INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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O componente institucional Introdução aos estudos na educação a distância, como o próprio nome diz, tem como objetivo introduzir o aluno matriculado na Uniube, na modalidade escolhida, ou seja, na educação a distância, a fim de que esse indivíduo consiga se adaptar ao nível de ensino.
Este componente curricular relaciona-se aos demais do curso, visto que reflete sobre a nova condição de estudante universitário(a), conhece, revê e atualiza os conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e, ainda, inicia a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Pensando nisso, outros objetivos foram traçados a fim de que o aluno alcance, tais como reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades, identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais, compreender o termo “distância” sob o ponto de vista das relações interpessoais, identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica e conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
No que tange à aprendizagem da educação a distância na Universidade de Uberaba, o componente proporcionará ao aluno reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico e, por fim, identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso.
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TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
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Objetivo geral:
Compreender os diferentes olhares e perspectivas organizacionais, a partir do estudo das principais teorias e temáticas aplicados à teoria das organizações, visando uma análise e posicionamento crítico quanto à realidade das organizações.
Objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de leitura e análise nos (as) alunos (as), a partir do estudo de definições, classificações e teorias existentes sobre as organizações.
- Desenvolver um olhar holístico acerca da multidimensionalidade de perspectivas sobre as organizações, de modo a conviver com divergências e discutir pontos de vistas diferentes.
- Entender como cada uma das perspectivas estudadas contribuem para uma gestão efetiva e responsável nas organizações atuais.
- Aprimorar o olhar de alunos (as) acerca de temas importantes à gestão contemporânea como diversidade, poder, cultura e mudança organizacional.
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CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
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MARKETING DE VENDAS |
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Objetivos Gerais
- Contextualizar a importância do planejamento e da retórica nas etapas de negociação de compras e vendas como duas áreas da administração responsáveis pela relação da empresa com o mercado, o meio ambiente a sociedade em geral.
Objetivos Específicos
- Fornecer ao discente uma visão sistêmica das áreas de compras e vendas em relação às demais áreas da organização,
- Identificar as ferramentas de Marketing e de Logística, às aplicações da área e a evolução do seu foco de atuação;
- Desenvolver raciocínio crítico em relação aos conceitos de compras e vendas como fatores primordiais para imagem e lucratividade da empresa, sempre em sintonia com a responsabilidade social e ética.
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DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL |
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A disciplina objetiva fazer com que os alunos sejam capazes de identificar a importância das teorias da comunicação na gestão de uma organização, uma vez que está ligada tanto à relação da organização com seus colaboradores quanto com seus clientes e a sociedade em que está inserida. Estudar as principais teorias a respeito da comunicação propriamente dita, bem como da comunicação empresarial para compreender a importância deste fator no ambiente organizacional
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno capacidade teórico-analítica para identificar e avaliar os processos relacionados aos desafios internos e externos enfrentados pela organização
- Promover ao aluno a análise de seu próprio perfil de comunicador, bem como respaldá-lo com exemplos a serem e a não serem seguidos, com técnicas para falar em público, etc.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
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O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos, como o próprio nome diz, tem como objetivo contribuir com a formação leitora e de produção de textos orais e escritos do aluno no ambiente acadêmico.
Esse componente relaciona-se aos demais dos cursos e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de algumas normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, identificando a adequação da linguagem na produção e na comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance do uso adequado da Língua Portuguesa e da Metodologia do Trabalho Científico para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de compreender, de traduzir, de interpretar, de produzir textos coesos e coerentes, de acordo com as mais diversas situações sociocomunicativas, e, ainda, que ele utilize algumas normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
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ECONOMIA E MERCADOS |
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CONTABILIDADE BÁSICA |
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Objetivo Geral
Apresentar os fundamentos da Contabilidade, com uma metodologia concebida para captar, registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de maneira que o aluno possa utilizar o sistema de informação contábil como uma ferramenta para tomada de decisão.
Objetivos especifico
Formar gestores que sejam capazes de:
- pensar estratégica e sistematicamente, de forma a compreender a complexidade das organizações;
- trabalhar em equipe com o objetivo de atingir resultados;
- construir uma consistente base teórico-prática e econômico-financeira que o capacite a tomar decisões nas organizações;
- estimular o exercício de atitudes empreendedoras;
- estimular a criação, manutenção e crescimento de novos negócios; formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
- formar consciência da qualidade e implicações éticas do trabalho.
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LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA E COMERCIAL |
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LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES |
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Objetivo geral: Identificar as lideranças e suas teorias, a importância e a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas para alcançar metas e objetivos, o papel da equipe na organização e a sua contribuição para o processo de formação profissional.
Objetivos específicos:
- Interpretar e classificar grupos nas organizações.
- Compreender as transformações exigidas para o desenvolvimento de equipes nas empresas.
- Conhecer os tipos de lideranças, as equipes, seu desenvolvimento e dinâmica das diferentes equipes de trabalho e o papel da gestão nas equipes de êxito.
- Avaliar a gestão participativa e na mediação dos conflitos, o processo de reflexão crítica acerca do tema.
- Conhecer os processos da gestão participativa para as organizações.
- Analisar criticamente o papel do gestor na administração do conflito na organização.
- Desenvolver o senso crítico quanto à análise e/ou gestão do comportamento nas organizações e a importância da gestão ética e responsável nesse contexto.
- Apresentar tecnologias aplicadas na gestão de equipes presenciais e remotas.
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PRINCÍPIOS DE CORRETAGEM |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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FELICIDADE E BEM-ESTAR |
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MATEMÁTICA FINANCEIRA |
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Objetivos Gerais
Capacitar os(as) alunos(as) para que os(as) mesmos(as) possam aplicar a matemática financeira no processo de tomada de decisão empresarial, fazendo com que os(as) discentes interpretem, elaborem e analisem cálculos matemáticos, avaliando dados do panorama econômico atual, presente nas negociações. É também objetivo dessa disciplina fazer com que os(as) alunos(as) compreendam a aplicabilidade da Matemática Financeira em diversas áreas administrativas, identificando e discutindo a questão interdisciplinar existente na Administração.
Tem ainda como objetivo despertar o senso crítico, fazendo com que os(as) alunos(as) acreditem em suas potencialidades criativas, capacidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal. Cabe salientar que será enfatizada a importância da visão moral, ética e política, sempre visando o bem-estar social e o sucesso empresarial e pessoal.
Objetivos Específicos
Para que o objetivo geral seja alcançado ao concluir a disciplina, é fundamental que os(as) alunos(as) desenvolvam as seguintes habilidades:
- Conhecer e aplicar fórmulas matemáticas para cálculos financeiros;
- Aplicar os conhecimentos financeiros por intermédio do uso da calculadora financeira como ferramenta;
- Assimilar a importância da utilização da Matemática Financeira como instrumento de gestão para tomada de decisão;
- Identificar o caráter Interdisciplinar entre o Conhecimento Matemático, Administrativo, Contábil e Econômico;
- Selecionar, Interpretar e Avaliar as informações relevantes que podem ser obtidas no Ambiente Interno e Externo da Empresa;
- Avaliar Retornos Financeiros de Planos de Negócios para tomada de decisão;
- Interpretar os índices e indicadores econômicos de mercado para atualização monetária e capitalização do dinheiro no tempo.
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DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL |
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GESTÃO DE CONDOMÍNIOS E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS |
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DIREITO DOS CONTRATOS |
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DIREITO AMBIENTAL E URBANÍSTICO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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GESTÃO FINANCEIRA |
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GESTÃO ESTRATÉGICA |
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AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS |
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ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS |
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GESTÃO DE OPERAÇÕES IMOBILIÁRIAS |
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
6
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
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ENADE |
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