ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 80 |
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 80 Os estudos desta disciplina serão realizados de forma contextualizada, crítica, buscando inter-relações de conhecimentos e produzindo textos em diferentes linguagens na busca de clareza e criatividade. Nessa perspectiva, propomos os seguintes objetivos: • conceituar a avaliação de aprendizagem; • identificar os princípios de uma avaliação da aprendizagem nos diferentes níveis de ensino; • apontar os tipos e etapas de um processo de avaliação escolar; • conhecer e identificar os diversos instrumentos de avaliação da aprendizagem; • escolher o “para que”, o “por que” e “como” avaliar; • conhecer e compreender o que são avaliações externas e qual sua influência direta para a construção do planejamento de ensino. |
BIOQUÍMICA | 80 O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa entender os assuntos pertinentes à sua formação acadêmica, essenciais para a construção de uma aprendizagem efetiva e contextualizada. O conteúdo abordará aspectos básicos da Bioquímica, tais como, o estudo da estrutura e função das biomoléculas, a bioenergética e o metabolismo, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para: reconhecer a estrutura e propriedade das principais biomoléculas. compreender as propriedades das biomoléculas através do estudo dos grupamentos funcionais e das interações intermoleculares. aplicar conceitos da química em processos bioquímicos. reconhecer como o meio interno pode alterar as reações bioquímicas. entender a aplicação de catálise enzimática em processos bioquímicos. formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos; utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos; entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal. |
CÁLCULO | 80 Objetivos Gerais: - Fazer com que os alunos familiarizem-se com os conceitos de cálculo diferencial e integral. - Promover o desenvolvimento do raciocino lógico no aluno, a capacidade dedutiva e de abstração; - Fornecer ao aluno a base matemática necessária para o curso das demais disciplinas do curso de engenharia; - Equacionar problemas na forma analítica e/ou gráfica, e utilizando-se do raciocínio lógico e de ferramentas matemáticas adequadas, realizar a resolução destes problemas; - Visualizar a solução de problemas através do emprego de conceitos, técnicas e recursos matemáticos. Objetivos Específicos: - Utilizar técnicas de derivação de funções de uma variável - Identificar situações-problema solucionáveis com emprego da derivação de funções; - Equacionar problemas envolvendo taxas de variação e a otimização de funções de uma variável; - determinar a integral indefinida de uma função; - utilizar a tabela de integrais imediatas; - resolver problemas de aplicação denominados problemas de valor inicial; |
CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE | 80 O componente curricular é construído com abordagem interdisciplinar e visa: • contribuir para que o aluno assuma o compromisso ético, humanista e social com a comunidade na qual está inserido; • conceituar Estado, Sociedade Civil e políticas sociais; • analisar o espaço público brasileiro contemporâneo e as possibilidades de concretização da cidadania; • discutir a trajetória e as dimensões da cidadania; • estimular a reflexão crítica dos alunos e sensibilizá-los para o enfretamento dos problemas sociais; • abordar a diversidade e heterogeneidade dos sujeitos sociais na realidade brasileira; • caracterizar as relações entre grupos sociais e a construção de identidades, espaços culturais e territoriais; • investigar as relações de alteridade, as expressões do preconceito e os fundamentos do relativismo; • avaliar os direitos das crianças e adolescentes, jovens, mulheres, homosexuais e idosos e as estratégias para sua efetivação; • propor uma visão mais ampla do conceito de desenvolvimento sustentável, educando para uma consciência ecológica. |
DIDÁTICA | 80 A disciplina DIDÁTICA tem o objetivo de levar você a compreender: - a multidimensionalidade do ensino e da aprendizagem; - a sala de aula como espaço das relações humanas e de conhecimento; - a importância do planejamento de ensino no trabalho docente, os tipos de planejamento, elementos constitutivos e seus desdobramentos; - o importante papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, | - os saberes necessários para a prática educativa. |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 80 Ementa.Estabelecimento de relações entre normalização, integração e inclusão. Estudo da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro. Apresentaremos a perspectiva da educação inclusiva no contexto sócio-histórico e cultural brasileiro e alguns aspectos e conceitos fundamentais para construção de uma escola cada vez mais inclusiva, para tanto é necessário compreender os conceitos de vulnerabilidade, dificuldade, distúrbio e deficiência. Além de refletirmos sobre a diversidade e sobre as diferenças humanas bem como seus reflexos na educação. Esses estudos servirão de subsídios teóricos e práticos para sustentar uma práxis pedagógica fundamentada no desenvolvimento integral das potencialidades dos educandos. O desenvolvimento integral das potencialidades humanas é instrumento de inserção e participação na sociedade em que vivemos, logo, precisamos garantir a todos os educandos esse direito. Disciplina e seus objetivos: Estabelecer relações entre normalização, integração e inclusão escolar. Situar a educação inclusiva no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro. Caracterizar as pessoas com necessidades educacionais especiais. Diferenciar os conceitos de dificuldade, distúrbio e deficiência. Refletir sobre a diversidade e diferença humana e seus reflexos na educação. |
ENADE | 0 |
ENCONTRO ACADÊMICO/AVALIAÇÃO | 4 |
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ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA | 80 |
ESTÁGIO CURRICULAR | 140 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação 3 Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar. |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 240 O estágio supervisionado apresenta-se como uma instância pedagógica para assegurar a formação teórico-prática dos alunos, funcionando ao mesmo tempo, como promotor da interação entre a universidade e a comunidade em âmbito local e regional. Pretende-se construir uma experiência de estágio que propicie a formação de um profissional autônomo que reflete, toma decisões e cria durante sua ação pedagógica, contemplando o perfil do profissional que se pretende formar: um professor-educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Segundo a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008,
Art.1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Art.2º O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso. O Estágio Supervisionado compreende, pois, "atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas aos estudantes pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino. É entendido como o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou ofício (...) supõe uma relação pedagógica entre alguém que já é um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um aluno estagiário." (PARECER CNE/CP 28/2001, p. 10). O Estágio Curricular será realizado pelo (a) aluno (a) em instituições conveniadas com a Universidade de Uberaba para esta finalidade, sob a sistemática orientação e acompanhamento da equipe de professores – presencial e online e, a coordenação do curso. Tem por objetivo geral: conhecer a realidade da sala de aula, participar de atividades próprias da profissão docente e vivenciar as metodologias próprias à construção do conhecimento do ambiente escolar.
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ESTATÍSTICA DESCRITIVA | 80 Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a: Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional. Objetivos Específicos: · Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; · Relacionar os termos população e amostra; · Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; · Descrever os princípios básicos das técnicas de amostragem; · Descrever os diversos métodos de obtenção de amostras aleatórias; · Utilizar uma tabela de números aleatórios; · Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. · Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; · Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; · Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; · Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento · Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; · Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; · Definir experimento, espaço amostral e evento; · Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; · Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; · Aplicar o princípio básico da regra de Bayes na resolução de situações-problema. · Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; · Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; · Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; · Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; · Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial e a distribuição de Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal, tanto pelo uso de expressões, quanto pelo uso de tabelas. |
ESTATÍSTICA DESCRITIVA | 80 Ao final dos estudos propostos, o(a) aluno(a) deverá estar apto a: Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional.
Objetivos Específicos: · Determinar situações práticas nas quais a Estatística poderá ser aplicada com propriedade, combinando assim as possíveis interpretações e análises do fenômeno estatístico; · Relacionar os termos população e amostra; · Desenvolver a capacidade de organizar e descrever conjuntos de dados; · Identificar situações práticas às quais as técnicas e os métodos estudados podem ser aplicados com propriedade. · Expressar dados mediante representação tabular e representação gráfica; · Estabelecer intervalos de diferentes tipos e medidas; · Calcular as principais medidas de posição e de variabilidade, tanto para dados agrupados quanto para dados não-agrupados; · Usar o método de resolução das várias situações-problema mediante a descrição, demonstração, aplicação, análise, desenvolvimento e julgamento · Ter domínio dos conceitos básicos de probabilidade; · Identificar situações práticas às quais se aplica a probabilidade; · Definir experimento, espaço amostral e evento; · Distinguir as três definições de probabilidade: clássica, frequentista e subjetiva; · Identificar situações práticas em que cada uma das definições de probabilidade é aplicada; · Diferenciar variáveis aleatórias discretas e contínuas; · Identificar situações práticas nas quais as variáveis aleatórias podem ser aplicadas com propriedade, conhecendo assim as possíveis interpretações do experimento estatístico; · Explicar as diferenças básicas entre distribuições discretas e contínuas de probabilidades; · Compreender a aplicação das distribuições de probabilidades; Calcular probabilidades mediante aplicação das distribuições de probabilidade discreta, entre elas, a distribuição Binomial, Poisson, e entre as distribuições de probabilidade contínua: a distribuição Normal . |
ESTATÍSTICA INFERENCIAL | 80 Ao final dos estudos propostos, o aluno deverá estar apto a: Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional. Objetivos Específicos: · Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo; · Definir parâmetro, estimador e estimativa; · Enunciar as propriedades de um estimador; · Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses; · Calcular margens de erro fixados os graus de confiança; · Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional; · Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos; · Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança. · Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses. · Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais. · Tomar decisões em testes de hipóteses; · Definir e identificar tabelas de contingência; · Reconhecer problemas do dia a dia que podem ser resolvidos pelo uso de teste Qui-Quadrado; · Diferenciar teste de homogeneidade e independência; · Realizar teste Qui-Quadrado para independência de variáveis e homogeneidade de populações; · Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas; · Realizar o teste da significância de correlação linear; · Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples; · Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano; · Analisar a qualidade de modelos de regressão; · Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão. · Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA) · Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação. |
ESTATÍSTICA INFERENCIAL | 80 Objetivos Gerais: Apresentar métodos, técnicas e formas para desenvolver suas habilidades na utilização dos conteúdos de Estatística Inferencial como instrumento para novas aprendizagens, fornecendo-lhe capacidades para análises de situações problemas do seu dia a dia e, consequentemente culminando na tomada de decisão nos mais diversos setores de atuação profissional. Objetivos Específicos: · Diferenciar estimação pontual de estimação por intervalo;
· Definir parâmetro, estimador e estimativa;
· Enunciar as propriedades de um estimador;
· Usar a distribuição de probabilidades adequada aos diferentes casos de intervalos de confiança e de testes de hipóteses;
· Calcular margens de erro fixados os graus de confiança;
· Construir intervalos de confiança para a média e para a proporção populacional;
· Interpretar os resultados de intervalos de confiança construídos;
· Calcular o tamanho da amostra necessário para atender especificações fixadas, tais como margem de erro e grau de confiança.
· Elaborar as hipóteses para a tomada de decisões em diferentes cenários de testes de hipóteses.
· Realizar testes de hipóteses para a média e proporção populacionais.
· Tomar decisões em testes de hipóteses;
· Calcular e a interpretar o coeficiente de correlação linear entre duas variáveis quantitativas;
· Realizar o teste da significância de correlação linear; · Explicitar os conceitos e ideias inerentes em um modelo de regressão linear simples;
· Aplicar os modelos de regressão em situações do cotidiano;
· Analisar a qualidade de modelos de regressão; · Avaliar quais variáveis explicativas são significativas em um modelo de regressão. · Utilizar análise da variância de fator único (ANOVA) Aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos de pesquisa científica e na solução de problemas de sua área de atuação. |
FÍSICA | 80 Movimento em uma Dimensão, Leis de Newton, Aplicações das Leis de Newton, Trabalho e Energia Conservação da Energia, Carga elétrica, O campo elétrico, Potencial elétrico, Temperatura , Calor e a primeira lei da termodinâmica, a segunda lei da termodinâmica,Ótica propriedades da luz. |
FÍSICO-QUÍMICA | 80 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 A disciplina Fundamentos da Educação constitui um espaço de investigação da ciência pedagógica, compreendendo-a como campo dinâmico dos estudos situados entre a Educação, a Filosofia e a Sociologia e a Antropologia. Seus objetivos são: - entender o que é a Antropologia e quais são seus pressupostos teórico-metodológicos.
- compreender a Antropologia como uma Ciência que pesquisa o cotidiano sociocultural da sociedade.
- definir a relação entre Filosofia e Educação, bem como o papel da reflexão filosófica no processo educativo.
- compreender a educação como fenômeno presentificado nas relações humanas e cotidianas.
- analisar os aspectos sociológicos da educação.
- avaliar os pressupostos da sociologia geral e suas relações com a sala de aula.
- analisar a sociologia como instrumento à compreensão das visões de mundo, tendências teóricas e concepções da educação brasileira.
- evidenciar a formação do pensamento crítico como caminho para a construção da autonomia intelectual.
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 80 A disciplina História da Educação no Brasil constitui um espaço de investigação do fenômeno educativo, compreendendo-o como prática social e construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais. Seus objetivos são: - examinar a educação enquanto construção histórico-cultural projetada no interior das relações econômicas, políticas e culturais nos contextos do Brasil Colônia, Império e República.
- desenvolver as competências crítico-reflexivas fundamentais para pensar a educação como força vital, criadora e plástica situada no interior das relações socioculturais.
- possibilitar o entendimento de que a educação e o contexto histórico em que ela se insere forma uma unidade dialética.
- dialogar com as questões políticas que surgem do caráter emancipatório da educação escolar como direito social básico à construção da cidadania.
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA | 80 Ao final dos estudos dos roteiros, o aluno deverá estar apto a: - Introduzir o aluno aos principais conceitos e experimentos em Química Orgânica; - Identificar e nomear os hidrocarbonetos saturados e insaturados; - Reconhecer os principais grupos funcionais, suas propriedades físico-químicas e nomear os compostos orgânicos; - Reconhecer a isomeria geométrica em compostos; - Estabelecer a isomeria geométrica em compostos insaturados e cicloalcanos; - Discutir situações e reações de processos orgânicos; - Compreender a reatividade e as reações de adição que envolve os alcenos e suas aplicações no cotidiano; - Reconhecer a formação e estabilidade dos carbocátions; - Compreender as principais metodologias de obtenção de compostos aromáticos, a regra de aromaticidade de Hückel, juntamente com as principais reações de substituições eletrolíticas a compostos que contenham o anel benzênico em sua estrutura; - Entender e aplicar os conhecimentos de reações e mecanismos de reações em processos; - Identificar as características físicas e químicas dos diferentes compostos; - Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises; - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; - Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal; - Entender os conceitos de acidez e basicidade aplicados dentro de compostos orgânicos; Relacionar o aumento ou diminuição do caráter ácido-base dos compostos orgânicos; - Entender o conceito de nucleófilo; - Entender o mecanismo das reações de adição nucleofílica; - Identificar as funções derivadas dos ácidos carboxílicos e suas reatividades; - Analisar e identificar o grupo carbonila; - Entender o mecanismo das reações de adição ao grupo carbonila. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 O COMPONENTE Introdução aos estudos a distância OBJETIVO GERAL Possibilitar ao aluno, sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso que escolheu. |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 40 Objetivo geral: Possibilitar ao(à) aluno(a), sob vários aspectos sejam eles pessoais, sociais, intelectuais, informações e reflexões sobre a vida universitária, na Uniube, que começa ao matricular-se no curso e modalidade escolhida. Objetivos específicos, de acordo com as Unidades didáticas: Unidade de estudo 1- VOCÊ, UM(A) UNIVERSITÁRIO(A) E A CULTURA DA EAD Objetivos específicos •refletir sobre sua nova condição de estudante universitário(a); •conhecer, rever, atualizar seus conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância; •iniciar a vida acadêmica na cultura da educação a distância. Unidade de Estudo 2 - O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA UNIUBE ON-LINE. Objetivos específicos •reconhecer um ambiente virtual de ensino-aprendizagem; •Identificar as principais ferramentas do AVA da Uniube On-line e suas funcionalidades Unidade de Estudo 3 - SER UM ALUNO EAD UNIUBE. Objetivos específicos •identificar as condições necessárias para realizar, com sucesso, estudos individuais; •conceituar o termo distância, sob o ponto de vista das relações interpessoais; •identificar desafios que precisam ser enfrentados por você, para ser bem sucedido nessa nova etapa de sua vida acadêmica; •conhecer algumas sugestões que auxiliam nos resultados satisfatórios do desempenho acadêmico. Unidade de estudo 4 - A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos •reconhecer os principais elementos e componentes da estrutura e o funcionamento do projeto de educação a distância dos cursos ofertados pela Uniube, nessa modalidade de ensino-aprendizagem; •compreender a importância dos Programas que farão parte do seu dia a dia acadêmico; •identificar os aspectos essenciais para uma prática discente de sucesso; Unidade de estudo 5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DA SUA UNIVERSIDADE DE UBERABA Objetivos específicos conhecer um pouco mais da história da Universidade de Uberaba onde o aluno escolheu estudar; relacionar a realização de grandes sonhos com valores, competências e habilidades que não podem faltar a quem deseja alcançar um objetivo; identificar em si próprio alguém a caminho de transformar sonhos em realidade. |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS | 80 O componente institucional Leitura e produção de textos acadêmicos relaciona-se aos demais componentes curriculares dos cursos de graduação e proporciona ao acadêmico a ampliação de suas habilidades de leitura e de escrita de textos, bem como a reflexão sobre o uso da Língua Portuguesa e sua relação com outras linguagens não verbais na aplicação de métodos e técnicas de elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, identificando a adequação da linguagem na produção e comunicação do conhecimento de modo geral. Em uma perspectiva integrada, aborda os tipos de conhecimento e os procedimentos de investigação sobre a realidade de forma que o acadêmico possa estabelecer relações entre a produção do conhecimento humano e o contexto cultural e científico de sua produção, assumindo uma postura crítica e ética diante dos processos de construção do conhecimento e do alcance da Metodologia do trabalho científico e do uso adequado da Língua Portuguesa para o efetivo desempenho nos estudos e eficiente atuação profissional. Por considerar a leitura e a escrita processos básicos de aquisição e de produção de conhecimentos, pretende-se que o acadêmico da graduação tenha ciência dos fatores que envolvem a comunicação e os atos de ler, de traduzir, de interpretar, de compreender e de criticar textos que circulam no contexto social, cultural e científico em que estiver inserido e, ainda, que ele valorize as formas de produção do conhecimento humano e a utilização das normas e procedimentos técnicos pertinentes à produção e difusão do conhecimento científico em suas dimensões ética, cultural, social, acadêmica e profissional. Para a ampliação das habilidades de expressão e comunicação, o programa de ensino e aprendizagem está organizado em temas que foram motivos para a composição do livro didático básico para orientar os estudos – Linguagens e Comunicação – leitura e produção de texto na graduação e de outros materiais complementares. |
LIBRAS | 80 O aluno deverá ser capaz de: .Conhecer o conceito de Língua Brasileira de Sinais Libras sob a ótica dos estudos culturais, dos aspectos legais e pedagógicos. .Analisar a história da língua brasileira de sinais enquanto elemento constituidor da identidade e da cultura surda. . Reconhecer os fatores linguísticos e culturais a serem considerados no processo de atendimento à pessoa surda. . Identificar a Língua Brasileira de Sinais como processo de comunicação e interação na comunidade surda. |
MATEMÁTICA INSTRUMENTAL | 80 |
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA | 80 · Compreender a organização, os níveis e as modalidades da Educação Básica. · Analisar os documentos oficiais do MEC - O Ministério da Educação. · Discutir as Políticas Educacionais, enquanto política pública e as formas de intervenção do Estado. · Analisar as políticas de formação e profissionalização docente na legislação educacional especificamente na LDB - 9394/96. · Refletir sobre o papel do Estado frente às políticas de financiamento da Educação Básica. · Compreender os princípios legais da educação inclusiva. · Relacionar o PNE, PDE e o IDEB com as políticas públicas. |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA I | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA II | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA III | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA | 20 |
PRÁTICA EXPERIMENTAL DE QUÍMICA V | 20 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA | 120 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA I | 120 Identificar pressupostos básicos da sua escolha pela profissão docente. Rever fatos e momentos importantes, da experiência pessoal, com o fim de escrever sua história de vida. Estabelecer ligações entre os fatos da vida pessoal com a vida escolar e para a vida profissional que se está pretendendo formar. |
PRÁTICA PEDAGÓGICA II | 120 - Descrever sobre espaços específicos de uma sala de aula;
- Identificar características básicas que definem cada espaço pedagógico de uma determinada sala de aula;
- Descrever posturas e práticas identificadas por sala de aula.
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PRÁTICA PEDAGÓGICA III | 120 - Discutir sobre o processo de escolhas pedagógicas no trabalho na docência.
- Identificar os critérios para escolha de um livro didático
- Consultar as últimas legislações sobre o trabalho com os livros didáticos
- Fazer escolhas para elaborar os trabalhos finais da disciplina.
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PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 Introdução aos conceitos básicos da Psicologia da Educação. Estudos dos aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Abordagens psicológicas: inatista, comportamentalistas, piagetiana, histórico-cultural e suas implicações na relação professor - aluno. Disciplina e seus objetivos: Identificar conceitos básicos da Psicologia da Educação. Diferenciar os aspectos psicológicos que caracterizam a infância, juventude e idade adulta. Compreender os princípios das abordagens inatista, comportamentalista, piagetiana e histórico-cultural. Refletir sobre a relação e as implicações pedagógicas dessas abordagens na relação professor – aluno e na prática docente. |
QUÍMICA ANALÍTICA | 80 |
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL | 80 O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para: · Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados; · Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos; · Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc; · Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos; · Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial; · Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano. · Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos; · Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa; · Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança; · Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico; · Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas; · Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental; · Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos. · Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes. Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal; |
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL | 80 O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. A disciplina estabelece e desenvolve princípios de técnicas analíticas aplicadas em larga escala nos mais diversos segmentos químicos e biotecnológicos existentes, suportando ainda as outras áreas da química que dependem de procedimentos químicos analíticos instrumentais, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para: · Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados; · Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos; · Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc; · Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos; · Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial; · Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano. · Relacionar os conceitos de precisão e exatidão com algarismos significativos; · Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa; · Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança; · Compreender os conceitos matemáticos como ferramenta de trabalho do profissional químico; · Conhecer técnicas instrumentais aplicadas em laboratório de análises físico-químicas; · Realizar cálculos específicos, para encontrar os valores reais de uma amostra, a qual foi submetida a análise instrumental; · Realizar cálculos de regressão linear e interpretar o coeficiente de correlação linear, aplicando a equação da reta para encontrar os resultados analíticos. · Compreender sobre as calibrações de equipamentos e variáveis importantes. Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal; |
QUÍMICA GERAL | 80 Objetivos gerais: Desenvolver o conhecimento científico-tecnológico acerca das estruturas básicas da química, bem como suas propriedades físicas e químicas, funções, estruturas e reações, vinculando ao contexto social em que o aluno está inserido, objetivando a formação de cidadãos mais conscientes, criativos, com valores éticos e morais, e capacidade de desenvolver ações modificadoras. Objetivos específicos: - Definir a Química e reconhecer a sua importância como meio de avanço tecnológico e o seu papel na sociedade; - Interpretar e compreender as grandezas físicas estudadas através de dados numéricos, pelas relações matemáticas presentes em situações cotidianas; - Analisar e compreender tabelas e gráficos com dados de fusão e ebulição; - Distinguir e compreender as substâncias simples e compostas, conceituando e distinguindo misturas homogêneas e heterogêneas; - Selecionar e utilizar leis, teorias, modelos para resolução de problemas qualitativos e quantitativos em química; - Contextualizar e analisar a contribuição dos modelos para evolução da Química; - Prever as propriedades de um elemento químico através de sua localização na tabela periódica; - Conceituar e entender o significado de ligação química; - Avaliar o tipo de ligação estabelecida entre átomos de diversos elementos; - Compreender e reconhecer a polaridade das substâncias para solucionar problemas químicos, melhorando a qualidade de vida; - Determinar a geometria das moléculas; - Reconhecer os tipos de forças intermoleculares; - Reconhecer aspectos químicos relevantes na interação do ser humano, individual e coletiva com o ambiente. - Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice-versa; - Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança; - Conscientizar sobre as normas de segurança em laboratórios; - Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises; - Conhecer a princípio de Avogadro e aplica-lo na determinação das massas relativas das moléculas; - Analisar os dados sobre as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas; - Relacionar massa, quantidade de matéria e número de partículas através da unidade mol e do conjunto de massa molar em cálculos químicos; - Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos de ácidos e bases; - Desenvolver pensamento crítico com relação à poluição causada pela má utilização de recursos naturais e apresentar alternativas para resolver ou diminuir tais problemas; - Analisar o caráter das reações ácido-base em meio aquoso como processo de transferência de elétrons; - Discutir a presença de elementos em alguns tipos importantes de reações de óxido-redução: síntese, decomposição e deslocamento; - Selecionar e organizar informações para compreensão de situações problemas referentes às propriedades dos materiais; - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; |
QUÍMICA INORGÂNICA | 80 A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano. A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia. Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para: - Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto. - Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados. - Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano. - Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa. - Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado. - Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação. - Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos. |
QUÍMICA INORGÂNICA | 80 A disciplina estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para se explicar e interpretar as observações do cotidiano. A disciplina de Química Inorgânica como componente curricular do curso de Licenciatura em Química fornece subsídios para que o aluno tenha os conteúdos básicos necessários em Química Inorgânica para progredir no processo de ensino aprendizagem de forma adequada ao longo do curso, sendo, portanto, a base para o desenvolvimento de outras disciplinas curriculares como Mineralogia. Os principais objetivos desse componente curricular é formar profissionais com habilidade e competência para: - Identificar e analisar os tipos de ligações químicas e associar às propriedades do composto. - Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados. - Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas Tecnológicas com os fatos, tendências e fenômenos do cotidiano. - Interpretar problemas que simulam linguagem técnico-científica de origem química, no âmbito da engenharia, a partir de uma abordagem gráfica e vice-versa. - Utilizar as ferramentas necessárias para a transformação de unidades expressando uma equação química de acordo com o sistema apropriado. - Familiarizar o aluno com os conceitos básicos da química de coordenação. - Analisar as aplicações das teorias do Campo Cristalino, Orbitais Moleculares e Ligações de Valência, correlacionando as mesmas às transformações ocorridas nos compostos inorgânicos. |
QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA | 80 O componente curricular estabelece e desenvolve os princípios que são úteis para explicar e interpretar as observações feitas nos diversos ramos da química. O componente curricular pretende fornecer subsídios para que o aluno possa progredir de forma adequada ao longo do curso. O conteúdo abordará aspectos da Química Orgânica 3, tais como, as reações de substituição em compostos aromáticos, o estudo da estereoisomeria, as reações de oxidorredução em compostos orgânicos, os tipos e aplicações da destilação e as principais técnicas separação líquido-líquido de substâncias orgânicas, contribuindo assim para a formação do Licenciado em Química. A meta deste componente curricular é formar profissionais com habilidades para: - Desenvolver pesquisas, analisar e interpretar dados; - Formular conceitos, com linguagem simples, mas retratando a realidade dos fatos científicos; - Construir textos de novas e antigas evidências científicas, utilizando fontes de pesquisa diversas, tais como Internet, reportagens, etc; - Utilizar exemplos do cotidiano, para explicitar fatos e conceitos científicos; - Valorizar a Química como uma ciência verdadeiramente importante, objetiva e não prejudicial; - Relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas da Química com o nosso cotidiano. - Interpretar problemas de origem química a partir de uma linguagem gráfica e vice- versa; - Identificar equipamentos e vidrarias e empregá-los corretamente nas aulas laboratoriais, sempre com atenção e segurança; - Estudar as características físicas e químicas dos diferentes compostos; - Analisar dados obtidos nos experimentos e/ou fornecidos em tabelas; elaborando conclusões a partir de suas análises; - Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais aplicando-os no cotidiano; - Desenvolver o espírito de equipe e manter a ética como um valor pessoal; - Entender o mecanismo das reações de substituição em aromáticos; - Identificar e classificar os vários tipos de isomeria; - Entender as aplicações biológicas da quiralidade; - Entender o mecanismo das reações de oxidorredução em compostos orgânicos; - Analisar e compreender a técnica e utilização da destilação; - Entender as principais técnicas de separação líquido-líquido de compostos orgânicos. - Definir e distinguir os principais polímeros de adição e condensação e suas propriedades; - Compreender os mecanismos de polimerização e suas etapas; - Diferenciar polímeros naturais e sintéticos; - Entender os conceitos de biotecnologia e seus processos; - Estudar as vantagens e desvantagens em processos biotecnológicos; - Analisar alguns processos industriais utilizando microrganismos; - O uso da biotecnologia no tratamento de efluentes, afluentes e resíduos; - Diferenciar tratamento aeróbio de anaeróbio; - Entender as terminologias biocombustível e sustentabilidade; - Reconhecer as principais fontes para a obtenção dos biocombustíveis; - Vantagens e desvantagens dos biocombustíveis; - Compreender os principais testes físicos e químicos para a identificação dos compostos orgânicos - Classificar os compostos orgânicos por solubilidade - Compreender algumas reações orgânicas e seus mecanismos na síntese de fármacos como o paracetamol, ácido pícrico, benzocaína e sulfanilamida. |
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO | 80 Esta disciplina tem por objetivo geral promover a compreensão dos impactos da utilização das tecnologias no contexto educacional a fim de desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação do professor e/ou profissional na contemporaneidade. E por objetivos específicos: ● identificar recursos tecnológicos que promoveram mudanças sociais e educacionais; ● construir conceitos sobre usos das tecnologias na Educação; ● identificar e compreender como as tecnologias e de comunicação modificaram as formas de ensinar e de aprender na contemporaneidade; ● conhecer o funcionamento da Web e suas ferramentas para utilização e formação continuada; ● refletir sobre as tecnologias na sala de aula no contexto escolar; ● conhecer o desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no mundo, no Brasil e na Universidade de Uberaba (UNIUBE); ● compreender os conceitos e preconceitos sobre a EAD; ● analisar as possibilidades de ensinar e aprender além da sala de aula; ● Refletir sobre o papel do professor no contexto tecnológico e educacional da atualidade. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | 80 Esta disciplina tem como objetivo oportunizar ao aluno a construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Ao final do estudo dessa disciplina o aluno deverá ser capaz de: - compreender a importância do TCC na sistematização das aprendizagens construídas;
- articular e ampliar os conhecimentos construídos no decorrer do curso;
- refletir e analisar o percurso de formação para a construção da identidade profissional e a escolha de projetos futuros;
- expressar-se com autoria, criatividade e intelectualidade;
- elaborar suas ideias com clareza, levando em consideração as relações entre elas, de forma coerente e coesa;
- redigir texto a partir de fundamentação teórica, assumindo postura crítica, reflexiva e criativa;
- aprender e fazer uso das Normas Técnicas Brasileiras para a construção de trabalho acadêmico;
- organizar as aprendizagens construídas com os estudos realizados por meio da produção do Trabalho de Conclusão de Curso – Memorial Acadêmico.
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