):