LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
|
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
|
HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina História Geral da Educação constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais.
Seus objetivos são:
- identificar os fundamentos da educação no contexto histórico do mundo antigo (comunidades primitivas e da Antiguidade Oriental), clássico, medieval e moderno;
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética;
- proporcionar uma reflexão crítica das ideias pedagógicas, identificando as formas próprias que fazem da educação o espaço da construção de sentidos.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
80
Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
120
Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
80
A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
80
A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
80
|
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
80
Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade.
E por objetivos específicos:
● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais;
● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação;
● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade;
● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada;
● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar;
● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE);
● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD;
● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula;
● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
80
A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivo:
· levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da pedagógica;
· compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
· perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
· refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
· compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
· conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
· compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
· entender como anda a prática em nossas escolas.
|
|
CURRÍCULO E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO |
80
A disciplina CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO tem como objetivos:
- levar o aluno a refletir sobre a organização do tempo e do espaço escolar como categorias importantes e constitutivas da prática pedagógica;
- compreender que o tempo e o espaço são categorias construídas cultural e historicamente e que sofrem interferências e modificações em diferentes épocas e contextos;
- perceber que as diferentes formas de organização do tempo e do espaço refletem diferentes concepções de educação, homem e sociedade influenciando diretamente no processo de formação das novas gerações;
- refletir e compreender as questões que cercam o currículo e o conhecimento escolar no âmbito do ensino a ser desenvolvido na escola;
- compreender as diferentes concepções atribuídas ao termo currículo, em diferentes contextos e tempos históricos;
- conceituar currículo numa perspectiva teórica tradicional, crítica e pós-crítica;
- compreender as dimensões do currículo, as relações entre currículo e planejamento, currículo e avaliação;
- entender como isso acontece na prática escolar.
|
DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
|
- os saberes necessários para a prática educativa.
|
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
80
· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
|
PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
120
- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
80
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
80
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- compreender a era do “Lifelong Learning”, ou educação continuada;
- conhecer as alternativas/sugestões para a superação das dificuldades encontradas para a aprendizagem de adultos;
- identificar os domínios da aprendizagem na EJA;
- posicionar-se criticamente em relação à utilização das cartilhas no atual contexto social;
- estabelecer diferenças entre uma proposta de EJA que visa à construção do conhecimento e uma outra voltada para uma linha tradicional;
- compreender a importância da participação do adulto/aluno(a) na construção dos conhecimentos;
- identificar o papel do professor como um agente mediador do processo ensino-aprendizagem, capaz de despertar o interesse do aluno adulto nos estudos;
- compreender a importância dos fundamentos teóricos da EJA enquanto instrumentos de formação profissional, necessários ao trabalho docente;
- identificar Pedagogia, andragogia e heutagogia;
- identificar os fatores que influenciam o posicionamento no contínuo de aprendizagem;
- compreender a metodologia como contribuição para mudanças que a EJA atualmente requer;
- analisar o sentido de uma avaliação mediadora nos resultados da prática pedagógica;
- compreender a importância da organização de um ambiente alfabetizador para a EJA;
- reconhecer a necessidade de trabalhar atividades lúdicas/diversificadas no decorrer da sistematização do processo ensino-aprendizagem;
- ressaltar a importância dos jogos pedagógicos, das dinâmicas e da literatura para a construção do conhecimento;
- conhecer a identidade dos alunos e alunas da EJA;
- conhecer a proposta curricular de EJA;
- compreender as concepções que fundamentam a necessidade de educarem-se as pessoas jovens, adultas e idosas, considerando-se as especificidades e os sujeitos dessa modalidade de ensino;
- compreender a importância do posicionamento do professor como desafiador e estimulador na construção do conhecimento;
- relacionar a sistematização da aprendizagem ao acompanhamento avaliativo do aluno;
- conhecer os saberes necessários ao educador da EJA;
- identificar as concepções de EJA ao longo do século XX;
- conhecer os elementos que marcaram o início da história da EJA no Brasil;
- reconhecer a alfabetização como processo formativo da pessoa humana;
- compreender o caráter multidisciplinar da EJA;
- entender o que significa “ser alfabetizado hoje” a partir da identificação das múltiplas linguagens presentes nos textos que permeiam as práticas sociais;
- conhecer a educação prisional e a prática docente no cárcere.
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
80
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
· discutir as formas teóricas que particularizam a educação de jovens e adultos como campo de pesquisa e construção do conhecimento;
· analisar o modo como os elementos sócio históricos, políticos e culturais implicam os processos de ensino e aprendizagem na educação de jovens e adultos;
· enfatizar o contínuo pedagógico-andragógico como fluxo que reorienta os binários teoria/prática, conteúdo/método e saber/fazer no contexto de uma educação emancipatória;
· debater criticamente acerca da história da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil;
· explicar as campanhas de EJA a partir dos meados do século XX;
· demonstrar as diferentes concepções de EJA que surgiram ao longo do século XX;
· descrever os marcos legais da EJA no Brasil, elucidando seus avanços e retrocessos;
· apresentar a legislação vigente da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
· explicar as propostas pedagógico-curriculares dos dois segmentos e os conteúdos que as estruturam;
· demonstrar a complexidade do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos;
· reconhecer o discente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – como sujeito protagonista no contexto social, com seus anseios, suas necessidades, limitações e potencialidades;
· mostrar os princípios teórico-metodológicos que fundamentam os Círculos de Cultura;
· explicar qual a identidade do aluno e do professor da EJA;
· demonstrar alguns saberes necessários para se trabalhar com o jovens e adultos da EJA;
· explicar o trabalho da EJA dentro das instituições prisionais;
· mostrar a importância da EJA para os adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa.
|
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
80
Objetivo Geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a) a compressão da importância desse assunto no meio acadêmico, social, ambiental e empresarial, pois, é crescente a necessidade desses setores em atender os anseios da sociedade, principalmente os(as) consumidores(as), cada vez mais atentos em relação ao consumo consciente, ética, cidadania, inclusão social, desenvolvimento sustentável, gestão de recursos naturais, valorização humana, segurança, proteção ambiental e demais temas que envolvem a responsabilidade socioambiental.
Objetivos Específicos:
Conhecer os princípios e concepções que sustentam a Responsabilidade Socioambiental, suas relações com o contexto social e gestão dos recursos naturais, a importância da comunidade, da gestão participativa e da autonomia como base para concepção sobre Responsabilidade Socioambiental e suas implicações no cotidiano.
|
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
80
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
80
Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
80
Os estudos desta disciplina serão realizados de forma contextualizada, crítica, buscando inter-relações de conhecimentos e produzindo textos em diferentes linguagens na busca de clareza e criatividade.
Nessa perspectiva, propomos os seguintes objetivos:
• conceituar a avaliação de aprendizagem;
• identificar os princípios de uma avaliação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino;
• apontar os tipos e etapas de um processo de avaliação escolar;
• conhecer e identificar os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem;
• escolher o “para que”, o “por que” e “como” avaliar;
• conhecer e compreender o que são avaliações externas e qual sua influência direta para a construção do planejamento de ensino.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
PEDAGOGIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA |
120
- Identificar as políticas educacionais vigentes no espaço escolar.
- Conhecer as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular.
- Reconhecer que o trabalho do pedagogo é garantir que os processos de aprendizagem e de desenvolvimento seja desenvolvido no espaço escolar.
- Compreender que o planejamento do professor precisa contemplar os conhecimentos, competências e habilidades mínimas para os estudantes ao longo da escolaridade básica.
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
|
LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
|
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
|
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
80
Ao final dos estudos da disciplina, o aluno dever estar apto a:
- explicar o carter histrico da concepo de infncia;
- identificar as vrias concepes de infncia propostas nos diversos momentos histricos;
- explicar as mudanas que ocorrem na sociedade atual e a concepo de infncia da decorrente;
- destacar as ideias centrais do pensamento de Rousseau com relao infncia;
- explicar a influncia de Rousseau nas prticas de educao com crianas;
- mostrar a importncia do pensamento de Rousseau na compreenso do ser-criana.
- identificar os fatos que marcaram a histria da educao infantil no Brasil;
- explicar as modificaes ocorridas na consolidao de uma proposta pedaggica para a educao infantil como parte de um processo histrico;
- posicionar-se criticamente em relao s mudanas ocorridas nas concepes pedaggicas e em relao sua efetivao nas prticas pedaggicas
- reconhecer que a concepo de infncia sofreram modificaes variando de acordo com o contexto histrico e social;
- cultivar o respeito pela natureza da criana e pelas necessidades infantis;
- reconhecer a importncia do brincar para o desenvolvimento infantil;
- identificar os conceitos de igualdade, diversidade e desigualdade explicitando as relaes entre eles;
- destacar aspectos relevantes na formao do professor para o processo da escola inclusiva;
- posicionar-se em relao ao contexto educacional da Educao Infantil dos nossos dias, procurando identificar o que mudou nas prticas educativas e o que permanece igual ao que era antes;
-conhecer os princpios fundamentais da BNCC/2017 -Base Nacional Comum Curricular para a Educao Infantil. para a Educao Infantil
- explicar a trajetria do pensamento educacional brasileiro relacionado a Educao Infantil destacando os principais tericos.
|
DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA |
80
Ao final dos estudos o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o desenvolvimento humano durante a fase de escolarização, aquilo que é determinado pelo biológico no desenvolvimento humano e ainda observar o que depende de aprendizagem. Aspectos importantes do desenvolvimento físico, emocional, motor e cognitivo de crianças.
- Entender que a moralidade é um resultado de um longo processo inconcluso de construção sócio-histórica e o quanto é importante pensar sobre esse assunto no âmbito da esfera escolar.
- Aprender sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na infância e a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner.
- Compreender a importância da educação motora para o ser humano, a partir do estudo das características do desenvolvimento motor, bem como os elementos da motricidade e articulação com a prática pedagógica.
- Estudar sobre o desenvolvimento psicomotor no processo de aprendizagem da criança e sua relação com a práxis do professor.
|
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
80
Ao final dos estudos, o aluno deverá estar apto a:
- analisar a escrita espontânea de uma criança, identificando em que nível ela se encontra;
- posicionar-se criticamente em relação à utilização das cartilhas no atual contexto social;
- estabelecer diferenças entre uma proposta de alfabetização que visa à construção do conhecimento e uma outra voltada para uma linha tradicional;
- compreender a importância da participação da criança/aluno(a) na construção da leitura e da escrita;
- identificar o papel do professor como um agente mediador do processo ensino e aprendizagem;
- compreender a importância dos fundamentos teóricos da alfabetização enquanto instrumentos de formação profissional, necessários ao trabalho docente;
- pensar a organização de um ambiente alfabetizador;
- compreender a metodologia como contribuição para mudanças que a alfabetização atualmente requer;
- analisar o sentido de uma avaliação mediadora nos resultados da prática pedagógica;
- compreender a importância da organização de um ambiente alfabetizador;
- reconhecer a necessidade de trabalhar atividades lúdicas no decorrer da sistematização do processo ensino-aprendizagem;
- ressaltar a importância dos jogos pedagógicos, das brincadeiras e da literatura para a construção do processo de alfabetização;
- compreender a importância do posicionamento do professor como desafiador e estimulador da criança na construção de suas hipóteses sobre a leitura e a escrita;
- relacionar a sistematização da aprendizagem ao acompanhamento avaliativo do aluno;
- explicar a importância da história no esclarecimento dos fatos educativos;
- identificar os elementos que marcaram o início da alfabetização no Brasil;
- compreender o uso das cartilhas como primeiros livros didáticos de alfabetização;
- reconhecer o sentido social do uso da cartilha na alfabetização formal;
- distinguir os métodos de alfabetização usados ao longo da história no Brasil;
- reconhecer a alfabetização como processo formativo da pessoa humana;
- compreender o caráter multidisciplinar da alfabetização;
- relacionar “alfabetização” e “letramento” em suas dimensões: histórica, cultural e metodológica;
- entender o que significa “ser alfabetizado hoje” a partir da identificação das múltiplas linguagens presentes nos textos que permeiam as práticas sociais;
- analisar a relação entre o “ato de ler” e o “ato de ensinar a ler” e a importância da formação científica do professor/alfabetizador como mediador desse processo.
|
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA |
80
Componente curricular e seus objetivos:
ü Determinar a importância dos jogos na formação do indivíduo;
ü Estabelecer relação entre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a utilização dos jogos como estratégia de aprendizagem;
ü Identificar o uso dos jogos como mais um recurso educacional;
ü Distinguir diferentes tipos de jogos que podem ser indicados para a Educação infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental.
ü Compreender a importância da matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
ü Compreender como a criança constrói o pensamento lógico-matemático;
ü Compreender e reconhecer a importância do conceito de número;
ü Reconhecer situações matemáticas no dia a dia que possam ser exploradas na aprendizagem;
|
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO |
80
O componente Psicologia do desenvolvimento, tem o objetivo de levar os alunos de Pedagogia a compreender a importância de se conhecer o desenvolvimento da criança para propor um trabalho adequado à faixa etária proporcionando atividades interessantes, contextualizadas e lúdicas permitindo à criança processar suas mudanças internas e externas de forma saudável e natural. Estudaremos o desenvolvimento na perspectiva de Freud, Rogers, Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
LITERATURA INFANTIL |
80
Ao final dos estudos, o licenciando estará apto a:
· Explicar a relação entre a sociedade e o desenvolvimento da criança;
· Reconhecer os primeiros gêneros textuais destinados às crianças;
· Discorrer sobre a Literatura Infantil e, especificamente, sobre a brasileira;
· Refletir sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.
· Mostrar em que consistiu a fase de transição da literatura juvenil no Brasil, considerando a sua diferença em relação à Fase inicial – estudada no capítulo anterior – da produção literária nacional;
· Explicar como o nacionalismo e o desejo de uma língua nacional estiveram na base da produção literária desse momento;
· Apresentar as relações entre literatura infanto-juvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período;
· Caracterizar a importância da produção literária infanto-juvenil de Monteiro Lobato, distinguindo sua singularidade em relação às outras produções contemporâneas.
· Enumerar e explicar os estágios psicológicos da criança;
· Relacionar os estágios psicológicos da criança com a adequação aos textos literários;
· Refletir sobre a literatura como arte e ação pedagógica;
· Discutir a respeito do papel da literatura e do livro na escola;
· Explicar a poesia como uma atitude criativa;
· Elaborar propostas de leituras para diferentes fases do desenvolvimento do leitor infantil.
· Explicar a leitura como um ato de interação e de transformação;
· Especificar os tipos de leitura de acordo com os estudos linguísticos;
· Reconhecer a importância da leitura literária como fonte de prazer.
|
LITERATURA INFANTIL |
80
Ao final dos estudos, o licenciando estará apto a:
· Explicar a relação entre a sociedade e o desenvolvimento da criança;
· Reconhecer os primeiros gêneros textuais destinados às crianças;
· Discorrer sobre a Literatura Infantil e, especificamente, sobre a brasileira;
· Refletir sobre a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da criança.
· Mostrar em que consistiu a fase de transição da literatura juvenil no Brasil, considerando a sua diferença em relação à Fase inicial – estudada no capítulo anterior – da produção literária nacional;
· Explicar como o nacionalismo e o desejo de uma língua nacional estiveram na base da produção literária desse momento;
· Apresentar as relações entre literatura infanto-juvenil e escola, tendo em mente os aspectos pedagógicos, moralizantes e autoritários que perpassaram a produção literária desse período;
· Caracterizar a importância da produção literária infanto-juvenil de Monteiro Lobato, distinguindo sua singularidade em relação às outras produções contemporâneas.
· Enumerar e explicar os estágios psicológicos da criança;
· Relacionar os estágios psicológicos da criança com a adequação aos textos literários;
· Refletir sobre a literatura como arte e ação pedagógica;
· Discutir a respeito do papel da literatura e do livro na escola;
· Explicar a poesia como uma atitude criativa;
· Elaborar propostas de leituras para diferentes fases do desenvolvimento do leitor infantil.
· Explicar a leitura como um ato de interação e de transformação;
· Especificar os tipos de leitura de acordo com os estudos linguísticos;
· Reconhecer a importância da leitura literária como fonte de prazer.
|
ATIVIDADE PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL |
20
Planejar planos de aula e projetos utilizando-se de diferentes metodologias
Conscientizar-se da importância das vivências efetivas que favorecem a experimentação e as descobertas para proporcionar desenvolvimento físico, mental e a afirmação da personalidade;
Desenvolver propostas lúdicas, reconhecendo a importância das interações e brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
Identificar a avaliação como um momento importante dentro do fazer pedagógico da Educação Infantil;
Considerar a importância dos seis grandes direitos de aprendizagem: conviver, brincar, explorar, participar, comunicar e conhecer-se para o desenvolvimento das crianças;
Utilizar diferentes espaços de aprendizagem para a realização de atividades lúdicas e pedagógicas;
Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
60
- cultivar o respeito pela natureza da criana e pelas necessidades infantis.
- conscientizar-se da importncia das vivncias efetivas que favorecem a experimentao e as descobertas para proporcionar o desenvolvimento fsico, mental e a afirmao da personalidade;
- reconhecer a importncia do brincar para o desenvolvimento infantil.
- identificar os conceitos de igualdade, diversidade e desigualdade explicitando as relaes entre eles;
- refletir sobre a diversidade humana na educao e na sala de aula;
- destacar aspectos relevantes na formao do professor para o processo da escola inclusiva;
- compreender a diversidade humana como uma riqueza no cotidiano das escolas e no como diferenas que rotulam e estigmatizam os educandos;
- reconhecer a poltica de educao inclusiva como um iderio a ser construdo para a conquista de mais qualidade na educao de todos;
- formular conceitos educacionais que valorizem a potencialidade dos alunos semacentuar suas diferenas.
a- planejar planos de aula e projetos utilizando-se de diferentes metodologias.
- identificar a avaliao como um momento importante dentro do fazer pedaggico da Educao Infantil.
|
ESTÁGIO CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E GESTÃO |
140
|
PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL |
80
A disciplina Princípios da Gestão Educacional tem o objetivo de levar a compreender a importância dos princípios que sustentam a gestão das instituições de ensino em nosso país. Para tanto, estudaremos as teorias, conceitos e funções que incidiram na trajetória da Gestão Educacional, enfatizando a importância do trabalho do educador-gestor na Educação Básica para o fortalecimento da gestão democrática e participativa.
|
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL |
80
A disciplina Aspectos Qualiquantitativos da Gestão educacional tem o objetivo de levar a compreender a trajetória histórica da Gestão Educacional em nosso país. Nesse sentido, estudaremos as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa, bem como a importância da legislação vigente e das políticas públicas de avaliação educacional, considerando a interdependência existente tanto nas ações desenvolvidas no ambiente escolar, quanto nas inter-relações dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em busca de uma educação que, de fato, prime pela qualidade.
|
ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL |
80
A disciplina Aspectos Qualiquantitativos da Gestão educacional tem o objetivo de levar a compreender a trajetória histórica da Gestão Educacional em nosso país. Nesse sentido, estudaremos as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa, bem como a importância da legislação vigente e das políticas públicas de avaliação educacional, considerando a interdependência existente tanto nas ações desenvolvidas no ambiente escolar, quanto nas inter-relações dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, em busca de uma educação que, de fato, prime pela qualidade.
|
ARTE E EDUCAÇÃO |
80
- Compreender o papel e o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analisando a teoria e a sua tradução nas práticas escolares.
- Reconhecer a proposta de Arte contida nos documentos oficiais, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Compreender como se deu o ensino da Arte no Brasil, a partir de um panorama histórico sobre as propostas de ensino da Arte nas escolas brasileiras, seus avanços e retrocessos e como hoje ela está sendo pensada.
- Identificar propostas de estimulação da expressão plástica das crianças por meio de leituras e releituras das obras de diferentes artistas.
- Estudar sobre as etapas do desenvolvimento do grafismo infantil, e as propostas de intervenção como forma de evitar o estereótipo.
- Aprender sobre a expressão cênica na educação escolar e a importância do conhecimento e expressão musical na escola.
- Perceber como os significados e valores, presentes nas manifestações da Arte em diferentes culturas, especialmente da cultura local, perpassam as relações entre os indivíduos e grupos daquela sociedade, e têm um papel importante na formação das crianças.
- - Desenvolver uma postura crítico-reflexiva frente às diferentes manifestações artísticas presentes em diferentes contextos.
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA |
80
Ampliar o conhecimento do aluno em relação aos conteudos e metodologias que sustentam as práticas de ensino de História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, levando à reflexões e posicionamento crítico diante das concepções: de educador, da busca de uma visão integrada do conhecimento científico e da interação do ser humano com o mundo, enfocando de modo científico, social e político os conteúdos abordados.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE |
80
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
80
Propiciar ao aluno do curso de pedagogia uma base teórica e prática na área da Língua Portuguesa para que possa desenvolver um trabalho interdisciplinar na sala de aula de maneira criativa.
Compreender os processos de preparação e de aquisição da linguagem, da leitura e da escrita, bem como desenvolver trabalhos a partir de diferentes gêneros textuais incorporados às práticas cotidianas da sala de aula.
Conhecer e entender a diversidade linguística e a questão do preconceito linguístico frente ao mundo contemporâneo.
Compreender a importância do papel do professor nas mudanças de paradigmas, atentando-se às competências centrais da Língua Portuguesa em que se fundamentam.
Desenvolver a habilidade de trabalhar a gramática de uso com os alunos, diferenciando atividades gramaticais normativas de atividades epilinguisticas, que levem o aluno a refletir sobre a língua, utilizando-a corretamente nos mais diferentes contextos
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS |
80
A disciplina “Conteúdos e metodologias do ensino de Ciências”, em linhas gerais, propiciará aos alunos identificar a ciência como uma forma de conhecimento que foi desenvolvida pelo ser humano através da história, com o objetivo de compreender a si mesmo e o mundo natural e material que o rodeia.
Também é esperado do aluno compreenda que toda experiência científica tem uma hipótese que a justifica, e que o material e o procedimento adotados nestes experimentos são escolhidos em função dessa hipótese.
Sendo assim, propõem-se os seguintes objetivos:
· aplicar-se de maneira reflexiva, crítica e construtiva em situações vivenciadas na sala de aula, utilizando o diálogo como uma forma de mediar conflitos e desenvolver, por meio de diferentes linguagens, acriatividade, a intuição, selecionando procedimentos e verificando sua adequação na construção do conhecimento científico.
· praticar a interação entre a escola, comunidade e outras instituições e desenvolver projetos que repercutam dentro e fora da escola.
· desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento científico e a interpretação da realidade.
· empregar no cotidiano a aplicação do vocabulário científico como forma precisa de representar os conhecimentos específicos e gerais do mundo natural e tecnológico.
· aplicar uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação aos elementos das ciências, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.
· reafirmar as metodologias e técnicas necessárias a uma intervenção pedagógica, em você, a capacidade de aprender a aprender.
· reconhecer que a humanidade sempre se envolveu com o conhecimento da natureza e que a Ciência, uma forma de desenvolver esse conhecimento, relaciona-se com outras áreas no seu ambiente físico esocial, transferindo-se a todo e qualquer indivíduo, e compartilhando com ele, a responsabilidade pelo meio onde vivemos.
· identificar o conhecimento científico e tecnológico como resultado do trabalho de gerações em busca do conhecimento como forma precisa e sintética de representar e comunicar os processos de interações e transformações, relacionando-os, por exemplo, com as características do ambiente natural e a qualidade de vida.
· saber combinar leituras, observações, interpretações, experimentações e registros para coleta, reconhecendo e selecionando fatos e dados na reelaboração de seus conhecimentos.
· elaborar relatos orais, escritos, perguntas e hipóteses acerca do tema em estudo, estabelecendo relações entre as informações obtidas por meio de trabalhos práticos, registrando suas observações mediante tabelas, gráficos, esquemas ou textos.
|
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA |
80
O aluno deverá ser capaz de:
compreender a construção do sistema de numeração decimal e abordagem de base;
compreender as ideias da adição, subtração, multiplicação e divisão em N, presentes no nosso cotidiano;
conhecer procedimentos metodológicos para o ensino-aprendizagem das operações em N e suas propriedades; reconhecer a aplicabilidade do material concreto como: Material Dourado Ábaco e suas aplicabilidades na compreensão das operações em N;
identificar tipos de situações problemas e pensar estratégias diversificadas para resolução dessas situações problemas; pensar a importância do ensino-aprendizagem da Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
refletir a importância das atividades concretas como metodologia para o ensino-aprendizagem dos entes geométricos como: linha poligonal e figuras convexas e planas;
perímetro e a área de um polígono, formas geométricas, elementos de um polígono e poliedro, sólidos geométricos; compreender os principais critérios de divisibilidade para construir metodologias para o ensino-aprendizagem dos divisores, do máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números naturais;
rever o conceito de múltiplos de um número natural para construir metodologias para o ensino-aprendizagem dos menor múltiplo comum (MMC) entre dois ou mais números naturais;
pensar metodologias para o ensino-aprendizagem dos números primos, números compostos e número perfeito e sua aplicabilidade no cotidiano.
|
DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO |
80
Objetivo principal: Compreender os fundamentos e princípios básicos que subsidiam a ação educativa inclusiva voltada para o público da Educação Especial, e contribuir com a promoção de ações educativas inclusivas no contexto da Educação Básica, afim de contribuir para que a inclusão escolar dos estudantes da Educação Especial aconteça com desenvolvimento e aprendizado.
Objetivos específicos:
1. Fundamentar ações pedagógica que possam promover a consolidação da Educação Inclusiva;
2. Conhecer as especificidades das pessoas público da Educação Especial (altas habilidades/superdotação, deficiências sensoriais, intelectuais, físicas e autista);
3. Estudar formas de mediação possíveis e necessárias para o pleno desenvolvimento desse público;
4. Dialogar sobre a prática pedagógica e sobre os processos formativos e avaliativos na perspectiva da Educação Inclusiva.
|
DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO |
80
Objetivo principal: Compreender os fundamentos e princpios bsicos que subsidiam a ao educativa inclusiva voltada para o pblico da Educao Especial, e contribuir com a promoo de aes educativas inclusivas no contexto da Educao Bsica, afim de contribuir para que a incluso escolar dos estudantes da Educao Especial acontea com desenvolvimento e aprendizado.
1. Fundamentar aes pedaggica que possam promover a consolidao da Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva;
2. Conhecer as especificidades das pessoas pblico da Educao Especial (altas habilidades/superdotao, deficincias sensoriais, intelectuais, fsicas e transtorno do espectro autista);
3. Estudar as estratgias e recursos de mediao possveis e necessrios para o pleno desenvolvimento desse pblico;
4. Dialogar sobre a prtica pedaggica e sobre os processos formativos e avaliativos na perspectiva da Educao Inclusiva.
|
ESTÁGIO CURRICULAR: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO |
140
|
ENADE |
0
|