LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS |
80
O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral.
Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional.
Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional.
Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares.
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TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
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Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade.
E por objetivos específicos:
● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais;
● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação;
● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade;
● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada;
● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar;
● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE);
● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD;
● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula;
● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade.
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FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO |
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A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são:
- entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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MATEMÁTICA INSTRUMENTAL |
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PRÁTICA PEDAGÓGICA I |
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Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente.
Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida.
Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA II |
120
- Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE |
80
O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa:
• contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido;
• conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais;
• analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania;
• discutir a trajetória e as dimensões da cidadania;
• estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais;
• abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira;
• caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais;
• investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo;
• avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação;
• propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL |
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A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são:
- examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
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Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno.
Disciplina e seus objetivos:
Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação.
Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta.
Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural.
Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente.
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POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA |
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· Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica.
· Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação.
· Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado.
· Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96.
· Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica.
· Compreender os princípios legais da educação inclusiva.
· Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III |
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- Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
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Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito.
Disciplina e seus objetivos:
Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar.
Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro.
Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência.
Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação.
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
80
Esclarecer e estabelecer relaes entre os conceitos inerentes aos direitos humanos, liberdades fundamentais, equidade, diferena humana, acessibilidade, diversidade e incluso escolar.
Situar a educao inclusiva no contexto socioeducacional e cultural brasileiro.
Possibilitar a compreenso e identificaao das necessidades educacionais especiais.
Promover a compreenso sobre diferena humana, equidade, direitos humanos, dificuldade, distrbio e deficincia.
Refletir sobre a diversidade humana, acessibilidade e seus reflexos na educao.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES I |
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES II |
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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DIDÁTICA |
80
A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender:
- a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem;
- a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento;
- a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos;
- o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem,
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- os saberes necessários para a prática educativa.
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LIBRAS |
80
O aluno dever ser capaz de:
. Conhecer o conceito de Lngua Brasileira de Sinais Libras sob a tica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedaggicos.
. Analisar a histria da lngua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda.
.Reconhecer os fatores lingusticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento pessoa surda.
. Identificar a Lngua Brasileira de Sinais como processo de comunicao e interao na comunidade surda.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
240
O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam
frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ATIVIDADES COMPLEMENTARES III |
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AVALIAÇÃO EDUCACIONAL |
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Os estudos desta disciplina serão realizados de forma contextualizada, crítica, buscando inter-relações de conhecimentos e produzindo textos em diferentes linguagens na busca de clareza e criatividade.
Nessa perspectiva, propomos os seguintes objetivos:
• conceituar a avaliação de aprendizagem;
• identificar os princípios de uma avaliação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino;
• apontar os tipos e etapas de um processo de avaliação escolar;
• conhecer e identificar os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem;
• escolher o “para que”, o “por que” e “como” avaliar;
• conhecer e compreender o que são avaliações externas e qual sua influência direta para a construção do planejamento de ensino.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR |
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Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
40
O COMPONENTE
Introdução aos estudos a distância
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu.
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
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Objetivo geral:
Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida.
Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas:
Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD
Objetivos específicos
• refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a);
• conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância;
• iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância.
Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE.
Objetivos específicos
• reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
• Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades
Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE.
Objetivos específicos
• identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais;
• conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais;
• identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica;
• conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico.
Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
• reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem;
• compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico;
• identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso;
Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Objetivos específicos
conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar;
relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo;
identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade.
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FÍSICA |
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Movimento em uma Dimensão, Leis de Newton, Aplicações das Leis de Newton, Trabalho e Energia Conservação da Energia, Carga elétrica, O campo elétrico, Potencial elétrico, Temperatura , Calor e a primeira lei da termodinâmica, a segunda lei da termodinâmica,Ótica propriedades da luz.
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA |
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QUÍMICA INORGÂNICA |
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A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano.
A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para:
- Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto.
- Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados.
- Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano.
- Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa.
- Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado.
- Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação.
- Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos.
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QUÍMICA INORGÂNICA |
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A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano.
A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia.
Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para:
- Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto.
- Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados.
- Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano.
- Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa.
- Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado.
- Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação.
- Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos.
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA |
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CÁLCULO |
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Objetivos Gerais:
- Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de cálculo diferencial e integral.
- Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração;
- Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia;
- Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos.
Objetivos Específicos:
- Utilizar técnicas de derivação de funções de uma variável
- Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções;
- Equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável;
- determinar a integral indefinida de uma função;
- utilizar a tabela de integrais imediatas;
- resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial;
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA I |
20
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA II |
20
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
80
Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem;
· Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias;
· Utilizar uma tabela de números aleatórios;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema.
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
· Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e a distribuição de Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, tanto pelo uso de expressões, quanto pelo uso de tabelas.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA |
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Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico;
· Relacionar os termos população e amostra;
· Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados;
· Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade.
· Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica;
· Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas;
· Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados;
· Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento
· Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade;
· Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade;
· Definir experimento, espaço amostral e evento;
· Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva;
· Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada;
· Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas;
· Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico;
· Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades;
· Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades;
Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal .
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QUÍMICA GERAL |
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Objetivos gerais:
Desenvolver o conhecimento cientfico-tecnolgico acerca das estruturas bsicas da qumica, bem como suas propriedades fsicas e qumicas, funes, estruturas e reaes, vinculando ao contextosocial em que o aluno est inserido, objetivando a formao de cidados mais conscientes, criativos, com valores ticos e morais, e capacidade de desenvolver aes modificadoras.
Objetivos especficos:
- Definir a Qumica e reconhecer a sua importncia como meio de avano tecnolgico e o seu papel na sociedade;
- Interpretar e compreender as grandezas fsicas estudadas atravs de dados numricos, pelas relaes matemticas presentes em situaes cotidianas;
- Analisar e compreender tabelas e grficos com dados de fuso e ebulio;
- Distinguir e compreender as substncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogneas e heterogneas;
- Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resoluo de problemas qualitativos e quantitativos em qumica;
- Contextualizar e analisar a contribuio dos modelos para evoluo da Qumica;
- Prever as propriedades de um elemento qumico atravs de sua localizao na tabela peridica;
- Conceituar e entender o significado de ligao qumica;
- Avaliar o tipo de ligao estabelecida entre tomos de diversos elementos;
- Compreender e reconhecer a polaridade das substncias para solucionar problemas qumicos, melhorando a qualidade de vida;
- Determinar a geometria das molculas;
- Reconhecer os tipos de foras intermoleculares;
- Reconhecer aspectos qumicos relevantes na interao do ser humano, individual e coletiva com o ambiente.
- Interpretar problemas de origem qumica a partir de uma linguagem grfica e vice-versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empreg-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com ateno e segurana;
- Conscientizar sobre as normas de segurana em laboratrios;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando concluses a partir de suas anlises;
- Conhecer a princpio de Avogadro e aplica-lo na determinao das massas relativas das molculas;
- Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformaes qumicas;
- Relacionar massa, quantidade de matria e nmero de partculas atravs da unidade mol e do conjunto de massa molar em clculos qumicos;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de cidos e bases;
- Desenvolver pensamento crtico com relao poluio causada pela m utilizao de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas;
- Analisar o carter das reaes cido-base em meio aquoso como processo de transferncia de eltrons;
- Discutir a presena de elementos em alguns tipos importantes de reaes de xido-reduo: sntese, decomposio e deslocamento;
- Selecionar e organizar informaes para compreenso de situaes problemas referentes s propriedades dos materiais;
- Entender mtodos e procedimentos prprios das cincias naturais aplicando-os no cotidiano;
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FÍSICO-QUÍMICA |
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BIOQUÍMICA |
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O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa entender os assuntos pertinentes à sua formação acadêmica, essenciais para a construção de uma aprendizagem efetiva e contextualizada. O conteúdo abordará aspectos básicos da Bioquímica, tais como, o estudo da estrutura e função das biomoléculas, a bioenergética e o metabolismo, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
reconhecer a estrutura e propriedade das principais biomoléculas.
compreender as propriedades das biomoléculas através do estudo dos grupamentos funcionais e das interações intermoleculares.
aplicar conceitos da química em processos bioquímicos.
reconhecer como o meio interno pode alterar as reações bioquímicas.
entender a aplicação de catálise enzimática em processos bioquímicos.
formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal.
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QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL |
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O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos;
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico;
· Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas;
· Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental;
· Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos.
· Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes.
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL |
80
O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
· Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
· Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
· Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
· Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
· Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
· Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
· Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos;
· Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
· Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
· Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico;
· Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas;
· Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental;
· Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos.
· Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes.
Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA |
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Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a:
- Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica;
- Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados;
- Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos;
- Reconhecer a isomeria geométrica em compostos;
- Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos;
- Discutir situações e reações de processos orgânicos;
- Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano;
- Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions;
- Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura;
- Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos;
- Identificar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
- Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
- Entender os conceitos de acidez e basicidade aplicados dentro de compostos orgânicos;
Relacionar o aumento ou diminuição do caráter ácido-base dos compostos orgânicos;
- Entender o conceito de nucleófilo;
- Entender o mecanismo das reações de adição nucleofílica;
- Identificar as funções derivadas dos ácidos carboxílicos e suas reatividades;
- Analisar e identificar o grupo carbonila;
- Entender o mecanismo das reações de adição ao grupo carbonila.
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QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA |
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O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química.
O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 3, tais como, as reações de substituição em compostos aromáticos, o estudo da estereoisomeria, as reações de oxidorredução em compostos orgânicos, os tipos e aplicações da destilação e as principais técnicas separação líquido-líquido de substâncias orgânicas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química.
A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para:
- Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados;
- Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos;
- Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc;
- Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos;
- Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial;
- Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano.
- Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa;
- Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança;
- Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos;
- Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises;
- Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano;
- Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal;
- Entender o mecanismo das reações de substituição em aromáticos;
- Identificar e classificar os vários tipos de isomeria;
- Entender as aplicações biológicas da quiralidade;
- Entender o mecanismo das reações de oxidorredução em compostos orgânicos;
- Analisar e compreender a técnica e utilização da destilação;
- Entender as principais técnicas de separação líquido-líquido de compostos orgânicos.
- Definir e distinguir os principais polímeros de adição e condensação e suas propriedades;
- Compreender os mecanismos de polimerização e suas etapas;
- Diferenciar polímeros naturais e sintéticos;
- Entender os conceitos de biotecnologia e seus processos;
- Estudar as vantagens e desvantagens em processos biotecnológicos;
- Analisar alguns processos industriais utilizando microrganismos;
- O uso da biotecnologia no tratamento de efluentes, afluentes e resíduos;
- Diferenciar tratamento aeróbio de anaeróbio;
- Entender as terminologias biocombustível e sustentabilidade;
- Reconhecer as principais fontes para a obtenção dos biocombustíveis;
- Vantagens e desvantagens dos biocombustíveis;
- Compreender os principais testes físicos e químicos para a identificação dos compostos orgânicos
- Classificar os compostos orgânicos por solubilidade
- Compreender algumas reações orgânicas e seus mecanismos na síntese de fármacos como o
paracetamol, ácido pícrico, benzocaína e sulfanilamida.
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QUÍMICA ANALÍTICA |
80
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ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO |
4
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA III |
20
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA V |
20
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PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA |
20
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
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Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a:
Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
· Definir parâmetro, estimador e estimativa;
· Enunciar as propriedades de um estimador;
· Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
· Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
· Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
· Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
· Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
· Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
· Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
· Tomar decisões em testes de hipóteses;
· Definir e identificar tabelas de contingência;
· Reconhecer problemas do dia a dia que podem ser resolvidos pelo uso de teste Qui-Quadrado;
· Diferenciar teste de homogeneidade e independência;
· Realizar teste Qui-Quadrado para independência de variáveis e homogeneidade de populações;
· Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
· Realizar o teste da significância de correlação linear;
· Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
· Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
· Analisar a qualidade de modelos de regressão;
· Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão.
· Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA)
· Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação.
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ESTATÍSTICA INFERENCIAL |
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Objetivos Gerais:
Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos:
· Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
· Definir parâmetro, estimador e estimativa;
· Enunciar as propriedades de um estimador;
· Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
· Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
· Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
· Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
· Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
· Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
· Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
· Tomar decisões em testes de hipóteses;
· Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
· Realizar o teste da significância de correlação linear;
· Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
· Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
· Analisar a qualidade de modelos de regressão;
· Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão.
· Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA)
Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação.
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ESTÁGIO CURRICULAR |
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O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões.
Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.
O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso.
Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ENADE |
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